Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Ideais Herméticos

O tema de hoje refere-se aos ideais da Fraternidade a que pertenci e à qual muitos dentre vocês pertencem. Falando, contudo, dos ideais de uma determinada fraternidade, não nos devemos deixar levar demais por nosso entusiasmo pessoal, pois há muitas outras fraternidades, muitos outros tipos de pensamento e diversos cultos, onde Deus é reverenciado com a mesma sinceridade, porém, de maneira diferente, que melhor convém a outros tipos de mentalidade.

Assim, falando do grande ideal que tínhamos no passado, não queria dar-lhes a impressão de que penso ser o único ou o melhor este meu modo de conduzi-los ao longo do caminho. Simplesmente, é um modo experimentado e provado, e sabemos que os que o seguem, que vivem e praticam os ideais da Fraternidade Hermética, atingirão o alvo. Isto não é uma promessa vã, nem implica em um caminho fácil, já que este exige um esforço constante, não apenas no plano físico, mas igualmente nos psíquico, mental e espiritual.

Um irmão da Loja Hermética sabe que, ao pisar o tríplice caminho, nele será conduzido por seus instrutores, podendo tornar-se um irmão das sete, das nove e das doze vias, sucessivamente. Finalmente, ao realizar a síntese dessas doze vias, virá a ser um Ungido de Deus, um Portador da Força Crística.

Isso não os esclarece muito a respeito dos ideais. O ideal da Fraternidade Hermética é que todos realizem sua união com Deus, que todos compreendam sua herança divina. Um irmão da Loja Hermética sabe que no mais íntimo de seu coração existe o átomo permanente, que é a imagem dele próprio, perfeito, tal como Deus o havia concebido. Sabendo-o, sua vida inteira é dedicada a atingir essa perfeição. Ele aprende a obediência, a caridade, o esquecimento de si mesmo. Adquire imunidade à crítica, à calúnia e à adulação. Constata que cada ser humano é uma individualidade diferente e que cada um tem o direito de procurar e expressar Deus de seu próprio modo. Compreende que, sendo encaminhado a um grupo ou a um instrutor, é divinamente guiado. Se o ensinamento ali dado não lhe convém, afasta-se sem criticar ou desacreditar, mas com pensamentos e sentimentos benevolentes e continua procurando, sempre procurando, até encontrar seu próprio ambiente.

Um irmão da Loja Hermética, antes de tudo, deve ser sincero em sua busca da Verdade; amável, fraterno e justo; impessoal em suas relações com todos os seres humanos; esforçando-se sempre para se aproximar da perfeição. Deve viver sua vida da fonte do coração, compreendendo que o caminho para Deus não consiste naquilo que os lábios proferem, mas no que está na mente e no coração. Possuir amor por todos os seres não quer dizer ser sentimental ou fazer grandes demonstrações de suas afeições. Possuir o amor impessoal de Deus é servir com a mesma gentileza, tanto aos amigos quanto aos inimigos, se precisarem. Quer dizer ainda, compreender sua união com todos os reinos da Natureza. Se vocês têm esse amor, saberão que Deus, presente em vocês está presente também no vento, na água, na planta e no animal, e que em cada um de vocês há uma parte comum com estes reinos e seres.

Esforçando-se para a perfeição, elevarão sua sensibilidade psíquica e espiritual e aumentarão a freqüência vibratória e a luminosidade de seu corpo astral e mental. Isso será logo percebido pelos habitantes de vários reinos que, reconhecendo-os como mestres, aproximar-se-ão, procurando sua ajuda. Por seu lado, vocês tornar-se-ão cientes dessas presenças e do trabalho de vários seres.

Progredindo dia após dia, semana após semana, compreenderão sempre melhor que são uno com todo o Universo. O vento, seja ele suave ou tempestuoso, trar-lhes-á uma mensagem dos Senhores do Ar; as ondas purificadoras e curadoras da água, vindo das fontes profundas ou caindo do céu, trar-lhes-ão a mensagem dos Senhores da Paz. Sentindo-se plenos de energia, sentindo o influxo do poder percorrendo suas veias - fluxo este que lhes concede um poder magnético curativo - terão a mensagem dos Senhores da Chama. Procurando embelezar a Terra, tocando com amor as plantas e as flores, trabalhando pacientemente em seus jardins, estarão unificando-se com os Senhores dos reinos terrestres, portanto, servindo-Os. E Eles, por sua vez, servi-los-ão.

Harmonizando-se, pelo seu esforço, com esses mundos, tornar-se-ão capazes de elevar-se aos planos superiores, de contatar os Grandes Devas dos quatro reinos e de começar a ajudá-los em seu trabalho de embelezar e curar.

Que possibilidade maravilhosa para os que, por exemplo, nasceram sob os signos do Ar, em poder identificar-se com o Deva do Ar, com este que pinta as nuvens, que enfeita o éter, que lhes dá todas as belezas do céu, do pôr e do nascer do Sol. Para os regidos pelos signos de água, em poder identificar-se com os Devas da água que, entre outras coisas, fazem com que as águas reflitam o trabalho de seus irmãos do ar.

Os homens primitivos eram, como dizem hoje, "adoradores da Natureza". Reverenciavam não só o Sol, a Lua e as estrelas, mas admiravam muito a carícia do vento, os rios e as florestas. Adorando o Grande Pai de tudo, viviam em comunhão com os habitantes de todos os reinos da Natureza, pois percebiam em tudo um Aspecto Divino. Identificando-se com os Devas das florestas e rios, com os Devas das montanhas e das camadas superiores do ar, com todos estes servidores da Terra, recebiam deles as revelações a respeito do Plano Divino para a evolução da Terra e seus habitantes. Para vocês, hoje, o mundo espiritual se limita ao plano onde se acha o seu querido ser desencarnado. Pensam que é preciso morrer para alcançar este mundo. Procurem compreender que o mundo espiritual é bem mais amplo. Procurem compreender que a palavra "espírito" define cada ser sem o corpo físico; que os Devas e diversos habitantes dos mundos elementais são também espíritos e que o homem pode penetrar nestes mundos sem necessidade de passar pela morte.

Os seres da Natureza podem revelar-lhes muitos segredos, e com sua ajuda serão capazes de adiantar a evolução na Terra. Capacitando-se a descobrir os materiais de que a humanidade necessita, poderão, assim, fazer desaparecer a carência e a pobreza. Os homens teriam, então, mais tempo para consagrar o seu desenvolvimento espiritual; alcançando os planos superiores, conseguiriam superar a transição chamada "morte". O homem, o espírito, pode atingir a consciência que não conhece limitações, isto é, remover o "véu de Isis". Ouviram dizer, talvez, que o homem, ao levantar o "véu de Isis", não pode mais viver. O verdadeiro sentido disso era que um tal homem não vive mais como mortal, pois tornou-se imortal. Transmutando sua estrutura atômica, o homem pode viver quanto tempo quiser.

Muitas pessoas se esforçam para atingir o plano onde possam entrar em contato com seus queridos seres desencarnados. Alcançando-os, ficam satisfeitos. Isto é perfeitamente compreensível e constitui uma prova de que, apesar da separação, o amor continua. No entanto, se essas criaturas se elevassem ao plano mental, poderia acompanhar à vontade seus entes queridos, sem precisar esperar pela mudança, chamada "morte" e, com eles elevar-se aos planos superiores. Portanto, cada espiritualista que se convenceu da continuidade da vida, deveria esforçar-se para realizá-lo.

Desenvolvendo seus poderes espirituais, passam de um mundo de crepúsculo, para um mundo de plena luz. No crepúsculo, tudo é sem cor; na luz, todas as cores brilham.

Se se aplicarem em conhecer-se e trabalhar sobre si mesmos, então todos os planos começarão a se lhes abrir, um por um. Uma vibração superior tornará radiante seu corpo espiritual; seu corpo mental ficará estimulado, e o plano psíquico tornar-se-á claro e compreensível.

A Fraternidade Hermética, portanto, ensina o estudante a conhecer-se a si mesmo. Ela o submete a um treinamento mais ou menos severo, que permite ao seu mental - inferior e superior - funcionar mais rapidamente. Ela o ensina a ver nos outros homens o que vê em si mesmo. O estudante começa, então, a decifrar a linguagem celestial. Descobre que o homem, feito à imagem e semelhança de Elohim, gravou sobre si as particularidades de sua vida, isto é, de onde veio, que uso fez de seus talentos e para onde vai. Isso torna-o tolerante, pois compreende que, enquanto o homem não aprender a reger seus astros, é impelido pelo destino. O estudante hermético aprende que a saúde depende do bom funcionamento de suas glândulas e que sua mente tem poder sobre as mesmas. Aprende que o homem é o regente de seu próprio sistema solar e que pode dirigir cada uma de suas células. Um irmão da Loja Hermética, conhecendo a si mesmo e sabendo que é uma parte do universo, identifica-se com tudo que vive e torna-se colaborador consciente do mundo angélico. Usa e reparte seus conhecimentos, ajudando seus irmãos menos inteligentes ou menos evoluídos, a fim de que todos possam seguir o caminho da perfeição.

Um irmão da Loja Hermética conhece e compreende todos os sistemas religiosos e todos os tipos de pensamento. Se pesquisarem a vida dos Grandes Instrutores, verão que, em diversos países, eles fizeram profundos estudos da humanidade e de suas religiões, da influência dos astros, do uso do magnetismo e do controle da mente. Tendo realizado a síntese desses conhecimentos, ensinavam o homem, segundo suas necessidades e seu desenvolvimento.

Atualmente, começa a haver amadurecimento para uma nova forma de religião. Esta nova forma pertencerá tanto à mente como ao coração. Até agora, as religiões eram por demais emocionais. De um modo ou de outro, agiam sobre as emoções e acabavam esfacelando-se em mil credos diferentes. Somente quando a religião possuir uma base comum, adaptada às necessidades de todos os seres humanos, é que terá, então, como nos tempos remotos, uma fonte única de muitos graus e escolas. À medida que este sistema de novo se introduzir no mundo, haverá mais paz e harmonia, porque, pertencendo a uma só religião, terão diante de si um alvo comum, apesar de perceberem a Verdade de diversos pontos de vista ou de graus diferentes. Os homens compreenderão que ninguém pode libertá-los da doença ou da pobreza, senão eles mesmos; que ninguém pode atrasar seu desenvolvimento, a não ser eles próprios. Começarão, assim, a utilizar suas forças mentais e a seguir o caminho da realização espiritual.

Concluindo, repito que os ideais herméticos são a união com Deus, com os homens e com os reinos da Natureza; coragem, em seu sentido mais amplo, firmeza e fé, tolerância, amor e impessoalidade. À medida em que os estudantes se esforçarem para vivê-los, a chave do conhecimento lhes será dada, e eles se tornarão colaboradores do Grande Hermes, Filho de Deus.

Quisera que estas palavras ajudassem cada um de vocês a fazer um esforço no sentido de aproximar-se do ideal da perfeição; um esforço para arrancar pelas raízes os erros de caráter. Quisera que pudessem remover tudo o que os separa da união com Deus e associar-se à Fraternidade de Homens e Anjos para manifestar o Plano Divino sobre a Terra.

Posso apenas mostrar-lhes o caminho. Posso, talvez, aumentar sua compreensão. O resto é com vocês.

Perguntas e Respostas

P. Para atingir o alvo, devemos pensar com o coração e não apenas com a mente?

R. Pensar só com a mente é ter um intelecto claro e agudo, sem amor nem compaixão. Portanto, deve-se pensar também com o coração.

P. O senhor mencionou, um dia, o Regente de Urano e Sua Divina Contraparte. Poderia dizer-nos algo mais a respeito?

R. Em cada planeta há Querubim e Serafim, masculino e feminino. Estão entrando na Era Aquariana, portanto, é o Pai-Deus de Urano que deve enviar Seu Bem-Amado, ou Seu Filho Único, e será este Grande Espírito que se manifestará na matéria como Cristo da Era Aquariana.

P. Pode dizer-nos a diferença entre o Senhor e o Regente de um planeta?

R. A explicação disso seria um assunto muito avançado para esta classe. Vocês, pessoalmente, numa outra classe, ouviram falar de Kumaras. Uso as palavras "Senhor" e "Regente" para os grupos de principiantes. Falarei sobre isso mais tarde. Agora posso dizer somente que a três Kumaras chamo de Senhores e a um - de Regente Divino.

P. No "Livro dos Mortos", egípcio, há uma imagem representando a ação de pesar uma alma. Queria saber o que significa isso?

R. Na vida de cada Iniciado há um momento em que sua alma é pesada. A alma, antes de acordar para uma vida nova, deve descer por três dias na escuridão. Isto é precedido de quarenta dias de jejum - os quarenta dias no deserto. Então, a alma liberta pelo Hierofante, vai por três dias aos planos espirituais. Lá, encontra o Grande Iniciador e aprende a razão e a finalidade de sua tão longa e penosa peregrinação. Ela volta, conhecendo os mundos astrais e os planos superiores. Recebeu o batismo espiritual e um novo nome. Sua visão interna fica aberta, ela distingue o real do ilusório. Voltando desta experiência, a alma começa seu trabalho de Instrutor. Cada verdadeira escola espiritual, de acordo com seu grau, tem seu próprio sistema de Iniciação, adaptado aos seus neófitos. No meu tempo, havia nos nossos templos um lugar que era denominado de "Câmara do Sono Sagrado". O sarcófago da Grande Pirâmide era utilizado para este sono. É através da experiência destes três dias que se pode distinguir o verdadeiro Iniciado, daquele que assim se batizou.

P. Isso existe ainda?

R. Existe. Conheço homens de negócios que, tendo seguido essa linha, arranjaram para serem iluminados durante suas férias. Quarenta dias de jejum é um teste de resistência, que exige também bastante vontade para conservar o equilíbrio da mente e a saúde do corpo. Naturalmente, isso não pode ser feito sem instrutor. O estudo externo. no início, desenvolve em vocês a sabedoria e amor para com Deus. Este amor torna-se tão firme em seu coração, que progridem, passando quase imperceptivelmente de um grau a outro.

P. É possível alcançar essa iluminação, tendo entrado no caminho naquela mesma vida?

R. Desde o começo, não. Se se lembram, eu já lhes disse que isso, geralmente, leva três vidas. O seu horóscopo, além de acontecimentos externos, dá também indicações psíquicas e espirituais. Quase todas as escolas autênticas, estejam elas na Rússia, China, Índia, Japão, América ou Inglaterra, seguem o mesmo procedimento. Não são recebidos pela sua própria recomendação, mas sim pelo que mostram seus astros. Podem ter altas aspirações, mas estas nem sempre são suficientes. Sendo recebidos, são levados exatamente no seu mapa no céu. Freqüentemente um instrutor os envia a um outro. Para um verdadeiro instrutor, não importa sua eventual fortuna ou posição social. São tratados impessoalmente como uma alma que melhor poderia progredir numa outra classe, grupo ou mesmo numa outra escola. O tempo está chegando em que isso será melhor compreendido e lealmente praticado.

P. O horóscopo mostra o tipo de instrutor indicado?

R. Sim, mas devem também compreender que o Hierofante de qualquer verdadeira escola iniciática tem a capacidade de dirigir qualquer discípulo em qualquer plano.

P. É preciso ter um instrutor encarnado?

R. Em certos estágios, é necessário.

P. Ao meu ver, a "Loja" é um núcleo que faz parte de uma determinada organização ou fraternidade. No entanto, sei de um instrutor que se referiu a si mesmo como sendo da Fraternidade Rosa-Cruz, e dizem que ele também pertence à Loja Branca. Não entendo.

R. A Grande Fraternidade Branca existe desde o início do mundo. É composta de Anjos e Homens que se tornaram perfeitos e que têm seus graus, suas funções e seu governo. Naturalmente, essa Grande Fraternidade possui diversas Lojas. A Fraternidade ou Escola Rosa-Cruz constitui uma delas, como a Hermética uma outra. A Rosa-Cruz é uma variedade posterior da Escola Hermética. Foi fundada há alguns séculos atrás, e a Hermética há alguns milhares de anos. Os ideais fundamentais são os mesmos. O fundador da Rosa-Cruz era um Grande Ser, um Instrutor para seu tempo. Vocês têm um grande "Illuminati" na Senhora Blavatski e um outra inda em Anna Kingsford. Essas duas mulheres eram arautos da Era Aquariana. Havia também homens ao redor delas, que, para o bem da humanidade, ajudaram-nas a difundir seus ensinamentos. São elas, porém, as depositárias da Sabedoria Divina, a elas deve ser dada a honra devida. Um outro "Illuminati" era Swedenborg; um outro ainda, R Steiner. Nos ensinamentos de todos havia muita coisa de comum. Cada um deles atraiu a si certos tipos de mente, do mesmo modo que hoje vocês têm instrutores que atraem pessoas, cujas mentes estão adaptadas ao seu ensinament6o. Um instrutor não é melhor do que outro, apenas os graus e o modo de ensinar são diferentes.

P. Li no livro "Luz no Caminho" estas palavras: "nenhum homem é vosso inimigo, nenhum vosso amigo, todos são vossos mestres". Confesso que não entendo. Se alguém se sacrifica por nós, serve-nos sem querer nada para si, sem mesmo esperar nossa gratidão, como não considerá-lo amigo?

R. Está olhando para isso de um modo pessoal. Você é, neste caso, como acabo de dizer, sentimental. Pode ver nessa pessoa um amigo no sentido físico, mas não no espiritual. Progredindo no caminho espiritual, ultrapassará o sentido pessoal. Nenhum homem é seu amigo, pois você é amigo de todos os homens, mesmo de todos os seres. Se ama impessoalmente, não espera em retorno amizade ou apreciação, e não sofre com a indiferença ou hostilidade. Se é um filho de Deus, então, é um irmão de todos. Se encontra alguém que, de qualquer maneira, possa ajudar, então faça-o, não por gostar desse ser, mas por causa de ser ele, tanto como você, filho de Deus. Deste modo, identificar-se-á com seu Criador.

P. Penso que os laços que nos unem aqui, neste grupo, são mais espirituais do que sentimentais. Não estamos aqui reunidos pela mesma necessidade espiritual?

R. Estão aqui porque o seu espírito, no fundo, reconhece a sua unidade com Deus. Alguma coisa que encerram, por muitas vidas, está se manifestando dentro de vocês, procurando abrir caminho, e estão respondendo a essa necessidade. Alguns de vocês dizem: "não tenho tempo, não irei mais à reunião". Entretanto, estão aqui, semana após semana, levados pela necessidade interna. Sem saber como, nem porque, mas são atraídos para aqui, pois o espírito reconhece os laços do passado. Quanto às personalidades, os gostos e desgostos voam de cá para lá, mas, do nosso lado, deixamo-los no plano a que pertencem, procurando somente a Luz Interna. Falamos ao espírito, para que acorde e, às vezes, sua voz se levanta e fica mais forte do que a da personalidade. Sendo assim, alguns de vocês permanecerão comigo e outros afastar-se-ão.

P. O senhor sabe quais farão isso ou aquilo?

R. Certamente. Pensam que semanas após semanas estou entre vocês de olhos fechados e o coração insensível? Pela sua luz os conheço, assim como pelas forças-pensamentos que levam consigo. Às vezes, penso que é bom que Deus tenha feito os homens espiritualmente cegos.

P. Desde que o senhor está nos ensinando e observando, estes gostos e desgostos diminuíram?

R. Naturalmente. Fizeram um esforço para superar as irritações. Não podemos nos encontrar aqui, durante meses, não podemos ser envolvidos pela Aura Divina e pela Aura dos Grandes Seres, sem benefício. Muitos entre vocês guardarão por longo tempo a lembrança destas reuniões. Queria que se recordassem das minhas palavras, pois deixo-lhes por um certo tempo, no fim deste curso.

P. Este "certo tempo" quer dizer anos? .

R. Isso dependerá. No Egito, havia um ditado dizendo que é bom que a vaca rumine longamente. "Ruminar" as minhas palavras lhes dará mais proveito do que continuar a engoli-las, às vezes mesmo sem as compreender devidamente.

P. O senhor continuará a estar conosco, mesmo sem fazer palestras?

R. Estarei em contato com aqueles que seguem o caminho ascendente.

P. E aqueles aos quais nos confiou, permanecerão conosco?

R. Naturalmente. É dito: "Não vos deixarei sem ajuda". Mesmo se aparentemente eu me retirar, outros instrutores virão. Uma vez que pisaram firmemente no caminho, estarão sempre protegidos, até que façam a escolha final de um instrutor, de uma senda e de uma iluminação. Todavia, empenho-me em insistir para que procurem conhecer-se a si mesmos, cada vez mais, e abeberar-se em toda fonte, onde possam obter esse conhecimento. Não fiquem logo satisfeitos e suficientes se alguém lhes disser que são almas adiantadas, que sua aura é bela ou que podem fazer grandes obras. Quando ouvirem tais palavras, perguntem a si mesmos o que têm construído com seus pensamentos, palavras ou ações, para que sua aura esteja radiante; ou, então, que sabedoria possuem para poderem fazer grandes obras. Reflitam bem e procurem responder a si mesmos sinceramente. Se verdadeiramente desejam receber a inspiração de um plano superior, devem trabalhar para isso, devem abrir o caminho. A inspiração de uma fonte superior flui melhor através de uma mente treinada e que possui o conhecimento. E lembrem-se: aquele que quer receber a inspiração, deve estar preparado para poder falar e agir sem sua ajuda, e nunca deve esquecer de dizer a si mesmo: "não sou eu quem falo, mas o espírito dentro de mim".

Início