Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Colocação dos Alicerces

A colocação dos alicerces para uma vida nova necessita, naturalmente, de muita reflexão. Se colocarmos bem as bases do nosso edifício espiritual, nenhuma tempestade, nenhuma força adversa o abalará - nunca nos afastaremos do nosso caminho para união com Deus.

Muitas vezes Deus escolhe, como porta-vozes Seus, pessoas que não possuem prestígio social ou nível material elevado, não tendo mesmo uma personalidade culta ou polida. O aspirante, encontrando uma tal pessoa, hesita, às vezes, em aceitar seus ensinamentos ou sente-se envergonhado por tê-la como seu instrutor. Ele a avalia do ponto de vista mundano, sente uma espécie de condescendência e se pergunta se pode ter confiança no que ensina uma pessoa tão "inferior". Limita-se às aparências, sem ir ao fundo das coisas, para descobrir por que essa pessoa é uma fonte de sabedoria.

Devem evitar esse grande erro, pois, se fizerem uma pesquisa sobre os Mensageiros Divinos através dos séculos, descobrirão que a sabedoria é a única coisa que possuem. Portanto, indo procurar a água do espírito, nunca devem ter a impressão de que estão fazendo alguma honra à pessoa que lhas transmite, mesmo que seu nível social seja o mais modesto.

As pessoas que Deus escolhe para Seus representantes já conheceram, nas vidas pretéritas, a riqueza e o prestígio social e intelectual. Essas criaturas, porém, não dão nenhum valor ao brilho externo e, justamente por causa dessa sua humildade, abnegação e simplicidade, é que são capazes de transmitir a Luz para anular as trevas do mundo.

Se encontrarem um instrutor que use seus dons para seu próprio engrandecimento social e material ou, ainda, para adquirir uma posição saliente entre os intelectuais, devem ser muito prudentes, porque encontraram alguém que se desviou do caminho ascendente e está sendo usado pelos irmãos cinzentos como instrumento de destruição. Apenas aqueles que não são atraídos pelas coisas do mundo podem tornar-se instrumentos divinos.

Cada um de vocês encontra-se em circunstâncias diferentes do ponto de vista intelectual, material e social. Cada qual foi posto num ambiente determinado, pois o lugar onde está é onde melhor pode servir a Deus. Portanto, não devem imaginar que O servirão melhor, saindo do seu ambiente. Pelo contrário, permaneçam fortes e firmes onde Deus os colocou, trabalhando no círculo de seus amigos e conhecidos. Naturalmente, não se pode estabelecer regras rígidas quanto ao tipo de trabalho, pois, se o rei tem seus deveres, o mendigo, com o céu por telhado e a beira da estrada por cama, tem também suas normas de como viver entre seus companheiros. Cada um, portanto, onde quer que esteja, deve viver de acordo com a Luz que possui, não procurando sair do seu próprio caminho para ir converter todo mundo ao seu modo de pensar, mas segurando com firmeza a tocha da Verdade no seu próprio meio. Assim, no meio de amigos ou colegas, poderão formar-se pequenos núcleos de cientistas, artistas ou negociantes que, como elos de cadeia, penetrar-se-ão mutuamente, criando a harmonia geral. E difícil esperar que um negociante compreenda um músico, mas se um músico fala a um outro músico haverá compreensão mais facilmente, e se um trouxer ao outro um pouco de Luz, as suas expressões artísticas irão se enriquecer. Um artista iluminado expressará sempre melhor a idéia divina, e o mesmo pode ser dito sobre qualquer trabalho humano.

Aqueles que receberam as riquezas não devem sentir necessidade de serem louvados quando ajudam o próximo. Devem dar com amor e espírito fraterno, lembrando-se do dia - que não está tão longe - em que prestarão contas a Deus pelo uso daquilo que lhes foi confiado. Os que ocupam altas posições sociais deverão responder pelo uso que fizeram de sua influência e de suas possibilidades. Se as usaram erradamente, poderá acontecer que voltem à Terra como mendigos.

Tudo quanto possuem, lhes é dado para que o tornem mais perfeito e mais belo. Portanto, esforcem-se sempre, seja onde for, seja quem forem ou que desejem ser, para fazer tudo com a maior perfeição possível, seja com as mãos, com os lábios ou com a mente, santificando-o pela sua aspiração.

Se querem progredir, devem possuir também, uma larga margem de tolerância. Devem considerar-se como viajantes, visitando países estrangeiros e aprendendo os costumes e as "línguas" dos outros. Seria bom que aprendessem alguma coisa sobre todas crenças religiosas. Procurem achar tempo para atender aos ensinamentos ou serviços dos diversos cultos religiosos ou de movimentos como a Teosofia, a Ciência Cristã e outros. Tentem de um modo impessoal ver o aspecto de Deus, tal como é visto por eles. Aprendam como se estivessem usando os sapatos alheios ou olhando através dos óculos de outrem, a compreender diversos modos de crer. Capacitar-se-ão, assim, a neles distinguir os pontos fortes dos fracos. Então, encontrando um dia, em seu próprio ambiente, pessoas deste ou daquele credo, poderão falar com conhecimento e falar a "linguagem deles".

Possuindo mais Luz, verão que seus amigos, apesar de terem talvez uma visão espiritual diferente, que possa lhes parecer mais estreita, são, como vocês, honestos na sua expressão. E eles, notando que compreendem o modo pelo qual vêem Deus, absorverão a Luz que emana de vocês. Assim, poderão alargar o horizonte espiritual daqueles que os cercam.

Não sejam parciais em nada. Estejam sempre prontos para acompanhar alguém em seu pensamento, porque a Verdade, como se diz freqüentemente, é como um diamante de muitas facetas. Vocês também, quando observados do mundo espiritual, lembram diamantes, pois, ao captarem os Raios do Sol Espiritual, refletem sua própria cor. Mesmo a faceta que não é consciente do Sol Espiritual e não capta Sua Luz, possui seu próprio e fraco brilho - a manifestação da Luz Interna, transpassando seu invólucro.

Para Deus, são todos do mesmo modo importantes. Para Ele não contam suas riquezas, seu prestígio mundial ou sua inteligência, pois é Ele quem lhes dá tudo. Espiritualmente, são grandes ou pequenos, segundo a Luz de seu coração.

O progresso do homem é sempre retido por sua personalidade. Se se acostumarem, porém a lembrar-se de que são um ser trino: espírito, alma e personalidade, sendo esta última a parte que deve ser transformada, então estarão vendo a si mesmos de um ponto de vista superior, podendo tornar-se seu próprio instrutor impessoal. Não fiquem facilmente satisfeitos consigo mesmos, porque assim estarão por demais acomodados para progredir. Tentem, cada vez que em sua mente aparecer um pensamento de crítica a respeito do seu semelhante, dirigir tal pensamento a si mesmos, perguntando-se, com toda a sinceridade, se não há em vocês um ponto fraco, semelhante àquele que motivou sua crítica. Este método é muito iluminativo, podendo a personalidade assim ser despojada gradativamente de suas fraquezas. Sua personalidade sendo, com o tempo, transformada, a alma então se manifestará com mais Força e Luz. É um progresso lento, mas constante.

Assisti a inúmeras encarnações. Vi crescer e decair muitas civilizações. Acompanhei reis e mendigos, e a ambos compreendo. Compreendo, portanto, cada um de vocês. Sei que nem sempre gostam do que lhes digo, mas não posso aprovar as mesquinharias da natureza humana. Em outros lugares seriam talvez louvados e adulados, o que tanto agrada à vaidade. Na época atual, muita doçura é servida sob o manto de uma direção espiritual. Isto é prejudicial para o progresso interno. Cada pai, cada verdadeiro instrutor, deseja, além de tudo, que seu filho se aproxime da perfeição. Portanto, mesmo que não gostem do que lhes digo, continuarei a dar-lhes somente água pura, sem nada para adoçá-la, pois quero que aprendam a enxergar a verdade em toda sua nudez e a se conhecerem tais como eu os conheço.

A Verdade, muitas vezes, nos dá a impressão de frieza e de solidão, mas, se perseverarmos na sua busca, arrancando os véus que a envolvem, descobriremos que a Verdade é realmente Deus.

Seguindo o meu ensinamento, não poderão ficar desiludidos, porque lhes mostro a Luz no cume da montanha e espero de vocês o esforço necessário para poder subir.

Minhas palavras afastaram de mim alguns que são verdadeiramente meus filhos, e que me deixaram por uma vida. Eles não sabem que voltarão a mim em outra. A vocês, também, encontrarei vida após vida, até que todos possam aperfeiçoar-se. Seu progresso está em meu coração.

E possível que, depois desta série de palestras, não me encontrem face a face por um certo tempo. Terão outras experiências, mas lembrar-se-ão das minhas palavras e elas os levarão a tentar um esforço maior.

Perguntas e Respostas

P. Se um aspirante, por orgulho ou por outra fraqueza, cometer algum erro, este aparecerá como mancha em sua aura?

R. Depende do erro. Nem sempre o espírito guardião mostra o erro como mancha na aura. Vamos supor que um aspirante, querendo com a melhor das intenções fazer um trabalho, caia num erro. Se ele estiver realmente no caminho ascendente, seu guardião não irá mostrar essa falta na aura, pois esta poderia ser vista psiquicamente e interpretada como sendo importante. Isso poderia ser dito ao aspirante e ele se sentiria como tendo feito uma coisa mais grave do que foi na realidade. Portanto, o espírito guardião marca esse erro apenas no Livro da Vida ou Livro das Recordações, para que só o Olho Divino possa percebê-lo.

P. Quais são as qualidades mais importantes para entrar definitivamente na Senda?

R. Isso é um pouco difícil de responder de um modo geral mas, pelo menos, o aspirante deve ter pureza de intenções, um desejo sincero de trabalho impessoal e de união com Deus. Se ele procurar a sabedoria ou o poder para si, será atraído à vereda da esquerda. É através do desejo pessoal que o homem se abre às influências dos que se acham no caminho da esquerda. Os dois atalhos - da direita e da esquerda - até um certo ponto seguem a mesma direção, devendo as mesmas realizações serem alcançadas. Chegando ao ponto da bifurcação, o estudante deve escolher conscientemente aonde quer ir. Se for dominado pelo amor-próprio ou pelo desejo de se engrandecer, será sensível às tentações do caminho da esquerda. É o "adora-me e farei de ti o rei da Terra". Os da senda à direita trabalham impessoalmente para adiantar a realização do Plano Divino. Aqueles que se acham à esquerda, não podem usar ninguém cuja mente esteja totalmente dirigida a Deus, nem lhes fazer mal algum. Mas uma fraqueza do aspirante, como por exemplo a auto-estima, pode criar um terreno propício ao jogo das forças perversas do mundo dos elementais. Um psíquico parcialmente desenvolvido, que procura alguma vantagem pessoal, torna-se freqüentemente vítima das entidades astrais inferiores e, às vezes, de um adepto da esquerda.

P. Penso que pelo pensamento podemos ajudar muito aos outros. Que acha o senhor?

R. Enquanto não superarem seus próprios defeitos, enquanto não estiverem livres do Carma, não poderão considerar-se bastante fortes para ajudar aos outros. Pensar assim é sentimentalismo místico, que não é construtivo. Quando se tornarem puros, quando não tiverem maus pensamentos, quando realizarem sua união com Deus, então poderão tirar o que for preciso da Fonte do Infinito Poder, e irradiar a Força aos outros, mas não antes. No estágio atual em que se encontram, sua tentativa de auxílio seria como alguém que, não sabendo como passar em sua própria prova, chamasse a outros para que participassem de suas dificuldades. O problema de hoje é que todos vocês possuem boas intenções mas isso só não basta! Precisam ser permeados pelo Espírito de Deus e isso não é possível, enquanto não vencerem o seu "eu" inferior. Se esforçarem-se para viver a sua vida diária o mais perfeitamente possível, oferecendo-se cada manhã ao Espírito Divino, como uma taça vazia, para que por Ele seja enchida, então, com o tempo, Este permeará cada uma de suas células. Sua aura vibrará com a Essência Divina e os que se aproximarem de vocês sentir-se-ão melhores e mais fortes. É a capacidade de transmitir as grandes correntes da Força Divina o que ajuda os outros e não as palavras ou as boas intenções.

P. Estou certo pensando no Eu Superior como nosso anjo guardião?

R. Seria mais certo se pensassem no Eu Superior como sendo acompanhado pelo anjo guardião. O Eu Superior é a parte do espírito não totalmente encarnada na matéria. Fora desta parte Divina, possuem dois guardiões. Para maior clareza, pode-se dizer que possuem o "eu" pessoal, o "eu" subconsciente, o "Eu" supra-consciente e dois guardiões. O Eu Superior pode entrar em contato com a Mente Cósmica e Ele possui o conhecimento do bem e do mal. Quando o homem, pelo trabalho interno, estabelece um contato com o Eu Superior, recebe uma Luz que lhe permite ver mais claramente os assuntos ligados à personalidade, e assim cessa de cometer erros de conduta ou de julgamento.

Início