Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Magia

Hoje quero falar-lhes das palavras "magia" e "mago". Desde o começo dos tempos, essas palavras, com seus vários sentidos, provocaram diversas emoções no homem ou na humanidade. Por causa disso, queria que se acostumassem com o seu verdadeiro sentido, que é "sabedoria" e "sábio"! Através de todas as civilizações havia magos ou sábios, que eram Mensageiros Divinos, Profetas ou Instrutores da humanidade.

Quando a maioria dos Grandes Senhores que governam a evolução de seu planeta se retiraram do plano terrestre, só cinco destes Seres Angélicos permaneceram na Terra. Cada um deles fundou Sua escola. Essa é a origem da estrela de cinco pontas. Mais tarde, a necessidade da instrução da humanidade aumentou, e o número dos Grandes Instrutores na Terra passou para seis, e depois para sete, dando origem à estrela de seis pontas e ao número místico de sete. Foram fundadas mais duas escolas, onde os estudantes eram iniciados nos mistérios superiores. Com o tempo, essas escolas tornaram-se conhecidas no mundo inteiro pelo seu número ou uma estrela de cinco, seis ou sete pontas, usada por seus estudantes e mostrando a que escola iniciática o estudante pertencia.

Desse tempo remoto e através de todas as épocas, incluindo a atual, existiam magos ou sábios na Terra. Sem eles, a Luz de Deus não poderia penetrar em todas as civilizações, e não teriam a oportunidade de cultivar sua sabedoria. As pesquisas e escavações atuais, mais do que nunca, lhes dão a possibilidade de estudar as civilizações passadas e de descobrir os mistérios que ainda lhes são desconhecidos. Tendo a sabedoria, poderão também reconstituir, pelos símbolos religiosos que nunca mudaram, as bases do ensinamento religioso dado a um povo ou a uma raça. Tudo isso permitir-lhes-á constatar que Deus, o nosso Pai-Mãe, nunca deixou a humanidade sem Seus Enviados.

Nada há de "estranho" ou de "esquisito" na antiga sabedoria espiritual e não se devem deixar influenciar por medo ou superstições de seus antepassados. Chegou o tempo em que devem olhar tudo bem de frente e aprender a pensar por si mesmos. Para isso, certa compreensão do que é a magia é necessária.

Como sabem, existe a magia branca e a magia negra. Para a prática das duas - seja ela branca ou negra - precisa-se de um certo conhecimento do ritual. Este, porém, é bem menos complicado do que imaginam. A magia pertence principalmente ao plano mental. Quanto mais o homem treinar sua mente, quanto maior for seu poder de concentração, maior será seu poder mágico.

Vocês têm ouvido, com certeza, as histórias atrozes da Idade Média, de imagens feitas de cera e perfuradas com alfinetes, para mutilar ou fazer morrer a vítima. A eficácia desses procedimentos não consiste propriamente em imagens de cera ou alfinetes, mas naquilo que se chama a lei do estabelecimento do contato simpático.

Cada um de vocês pode fazer a magia branca pelo poder de concentração e do reto pensamento. Pode ajudar seus semelhantes, pode melhorar as condições de vida, tanto suas como as dos seres amados, e até as condições mundiais. Começando, porém, sua concentração, deve ter muito cuidado, pois, se houver qualquer coisa má em sua mente, mesmo que seja só pensamento de inimizade para com um de seus semelhantes, ou uma opinião formada injustamente, ele estabelece um contato simpático entre esses diversos pensamentos. Se, por exemplo, um ser que ama está viajando para longe e toda a sua alma o acompanha, desejando-lhe o melhor e envolvendo-o com átomos de amor, este fluxo é dirigido através de sua mente. Mesmo inconscientemente, cada vez que pensa no ser amado, essa corrente de pensamento e amor torna-se sempre mais forte. A imagem amada surge muitas vezes durante o dia em sua mente e, de noite, quando o espírito é livre, este vai visitar a pessoa amada. Aqui vem o perigo, pois, se por outro lado formou uma opinião injusta sobre alguém, criticou severamente, fez de si mesmo um juiz das ações de um semelhante, esses pensamentos são, em sua mente, paralelos com as forças do amor. Ao lado dos átomos de amor, há átomos doentios, átomos de desarmonia e, enviando os primeiros, manda juntos, também, os segundos em direção da pessoa amada. Envia-lhe sua magia branca junto com a magia negra. Esse é o perigo das práticas mágicas, pois, se a mente do mago não for pura e limpa, concentrando-se sobre um ser amado e querendo envolvê-lo com o seu amor, envia-lhe, também, as forças negativas que, com o tempo e por sua vez, destruirão aquilo que, com tanto amor, procuraram construir.

Devem saber que todos, em maior ou menor grau, são magos praticantes, pois todos possuem um certo poder mental, com o qual podem construir o bem e o mal, a harmonia ou a desarmonia.

Foi isso que o Mestre Jesus teve em mente, quando pediu a Seus discípulos que cuidassem de seus pensamentos. O pensamento é a maior força em seu mundo, e vocês, pelo seu uso reto, podem ajudar a vencer o mal e a desarmonia. Lembrem-se, porém, que, mesmo repetindo constantemente: "sou o Vosso servidor, ó Senhor, usai-me como quiserdes", se este amor e este desejo de servir não forem purificados em todos os planos, não poderão ser utilizados. Se há em vocês desarmonia, crítica injusta, ou sentimentos de inimizade para com seus semelhantes, tomem cuidado de não dirigir seus pensamentos aos que amam, porque serão para eles um destruidor nas mãos das forças das trevas. Não pertencem nem à magia branca nem à magia negra, mas aos irmãos cinzentos, e os irmãos cinzentos são hoje mais destrutivos do que os negros, pois seu mundo, atualmente, está envolvido com o bem negativo. Cada indivíduo deseja o Bem, mas permanece inativo. Se os humanos se tornassem ativos para o Bem, haveria, então, rapidamente, uma mudança nas condições mundiais.

Se querem progredir espiritualmente ou desejam desenvolver se psiquicamente, lembrem-se que, de acordo com o tipo de pensamento que criam, atrairão do lado espiritual a companhia que mais se assemelha a si. Dizem freqüentemente que não compreendem como tal ou qual médium, não sendo particularmente elevado, pode atrair um guia tão evoluído. Tornam-se juiz e não sabem, em sua ignorância, que, embora as aparências possam mostrar o contrário, na realidade cada um atrai a si o tipo de espírito, de anjo ou de Mestre ao qual se afinou por seu esforço.

Assim, sua primeira lição em magia deveria ser a reorganização, a purificação de suas forcas de pensamento. Tomem a resolução de que, logo que surjam em vocês pensamentos daninhos ou de crítica, rapidamente os transmutarem, confessando ao seu Pai que foram injustos e pedindo perdão. Se imediatamente expressam assim sua falta, ela não se fixa em sua aura. Ela é dissolvida, pois enviaram ao éter um som que confessou o seu erro. Porém, um erro que se fixa na mente desce mais e mais profundamente na subconsciência e torna-se um germe que, inevitavelmente, florescerá um dia, talvez muito tempo depois de o terem esquecido. Procurem confessar seus erros um ao outro e seu Pai lhes perdoará. O sentido desta frase é que devem ser honestos, abertos e livres, não amarrados pelas convenções ou por um estúpido sentimento de inferioridade ou de superioridade. Devem dizer de modo simples e abertamente: "Em meu coração julguei mal tal e tal pessoa, peço sua desculpa". Assim, não haverá em vocês nada que possa ferir outra alma, em qualquer dos reinos ou em qualquer dos planos.

Quando alcançarem o controle dos pensamentos, todos os caminhos ficarão abertos. Seu Mestre Jesus tinha o controle de todas as correntes de pensamento que pertencem à sua Terra. Para compreender melhor este Seu poder, deveriam ler o que diz, a respeito disso, seu irmão Tiago. Procurem, quando pensam em Jesus, compreender que Ele era um ser humano, como são vocês; que, como vocês, tinha Suas tentações; que encontrava todos os tipos humanos e que tinha que enfrentar a crítica, a malícia e a injustiça; que era caçoado e desprezado, como vocês o são às vezes e, no entanto, elevou-Se de homem a Cristo. Ele é representado, para que um iniciado possa compreender, como Alguém que possui em suas mãos o poder de curar e abençoar, que tem a marca de mensageiro em seus pés. Tinha aberto o terceiro olho que se acha entre os dois, trazia a coroa de Iniciado, o Diadema Luminoso do Cristo, o selo de Hermes e, como mostra a ferida de Seu lado, era uma Emanação Divina. Devem aprender que Jesus era maior do que pensam. Procurando compreender Sua vida e ensinamento à Luz da Verdade, construirão para si um novo ideal. Jesus era o maior Mago da Era de Pisces. Todos os ensinamentos do passado Lhe eram conhecidos. Ele foi iniciado no Egito e na Índia e conhecia a sabedoria dos Caldeus e Hebreus. Nada Lhe era oculto, pois Ele buscava a Verdade com a mente clara e receptiva, amando a humanidade e tudo que vive sobre todos os planos. Os mundos espirituais Lhe eram abertos e Ele conhecia Seus Guias. Outros Grandes Seres, antes e depois dEle, passaram pelo caminho da Iniciação. Eles também Se esforçam para lhes ensinar, quando seus pensamentos procuram elevar-se ao planos espirituais. Para ser capaz, todavia, de tocar as correntes da força do plano Crístico, o homem deve se libertar de tudo quanto pertence ao seu "eu".

Ritos e cerimônias, círculos e selos, nomes sagrados e incenso, punhal, bastão e água, tudo isso, como já lhes tinha explicado previamente, tem seu valor. Tudo isso, porém, não é mais do que pontos de concentração, símbolos externos de um plano, de um planeta ou de um anjo. Concentrando-se sobre um determinado símbolo externo ou forma concreta, criam um foco de força muito mais poderoso do que construindo uma imagem mental. Além disso, tornar concreta uma imagem mental é um processo mais demorado do que traçar um círculo, usar incenso ou o instrumento apropriado e pronunciar corretamente um nome. Permanecendo dentro do círculo, numa parte da terra, consagrada ao ser invocado com todos os pensamentos a Ele dirigidos, criam uma atmosfera adequada e convidam a manifestação dessa Força dentro do círculo. Então, Ela começa a ativar cada átomo dos quais vocês são compostos, e sua consciência pode mais facilmente unir-se à consciência do Ser ou Anjo invocado.

Essas coisas eram conhecidas do Mestre Jesus. Ele sabia como chamar os Anjos que têm poder sobre a água, para que a estabilizassem e a tornassem firme, quando por ela passava. O Iogue que anda pelo fogo, faz também seu mantra e chama a ajuda de um espírito determinado que, na linguagem esotérica, cobre-o com seu manto. Aqueles, porém, que não acreditam, não podem realizar a união com o espírito invocado.

Seus grandes místicos chegaram à união espiritual de um modo um pouco diferente. Eles invocaram certos Anjos ou Aspectos de Deus, pela oração e meditação. Jejuando e meditando, chegaram a suas grandes iluminações e êxtases, e foram absorvidos nessa consciência angélica.

Toda a linguagem mágica, todos os símbolos mágicos, nada mais são do que um apoio, ajudando a chegar ao plano onde a união espiritual pode ser realizada. Alcançando-a, o homem, por experiência própria, adquire a certeza de que Deus existe, de que existe o mundo espiritual, o mundo angélico e elemental. Ele se torna Iluminado.

Em conseqüência, queria que não se espantassem ao som da palavra "magia", mas que, ao contrário, procurassem aprender mais sobre ela, porque pode lhes dar mais poder para curar, para abençoar e para serem mais eficientes no serviço do nosso Pai-Mãe.

Perguntas e Respostas

P. Para que serve o incenso?

R. O incenso, pertencendo a um determinado planeta, é composto de ingredientes que possuem em si alguma coisa de divino ligada a esse planeta ou a um determinado anjo. Quando queimado, espalha-se no ar, libertando um pouco destes átomos divinos, os quais limpam, purificam e desagregam os maus pensamentos. Se alguém, durante o ritual, está com sentimentos não totalmente cordiais para com um dos presentes, o incenso forma ao redor dele um elo de proteção, de modo que cada pensamento adverso é desagregado. Assim, são todos protegidos. Enquanto o incenso está queimando, não podem praticar a magia negra, ou melhor, a magia cinzenta.

P. Por que os Nomes Divinos inscritos dentro de um círculo têm um poder especial?

R. Cada letra tem uma vibração, um número e uma cor. Dizemos: Mary, na Inglaterra; Marie, na França; Maya, na Índia; Isis, no Egito; Kwanyin, na China, e cada um destes nome é diferente. Cada qual tem uma vibração, cor e composição diferentes, mas são todos aspectos da mesma Força. Quando no ritual inscrevemos ou pronunciamos estes nomes dentro de um círculo, invocamos essa Força, esse Anjo ou essa Grande Presença Materna em todos os Seus Aspectos. Procuramos atraí-la criando para Ela um ponto de concentração no círculo. Imploramos Sua presença em todas as línguas e sob todos os nomes pelos quais A conhecemos, unindo-nos, assim, a todo o Universo, pois, quando somos absorvidos em Sua consciência, tornamo-nos como Ela. E, como para a eficácia da nossa invocação, precisamos da ajuda do mundo sutil, enviamos um apelo aos habitantes dos planos astral, mental e espiritual, pedindo que criem, em cada um desses planos, condições propícias para que nossa consciência possa se elevar. O mesmo acontece quando invocamos o Cristo ou a Força Crística, sem fazer dEle uma pessoa. Invocamos o Poder Crístico em todas as Suas Manifestações, sob todos os Seus Aspectos. Invocamo-Lo como Melchizedek, como Jesus, como Buda, como João Batista, como Sansão, como Josué. Unimo-nos à Consciência Crística. Entre essas Manifestações não há separação. Somente o homem As separa, dizendo que só Maria é aspecto verdadeiro, e que Kwanyin ou Isis eram apenas ídolos. Devem compreender que cada época e cada raça precisam de determinadas vibrações, de valores numéricos específicos e de cores próprias, de acordo com o desenvolvimento e compreensão humanos.

P. O senhor disse que o lado ferido de Jesus mostrava que Ele era uma Emanação Divina. Há um livro chamado "0 livro de El Daoud" que fala do lado fendido dos Dhumanos. Há uma ligação entre os dois?

R. O lado fendido dos Dhumanos significa que, embora alguém seja Filho do Sopro, ao descer à matéria perdeu o seu poder de procriar pelo lado. Quando o homem evoluir, não haverá mais necessidade de criação pelo processo doloroso do parto. O nascimento será divino. O homem criará pelo sopro, concentração e vontade.

P. Foi-nos ensinado que, no começo, o Pai Divino colocou Sua mão sobre a Mãe Divina e do lado Desta surgiu a Primeira Manifestação.

R. Exato. Tomem como exemplo um verdadeiro médium de materialização. Dele emana um pouco dessa força que no futuro será grandemente aperfeiçoada. Isso será um fenômeno precursor do nascimento divino. No futuro, a substância emanada se separará e solidificará, sem prejudicar de maneira alguma os que lhe deram nascimento.

P. O senhor disse, uma vez, que todos os átomos têm uma forma. Queria saber se a cada signo zodiacal corresponde uma determinada forma de átomos?

R. Sim. E como há trinta graus num signo, há também trinta variações específicas desta forma, dentro do mesmo signo.

P. Sabemos que cada planeta corresponde a uma nota musical. E a mesma coisa a respeito dos signos zodiacais?

R. Cada signo tem um número e nos planos astral, espiritual e físico possui tons e meios-tons correspondentes. Foram ensinados a construir seu canto da vida. Se aplicarem este conhecimento à sua questão, terão a resposta. Sabem, também, que seus guias angélicos procuram, pelas vibrações da cor, torná-los conscientes de sua presença. A cor,o som e a forma são linguagem do mundo invisível.

P. Ouvi falar que um ritual pode ser feito mentalmente.

R. A resposta de um instrutor deve ser apropriada ao estado evolutivo da pessoa que pergunta. Muitos dizem: "Não vou me atormentar com tantos preparativos e desenhos de símbolos angélicos. Terei tudo isso na mente". Essas pessoas se acham em estado evolutivo, onde o único caminho que admitem para a perfeição é aquele que lhes agrada. Ainda não aprenderam a ter paciência. Deveriam compreender que, desenhando o círculo e os símbolos, concentraram muito mais do que os tendo na mente. Mesmo que sejam capazes de construí-los mentalmente, terão só uma imagem refletida e, para torná-la clara, gastarão muito mais tempo do que para desenhá-la. Sei que alguns de vocês dirão que podem tudo ver imediatamente. Isso é uma influência Netuniana refletiva.

P. Penso que poderemos fazer um ritual mentalmente, só quando alcançarmos as Grandes Iniciações e tivermos um poder de concentração infinitas vezes maior. Não é assim?

R. Ao passarem pelas Iniciações, recebem um nome que logo se torna sua senha. Esta, usada junto com o Nome de Deus, abre rapidamente as portas, afinando-os e criando a união. Isto, porém, só é confiado aos que venceram a prova.

P. Jesus fazia, às vezes, um ritual mágico publicamente?

R. Quem faz um ritual mágico publicamente? O homem que o faz não é um iniciado. Aquele que possui o poder, esforça-se duramente para escondê-lo do mundo. Só aquele que apenas tocou o Caminho, chama em voz alta para que os outros vejam como ele é grande. Agindo assim, ele retarda a sua Iniciação por uma encarnação.

P. Refere-se à Iniciação Solar?

R. Não. Dos Iniciados Solares já tínhamos falado antes. Eles não surgem abundantemente na Terra. Aquele que recebeu a Iniciação Solar é um Cristo. Presentemente, no entanto, aparecem por toda parte, no seu mundo, os que passaram a primeira Iniciação. Tendo recebido um pouco de conhecimento, muitos gritam diante de seu templo que só ali reside a Verdade.

P. Nas Ilhas Britânicas existem certas relíquias. Uma delas parece ser o lugar chamado Stonehenge. A fotografia aérea, pela disposição das pedras, dá a impressão de um círculo ritualista. É assim?

R. Naturalmente. Em muitos lugares de suas ilhas há coisas mostrando que os mistérios antigos eram conhecidos bem antes do que, segundo a história, começou a civilização. Antes disso, havia já uma civilização florescente e as relíquias que consideram como druídicas foram achadas pelos Dru ídas. As ruínas foram reconstruídas por eles, para que pudessem continuar seu próprio culto.

P. O senhor mencionou, uma vez, que poderíamos ver cores. O que significa ver a cor ametista?

R. A ametista é a cor esotérica de Áries, e isso significa que você se aproxima do contato de um anjo Marciano. Continue meditando sobre a ametista. Deste modo, poderá receber uma comunicação direta de seu próprio Mestre. Devem sempre ter em mente que os Mestres de Sabedoria possuindo veículos de uma estrutura atômica muito rarefeita, não podem tocar seu mental consciente. Porém, se vocês tornarem-se receptivos e elevarem sua consciência às Suas grandes alturas, Eles poderão lhes falar pela cor e pela forma. Vocês já têm bastante conhecimento dos símbolos para compreender o significado dessa mensagem. Continue, então, a meditar sobre a ametista, e não deve desanimar-se se passar muito tempo sem obter qualquer resultado. Lembrem-se que estão aprendendo a linguagem dos anjos. Uma vez que tiverem afinado com essa vibração, rapidamente virão relâmpagos de cor e começarão a compreender as mensagens.

P. Comigo, a única coisa que acontece, fora da mente consciente, e da qual estou absolutamente certa, é um modo de interrupção de pensamento, especialmente quando este está errado. É como se alguém me dissesse: "Isso não está certo", ou então "Deveria ser assim ou assim". Será que é a minha imaginação?

R. Não, minha filha. Seu Mestre conhece seus desejos de proceder retamente e como, pela prática da concentração e do ritual, abriu o caminho entre Ele e você, e afinando-se melhor com Sua vibração, recebe agora essas indicações. É uma voz interna, e aprenderá a distinguir entre seus próprios pensamentos e os do Mestre. Os Mestres os amam e velam por vocês, e, às vezes, querem preservá-los de um erro que, cegamente e com muita teimosia, estão cometendo. Eles porém, não devem interferir em seu livre-arbítrio. Devem permanecer de lado. Sabem, todavia, que, mesmo errando, com o tempo tirarão proveito desse erro. Queria que soubessem que são sempre guiados. Elevem sua consciência e permitam que um pouco de pureza e de amor limpem seus pensamentos. Imaginem que força para o bem podem se tornar. Pensem o que deve sentir o Senhor da Civilização, que tão freqüentemente tem visto Seu trabalho destruído e que, no entanto, nunca abandona Seu esforço. Ele anseia por vocês. Nunca devem esquecê-lo. É preciso que cresçam e esforcem-se para que sua consciência O atinja.

P. Bastante tempo atrás nos foi dito meditarmos sobre a Irlanda e mais tarde soubemos que nossa meditação foi considerada, até um certo ponto, construtiva. O senhor nos aconselharia a continuar a meditar sobre a Irlanda?

R. Seria mais necessário que dirigissem seus pensamentos construtivos à Europa, procurando criar um fio de conexão entre a Força Crística e os dirigentes dos países europeus, para que sejam purificados dos desejos nacionalistas e que pensem só no bem da civilização.

Início