Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Uso das Cores

Aprenderam já alguma coisa sobre a relação entre as cores, os números, os sons e a astrologia e notei, com surpresa, que alguns de vocês procuram aplicar as cores para a cura. É por causa disso que desejo falar-lhes um pouco sobre o uso das cores e as conseqüências do eventual abuso das mesmas.

Iria, talvez, um pouco além de sua compreensão se lhes dissesse que, na qualidade de seres humanos, vocês têm uma afinidade com o que foi obtido pela condensação e cristalização. Durante o intenso frio, podem ver, sobre os vidros das janelas, aquilo que chamam de geada. Se olham atentamente, verão que é composta das mais belas figuras geométricas. Cada molde usado pela Natureza é um símbolo, e estes símbolos têm certa afinidade com os seres humanos.

Tudo tem sua freqüência vibratória. Cada um de vocês possui sua própria vibração, não havendo duas vibrações iguais. Vocês têm uma determinada vibração no plano físico, outra no plano astral e outra ainda nos planos mental e espiritual. Todas elas possuem sua contraparte em seu planeta. Uma pessoa nascida, por exemplo, com predominância de signos da terra e tendo como lição da vida o número seis, terá afinidade com os gnomos ou servidores do mundo elemental. Estes, por sua vez, têm afinidade com o mundo mineral e assim por diante, cada um destes graus da escala vibrando em afinidade.

Sobre este assunto há muita literatura que podem estudar, portanto, não lhes falarei destas coisas primárias. Desejaria, entretanto, dar-lhes umas explicações simples que lhes ajudariam, talvez, a evitar a desarmonia causada pelo abuso de uma cor.

Ouvi, uma vez, uma pessoa dizer, depois de ter estado numa sala, que tudo estaria bem se as cores das cortinas não fossem tão berrantes. Essa pessoa não sabia quanto estava acertada no que afirmava! Tudo o que tem cor, possui uma freqüência vibratória e um som, e isso pode provocar desarmonia em seu corpo. Cada átomo de que são composto tem sua vibração, sua cor e seu som. Se têm algum conhecimento de música, sabem como é fácil provocar uma discórdia.

Por vezes sentem-se deprimidos ou cansados, sem saber por que. Se são observadores, poderão descobrir que, ao acordar de manhã, por exemplo, seus olhos encontraram uma cor que os irritou subconscientemente e isso manifestou-se fisicamente. Se acordam de manhã com dor de cabeça ou se moram numa casa ou lugar onde não se sentem bem, procurem estudar a vibração ambiente e a maneira de harmonizá-la com a sua. Às vezes, podem consegui-lo usando roupas de cor diferente ou alguma coisa em contato com a pele, até mesmo um anel. Isso agirá como um transformador ou equilibrador entre os átomos discordantes.

Se têm o desejo de agasalhar-se ou vestir-se com uma ou outra cor vistosa e alegre, devem faze-lo - mesmo se tiverem que desprezar as convenções sociais e chocar seus semelhantes - pois isso mostra que alguma coisa em seu corpo necessita da vibração dada por essa cor.

No caso de aplicação de uma cor para um tratamento, devem ter muito discernimento e cautela, pois uma cor errada pode provocar um sério distúrbio e poderão precisar de muitas semanas para restabelecer novamente o equilíbrio. Para ilustrá-lo, tomarei o exemplo de uma pessoa normal e sadia que procura o desenvolvimento psíquico e mental. Vamos supor que seu número de nascimento é seis, e que ela tem fortes influências Mercurianas e Venusianas. Sendo assim, ela gosta da cor azul. Além disso, ouviu alguém de confiança, e cuja opinião aprecia, dizer que o azul é uma cor espiritual. Pensando que o azul a ajudará em seu progresso, rodeia-se de azul em todas suas tonalidades. Depois de uns seis meses de meditação ou concentração neste ambiente azul, começa a sentir ,dores de caráter nevrálgico; entra em depressão e constata que todos seus esforços espirituais parecem prejudicá-la. Ninguém sabe ajudá-la e ela vai de mal a pior, até que o esgotamento nervoso se torna crônico. Em sua mente não passou a menor suspeita de que saturara sua parte psíquica, mental e espiritual com átomos inimigos, inimigos no sentido de terem criado uma vibração desarmônica. Se nesse estado essa pobre pessoa hiperazulada procura um tratamento pela cor e se lhe aplicam a luz azul, imaginem o efeito! Isso pode resultar em um colapso nervoso.

Como poderíamos ajudá-la? Devemos explicar-lhe que, enquanto ela é seis no plano físico, pode ser cinco no astral, oito no mental e três no espiritual. Portanto, precisa de uma combinação de cores correspondente ao tipo de desenvolvimento que procura. Para seu desenvolvimento físico, ela deveria usar o vermelho e o azul; para o psíquico - o amarelo pálido e prata, e para o desenvolvimento superior - o rosa e o escarlate. Como, então, poderia ela reunir todas essas cores? Sugeriria que as paredes fossem de cor creme ou cinza muito claro; o tapete, azul ou rosa; o altar, azul e prata, e o enfeite, aquilo que atrai o olhar, como as flores rosa ou escarlate. Deste modo, a pessoa receberia as vibrações necessárias a cada plano de consciência e haveria harmonia em seus átomos.

Um templo, uma sala de meditação ou concentração deveria ter enfeites ou bandeiras de todas as cores para que, de acordo com o desenvolvimento gradativo de consciência, fosse possível meditar-se sobre cada cor. Assim, o progresso em cada plano seria facilitado. Pode observar que, se se sentem abatidos ou prostrados, preparando-se para meditar, não olharão para o azul, mas para o vermelho.

Falei do azul, porque sei que é, geralmente, a cor preferida. Porém, os que são venusianos e mercurianos deveriam evitar a saturação dessa cor, pois isso resulta em esgotamento nervoso.

Se têm o Sol em Áries, vibram no plano espiritual de um modo muito diferente de alguém que tenha o Sol em Virgo. Além disso, em épocas diferentes, de acordo com o progresso realizado, respondem a diferentes freqüências vibratórias pertencentes à Terra. Sendo assim, mesmo em relação ao alimento, o que é bom para uma pessoa, pode ser veneno para outra. Um pode comer legumes pois, vibrando com o mundo vegetal, neles encontra seu sustento, mas se fizerem a mesma coisa com outro que vibra no mundo mineral, os legumes não lhe farão bem, já que as frutas é que são seu alimento. Pode acontecer, também, que num determinado período de vida tenham a vibração correspondente ao mundo vegetal e que num outro período, a que corresponda ao mundo mineral. Não entro em pormenores, porque é conveniente que usem suas mentes e descubram essas coisas por si mesmos.

À medida que se aproximam da auto-individualização, libertando-se da mente grupal, ficam mais sensíveis e começam a ter preferências por certas cores, certas formas, como, por exemplo, o quadrado ou o oval. Tornam-se mais inspirados, mais intuitivos e receptivos às vibrações superiores. São sua própria lei. Mudam de opiniões, de gostos e, se são analíticos, podem descobrir o porquê dessa alteração.

A cada plano de consciência, de acordo com seu Senhor, corresponde uma cor e um som, e podem notar seu próprio progresso, pois começam a ouvir sons, a ver figuras geométricas, flores, paisagens que têm a mesma vibração. Aprendendo a distinguir e a conhecer a vibração de cada plano, poderão constatar em qual deles se encontram fazendo maior progresso. A linguagem dos planos, porém, somente pode ser compreendida através dos símbolos.

Se virem um ser luminoso, com radiação de prata ao redor da figura ou à volta de sua cabeça, não devem logo imaginar que avistaram um espírito poderoso, mas sim, talvez, o seu próprio guia em sua forma astral. O plano astral é governado pela Lua. Jeová é o Deus da Lua, e o Anjo Gabriel é o Ser que procura iluminar as mentes humanas. Desenvolvendo-se no plano astral, podem entrar em contato com seres muito belos e luminosos. Se os virem em todo seu esplendor, é uma prova de que progrediram harmoniosamente nesse plano. Em caso contrário, começam a ver tudo o que vibra com a Lua, mas em seu aspecto inferior. Verão, talvez, serpentes estranhas, rostos esquisitos, águas escuras ou imagens deformadas. Se isso acontecer-lhes, lembrem-se que estão fora da harmonia desse plano.

O conhecimento das ciências do som, da forma e da cor, e de suas aplicações práticas à sua própria vibração, lhes ajudarão a ter saúde e felicidade.

Tento despertar seu interesse por estes estudos para que os continuem por si mesmos.

Quando se esforçam para abrir o Livro da Natureza e a Grande Mãe percebe que A amam, Ela logo lhes mostra, no ar, na água, entre as plantas ou minerais, aquilo que é propriamente seu. Progredindo e afinando-se com a vibração de um plano determinado, começam a emanar uma força, a qual atrai as coisas que são suas nesse plano. É muito freqüente ao estudante, que começa a trabalhar harmoniosamente sobre um plano, atrair a pedra que pertence a esse plano e que o tornará mais magnético em seu trabalho. Totalmente inconsciente disso, um amigo, por exemplo, lhe faz presente dessa pedra.

Acontece, muitas vezes, que encontram um instrutor que lhes pode ajudar em determinada fase de progresso. Não opinem sobre qual instrutor é melhor. Cada um segue uma linha particular. Portanto, não façam comparações, mas aprendam tudo o que ele lhes ensina. Quando tiverem passado por sua classe, prossigam alegremente seu caminho, passando a uma outra linha. Assim absorverão um aspecto aqui, um outro ali, um outro ainda acolá e assim por diante. Quando absorverem dez aspectos diferentes e os assimilarem todos, de modo que tudo se enquadre bem claro em sua mente, então estarão preparados para passar a uma espiral superior.

Perguntas e Respostas

P. Às vezes não sei bem que cor utilizar na meditação.

R. Se há alguma dúvida no uso da cor, não podem escolher melhor do que o branco.

P. Sinto uma aversão pelo escarlate. Que devo fazer?

R. Procure a razão. Provavelmente, no horóscopo, tem Mercúrio aflito ou Saturno em Áries. Tudo o que os contraria, deve ser sempre superado. Em seu caso, o escarlate seria bom para sua saúde. Nunca lhe disseram que no sangue há corpúsculos brancos em excesso? O vermelho dá energia. Provoca, também, a irritação, mas deve fazer um esforço para transformar a irritação em força positiva. Assim, será incentivada para superar alguma coisa escondida em sua natureza. Isso ajudaria seu progresso.

P. A cor laranja não serviria?

R. Não. A cor laranja não serviria. Em seu horóscopo há um quadrado entre Saturno e Mercúrio. Sempre que há um quadrado para Saturno ou Netuno, a cor vermelha é benéfica. Sinto contrariar seu gosto, mas é assim. Sei que gosta do azul, mas o azul acentua sua tendência para a inércia. É o plano astral que a convida ao repouso, a ser refletiva, a sonhar. O plano mental sempre sugere: "estejas alerta, esforça-te para abrir a porta que te conduz ao Reino do Pai". Tendo, porém, influências saturnianas ou netunianas, pertencentes à personalidade inferior, sempre procura desculpa para evitar o esforço mental.

P. O senhor acha, então, que devemos introduzir ao redor de nós qualquer cor de que não gostamos?

R. Devem sempre achar a razão da sua aversão a determinada cor. No desenvolvimento psíquico são, às vezes, ensinados a seguir sua intuição. Devem, entretanto, ter a certeza de que sua intuição. não é, simplesmente, o seu desejo.

P. E se gostamos de muitas cores?

R. Usem todas. Vejam como a natureza é prolífera em cores: o ouro das areias, as diversas tonalidades de azul do céu, as cores gloriosas do pôr e do levantar do sol, o verde tenro das folhas novas e o verde escuro das florestas, a riqueza da coloração das flores e de tantas outras manifestações da Natureza. Se achassem tempo para percebê-lo e admirá-lo, teriam mais harmonia e seriam mais receptivos à inspiração.

P. Tenho antipatia pelo verde. O senhor poderia me dizer o que significa isso?

R. O verde é uma cor suavizante que corresponde a tudo o que cresce, que é novo. Observando-o, vejo que há em você um pouco de intolerância para tudo que é jovem, não? Procure acostumar-se às tonalidades claras e tenras do verde. Isso vai abrandar sua natureza. Tem, no horóscopo, Escorpião no ascendente, Sol em Áries, Lua em Aquário - uma configuração nada fácil para viver. Um lado seu é idealista, mas na vida, devido às circunstâncias, precisa ser materialista. Sua alma, sendo muito sensível, vibra com o belo da Natureza e, apesar disso, tem que parecer duro e materialista.

P. Exatamente. E gosto muito do Egito e das coisas antigas e ocultas.

R. Naturalmente, deve gostar do Egito, pois que viveu lá. Para você é uma lembrança. Dir-lhe-ia, ainda, que para lá irá novamente e que, seguindo sua intuição, achará o que ainda não foi descoberto e isso lhe trará muita felicidade.

P. Como se pode saber quais os números que correspondem aos nossos planos astral, mental e espiritual?

R. Achá-los-ão através dos regentes dos planos. A Lua governa o plano astral; Vênus, o emocional; Mercúrio, o mental inferior; Urano, o mental superior, e o Sol, o espiritual.

P. Não entendi muito bem como fazer.

R. Em cada horóscopo, a Lua se acha num dos signos zodiacais. Aprenderam já os números dos signos e, portanto, devem saber o número desses, como também o número do signo que se encontra
no Ascendente e do signo em que se acha o Sol. Sei que vocês gostam que tudo lhes seja servido pronto e de uma vez só, sem nenhum esforço seu. Isso, no entanto, lhes traria pouco progresso e deixaria um vazio interno. O nosso método é o de dar-lhes a sabedoria em pequenas doses e obrigá-los a refletir e a procurar por si mesmos. Então, com o tempo, os pedaços recebidos se juntam e uma imagem clara se forma. O mal moderno é que o homem se acostumou tanto que tudo seja mecanizado, que quer que seu cérebro o seja também.

P. O valor numérico de nosso nome é importante?

R. Não é muito importante. É simplesmente um rótulo. Se o número de seu nome é superior ao valor numérico do nascimento, isso significa que não realizam na vida suas aspirações internas. É sempre bom ter a mesma vibração do nome e do nascimento, pois assim ambas trabalham harmoniosamente. Podem, de acordo com a progressão no seu horóscopo, achar um nome que se harmonize com o Ascendente. Tudo isso, porém, são coisas secundárias que não devem preocupá-los demasiadamente. O grande alvo para todos é o de elevar-se acima das vibrações, tanto do nascimento, como do nome. O homem é essencialmente divino e se vocês se esforçarem por desenvolver o divino em si, ultrapassarão todas as limitações. Compreenderão que a Lua é sua Mãe, e o Sol seu Pai, pois são símbolos externos da Força que está atrás. À medida que seu coração procurar elevar-se até a Mãe - o Grande Espírito Divino que os protegia quando encarnaram pela primeira vez no plano terrestre - o seu sentido de adoração para com a Mãe Divina crescerá. Ela, por seu lado, presentear-lhes-á com dons psíquicos, para que possam reverberar Sua Luz. Pensando no Sol, no seu poder como fonte de vida, começarão a compreender algo da Força do Pai, e essa Força, pouco a pouco, permeará cada célula de seu corpo e trazer-lhes-á a memória de como permaneceram com o Pai no plano do espírito, como, era após era, procuraram elevar-se a Ele; inspirá-los-á imagens que lhes permitirão transmitir a outros o Amor do Pai e a Sabedoria da Mãe. Não mais sentir-se-ão escravos do mundo, não mais pensarão que foram injustamente tratados; compreenderão que suas tristezas e alegrias são devidas a si próprios. Então pegarão o bastão que é dado a cada aspirante e resolutamente tomarão o caminho da ascensão.

Início