Reflexões Sobre a Luz

Para o resto da minha vida eu vou refletir sobre o que é a luz. (Albert Einstein)

Até o ponto onde essa pequena vela joga sua luz! Assim brilha uma boa ação em um mundo cansado. (William Shakespeare)

É preciso ter em mente que o grande tema da LUZ subjaz a todo o propósito planetário. A plena expressão da perfeita LUZ, compreendida de modo ocultista, é o oniabarcante propósito de vida de nosso Logos planetário. Luz é o grande e obsedante empreendimento nos três mundos da evolução humana; em toda parte a luz do sol é essencial para uma vida sadia. Podemos fazer uma ideia do anseio humano por luz se considerarmos a claridade da luz fisicamente criada em que vivemos quando chega a noite, comparado com o modo de iluminar as ruas e casas antes da descoberta do gás e mais tarde da eletricidade. A luz do conhecimento, como recompensa dos processos educacionais, é o incentivo por trás de nossas grandes escolas em todo mundo e é a meta de grande parte de nossa organização mundial; a terminologia da luz controla até mesmo nossa medição de tempo. O mistério da eletricidade está revelando-se gradualmente diante de nossos olhos extasiados e a natureza elétrica do homem está sendo lentamente comprovada e, mais tarde, será demonstrado que toda a estrutura e forma humanas são primariamente compostas de átomos de luz, e que a luz na cabeça, tão familiar aos esoteristas, não é ficção ou criação de uma imaginação alucinada, mas sim definidamente provocada pela junção ou fusão da luz inerente à substância e a luz da alma.

Veremos que isto poderá vir a ser comprovado cientificamente. Veremos também que a própria alma é luz e que a Hierarquia é um grande centro de luz, levando a simbologia da luz a governar nosso pensamento, nossa aproximação a Deus e permitindo-nos compreender um pouco o significado das palavras do Cristo, “Eu sou a Luz do mundo”. Estas palavras fazem sentido para todos os verdadeiros discípulos e lhes oferecem um objetivo análogo que eles definem para si mesmos como encontrar a luz, apropriar-se da luz e tornarem-se eles mesmos os portadores da luz. O tema da luz percorre todas as escrituras mundiais; a ideia da iluminação condiciona todo treinamento dado aos jovens do mundo (não importa quão limitada seja esta ideia), e o pensamento de mais luz governa os mais primitivos anelos do espírito humano.

Nós ainda não levamos o conceito até o Centro de Vida, onde habita o Ancião dos Dias, o Senhor do Mundo, Sanat Kumara, Melquizedeque - Deus. Contudo, desse Centro jorra o que pode ser chamado a Luz da Vida, a Luz Supernal. Estas são palavras vazias por enquanto até que saibamos, como iniciados treinados, que luz é um sintoma e uma expressão de Vida, e que essencialmente, ocultamente e do modo mais misterioso os termos Luz e Vida são intercambiáveis dentro dos limites do círculo-não-se-passa planetário. Além desses limites - quem sabe - a Luz pode ser vista como um sintoma, uma reação ao encontro e consequentemente fusão de espírito e matéria. (Alice Bailey)

A consciência é uma luz moral que ilumina o bom caminho. (Georg Hegel)

A educação é o movimento da obscuridade para a luz. (Allan Bloom)

Toda a vida se origina e se desenvolve sob a influência da ... luz ... (Goethe)

Toda a matéria é luz congelada. (David Bohm)

A iluminação significa assumir total responsabilidade por sua vida. (William Blake)

Início