Reconstruindo O Santuário da Vida Humana
Triângulos

“Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos, foi a idade da sabedoria, foi a idade da tolice, foi a época da fé, foi a época da incredulidade, foi a estação da Luz, foi a estação das Trevas, foi a primavera da esperança, foi o inverno do desespero, tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós, todos nós estávamos indo direto para o Céu, todos nós estávamos indo direto para o outro lado”. Charles Dickens vividamente retrata o período tumultuoso do Século XIX, em o capítulo inicial de "Um Conto de Duas Cidades", descrevendo uma definida percepção sobre o mundo que pode ser aludido igualmente aos assuntos humanos em nosso período atual. Pois a humanidade, observou, tem o "hábito das crises". De um ponto a outro, de esfera em esfera, e de glória em glória, nos movemos em uma espiral sempre ascendente.

Enquanto os sistemas políticos, financeiros e de justiça, bem-estar social, educação, assistência médica e afins têm evoluído além da medida nos últimos 150 anos ou mais, ainda há trabalho preparatório inacabado no mundo que foi iniciado no tempo do Renascimento. Reconstruir o santuário da vida humana claramente continua a ser um "trabalho em curso" e convida a prática hábil de todos os homens e mulheres de boa vontade a pensar claramente sobre as questões mundiais, a irradiar boa vontade em seus ambientes, e usar o poder do pensamento iluminado para “espiritualizar a matéria” e “materializar o espírito”.

O fermento social que abalou a Europa do Século XIX está agora sendo promulgado em uma escala global. Os sistemas políticos, modelos econômicos e de reforma social estão todos vindo sob o escrutínio intenso de uma opinião pública cada vez mais esclarecida. Perguntas não faltam quanto à adaptabilidade das nossas instituições para atender adequadamente o bem comum. E, no entanto, poucos têm uma visão clara de como podemos praticamente ancorar os novos "modelos" ou formas que reflitam o impulso de Aquário de cooperação, partilha e boa vontade em uma escala universal.

Esta análise, felizmente, não é tão assustadora à luz do tremendo progresso feito por pessoas visionárias e grupos em todo o mundo, apoiando a bandeira do bem-estar humano. Especialmente, desde o início do século passado, o impulso para a reconstrução da ordem social, por meio do poder motivador de boa vontade, tem ganhado força. Coletivamente estamos num momento decisivo. Diante de nós encontram-se os planaltos iluminados pelo sol brilhante de um mundo baseado em valores espirituais. Mas isso não pode ser alcançado sem a vontade firme da família humana e, sobretudo, das pessoas de boa vontade, para trabalhar pacientemente e com persistência para esses fins.

Como no tempo de Dickens, o mundo ainda está em um estado de fluxo, mas hoje, ao contrário do mundo de então, as experiências do século passado tem forjado, literalmente no calor da batalha, uma determinação nas pessoas de boa vontade para ancorar essas novas formas iluminadas que "estarão à altura do propósito do Pai".

Início