Perdão: o caminho para a renovação

A substância da Alma é luz e a essência da Ama é amor; a experiência da Alma é alegria e a dimensão da Alma é atemporalidade. Essas qualidades essenciais geram a atividade da Alma nos mundos materiais que podem ser resumidas na conhecida frase "Eis que faço novas todas as coisas". Essa experiência de renovação é a realidade espiritual da Alma percebida por todos os conhecedores e místicos ao longo dos tempos, incluindo também o nosso tempo presente. Eventualmente, será a experiência de todos.

Mas um problema que muitas pessoas enfrentam ao perceber esse efeito da Alma é que tantos pensamentos e distorções emocionais interferem entre a consciência pessoal e a realidade interior que estamos sempre procurando encontrar. Um obstáculo ainda maior vem da nossa recusa em "deixar as coisas correrem". Podemos ficar presos em um mundo onde apenas a memória é real. Encontramo-nos apegados ao passado, pois tememos o abismo da incerteza que chamamos de futuro e ficamos consternados com a pequenez do fugaz momento presente. Mas, na verdade, é esse ponto infinitamente pequeno no tempo que é a porta de entrada para nossa expansão em direção ao divino Agora, que é o único lugar onde a criatividade e a transformação podem realmente ocorrer.

Um obstáculo particular a essa realização é o nosso apego aos erros cometidos. Eles podem se tornar correntes que nos ligam ao passado e nos impedem de viver e servir plenamente no presente. Todas as tradições espirituais reconhecem esse problema e o abordam de maneira dupla. Em primeiro lugar, somos instados a cultivar o desapego. Isso funciona em nossa reação emocional à lesão - acidental e, principalmente, intencional. Uma vez alcançado um verdadeiro desapego nos libertamos desses "laços que unem".

Em segundo lugar, somos convidados a perdoar. Perdão não significa que 'está tudo bem'. Mas significa penetrar em um nível mais profundo de percepção, onde algo da cadeia causal de eventos se torna esclarecido, e começamos a ver a verdade no ditado: "Entender tudo é perdoar tudo". Por causa dessa compreensão iluminada, agora podemos aproveitar a oportunidade do momento presente para redirecionar todas as energias e forças envolvidas para canais positivos.

Dessa maneira, o perdão transmuta a lei de causa e efeito do círculo vicioso da vingança - de "olho por olho" - na espiral criativa da bondade progressiva. O perdão é, portanto, o grande agente de libertação, transformação e renovação para todos, enredados como estamos nas imperfeições da condição humana. Os atores iniciantes nesta prática são verdadeiros exemplos de pessoas absorvendo as consequências cármicas de situações específicas com amor sacrificial e, como consequência, elevando toda a humanidade para mais perto da luz no espírito de renovação.

________

Triângulos

Início