Os Três Festivais Espirituais

"O segredo da orientação está oculta na sabedoria." A. A. Bailey

Do mapa astronômico que guiou os primeiros marinheiros que navegavam a terras distantes, até o turista da cidade olhando para um mapa digital em um Smartphone, o estudo e a comunicação da informação espacial tem sempre chamado a atenção da humanidade. E, embora o mapa não possa vir imediatamente à mente como um símbolo que define a nossa era, assim mesmo vivemos em um mundo em que os mapas estão em toda parte e em que quase tudo parece ter sido esboçado, das estrelas nas galáxias até o genoma humano.

A ironia é que existe o perigo de se perder nos mesmos mapas que dependemos para nos ajudar a encontrar o caminho. Por exemplo, nesta época científica o mapa criacionista da história da Terra – de um gênese de não mais de 10 mil anos – parece desafiar o pensamento racional. Mas então, o que há dos 13,7 bilhões de anos do mapa do tempo do universo inteiro que o cosmólogo utiliza, que inclui uma descrição detalhada dos primeiros três minutos? Este mapa mecanicista parece desafiar, por sua vez, o pensamento intuitivo, com a sua imagem em que o universo é um túmulo de matéria sem vida em rápida expansão em todas as direções, sem objetivo nem propósito. Intuitivamente, o espaço pode ser percebido como uma entidade viva que, "de capacidade estática (relativamente falando), conserva uma forma fixa" (ver este assunto). É a consciência humana em relação a esta grande vida – o Espaço – a que se expande, não o universo fenomenal nele.

O interessante de todo este mapeamento frenético é a busca de direção e significado através da medição do mundo fenomênico, feita pela humanidade. Mas para fazer isso requer outro tipo de mapa que reconhece que cada partícula de matéria no universo está dotada de consciência e vida cheia de propósito. Este mapa é mantido na mente de Deus. O Plano Divino planeja a maneira em que os poderes espirituais impulsionam a evolução. Com base nas ideias dos ensinamentos da Sabedoria ao longo dos tempos, podemos ver os contornos deste mapa e utilizá-los para ajudar a orientar a família humana através destes tempos turbulentos para novas fronteiras da consciência.

2013 é particularmente importante neste contexto, uma vez que, do ponto de vista esotérico, é um ano de emergência e impacto na consciência pública (ver este assunto). Desde a semana do festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo em dezembro, as energias do plano divino têm estado atuando por meio do grupo de todos os que amam e servem, para iluminar a consciência humana. E agora, enquanto nos preparamos para o intervalo superior do ano espiritual – os festivais de Áries, Touro e Gêmeos – podemos ajudar a impulsionar ainda mais o processo, produzindo a nossa própria compreensão deste mapa espiritual e usar esse novo entendimento a fim de responder às seguintes perguntas: Onde estamos? Onde queremos estar? E como podemos chegar lá? Essas perguntas só podem ser respondidas à luz do Plano Divino, e os três Festivais espirituais proporcionam o melhor momento para aplicar orientação espiritual para as forças que constituem o mundo fenomênico.

Para nos encorajar, podemos ver claramente agora emergindo um novo mapa da consciência através de inúmeros grupos e organizações dedicados ao melhoramento físico, psicológico e espiritual da humanidade. À medida que utilizamos a Internet com inteligência crescente e imaginação, podemos ver o início de uma nova era de pensamento esclarecido, envolvendo, lenta mas seguramente, o mundo. As redes de comunicação são um símbolo do progresso humano para a síntese e a unidade e anunciam o início de uma era de interação telepática que um dia vai ser uma forma natural de comunicação e assim rotineiramente utilizada como está hoje sendo utilizada a Internet ou o telefone. Então, vamos saber mais uns dos outros de forma muito mais direta, através do desenvolvimento do nosso próprio instrumento, a mente iluminada e treinada.

Enquanto isso, talvez seja inevitável que o período atual esteja de bem com o propósito de discriminar e redefinir os limites nebulosos entre privacidade e de conhecimento público. Embora provavelmente não precisamos de nos preocupar muito sobre um mapa, como descrito nos livros de Harry Potter, onde todos os alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts podem descobrir o que todo mundo está fazendo em todos os momentos. No entanto, agora, quando consultamos um mapa em um Smartphone, nós mesmos estamos sendo rastreados por revelar informações sobre nossos interesses e atividades. Nesta era eletrônica estamos entrando em um ambiente transparente interativo, onde há potencial inegável para mais intrusões na vida privada dos indivíduos. Mas, do lado positivo, esta é uma reflexão sobre o plano físico de eventos significativos que ocorrem na consciência da humanidade na medida em que progredimos em direção a uma era de ouro da interação telepática e integração da humanidade como um centro de força vibrante e plenamente consciente no corpo do Logos.

Com isso em mente, nos aproximamos dos três Festivais espirituais com uma visão clara, conscientes do perigo que a humanidade enfrenta em sua jornada na consciência e ainda podermos regozijar pela oportunidade. Nossa ênfase durante os três Festivais espirituais este ano vai ser colocada firmemente no Novo Grupo de Servidores do Mundo, que é governado pela energia divina de Touro, que dá orientação real pela "iluminação e a conquista da visão". Esse grupo é, em sentido figurado, "o touro se adiantando numa linha reta, com seu olho único fixo na meta e brilhante de luz." (*)

Estamos vivendo no limiar de uma nova era de grande poder, beleza e maravilha. E o surgimento destas novas perspectivas de consciência divina na Terra depende daqueles que podem meditar, pensar e visualizar com um coração ardente de amor para a humanidade. Ao aproximar os Festivais de Áries, Touro e Gêmeos, esperamos ansiosos que os nossos trabalhos subjetivos estejam unidos e que compartilhemos a alegria e a inspiração das energias que se precipitam.

Na luz da visualização grupal,

Lucis Trust

(*) Os Raios e as Iniciações

Início