A Vida e o Amor

O que faz um ser humano? Pode-se argumentar que é a alma imortal, o eu, o morador na forma que é o verdadeiro ser humano e que tudo o mais é o não-eu, o veículo ou apenas uma projeção desse eu. Essa verdade consagrada pelo tempo é inegavelmente correta, mas permanece incompleta na medida em que negligencia a beleza, a maravilha e a vivacidade da experiência humana. Somente por meio do processo da vida e da evolução humana cada um pode se tornar quem é, e que sempre foi em essência. Somente quando os desafios da experiência humana forem superados e a beleza, a maravilha e a divindade dos três mundos forem vistas e ouvidas, a alma poderá ser revelada.

O fato do relacionamento é a base de toda a experiência humana. À medida que a criança cresce da adolescência para a idade adulta e depois para a velhice, professores, mentores, amantes, família, amigos - todos condicionam e moldam poderosamente o que alguém chega a ser. Dentro da psique em evolução do ser humano, virtude e vício, triunfo e fracasso, aspiração e depressão, e qualquer número de outros pares de opostos aumentam e diminuem até que um relacionamento correto seja estabelecido e o caminho entre eles seja encontrado. Tais relacionamentos internos funcionam simultaneamente dentro dos relacionamentos externos de cada um, evocando bravura, compaixão, empatia, criatividade, inteligência, visão, firmeza, sacrifício - as qualidades do mais alto altruísmo humano. Tal manifestação é possibilitada pela influência da alma que é a quintessência da mais perfeita inocuidade, sacrifício absoluto e conhecimento mais elevado. A alma é a própria luz, produzida pela união do espírito e da matéria. É o princípio do relacionamento ou Amor.

O amor é muito mais do que sentimento humano. É a força da evolução que atrai todas as coisas para uma consumação perfeita. Ele constrói, interrompe e, eventualmente, destrói todas as formas que obstruem a expressão da vida da alma. É a força que mantém todas as coisas em ordem. O amor une os mundos - o mundo da vida humana e o mundo da alma. Quanto mais se ama, mais esta força cósmica pode se derramar através de seu próprio ser para os outros.

Como podemos nos transformar em centros vibrantes de amor radiante? Por meio de abnegação, sacrifício, vontade, conhecimento, empatia, compaixão, cultivando a alegria em todas as coisas e por meio da vivência da experiência humana em sua plenitude. Isso leva eventualmente à consciência da alma e, com o tempo, ao desenvolvimento da intuição. A intuição é “a compreensão abrangente do princípio de universalidade” e, quando ativa, produz uma identificação com todos os seres e uma perda completa do senso de separação. Para o ser humano, o maior manejo da força do amor é a evocação da intuição. Uma expressão tão elevada de amor - que requer uma compreensão direta e abrangente do próprio princípio do relacionamento - exige tudo o que se tem para dar. Tal oferta conduz a pessoa através da experiência humana e à glória de uma vida ainda maior.
_______
Triângulos

Início