A Procura pela Partícula de Deus
Boa Vontade Mundial

A natureza simbólica do Grande Colisor de Hádrons do CERN

Quebrar coisas tão insistentemente quanto possível para ver o que acontece é uma das coisas mais previsíveis que uma criança vai fazer quando recebe objetos para brincar. Sendo um processo fundamental de aprendizagem, é também muito divertido se acompanhado dos gritos de prazer. Provavelmente, então, os físicos do CERN (Centro Europeu para Pesquisa Nuclear) têm o melhor emprego do mundo - esmagamento de partículas fundamentais, na velocidade próxima à da luz para ver o que acontece.

Pesando mais de 38.000 toneladas e com uma circunferência de 27 quilômetros, o Grande Colisor de Hádrons é o maior acelerador de partículas do mundo. Que algo tão grande e complexo como o Colisor de Hádrons foi construído para investigar algo tão pequeno e simples como uma partícula fundamental, fornece um símbolo interessante do desenvolvimento intelectual da humanidade e o colosso que o intelecto pode tornar-se antes da sua iluminação pela luz simplificadora da intuição.

Enquanto a proeza do intelecto humano é algo a ser comemorado, o próximo passo evolutivo à frente o verá tornar-se um instrumento da intuição e não um princípio orientador por seus próprios méritos. O intelecto é um dissecador, manipulador e rearranjador da substância mental, emocional e física que compõe o campo do conhecimento, da qual ele próprio é parte integrante. Por isso mesmo não se pode perceber porque a matéria em que ele está imerso se comporta como faz - os segredos de causalidade operar em níveis mais sutis da realidade. Assim, enquanto um colisor de partículas vai criar cada vez mais "partículas fundamentais" (sic) do que as que esmaga, de acordo com seu tamanho e poder, o intelecto que processa as informações criará, necessariamente e de modo correspondente, maiores e mais complexas teorias para acomodá-las e também acomodar o comportamento delas.

Já isto está sendo divulgado na mídia:

"Surpreendentemente, parece que a natureza produz mais resíduos de cada colisão do que o esperado... No entanto... algo totalmente inesperado - poderia ser descoberto... Poderíamos descobrir que os quarks são feitos de algo menor, ou que há uma nova força fundamental que não sabíamos nada sobre ela." http://www.guardian.co.uk/theobserver/2010/apr/04/large-hadron-collider

Uma das principais tarefas do Colisor de Hádrons é a busca de um elemento em falta a partir do jardim zoológico de partículas exóticas que foram descobertas até agora. Este elemento foi apelidado de "partícula de Deus". Tão importante é esta partícula em falta para a unificação do modelo convencional do universo, que tem sido dado Deus como o seu status no mundo da física teórica. Pensa-se dotar o universo com a propriedade de massa fundamental para o ato da Criação e vida como a conhecemos.

Certamente, a procura pela totalidade e pela unidade através da descoberta de uma partícula de matéria é improvável para revelar-se útil no campo ilusório do conhecimento onde separatividade e divisão são as regras. Do ângulo da filosofia espiritual, esta contínua retirada das camadas da cebola para revelar ainda mais camadas continuará ad infinitum - ou pelo menos até o conceito do éter ser reintroduzido no pensamento científico. No entanto, a noção do éter como um meio substancial subjacente ao universo manifestado é o oposto polar do modelo atual de um sempre crescente jardim zoológico de partículas a se comportar estranhamente girando em torno de um vazio. Enquanto esta última visão simboliza a inclinação natural do intelecto para o pensamento desagregador, a intuição com naturalidade abraça a ideia do éter como um campo unificado de relacionamento e interconectividade.

Aqui temos outra faceta do atual estado simbólico da consciência da humanidade. Pois, assim como a "fragmentação" do éter subjacente é o resultado da atividade de um acelerador de partículas, assim a "fragmentação psicológica" é o resultado do ritmo acelerado da vida moderna no campo do conhecimento. Embora ninguém acusaria um físico teórico de ter uma mente dispersiva, há uma dispersão da atenção da humanidade em geral, na medida que ela salta de um pequeno incômodo de dados informativos para os dados seguintes, ignorando o Brilho do Significado que brilha constantemente no interior do reino das causas. Isso foi explorado no artigo A Mente não Dispersiva {A Mente não Dispersiva}.

Embora a física teórica de altas energias seja complexa, no coração da pesquisa para a condição fundamental da questão reside o anseio por aquela simplicidade e síntese que caracteriza o mundo do significado. Aqui então, a esperança do cientista de encontrar uma Teoria da Grande Unificação de tudo (GUT) que pode ser expressa numa única equação. Embora isso possa ser uma esperança vã, a investigação em curso no CERN é, sobretudo, em si, uma demonstração maravilhosa da síntese e da vontade para o bem que resulta de uma busca intencional do grupo a compreender a natureza da realidade. No sentido de abrangência o Grande Colisor de Hádrons de 27 quilômetros circunda o globo, porque o projeto é apoiado por uma enorme comunidade internacional de cientistas e engenheiros que trabalham em conjunto em equipes multinacionais no CERN e ao redor do mundo, construindo e testando equipamentos e software e participando em experiências e análises de dados.

Esta é uma impressionante fusão de mentes reunindo-se em busca de respostas para questões fundamentais sobre a natureza do universo em que vivemos. Com efeito, é um exemplo de uma incipiente consciência de grupo funcionando como um organismo espiritual. Como este espírito de grupo evolui, a sua intuição também despertará firmemente. Em seguida, a mais espiritual e sintetizada compreensão do campo do conhecimento vai começar a se manifestar - enquanto vai se revelando ainda maiores maravilhas e mistérios à nossa espantada visão.

Início