A energia da luz

Devemos sempre ter em mente que o grande tema da luz fundamenta todo o nosso propósito planetário.

A evolução e o desenvolvimento da humanidade podem ser descritos em termos de iluminação e conhecimento, em termos de visão e entrada de luz, levando assim à revelação. Pela ação da luz, a visão humana se expande e o propósito divino é trazido para a área do pensamento e do planejamento humano. Sem a energia da luz pouco progresso seria feito, e ainda assim a recebemos como fato corriqueiro.

Cada unidade de Triângulo pode ser um poderoso foco de energia da luz na rede de luz e boa vontade. A luz que flui em toda a rede atua como um feixe de muita potência que segue a corrente principal do pensamento humano com intensidade e precisão, trazendo novas percepções, nova compreensão e uma nova revelação para abrir as mentes e os corações.

Esse derramamento de luz tem nos trazido uma capacidade de conhecimento e de compreensão de nós mesmos e do mundo que nos rodeia que teria sido literalmente impensável há algumas gerações atrás. Uma tremenda expansão do pensamento está ocorrendo em todas as áreas da vida humana. Nova luz está sendo lançada sobre a situação da humanidade, uma luz que está revelando um mundo de inter-relacionamento. Cada vez mais pessoas estão vendo o mundo como um todo. Isto as coloca em contato com um nível mais profundo da realidade. Para muitos, isso envolve uma experiência direta da unidade essencial da vida.

Os místicos e filósofos têm sempre afirmado que a luz é o símbolo de Deus em manifestação. A ciência moderna sustenta a visão de que a própria substância do cosmos, a partir da qual o universo tem sido feito, é uma forma de energia luminosa. Os psicólogos nos ensinam a iluminar os lugares escuros da mente, permitindo-nos abrir nossas mentes para a luz inclusiva centrada na Alma. Os educadores modernos estão se esforçando para trazer ao mundo uma era de iluminação universal. Através do pensamento dedicado de trabalhadores dos Triângulos, a luz da Alma está sendo liberada em um mundo necessitado.

Humanidade - A Portadora Planetária de Luz

Dois grandes mestres espirituais destacam-se acima de todos os outros na história registrada da humanidade. Um deles, o Buda, é universalmente considerado como a personificação da luz. Os preceitos e ensinamentos do Buda nos permitem chegar a um acordo com as nossas mentes, para encontrar o caminho entre "os pares de opostos" através da prática do desapego e do desprendimento e, eventualmente, alcançar a iluminação e sabedoria.

O outro grande mestre, o Cristo, é a personificação do amor. Ele trouxe-nos um novo mandamento, que nos amemos uns aos outros, transcendendo assim a injunção profundamente importante de todos os sistemas de vida e ética baseados no negativo "Não farás...".

O desenvolvimento e o inter-relacionamento da mente com o coração é dito ser o propósito subjetivo da manifestação. O Buda e o Cristo têm demonstrado, ao longo destas linhas, o epítome da realização humana. No adequado entendimento e relação de seus ensinamentos vem a oportunidade de resolver todos os problemas humanos, a construir pontes sobre as velhas divisões entre o Oriente e o Ocidente, e chegar a compreender o paradoxo da vida.

Pois a vida é paradoxal. Há um ditado no Oriente que diz que "A mente é o matador do real". Chegamos a compreender algo da verdade disto observando como o intelectualismo estreito e a chamada lógica pode despojar a vida de qualquer significado real. É somente quando a mente está sob a influência do amor que ela pode ser verdadeiramente iluminada e se tornar o meio de revelação.

De maneira similar, o amor é cego sem o poder de equilíbrio da mente e da luz que dão sabedoria e entendimento.

O destino da humanidade é tornar-se o portador de luz planetária. A mente é a característica que distingue a humanidade de outras evoluções. É a inteligência que elevou o ser humano acima do reino animal e que é fundamentalmente responsável pela posição dominante que a humanidade ocupa nos mundos mental, emocional e físico.

A ênfase excessiva colocada no aspecto racional e concreto da mente pode fazer com que ela se torne "o matador do real". Este processo constitui um elemento perigoso na atual situação mundial. A mente abstrata e a alma - o princípio meio da própria consciência - devem atuar harmonizando a luz da sabedoria e a luz da compreensão com a luz do conhecimento que é o dom da mente concreta. Estes três aspectos da luz - sabedoria, compreensão e conhecimento - transmitem três aspectos da energia da alma para a alma em todas as formas, por meio da alma do mundo.

A humanidade nunca teve tanta necessidade de Portadores de Luz do que hoje. Estamos entrando em um momento de oportunidade única para toda a humanidade. Os problemas do mundo estão sendo 'trazidos à luz', desafiando-nos a buscar soluções através do pensamento inclusivo e universal.

Aqueles que desejam servir como portadores de luz precisam fazer três coisas:

(a) Cultivar a luz da sabedoria, que é a luz que nos relaciona com a vontade e o propósito de Deus, e que permite que todas as coisas sejam vistas em proporção.

(b) Expandir a luz do entendimento, a luz que nos liga ao coração e ao amor de Deus e à compaixão do universo.

(c) Desenvolver a luz do conhecimento que nos relaciona com a mente de Deus e que nos dá controle nos três mundos da evolução humana.

Na medida em que estes três aspectos de luz se desenrolam dentro de nós, podemos começar a irradiar luz, por meio da alma do mundo, para a alma de todas as coisas. Assim servimos.

O mundo inteiro para e escuta quando alguém aparece com uma visão nova e correta no momento adequado. Robert Muller

É melhor acender uma vela do que reclamar da escuridão. Provérbio chinês

Dos Escritos de Alice A. Bailey:

"Luz é a substância das coisas esperadas, a demonstração das coisas que não se veem."

"Luz e substância são termos sinônimos, Alma e Luz o são igualmente, e nesta igualdade de ideia - luz, substância, alma - temos a chave para a fusão e a unificação que Cristo expressou para nós de forma tão completa em Sua vida na terra."

"A alma é, essencialmente, luz considerada literalmente no campo da vibração e filosoficamente o verdadeiro meio para adquirir conhecimento. A alma é simbolicamente luz, porque é semelhante aos raios do sol, que inundam as trevas; a alma, por meio do cérebro produz a revelação. Ela lança a sua luz no cérebro, iluminando assim progressivamente o caminho do homem. O cérebro é como o olho da alma, observando externamente o mundo físico..."

"O coração do mundo é luz e nesta luz veremos a Deus. Naquela luz descobrir-nos-emos. Nesta luz todas as coisas são reveladas."

"Quando um homem literalmente caminha na luz de sua alma e a clara luz do sol irrompe através dele - revelando o Caminho - ele revela ao mesmo tempo o Plano. Simultaneamente, todavia, ele se torna consciente do fato de que o Plano está muito adiante, ainda, da consumação."

"As trevas se tornam mais aparentes, realmente; o caos, a miséria e o fracasso dos grupos mundiais se revelam; a imundície e a sujeira das forças em luta são anotadas, e todo o sofrimento do mundo se abate sobre o aspirante atônito, ainda que iluminado. Poderá ele suportar esta pressão? Poderá ele entrar em contato com o sofrimento e, no entanto regozijar-se sempre na consciência divina? Ele tem capacidade para encarar o que a luz revela e ainda continuar seu caminho com serenidade, certo do triunfo final do bem? Será ele sobrecarregado pelo mal da superfície e esquecerá o Coração de Amor que bate por trás de toda aparência exterior? Esta situação deve ser sempre lembrada pelo discípulo, ou ele será esmagado por suas descobertas."

O feixe de luz

"O pensamento de mais luz governa os mais primitivos anelos do espírito humano"

Foi esta constatação que levou Dag Hammarskjold ao brilhante epítome concebido de tais anseios como símbolo que ele propôs aos povos de todas as nações na Sala de Meditação das Nações Unidas em Nova York.

"...há coisas simples que falam a todos nós com a mesma língua. Temos procurado essas coisas e acreditamos que nós as temos encontrado no feixe de luz que atinge a superfície brilhante de rocha sólida.

Então, no meio da sala, vemos um símbolo de como, diariamente, a luz do céu dá vida à terra em que estamos, um símbolo para muitos de nós de como a luz do espírito dá vida à matéria.

...o feixe de luz atinge a pedra em uma sala de extrema simplicidade. Não há outros símbolos, não há nada para distrair a nossa atenção ou perturbar a quietude dentro de nós mesmos....

Queremos trazer de volta a tranquilidade que nós perdemos em nossas ruas e em nossas salas de conferências e trazê-la de volta em um cenário em que nenhum ruído possa afetar a nossa imaginação. Nesse cenário, queremos trazer de volta nossos pensamentos aos fatos elementares, os fatos que estamos sempre enfrentando, a vida atingida pela luz, enquanto permanecemos na terra." (Dag Hammarskjold)

Um dos amigos mais próximos de Dag Hammarskjold, escreveu o seguinte sobre esta sala:

"Não havia nada naquela sala para representar uma religião, mas ela parecia ter o poder de transmitir às pessoas de todas as religiões, ou de nenhuma delas, a atitude que deve preceder a compreensão humana de qualquer qualidade - um senso de humildade e de quietude. Para muitos de nós, a rocha e a luz expressam algo da amplidão dentro da qual o espírito humano poderia se estender ao infinito ou estar preso à solidez como pedra."

Meditation Room, United Nations Headquarters (photo © F. Lère)

A CIÊNCIA DA LUZ

Do ponto de Luz na Mente de Deus,
Flua luz às mentes dos homens,
Que a Luz desça à Terra.

Enquanto pensarmos em nós mesmos não podemos ser colaboradores inteligentes, dispostos e compreensivos com as forças da evolução. A menos que estejamos imbuídos do espírito de boa vontade para com a totalidade, seremos incapazes de responder à vontade para o bem, que é a força motriz e o poder impulsionador do Plano divino.

Até agora, no que concerne à humanidade, a luz e a boa vontade são os dois mais importantes meios para resolver os problemas mundiais e estabelecer a civilização e a cultura da nova era. É no mundo da luz que as opções que a humanidade enfrenta podem ser vistas claramente. A luz revela a escuridão e o indesejável.

A luz também revela o objetivo que pode ser alcançado quando os homens e as mulheres têm abnegação e amor à humanidade para seguir essa luz onde quer que ela possa levar. Luz e boa vontade são igualmente necessárias, e ambas energias são ferramentas com as quais todos os membros de Triângulos trabalham. Mas a luz é sempre a primeira energia ou qualidade da divindade a se manifestar, preparando o caminho para a expressão dos outros dois aspectos da trindade, amor e vontade ou propósito.

A religião e a filosofia sempre enfatizaram a importância da luz. Agora a ciência moderna dá à luz um lugar cada vez mais importante. Os físicos, por exemplo, asseguram que todos os tipos de energia radiante, da qual a luz visível é um, são basicamente semelhantes, diferindo apenas no comprimento de onda ou energia dos fótons (partículas) de luz. Da mesma forma radiação e matéria podem ser convertidas, uma para a outra, sendo a fórmula de conversão a famosa E = mc2 de Einstein, em que a constante c é a velocidade da luz.

Em seus esforços para compreender a natureza da luz, a ciência tem revelado uma inter-relação essencial em um nível fundamental. Os físicos descobriram que é necessário pensar em termos de "campos de energia", para compreender a estrutura que sustenta o mundo material. Esta é uma perspectiva que é familiar ao trabalhador de Triângulos que busca, através da meditação e invocação, dirigir as energias de luz e boa vontade para o campo de energia planetária, a rede etérica.

A investigação científica no mundo subatômico também tem revelado nós criamos nossa própria realidade, que somos, de alguma forma, partícipes em uma contínua atividade criadora. Pode-se dizer que criamos o mundo em relação à luz que dirigimos para ele. Para o trabalhador de Triângulos, buscando criar padrões de pensamento iluminado e relacionamento, esta "descoberta" pela ciência serve para reforçar a crença de que a energia segue e se conforma ao pensamento, um preceito fundamental do trabalho de Triângulos.

A luz, no nível biológico, é um fator vital. A fotossíntese, o processo químico mais importante na terra, depende da energia luminosa. A luz também desempenha um papel na análise química. A luz visível é apenas uma parte do espectro eletromagnético e de toda substância que irradia energia. Ao analisar seu espectro a composição química de uma substância pode ser descoberta. Este processo tem sido utilizado para determinar a composição química de estrelas e planetas distantes.

Três avanços em nossa compreensão da Luz

Se a substância universal é uma forma de energia de luz, então a nossa capacidade de manipular e modificar esta energia terá profundas implicações. Entre os muitos avanços no sentido de uma nova ciência da luz, há três, em especial, que prometem desenvolvimentos revolucionários.

(1) O primeiro é o laser - o nome significa Luz Amplificada por Emissão Estimulada de Radiação. Considerando que a luz comum é difusa e incoerente, a luz do laser é coerente, quase inteiramente de um só comprimento de onda e que as ondas viajam em uma única direção. Pois as ondas de luz emitidas por um laser se movem em uníssono e reforçam um ao outro, dando a sua potência ao laser.

O laser tem muitas propriedades únicas e nós estamos apenas começando a explorar os seus possíveis usos. Um único feixe de laser tem a capacidade inerente de transportar grandes quantidades de informação e isso tem aberto enormes possibilidades no campo da comunicação. A fibra ótica permite transmitir informação em todo o mundo em uma fração de segundo. A luz atua como sinal portador, uma correspondência interessante com a maneira com que a luz pode ser a portadora da energia de boa vontade. A criação de uma rede de luz deste tipo, como o meio para a troca de informações em todo o planeta pode ser visto como um símbolo externo da rede interna de luz que está sendo criada e sustentada pelos trabalhadores de Triângulos.

Na medicina, endoscópios de fibra óptica permitem que os médicos vejam profundamente dentro do corpo do paciente sem a necessidade de recorrer à cirurgia como método de investigação. A luz do laser concentrada num ponto em detalhe tornou-se um bisturi na mão do cirurgião. A luz do laser tem sido utilizada desta forma para remover tumores da retina do olho humano, e também para reparar rupturas na própria retina. Este uso emocionante da luz abriu todo o campo da microcirurgia e trouxe possibilidades impensáveis há algumas décadas.

(2) O segundo avanço veio por meio de um desenvolvimento da tecnologia a laser e refere-se ao holograma. A palavra "holograma" vem das palavras gregas 'holo' que significa 'todo' e 'grama', que significa 'escrever'. Por isso, o holograma pode ser definido como ‘que grava o todo’.

Um holograma é criado por meio do seguinte processo: Um feixe de luz passa através de um espelho semiprateado. Metade da luz passa diretamente a uma placa fotográfica. A outra metade é refletida em um objeto ou estrutura de algum tipo, e esta luz é então refletida sobre a mesma chapa fotográfica. Onde os dois feixes se unem um padrão de interferência é criado, e este padrão é gravado na placa, um padrão tão fino que não é visível ao olhar. Se a placa é então iluminada pela luz do laser, uma imagem tridimensional do objeto ‘fotografado’ é vista no espaço. Esta imagem pode ser vista a partir de uma variedade de pontos. Ainda mais notável é o fato de que se apenas uma pequena parte da placa é iluminada, toda a imagem é ainda criada. No entanto, afigura-se mais turva e indistinta e só pode ser visto a partir de um número limitado de pontos de vista.

Durante séculos o pensamento humano tem sido como um destes fragmentos que contém o potencial para revelar o todo e ainda permanecendo limitado em sua perspectiva. No mundo de hoje vemos mentes de diferentes disciplinas que compartilham sua visão se unindo para se concentrar sobre os problemas mundiais. Estão cada vez mais em sintonia com a luz da Alma, para com uma luz mais coerente, dando origem a uma perspectiva holística na mente de todo o mundo. Estamos assistindo a uma expansão do pensamento abrangente e universal, levando inspiração às pessoas que trabalham em todas as áreas de serviço e de interesse humano.

Holografia tem sido utilizada para uma série de usos importantes. Por exemplo, as partes inacessíveis de uma instalação industrial podem ser fotografadas usando a técnica holográfica. Sendo a holografia tridimensional, fissuras ou falhas que possam estar ocultas à vista em uma fotografia bidimensional podem então ser vistas.

No futuro, espera-se que a holografia de raios-X, utilizando técnicas holográficas, permita aos médicos gravar uma visão tridimensional das células humanas. No campo de armazenamento de dados, é teoricamente possível armazenar a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em material do tamanho de um cubo de açúcar. A combinação de computação gráfica com técnicas holográficas revolucionará o design em áreas como engenharia e arquitetura.

(3) O terceiro avanço é mais propriamente uma redescoberta e uma expansão do interesse pelas atribuições e funcionamento da própria mente. Os paralelos entre o laser, o holograma e a mente humana são extraordinariamente próximos. Expoentes da meditação têm muitas vezes comparado a mente com uma lente e a substância mental a uma forma de energia-luz. Usada desta maneira, a mente não só pode revelar o "campo do conhecimento", mas também deixar entrar a luz da alma, e se comunicar com outras mentes, como na telepatia. Adicionado a isso está a possibilidade de que através da alma, o contato pode ser estabelecido com todas as almas e com a Alma Suprema. Assim, a parte tem uma linha direta de contato com o todo e com todas as partes desse todo. Aqui reside a base para uma forma mais elevada de telepatia do que a de mente a mente.

Dentro desta área de investigação psicológica estão aqueles acontecimentos que alguns psicólogos chamam de "experiências de pico": momentos de maior sensibilidade e consciência no qual o indivíduo experimenta uma consciência expandida e uma sensação de plenitude transcendente. Parece que, em tais momentos, pode ser alcançado um nível mais profundo de compreensão, como se a luz houvesse penetrado em reinos transcendentais, e o que ela revela é transportado para a consciência normal do cérebro. Estes momentos podem trazer transformação e o surgimento de uma perspectiva completamente nova sobre a vida.

A interação entre a mente e a matéria continua a ser uma área de investigação científica e um número crescente de cientistas de diversas áreas estão chegando à conclusão de que a natureza da realidade parece menos com o funcionamento de uma grande máquina, mas mais com a natureza de uma mente universal. Este ponto de vista, embora, talvez, novo para a ciência, não é novidade para a sabedoria do Oriente. Muitos paralelos foram traçados entre a "nova física" e os ensinamentos de religiões e tradições espirituais orientais. A unidade essencial e inter-relação que a ciência está trazendo à luz é uma característica fundamental da visão oriental do mundo. Este ponto de vista é aquele que não é desconhecido para os trabalhadores de Triângulos em todo o mundo.

Há claras implicações para os trabalhadores de Triângulos. Um trabalho mental bem sucedido requer a modificação e manipulação de substância mental análogo ao obtido pelo laser no plano físico. Pelo uso correto da mente, através da visualização clara e da projeção da luz da mente, o pensamento iluminado pode ser estimulado e posto em circulação através da rede e na consciência humana. Da mesma forma, a rede como um todo, distribui e amplifica a luz da mente de Deus nas mentes humanas em todo o mundo.

“DISSE DEUS: HAJA LUZ, E HOUVE LUZ”

A luz é a manifestação. Deus não é Luz, a menos que Ele escolha Se manifestar como Luz, porque na realidade Deus é nada. Mas se Deus toca a substância com Seu dedo, aparece a Luz. Cristo é luz, porque Ele é a manifestação de Deus - ser humano e Deus em perfeito equilíbrio. Seguindo o Caminho também nós nos tornaremos, no tempo, portadores de Luz e poderemos levar luz às multidões neste século que "jazem nas trevas e na sombra da morte."

A Luz se manifesta como positividade.

Para a mente ela traz clareza e, portanto, a capacidade de discriminar com sabedoria e fazer escolhas que são de valor positivo para o progresso mundial.

Para o coração ela traz consciência. Na Luz, vemos as necessidades da humanidade. O coração está envolvido, porque a Luz lhe dá entendimento. O resultado positivo é o Amor.

Para a vontade ela traz coragem, paciência e persistência, porque ela indica bem-aventurança e anima os viajantes no caminho. Seu resultado positivo é a determinação.

Neste período de transição na história da humanidade a qualidade transfiguradora da Luz é a súplica do mundo. Apenas o efeito positivo da Luz pode transformar a situação. Surge a chamada para mais portadores de Luz para trazer visão e pensamento iluminado, para suportar a atual condição humana e para se unirem, assim, às forças da Luz através de sua disposição de incumbir-se na disciplina de trilhar o Caminho de Luz.

ILUMINAÇÃO

A natureza da alma é luz, e a luz é o grande revelador. Através da prática constante da meditação um indivíduo pode aprender a transformar a luz que emana de seu próprio ser em qualquer direção e iluminar qualquer assunto. Esta energia pode ser descrita como:

1. Iluminação da percepção. A luz da alma verte e a pessoa no plano físico, com a consciência física do cérebro, está habilitada a perceber o que antes era escuro e escondido. É um processo de:

a) Meditação,

b) Polarização na alma ou consciência egoica,

c) Contemplação, ou direcionamento da luz alma sobre aquilo a ser conhecido ou investigado,

d) O subsequente fluxo do conhecimento apurado em um "fluxo de iluminação" para o cérebro por intermédio do fio da alma. Este fio passa pela mente e a ilumina. Os pensamentos engendrados na resposta automática da substância mental para o conhecimento transmitido são, então, impressionados sobre o cérebro e o indivíduo, na consciência física do cérebro, torna-se consciente do que a Alma conhece. Ele ou ela torna-se iluminado.

À medida que este processo torna-se mais frequente e constante, o indivíduo torna-se cada vez mais sincronizado com a alma. O elemento tempo desaparece e a iluminação do campo de conhecimento pela luz da alma e a iluminação do cérebro físico tornam-se instantâneas.

2. Lucidez de consciência. O indivíduo torna-se lúcido, com visão clara e consciente de um crescente poder interior que permite à pessoa explicar e resolver todos os problemas, e não só isso, mas "lucidez para falar" e, assim, tornar-se uma das forças de ensino do mundo. Todo o conhecimento, conscientemente adquirido pela autoiluminação deve ser compartilhado, e claramente comunicado a outros. É o corolário da iluminação.

3. O radiante resplendor da compreensão. É a capacidade de "compreender" uma forma, para chegar à realidade subjetiva que produz a envoltura objetiva daquilo que é. É a capacidade para penetrar em todas as formas e chegar ao que elas ocultam, porque esta realidade é idêntica à realidade em você.

4. A iluminação do intelecto. A não ser que a mente possa refletir o que a alma conhece, os mistérios permanecem sem explicação para o cérebro físico e o conhecimento possuído pela alma permanece apenas numa visão bela e inatingível. Mas uma vez que o intelecto é iluminado, ele pode transmitir e impressionar no cérebro essas coisas ocultas que apenas os filhos de Deus em seu próprio plano conhecem.

A NATUREZA DA LUZ

A luz é energia radiante que, por sua ação sobre os órgãos da visão, lhes permite desempenhar a sua função de ver - mais precisamente a chamada energia luminosa. (Dicionário Webster)

Quando falamos de luz, estamos falando da atividade fundamental na qual a existência tem a sua causa... A luz é o potencial de tudo. (David Bohm)

Luz e outras radiações são sinais que se propagam de um evento como ondas através do universo... A luz da onda de rádio ou o raio-X é o portador final da notícia ou mensagem, e forma uma rede básica de informação que conecta o universo material. (Jacob Bronowski)

Assim, em qualquer fonte competente que podemos consultar, vamos receber sempre a mesma resposta; ou seja, que a luz divina do Logos é o fundamento de toda a existência... É a coisa mais evidente sobre a terra, e, no entanto, o maior de todos os mistérios. É o Shekinah dos Judeus, a Sophia dos Gnósticos, o Daiviprakriti dos Brâmanes, o Fohat dos Budistas, a Mãe de Cristo dos Cristãos, a Isis dos Egípcios, a luz do sol espiritual dos Persas, e o único objeto possível de veneração razoável para qualquer aspirante à vida eterna. (Franz Hartmann)

A GRANDE INVOCAÇÃO

Do ponto de Luz na Mente de Deus
Flua luz às mentes dos homens.
Que a Luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus
Flua amor aos corações dos homens.
Que o Cristo volte à Terra.

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens –
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz.
E que ele vede a porta onde mora o mal.

Que a Luz o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

Início