Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Astrologia Esotérica


Capítulo II - Parte 3
A Natureza da Astrologia Esotérica
1. Centros e Triângulos de Força
2. As Cruzes e os Signos
3. Os Efeitos Espirituais das Constelações do Zodíaco
3.7 Libra, a Balança
3.8 Virgo, a Virgem
3.9 Leo, o Leão

LIBRA, A BALANÇA

O signo de Libra é paradoxalmente interessante exatamente porque lhe falta qualquer interesse espetacular - exceto no caso de discípulos ou daqueles que se estão aproximando do Caminho. É um signo de estabilização, de cuidadosa apreciação de valores, e de encontrar o correto equilíbrio entre os pares de opostos. Podemos considerá-lo como o signo no qual aparece a primeira visão real do caminho e da meta para a qual o discípulo deverá, por fim, dirigir seus passos. Este é o estreito caminho do fio da navalha que se estende entre os pares de opostos, o qual - para ser percorrido em segurança - exige um desenvolvimento de um sentido de valores, e o poder de utilizar corretamente a faculdade analítica e equilibradora da mente. É também o signo da percepção intuitiva e, no caminho comum de progressão ao redor do zodíaco, vem depois da normalmente drástica experiência do homem em Escorpião; esta experiência é geralmente de natureza tal que o instinto de auto preservação foi despertado de tal maneira que, na terrível necessidade do homem (ainda não discípulo), foi lançado à alma um chamado que evocou resposta. Os primeiros pálidos lampejos de intuição foram sentidos e vagarosamente reconhecidos. A seguir segue-se a experiência em Libra, onde se passa uma vida em discreto e reflexivo pensar ou numa condição de estática insensibilidade. Pode ser uma vida de equilíbrio, pesando-se isto e aquilo outro, determinando para que lado se inclina a balança, de modo que no signo seguinte certos e determinados resultados ocorram. A vida seguinte vivida em Virgem sob a influência do aspecto material de Virgem, a Mãe, pode ser a da personalidade, ou natureza materialista, ou evidenciar um lento surgimento da vibração da alma, o que indica aquela vida espiritual oculta da qual a Virgem-Mãe é a predestinada guardiã. A medida que se avança ao redor da roda da vida, periódica ou ciclicamente, o caráter destas experiências e atividades vibratórias é intensificado até o momento em que se dá a reversão da Roda. Então Libra conduz a Escorpião e a vida ativa da alma (ativa através da natureza da personalidade e não simplesmente em seu próprio plano) é registrada e notada em Virgem, e equilibrada e avaliada em Libra, produzindo no momento oportuno as provas e experiências entre a personalidade e a alma, a qual luta com poder e determinação para preservar o status quo da expressão equilibrada entre ambas, onde a preponderância da personalidade não é possível.

Podemos referirmo-nos a Libra nos termos do processo de meditação preconizado tanto no Oriente quanto no Ocidente. Podemos, portanto, referirmo-nos a ela como "o interlúdio entre duas atividades" que é a explicação dada àquela etapa na meditação que nós chamamos de contemplação. Nas cinco etapas da meditação (como geralmente ensinado) temos: concentração, meditação, contemplação, iluminação e inspiração. Estas cinco etapas encontram seu paralelo nos cinco signos do zodíaco que são estritamente humanos:

1. Leão - Concentração - Vida da alma focalizada na forma. Individualismo. Autoconsciência. Homem comum e não desenvolvido. Experiência humana.

2. Virgem - Meditação - Vida da alma sentida pelo homem, o período de gestação. A etapa do Cristo oculto. O homem inteligente. A personalidade ocultando a vida crística.

3. Libra - Contemplação -A vida da forma e da alma estão equilibradas. Nenhuma domina. Equilíbrio. Um interlúdio em que a alma se organiza para a batalha e a personalidade espera. Este é o caminho probatório. A dualidade é conhecida.

4. Escorpião - Iluminação - A alma triunfa. A experiência em Touro é consumada. A miragem astral é dissipada. A luz da alma jorra. O Caminho do Discipulado. O discípulo.

5. Sagitário - Inspiração - Preparação para a iniciação. A alma inspira a vida da personalidade. A alma expressa-se por intermédio da personalidade. O iniciante.

Quero lembrar-lhes que, embora a iniciação tenha lugar em Capricórnio, o homem é um iniciante antes de ser iniciado. É este o verdadeiro segredo da iniciação.

Temos, pois, a atividade onde a personalidade cresce e se desenvolve, e contudo, ao mesmo tempo, vela e esconde o oculto "homem do coração", que é o Cristo, no interior de cada forma humana. Temos o interlúdio onde o ponto de equilíbrio entre esses dois é alcançado, e nenhum é dominante. A "balança oscila para a frente e para trás", numa ou noutra direção ou - como às vezes é descrito - o homem balança entre os pares de opostos. Daí a importância deste signo na expressão da vida do homem e daí também sua peculiar dificuldade; ele oferece a curiosa experiência oscilatória que é tão angustiantemente confusa; primeiro para o homem que procura ser inteiramente humano, e segundo, para o aspirante ou discípulo. Seu foco de interesse e sua meta é a vida da alma, contudo encontra dentro de si aquilo que está sempre tentando arrastá-lo pelos velhos caminhos, velhos hábitos, velhos desejos.

Às vezes, este signo é chamado "o local do julgamento" porque é aqui que a decisão é tomada e lançada a sorte que separa "as ovelhas das cabras" ou aquelas constelações regidas por Áries (o Carneiro ou a Ovelha) e aquelas regidas por Capricórnio (a Cabra). Realmente Libra marca a distinção entre a roda comum da vida e a roda inversa. Nos dias anteriores à divisão de Leão-Virgem em dois signos, Libra era literalmente, o ponto do meio. Naquela época a situação era:

Áries Touro Gêmeos Câncer Leão-Virgem
LIBRA
Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

e nesta volta do zodíaco (no que tange à humanidade) vemos descrita toda a história da raça. Isto envolve o seu começo mental em Áries (a vontade de manifestar-se), e o começo da exteriorização da vida; seu desejo dirigido em Touro, produzindo a manifestação; a seguir, emerge sua consciência dual em Gêmeos ou a compreensão de corpo-alma; os processos de encarnação física avançam em Câncer, seguidos pelo duplo desenvolvimento corpo-alma, ou a consciência objetiva e subjetiva, e o homem-Deus em Leão-Virgem. A seguir vem Libra, quando é alcançado o ponto de equilíbrio entre o homem espiritual e o homem pessoal, preparando a etapa para o quíntuplo processo final, que é, na realidade, a correspondência subjetiva da exteriorização levada a efeito no Caminho de Ida, e que agora é levado adiante no Caminho de Volta, ou Caminho do Retorno. Então tem lugar a reversão da roda e o início de nova orientação e do discipulado em Escorpião, da vida controlada e direcionada em Sagitário, iniciação em Capricórnio, seguida pelo serviço em Aquário, e o trabalho de um salvador mundial em Peixes, e a liberação final.

Neste período mundial o signo da Esfinge divide-se em dois signos (o Leão e a Virgem, alma e forma) porque o estado da evolução humana e compreensão consciente é uma dualidade reconhecida; somente no chamado "juízo final" haverá uma fusão e Virgem-Libra formarão um único signo, porque então o sentido de dualidade antagônica terá terminado e a balança se inclinará finalmente a favor da expressão daquilo que a Virgem-Mãe tem ocultado por tão longo tempo.

O juízo final, no que concerne a este ciclo planetário, terá lugar no próximo grande ciclo mundial e a essa altura, dois terços da raça humana terão atingido um ou outro dos vários estágios de desenvolvimento do princípio crístico e estarão em alguma das etapas finais do caminho da evolução; serão discípulos probacionários, ou discípulos aceitos ou estarão no Caminho da Iniciação. Na época devida, haverá apenas dez signos no zodíaco; Áries e Peixes formarão um signo, porque "o fim é como o princípio". Este signo dual fundido é chamado nos velhos livros "o signo do Peixe com cabeça de Carneiro". Teremos então, assim:

1. Áries-Peixes
2. Touro
3. Gêmeos
4. Câncer
5. Leão
6. Virgem-Libra
7. Escorpião
8. Sagitário
9. Capricórnio
10. Aquário

O fogo e a água ter-se-ão mesclado, velando o passado que foi, e não o futuro, como sucede agora. A terra e o ar fundir-se-ão e assim ficará comprovada a velha profecia, repetida na Bíblia, que "não mais haverá mar". O ar (céu) terá, então, "descido à Terra" e a fusão estará estabelecida.

Logo, em sentido cósmico e não individual, manifestar-se-á o desenvolvimento do Cristo cósmico, pelo qual "a criação inteira espera"; assim chegará a consumação do desejo como resultado da aspiração dedicada. E somente então "virá o Desejo de todas as nações" e aparecerá Aquele por Quem todos os homens esperam.

A história do desejo é encontrada nos quatro signos de Touro, Libra, Escorpião e Peixes.

1. Touro - o Touro do Desejo - o desejo material rege.
(Vida)

2. Libra - o equilíbrio de desejo - O objetivo oposto ao desejo é a balança ou os pratos.
(Equilíbrio)

3. Escorpião - a vitória do desejo espiritual- A alma triunfante
(Qualidade)

4. Peixes - consumação do desejo divino - "O Desejo de todas as nações" - O Cristo Cósmico.
(Aparência)

Há, portanto, em Libra, a experiência individual da vida equilibrada, quando se fazem experimentos e a consequente inclinação da balança ora numa, ora noutra direção, até que o desejo ou a aspiração espiritual pese mais de modo a indicar o caminho que, naquele momento, o homem deve seguir. Há a experiência da humanidade em Libra, na qual os mesmos ajustamentos e experimentos estão sendo feitos, porém desta vez a totalidade da raça dos homens está envolvida, e não apenas um indivíduo. Esta experiência grupal levada a efeito no plano mental, somente acontecerá quando todos os homens estiverem mentalmente polarizados e constituir-se-á no dia do Julgamento acima referido, do qual são precursores o "ponto de crise" em Libra e a atual situação mundial e os necessários ajustamentos. Desta vez, contudo, o balanceamento está ocorrendo no plano astral e os desejos dos homens estão predominantemente em posição de lançar o fator decisivo, enquanto que, no próximo grande ciclo, serão as mentes dos homens que decidirão. Hoje os homens mais de primeira linha da era - discípulos, aspirantes e a intelligentzia - estão passando pelas provas da experiência em Escorpião, enquanto que as massas estão em Libra; o peso do desejo da massa poderá levá-la para cima em direção à decisão espiritual ou para baixo em direção a objetivos materiais e egoístas.

Devido a esta qualidade equilibradora de Libra é que esta constelação pode ser, mais especificamente, associada ao problema do sexo do que qualquer outra. Na mente do estudante comum de astrologia, o sexo está geralmente relacionado aos signos de Touro e Escorpião, talvez porque Touro seja com frequência olhado como o símbolo dos loucos impulsos do sexo descontrolado, e porque em Escorpião são aplicados os testes fundamentais. Para a maioria dos estudantes nas etapas iniciais, o sexo realmente constitui um problema fundamental. Esotericamente, contudo, é em Libra que o problema todo vem crescentemente á tona para ser resolvido, e é em Libra que tem que ocorrer o balanceamento entre os pares de opostos e alcançada a solução por meio da atividade da mente judiciosa e do estabelecimento de um ponto de equilíbrio entre os princípios masculino e feminino. Este é, também, (pois é parte da simbologia recorrente) o problema basicamente existente entre os Carneiros e as Cabras, entre o negativo e positivo, e entre aqueles que cegamente acompanham o instinto ou os costumes, e aqueles que livremente ascendem para onde podem escolher e são autodirigidos em sua conduta e atitudes. Esta autodireção pode levá-los a esta ou aquela direção na roda da vida; levá-los seja a seguir o desejo egoísta, seja a aspiração espiritual; porém, o que se deve ter em mente é que, judiciosa e intencionalmente, e depois de refletir sobre e pesar os vários caminhos, eles então fazem o que querem e que lhes parece correto e desejável. Em si mesmo este fato tem uma utilidade básica e deste modo se aprende, porque toda ação produz um resultado e a mente judiciosa avalia causa e efeito mais corretamente que nenhuma outra.

Não tenciono indicar aqui a solução para o problema do sexo. A humanidade inevitavelmente o resolverá à medida do transcurso dos éons e à medida em que o instinto do rebanho dê lugar às atitudes premeditadas e autoconscientes do aspirante e da intelligentzia. Não obstante, quero lembrar-lhes que o instinto do rebanho em relação ao sexo tem sua base ou no normal e natural desejo instintivo animal, ou nas atitudes emocionais, e os desta última categoria são de longe os piores e os que trazem com eles, profundamente arraigadas, as sementes das dificuldades. Abrangem desde a etapa do amor livre e da promiscuidade generalizada, à visão estreita e fanática do cristianismo ortodoxo - tal como é geralmente entendido, embora não no sentido em que Cristo considerava a vida. Este estreito ponto de vista, e a normal atitude anglo-saxônica (como resultado do ensinamento da Idade Média) considera o sexo inusitadamente pecaminoso e sempre indesejável, algo a ser redimido e vencido, e mantido em segredo no fundo da consciência cristã, onde é escondido como um mistério lascivo. Isto é também devido a influência de São Paulo, mas não ao ensinamento de Cristo.

Contra tais atitudes tem havido uma violenta reação, que atinge hoje seu ápice e que, por sua vez, é não só indesejável como perigosa - como o são todas as reações violentas - porque uma é tão falsa quanto a outra; é no centro da Balança ou no eixo da roda que a verdadeira perspectiva e a ação indicada podem ser corretamente apreciadas. Quando a relação "sexual" básica estiver, finalmente, estabelecida e corpo e alma (negativo e positivo) estiverem permanentemente relacionados nas vidas dos aspirantes do mundo, então veremos a aplicação correta do ensinamento mundial sobre o assunto do sexo físico. Este ensinamento surgirá da fusão e síntese dos melhores pontos de vista dos instrutores espiritualmente orientados nos dois hemisférios, incorporando a experiência do Oriente e do Ocidente, e os enfoques místico e científico sobre um mistério que é tanto físico (requerendo compreensão científica) quanto místico (requerendo interpretação espiritual). Envolverá a assistência e conclusões dos profissionais da medicina para dar a necessária instrução física inteligente, e também a assistência do conhecimento cultural dos yoguis da Índia referente às energias que fluem pelos centros - neste caso o centro sacro. Finalmente, por meio da atividade inteligente de homens judiciosos e com conhecimentos jurídicos do mundo, terá fim a busca por um ponto de desejável equilíbrio. A partir dos muitos experimentos sexuais levados hoje a efeito, a próxima geração chegará a um ponto de equilíbrio, e então, como consequência, eles inclinarão a balança na direção desejada e desejável. Quanto a isto não há a menor dúvida; falta somente o momento, e este será determinado astrologicamente. Com o auxílio de mentes juridicamente ajustadas e correta legislação, o sexo será visto finalmente como função divina e será salvaguardado pela correta educação dada aos jovens e ignorantes, e a ação correta da nova e altamente inteligente geração que está emergindo - as crianças e os bebês de hoje.

O ensino de hábitos sexuais incorretos, o exemplo disseminado da prostituição (masculina e feminina), o crescimento da homossexualidade (não em suas raras formas fisiológicas e predisposições, mas do ponto de vista de uma mentalidade pervertida e de malsã imaginação, que hoje se acha por trás de grande parte de sua expressão), a herança da estreita mentalidade cristã de um "complexo de culpa" no que se refere ao sexo e mais à herança de corpos doentes, hiper ou hipossexuados, trouxeram a humanidade à atual caótica e pouco inteligente manipulação do importante problema. A solução não será encontrada em pronunciamentos religiosos baseados numa teoria ultrapassada, nem por inibição fisiológica ou licenciosidade legalizada; tão pouco virá por meio de legislação inspirada nas variadas escolas de pensamento de qualquer comunidade ou nação.

Libra, como sabemos, governa a profissão jurídica e estabelece o equilíbrio entre o assim chamado certo e errado, entre negativo e positivo e também, entre Oriente e Ocidente. Este último item pode parecer-lhes uma expressão sem sentido, mas quando a verdadeira e correta relação for estabelecida entre o Oriente e Ocidente (o que ainda não é o caso), será por intermédio da atividade de Libra e pelo trabalho da profissão jurídica.

Libra tem sido "o patrocinador da lei". Até agora a legislação tem sido absorvida em reforçar as negações e aquelas atitudes de temor que nos foram legadas pelo código

Mosaico, e impostas por meio da punição quando infringidas. Isto foi provavelmente uma etapa necessária para as raças infantis e para a preservação de um "regime de escola maternal" para o homem. Porém, o homem está atingindo a maturidade, o que exige uma interpretação diferente para os propósitos e intenções de Libra. A lei deve tornar-se o guardião da justiça positiva, e não simplesmente um instrumento de sua aplicação. Assim como estamos tentando eliminar o uso da força em nossas relações nacionais; assim como é óbvio hoje que o processo de penalidades drásticas não conseguiu impedir o crime ou afastar as pessoas do violento egoísmo (pois isto é o que todo crime é) assim como a atitude social (em contraposição à atitude antissocial de todos que infringem a lei) se está tornando desejável e sendo ensinada nas escolas, assim também começa a despontar na consciência pública a ideia de que a persuasão de corretas relações e a difusão do autocontrole e o crescimento do altruísmo - e estes constituem seguramente o objetivo, subjetivo e ainda incompreendido objetivo de todo o procedimento jurídico - são as necessárias vias de acesso à juventude.

A influência de Libra deveria ser imposta na infância dentro desta orientação espiritual. O crime será eliminado quando as condições ambientais em que as crianças vivem forem melhoradas; quando for dada atenção à parte física nos primeiros anos formativos do equilíbrio glandular, assim como aos dentes, olhos e ouvidos, à postura correta e à alimentação apropriada; quando existir também uma disposição mais adequada do fator tempo; quando a psicologia esotérica e a astrologia esotérica derem a contribuição de seus conhecimentos para a criação das crianças e jovens. Os velhos métodos terão que dar lugar ao que é novo, e a atitude conservadora terá que ser substituída por treinamentos e experimentos de ordem religiosa, psíquica e física - cientificamente aplicados e misticamente motivados. Quando digo "religiosa", não me refiro ao ensino de doutrinas ou teologias. Refiro-me ao cultivo daquelas atitudes e condições que evocarão a realidade do homem, trazendo o homem espiritual interno para o primeiro plano da consciência e assim produzindo o reconhecimento de Deus Imanente.

Nada mais direi sobre este assunto. Estendi-me bastante sobre o sexo e o sistema jurídico porque ambos são regidos e condicionados por Libra, o que se tornará cada vez mais aparente. O assunto é por demais vasto e importante, mas posso apenas indicar algumas linhas de abordagem, pois um estudo apressado do problema não é de real utilidade. Neste período de transição pelo qual o mundo está passando e neste interlúdio entre duas atividades - a da Era de Peixes que está terminando e a Era de Aquário que está entrando - Libra regerá oportunamente, e o fim deste século XX verá a influência de Libra exercendo um pronunciado controle e entrando numa posição de poder no horóscopo planetário. Portanto, não há razão para ansiedade.

Uma certa relação ou configuração de estrelas - sendo uma delas Régulus, em Leão - produzirá uma situação propícia á reorientação da atitude jurídica; suas funções e deveres serão centralizados com propósito de utilidade mundial, e neste processo legislativo as crianças assumirão grande importância e constituirão o poder motivador. Este avanço jurídico será primeiramente defendido pela Rússia e apoiado pelos Estados Unidos da América. Antes de 2035 essa legislação será universal em sua esfera de influência e controle.

Tudo isto acontecerá porque Libra rege o interlúdio atual e pode ser chamada "o senhor da terra de ninguém", como a ela se referiu há pouco tempo um dos Senhores da Sabedoria.

Um estudo do Bhagavad Gita do problema de Arjuna quando desesperado se sentou entre os dois exércitos adversários, será muito esclarecedor em conexão com Libra. A grande batalha narrada nessa antiga escritura da Índia realmente teve lugar pela primeira vez no meio da época atlante e no signo de Libra. O principal conflito do atual período ariano está sendo travado numa volta mais alta da espiral e sob a influência de Escorpião. Aquela batalha no passado preparou o discípulo probacionário mundial, a humanidade, para o caminho do verdadeiro discipulado. Esta, no presente, está preparando o discípulo mundial para a iniciação. Durante o vasto intervalo entre o acontecimento atlante decisivo e o tempo atual, teve lugar uma grande reorientação na roda da vida; desde então, vários milhões de homens passaram de Escorpião para Libra (simbolicamente falando) e têm sido "pesados na balança" e depois têm refocalizado sua vida de desejo em direção à aspiração espiritual e reforçado sua determinação em avançar e assim, têm retornado a Escorpião na roda reversa. Reflitam sobre este pensamento, pois isto constitui o real problema para a massa dos homens inteligentes na época atual.

Como sabem, Libra é um dos quatro braços da Cruz Cardinal, e isto explica a nossa dificuldade em compreender a real natureza de sua influência. O significado das energias que atuam no nosso sistema solar por meio dos quatro braços desta Cruz, ou que emanam das quatro constelações -Áries, Câncer, Libra e Capricórnio - podem ser resumidas em quatro palavras: Criação, Manifestação, Legislação e Iniciação. Ser-lhes-á difícil compreender o verdadeiro alcance e significado destas palavras.

Cosmicamente, elas significam a atividade da Deidade quando espírito e matéria entram em definida relação e, sob o propósito divino, produzem aquela fusão de energias viventes que se tornarão adequadamente potentes no tempo e espaço para trazer aquele propósito à desejada consumação. Isto é a criação, ou Áries em atividade. Significam também, o aparecimento objetivo do pensamento-forma que Deus assim criara e no qual está corporificado Seu desejo, Sua vontade, Seu propósito e Seu plano. Isto é Manifestação, ou Câncer em atividade. Significam ainda, a execução do plano sob a lei espiritual e natural que é evolutiva em expressão; este é o objetivo da evolução e sua expressão revela progressivamente a natureza de Deus, porque as leis sob as quais este nosso sistema solar é governado são expressões da qualidade e caráter de Deus. Isto é Legislação, ou Libra em atividade. Significam finalmente, os processos de iniciação onde, passo a passo e etapa após etapa, sob a lei e por meio do método de ganhar experiência enquanto em manifestação, o plano criativo é compreendido conscientemente. O desdobramento do plano é assim levado avante através de uma série progressiva de começos, manifestações e consumações - todos relativos em natureza, porém conduzindo à consumação absoluta. Isto é iniciação, ou atividade de Capricórnio. Tudo isto numa escala vasta e algo incompreensível no que tange ao entendimento humano.

Porém, a consciência e a compreensão do propósito maior subjacente ao intento mais esotérico do desenvolvimento da consciência neste sistema solar, no planeta e no homem, é algo que tem que ser aprendido ao nos aproximarmos das etapas finais do processo evolutivo. Então, quando esta compreensão se desenvolve, o homem torna-se um iniciado, deixa sua posição na Cruz Fixa e dá início ao processo, relativamente lento, de ascender à Cruz Cardinal. Torna-se ele então, um cooperador no processo e propósito criativo. Ele começa a criar seu próprio corpo de expressão na Cruz Cardinal, e o impulso de Áries começa a aparecer para ele. Todavia, ele não o compreende, ainda. Ele manifesta conscientemente no mundo, aquilo que pretende levar avante - e Câncer, então, revela-lhe o seu segredo. Ele se torna seu próprio legislador, regendo sua conduta com prudência, controlando intelectualmente seus impulsos; então, Libra habilita-o a equilibrar a lei material e a lei espiritual. Tendo ele feito tudo isto, descobre que está pronto para penetrar em novos e mais profundos experimentos (deveria chamá-los de experiências?), e como um participante do plano divino, e como cooperador no propósito divino, ele então, torna-se seu próprio iniciador e está pois, pronto para receber a iniciação. São estes os paradoxos da vida espiritual. Porém, o segredo da Cruz Cardinal somente é revelado ao homem que subiu à Cruz Fixa e atravessou sua quádrupla experiência. Mais não é possível dizer.

Libra é um signo de ar. Há no zodíaco, três signos de ar, e suas inter-relações constituem um estudo muito interessante, digno de cuidadosa investigação pelo estudante, assim como todas as grandes triplicidades. Cada um destes signos é encontrado em uma ou outra das três Cruzes:

1. Gêmeos Cruz Mutável Dualidade
2. Libra, a Balança Cruz Cardinal Equilíbrio
3. Aquário, o Portador da Água Cruz Fixa Iniciação

Os três, portanto, representam a dualidade - sentida, vencida e resolvida na síntese do grande Salvador Mundial, identificado como o Homem Celestial - trazendo sua contribuição - arrancada da soma total de energia, durante sua experiência na roda da vida - para serviço do Todo. Não se esqueçam que a iniciação é apenas um outro nome para síntese e fusão. Sob outro ângulo temos:

1. Gêmeos Mente Causa da dualidade
2. Libra, a Balança Mente superior Causa da síntese
3. Aquário, o Portador da Água Mente Universal Alma

Estes três signos são, preponderantemente, signos da Mente de Deus ao expressar-se através do homem; a princípio, domina a mente inferior causando o reconhecimento do Eu e do Não-Eu, ou o dualismo essencial que subjaz em toda manifestação; contudo, a mente superior progressivamente cresce em poder e controle, produzindo o equilíbrio entre os pares de opostos, por meio da iluminação que ela traz à mente inferior, e aí então, a Alma, o eterno Filho da Mente, torna-se a síntese última - que focaliza e relaciona a mente universal aos dois aspectos inferiores da Mente de Deus.

O que foi dito serve para mostrar-lhes uma das grandes inter-relações existentes entre as três Cruzes, e que serão estudadas com maiores detalhes em outra parte deste trabalho sobre a astrologia esotérica.

É interessante notar que, na Tabulação V, Libra e Gêmeos foram omitidos. Isto não é um lapso, antes é um ponto significativo e um omissão que exige atenção e que está baseada em dois fatos. Primeiro houve um tempo, como já sabem, quando existiam apenas dez signo , e nesses dias remotos, tal como hoje, os cientistas astrológicos divergiam em suas opiniões sobre quais seriam esses dez signos. Havia vária escolas de pensamento, mas principalmente duas de importância Um grupo fundiu Leão-Virgem num único signo e perpetuou sua crença na Esfinge; o outro grupo, que era anterior ao citado, o qual na realidade tinha um zodíaco de onze signos, eliminou totalmente Gêmeos e Libra Para vocês hoje, este é um fato importante. O segundo fato de relativa importância é que Gêmeos e Libra são dois signos estritamente humanos: são signos do homem comum. Na Cruz Mutável, Gêmeos representa a humanidade do homem, enquanto que Libra, na Cruz Cardinal, rege a vida subjetiva e espiritual do homem. Em sua consumação, os demais signos levam o homem para além da etapa de sua humanidade comum, e produzem os seguintes estados de consciência:

1. Áries e Virgem O Cristo Cósmico, Universal e individual.
2. Touro e Peixes Os Salvadores mundiais; por exemplo, Buda e Cristo.
3. Leão e Aquário Os Servidores mundiais; por exemplo, Hércules.
4.Sagitário e Capricórnio Os Iniciados mundiais; por exemplo, os Mestres.
5.Câncer e Escorpião Os Discípulos triunfantes.

A ênfase, contudo, de Gêmeos e Libra - no que diz respeito a humanidade - é sobre a realização humana e a obtenção do ponto de equilíbrio antes que qualquer outra realização seja possível.

Também é peculiarmente instrutivo estudar os regentes deste signo. Do ponto de vista da astrologia ortodoxa, Vênus é o regente, enquanto que, esotericamente falando, é Urano o regente. Saturno é o regente, neste signo, da Hierarquia Criadora - um dos três grupos principais de Construtores - que forma parte do 3° aspecto da divindade. Seu objetivo é dar forma aos Filhos da Mente e deste modo oferecer a oportunidade para o sacrifício e o serviço. Um estudo da relação desta Hierarquia com a dos egos humanos, a 4a. Hierarquia Criadora, será bastante esclarecedor, e nisto me ocupei até certo ponto na minha obra anterior, Um Tratado sobre o Fogo Cósmico. A natureza e o propósito dos três regentes tornar-se-á clara, se tal estudo for feito.

Consequentemente, este signo está estreitamente ligado ao 3° aspecto da Deidade, sendo, por isso, o signo regente e principal fator condicionante no que concerne à Lei, ao Sexo e ao Dinheiro. Reflitam sobre isto. Todos os três aspectos divinos são, em si mesmos trinos, manifestando-se de três maneiras, ou através de três aspectos menores, e o 3° aspecto não é exceção à regra que subjaz a todas as triplicidades que condicionam os processos da evolução e manifestação. É o estudo sobre o signo de Libra que lançará a luz sobre o 3° aspecto. O 1° aspecto da vontade ou poder expressa-se, neste signo, como a Lei, como legislação, legalidade, justiça; o 2° aspecto manifesta-se como a relação entre os pares de opostos (dos quais os pratos da balança são o símbolo), e no plano físico, mostrase como sexo; o 3° aspecto demonstra-se como energia concretizada, e a isto chamamos Dinheiro, literalmente, ouro, que é o símbolo exteriorizado daquilo que é criado quando espírito e matéria se unem no plano físico. O 3° aspecto é, como se sabe, o aspecto criador e a energia que produz o plano tangível externo na manifestação - o lado da forma da vida.

Portanto, se os estudantes quiserem fazer um estudo cuidadoso dos três - lei, sexo e dinheiro - como se expressam hoje e como poderão expressar-se no futuro, terão um quadro grandemente instrutivo sobre a realização física humana e a expressão espiritual futura. O processo todo é explicado pela atividade dos três regentes de Libra: Vênus, Urano e Saturno.

Vênus rege Touro, Libra e Capricórnio, e é a fonte da mente inteligente, atuando através do desejo, nas primeiras etapas, ou através do amor, nas etapas finais. Em Touro, isto significa a mente expressando-se por meio do desejo inteligente, porque esse é o objetivo do conhecimento para o homem comum. Em Libra, o ponto de equilíbrio, ou equilibrium, é atingido entre o desejo pessoal e o amor inteligente espiritual, porque as duas qualidades do desejo cósmico são trazidas à tona da consciência e contrabalançadas entre si. Em Capricórnio, representa o amor espiritual, expressando-se perfeitamente, depois que o trabalho de Touro e Libra foi realizado. Assim, podemos acompanhar o fio dourado do processo evolutivo através do caminho zodiacal, signo após signo, e assim também, podemos acompanhar a história da humanidade, e divisar a sua meta. Em alguma data futura, o mesmo fio dourado poderá ser acompanhado, em relação a outros reinos da natureza, mas ainda não chegou a hora em que esse tema possa ser proveitoso ou importante. Todavia, quando a consciência do homem se abrir a ponto de poder registrar o que está ocorrendo nos três reinos inferiores da natureza, aí então, mais luz e informações serão dados. Isto acontecerá num período da história humana quando Libra for dominante, e os três aspectos divinos da 3a. Pessoa da Trindade, O Espírito Santo, O Criador - lei, sexo e dinheiro - darão a chave para os três remos inferiores. A lei - a lei natural, a exteriorização da lei espiritual subjetiva - dará a chave para o reino animal; o sexo - ou consciência da afinidade - revelará o mistério do reino vegetal; o dinheiro desvendará o segredo do reino mineral, e tudo isto acontecerá por intermédio da atividade de Vênus, e quando esta atividade nos três signos, Touro - Libra - Capricórnio, for melhor compreendida. Isto será elucidado mais adiante, quando estudarmos a Ciência dos Triângulos. Por enquanto, basta dizer aqui que cada um destes três signos está relacionado com um dos três aspectos da vida divina:

1. Touro - reino animal - lei - lei natural.
2. Libra - reino vegetal - sexo - afinidade natural.
3. Capricórnio - reino mineral - dinheiro - expressão concreta da lei do Suprimento. Tudo isso forma um triângulo com Libra dominando no vértice.

Urano é o regente esotérico, de suprema importância neste signo, porque o 7° raio trabalha através deste planeta, e é a corporificação do princípio de concretização e materialização daquilo que precisa manifestar-se objetivamente, por meio da fusão de espírito e matéria. É aqui que se encontra escondido todo o mistério da criação e produção do dinheiro. Quero ressaltar que é com o 3° aspecto da divindade, e somente com o 3° aspecto, que está relacionado o aspecto criativo. É por meio dos três aspectos da terceira manifestação divina - lei, afinidade e energia concretizada - que o dinheiro é criado.

É neste ponto que muitos místicos e servidores do mundo se mostram inúteis. Eles trabalham a partir de um nível demasiadamente elevado, e a partir do ponto de vista do incentivo espiritual. Normal e naturalmente - porque é aí que a sua consciência está focalizada - eles trabalham partindo do ponto de vista do 2° aspecto, enquanto que é o 3° aspecto que precisa ser invocado e evocado. Reflitam sobre estas palavras. Não é unir espírito e matéria do modo como os ocultistas entendem estes termos, mas sim relacionar a necessidade física ao suprimento físico e unir os dois tangíveis por meio do poder da imaginação criativa. É por esta razão que tantas escolas de Pensamento obtêm com sucesso a materialização daquilo que é necessário, enquanto outras escolas de pensamento falham tão redondamente. É que trabalham a partir de um plano elevado demais e não possuem a habilidade para levá-lo adiante. Apresentei-lhes aqui ideias que podem produzir excelentes resultados, desde que sejam corretamente interpretadas, usadas por um motivo justo, em formação grupal e com propósito altruísta.

Através de Urano, Libra é vinculada também a Áries e Aquário, e é por meio de Urano que o grande par de opostos, Áries-Libra, é posto em contato e isto num sentido muito profundo. Através de sua atividade tem lugar uma intensa interação que leva a alcançar o equilibrium em Libra daquilo que teve seu início em Áries. Áries, Libra e Aquário constituem, portanto, um outro triângulo de força que estudaremos mais tarde. Estes triângulos, como já disse anteriormente, dominarão de forma muito interessante a nova astrologia e condicionarão os mapas das pessoas cujos horóscopos estejam sendo feitos. Libra está vinculada, portanto, a cinco signos do zodíaco - Áries, Touro, Gêmeos, Capricórnio e Aquário.

1.Áries Começo Criação Evolução
2.Touro Desejo Incentivo Progresso
3.Gêmeos Dualidade Condição Interação
4.Capricórnio Síntese Iniciação Conquista
5.Aquário Objetivo Inclusão Serviço

Esta relação é estabelecida pelos três regentes: Vênus, Urano e Saturno. Os cinco, tendo Libra no ponto de equilíbrio, criam uma das estrelas de seis pontas da evolução e também põem em relação com eles três planetas peculiarmente ligados à expressão da consciência do Cristo no mundo. Estes três planetas (devido aos raios que eles expressam) estão todos na linha maior de força, a linha da vontade ou poder e do propósito e da meta visualizada.

1. Urano – 7º Raio da Magia Cerimonial, Deus, o Pai. Aquele que relaciona. A Fonte da
Dualidade. Aquele que percebe o fim desde o princípio.
Consciência Espiritual.
Da Intuição à Inspiração
2. Vênus - 5° Raio da Mente.Deus, o Filho. O Filho da Mente. Aquele que inclui.
Consciência egóica.
Do Intelecto à Intuição
3. Saturno - 3° Raio da inteligência. Deus, o Espírito Santo. Aquele que sabe. A Mente. Consciência humana. Do Instinto ao Intelecto.

É por esta razão básica - fundamentada neste triplo relacionamento - que Libra é "o ponto de equilíbrio" no zodíaco. Na maioria das demais constelações, numa ou noutra etapa, vem um "ponto de crise" onde o efeito da energia que emana (via o planeta regente) do signo para o homem alcança sua efetividade máxima. Isto, com o tempo, precipita a crise que é necessária para libertar o homem das influências planetárias que condicionam sua personalidade e trazê-lo de modo mais definitivo e consciente para a influência do signo do zodíaco. Porém em Libra não existe tal ponto de crise assim como também não existe em Áries. Há somente o interlúdio de equilíbrio como um prelúdio para um progresso evolutivo.

Os planetas seguintes e seus raios governam a Cruz Cardinal, da qual Libra é uma das pontas:

1. Marte 6° Raio Idealismo, Devoção, Luta
2. Mercúrio 4° Raio Harmonia através do conflito
3. Urano 7° Raio Ordem Cerimonial, Lei ou Magia
4. Vênus 5° Raio Conhecimento Concreto ou Ciência
5. Saturno 3° Raio Inteligência Ativa
6. Netuno 6° Raio Idealismo, Devoção, Luta

Temos aqui seis planetas e cinco raios de energia e a expressão de duas linhas de energia espiritual; Amor-Sabedoria em dois dos raios e planetas, e três dos raios e planetas na primeira maior corrente de energia, a vontade ou poder. Observem como três destes raios definidamente predispõe o libriano à compreensão concreta, à vontade inteligente e ao conhecimento: o 1° raio (funcionando através do 3° e 5° raios), o 5° e o 3° raios. Daí a efetividade de Libra no plano físico e o poder do libriano desenvolvido de projetar o propósito interno espiritual ou vontade intencional na expressão física. Um exemplo de pessoa assim equipada para isto é H.P. Blavatsky.

Neste signo, Saturno está exaltado porque - no ponto de equilíbrio aparece a oportunidade e apresenta-se uma situação que torna inevitável uma escolha e uma determinação. É uma escolha que tem que ser feita inteligentemente e no plano físico, no despertar da consciência cerebral. Somente agora é que todo o propósito e trabalho de Saturno pela humanidade atingiu o ponto de utilidade grupal, porque só agora atingiu um ponto de inteligência geral e ampla, que pode fazer de qualquer escolha um ato definido e consciente, implicando em responsabilidade. Antes da época atual, somente alguns discípulos pioneiros e um punhado de pessoas inteligentes poderiam considerar-se livres para escolher, no ponto de equilíbrio, para que lado tencionavam "inclinar a balança". Hoje são inúmeras essas pessoas e por isso a intensa atividade de Saturno à proporção que entramos no primeiro decanato de Aquário, e dai a mesma atividade porque a própria humanidade está hoje no caminho probacionário, e este é regido e controlado por Libra; portanto, o caminho das escolhas, da aplicação deliberada de medidas purificadoras e o ponto de retorno antes de Escorpião, que governa o caminho do discipulado, pode apropriadamente desempenhar seu papel.

O poder de Marte diminui em Libra, o signo do interlúdio, e Marte permanece passivo temporariamente, antes de reunir suas forças para um renovado esforço em Escorpião ou para uma "aceleração" da vida espiritual em Virgem, de acordo com o caminho em que a roda está girando para o homem.

O Sol "cai" neste signo porque, no homem verdadeiramente libriano, nem a personalidade, nem a alma dominam; foi atingido um ponto de equilíbrio e assim, esotericamente, "eles se dessintonizam". Não se ouve particularmente nem a voz da personalidade, nem a voz da alma, apenas - como está no Velho Comentário - "produz-se uma suave oscilação. Não se ouve nenhum som estridente; nenhum forte matiz colore a vida; nada perturba a carruagem da alma". (Não sei de que outra maneira poderia traduzir as palavras originais).

O significado da posição dos planetas neste signo tornar-se-á claro quando os estudarmos com atenção, e o significado de Libra ficará mais definitivamente formulado em suas mentes. As características deste signo não são fáceis de definir ou compreender, porque são, na realidade, a síntese de todas as qualidades e realizações passadas, e é difícil conseguir uma clara apresentação de qualquer um dos pares de opostos. No que diz respeito ao homem no caminho probatório ou a ponto de começar a percorrê-lo, pode dizer-se que as suas características e qualidades neste signo são:

EQUILÍBRIO DOS OPOSTOS EM LIBRA
Inconstância e variabilidade Posição segura e estável
Desequilíbrio Equilíbrio
Preferências. Preconceitos Justiça. Julgamento
Estupidez obtusa Sabedoria entusiasta
Vida exterior falsa e ostentosa Verdadeira expressão correta
Intriga Conduta honesta
Atitudes materialistas Atitudes espirituais

É o equilíbrio entre os pares de opostos que torna difícil de compreender, às vezes, o homem de Libra; ele parece vacilar, mas nunca por muito tempo e quase sempre de forma imperceptível, porque existe sempre o equilíbrio final das qualidades com as quais está equipado.

Os regentes dos decanatos neste signo são também duplos em sua apresentação, segundo diferentes escolas de astrólogos. Sepharial dá a Lua, Saturno e Júpiter; Alan Leo dá Vênus, Saturno e Mercúrio. Não é preciso estender-me sobre os efeitos que eles produzem; apenas destacar que o resultado da influência jupiteriana é "abrir a porta do útero" em Virgem - signo que estudaremos logo a seguir.

As palavras ou notas-chave deste signo são tão claras e evidentes que qualquer tentativa para melhor explicá-las somente serviria para confundir o assunto. Elas falam diretamente ao coração e com clareza. Para o homem comum, que não desenvolveu ainda a consciência espiritual, a palavra repete-se inúmeras vezes através dos tempos: E a Palavra disse: "Que a escolha seja feita". A resposta finalmente, vem da alma e como resultado do processo evolutivo: "Eu escolho o caminho entre as duas grandes linhas de força".

Voltar ao início


VIRGO, A VIRGEM

O signo da Virgem é um dos mais significativos no zodíaco, pois sua simbologia diz respeito ao objetivo inteiro do processo evolutivo que é abrigar, nutrir e finalmente revelar a realidade espiritual oculta. Todas as formas velam esta realidade, porém a forma humana está equipada - e ajustada de modo a manifestá-la de maneira diferente de qualquer outra expressão da divindade, e assim, tornar tangível e objetivo aquilo para o que todo o processo evolutivo foi planejado. Gêmeos e Virgem estão estreitamente relacionados, porém Gêmeos apresenta os pares de opostos - alma e corpo - como duas entidades separadas, enquanto que, em Virgem, elas estão amalgamadas, sendo de suprema importância uma para a outra. A mãe protege o germe da vida do Cristo; a mãe zela pela alma que está oculta, protege-a e nutre-a. A nota-chave que melhor descreve a verdade quanto à missão de Virgem é ”Cristo em vós, esperança é de glória”. Não há, para este signo, definição mais clara ou mais adequada do que esta. Gostaria que tivessem sempre isto em mente enquanto estudamos este sexto signo do zodíaco (ou sétimo, se não estivermos considerando a roda reversa).

Em todas as grandes religiões mundiais aparece a Virgem Maria, e disto o estudo de qualquer livro sobre religiões comparadas é a prova. Não posso alongar-me sobre este reconhecimento universal da tarefa de Virgem; é desnecessário que eu o faça, já que tantos pesquisadores competentes o fizeram. Contudo, quero destacar que quatro dos nomes dados à Virgem são familiares a todos e dizem bastante sobre a natureza da forma, a qual Virgem simboliza. A palavra Virgo é uma corruptela da raiz de um antigo nome atlante que era aplicado ao princípio mãe nesses tempos distantes. Essa Virgem foi a fundadora do matriarcado, que então dominava a civilização, e do qual falam várias lendas e mitos que chegaram até nós sobre Lilith, a última das Deusas Virgens da época atlante. A mesma ideia é encontrada nos relatos das antigas Amazonas cuja rainha Hércules derrotou, ao arrebatar-lhe o que ele procurava. Isto é uma alegoria sobre o homem que emerge do controle da matéria.

Três dessas deusas - Eva, Isis e Maria - são peculiarmente significativas para a nossa civilização porque encarnam a simbologia da totalidade da natureza da forma, à qual, quando integrada numa pessoa, chamamos de personalidade. Tal personalidade (no que concerne à humanidade) é a expressão desenvolvida e qualificada do terceiro aspecto da divindade, Deus - o Espírito Santo, a inteligência ativa e o princípio nutridor do universo. Este aspecto será estudado em Leão, e nele veremos o desenvolvimento daquela entidade consciente, a personalidade que em Virgem se torna a mãe do Cristo menino. Eva é o símbolo da natureza mental, e da mente do homem atraído pela fascinação do conhecimento que se obtém por meio da experiência da encarnação. Eva tomou da serpente da matéria a maçã do conhecimento e assim deu início ao longo empreendimento do experimento, experiência e expressão que começou - sob o ângulo mental - na nossa época ariana. Isis personifica essa mesma expressão no plano emocional ou astral. Eva não carrega um filho nos braços; o germe da vida crística é ainda pequeno demais para fazer sentir sua presença; o processo involutivo está ainda próximo demais. Porém, em Isis é alcançado o ponto intermediário; teve lugar a aceleração daquilo que é desejado (o Desejo de todas as nações, como é chamado na Bíblia) e, por conseguinte, nos zodíacos antigos, Isis simboliza a fertilidade, a maternidade e a guarda do filho. Maria, conduz o processo para baixo, até o plano ou lugar da encarnação, o plano físico, e lá dá nascimento ao Cristo menino. Nestas três Virgens e nestas três Mães do Cristo, temos a história da formação e função dos três aspectos da personalidade através da qual o Cristo precisará expressar-se. O signo de Virgem é, ele próprio, a síntese destes três aspectos femininos - Eva, Isis, Maria. É a Virgem Maria, a provedora daquilo que é necessário para a expressão mental, emocional e física da divindade oculta, porém sempre presente. Estas três expressões são trazidas à necessária perfeição em Leão, o signo da autoconsciência individual, desenvolvida, e do desenvolvimento da personalidade.

Virgem é, pois, o polo oposto do espírito e simboliza a relação dos dois polos depois que eles se unem em Áries e produzem a dualidade reconhecida em Gêmeos.

Quero agora lembrá-los de algo que, talvez, a princípio, lhes traga alguma confusão, mas que subjaz a tudo que tenho dito. Temos falado dos dois caminhos ao redor do zodíaco - o caminho comum, de Áries a Touro, via Peixes, e o caminho esotérico, de Áries a Peixes, via Touro. Estes dois caminhos dizem respeito à evolução humana, a única em consideração neste tratado. Porém no grande ciclo involutivo concernente ao movimento de massa do espírito-matéria, e não ao progresso individualizado do homem, o movimento é de Áries a Peixes, via Touro. O segredo do pecado original do homem está oculto nesta verdade, pois uma orientação errada ocorreu numa determinada etapa da história humana, e a família humana - como um todo - foi, por assim dizer, levada contra a corrente zodiacal normal, e é somente no caminho do discipulado que a correta orientação é alcançada e a humanidade trazida de volta ao ritmo correto do progresso. Peço-lhes, pois, que diferenciem o processo involutivo que afeta as grandes Hierarquias Criadoras, dos processos evolutivos que afetam a quarta Hierarquia Criadora, a humana. Todavia, não estamos realmente em posição para estudar isto, porque quando estamos dentro de um ciclo evolutivo, estamos tão intimamente identificados com o processo que nos é impossível distinguir com clareza o Eu cósmico do Não-eu. Por enquanto, estamos ainda aprendendo a distinguir, em pequena escala, o Eu do Não-eu em relação ao nosso próprio desenvolvimento. Só quando nos identificamos com a Hierarquia de nosso planeta e com aquele centro espiritual de força cujo contato é a meta dos que estão no caminho do discipulado, é que se torna possível compreendermos- no arco evolutivo - o contorno geral e as grandes ondas de energia presentes no arco involutivo. Por esta razão, não é ainda possível fazer-se um estudo do zodíaco relacionado aos reinos subumanos da natureza.

Portanto, Virgem é a mãe cósmica, porque, cosmicamente, representa o polo negativo do espírito positivo; é o agente receptor, no que concerne ao aspecto Pai. Em um sistema solar anterior, o aspecto matéria foi o fator controlador, assim como no atual sistema solar a alma ou princípio crístico é de suprema importância. Sob certos ângulos, Virgem é o mais antigo de todos os signos, embora eu não possa provar-lhes isto. Naquele primeiro sistema, encontramos leves sintomas (se é que posso usar tal palavra) da dualidade comprovada neste nosso sistema. Tal verdade nos foi preservada pelas palavras "o Espírito Santo pairou sobre a Virgem Maria”. A vida do terceiro aspecto divino atuou sobre o oceano de matéria quiescente e preparou aquela substância - durante incontáveis éons - para o trabalho no atual sistema solar. É neste sistema que o Cristo Menino, a expressão da consciência divina e resultado da relação Pai-Espírito e Mãe-Matéria, tem que ser trazido à luz.

Outro signo do zodíaco também intimamente ligado ao sistema solar anterior é Câncer; podemos dizer que Câncer é uma expressão (num estado grandemente adiantado) da primeira metade do ciclo de vida no primeiro sistema solar, enquanto que Virgem é, igualmente, uma expressão adiantada da segunda metade. Num esforço para compreender-se a situação, deve ser lembrado que o aspecto consciência - tal como compreendemos a habilidade de estar consciente e alerta - estava totalmente ausente, exceto de um modo tão embrionário que o processo inteiro se assemelhava à etapa do embrião no útero, antes da aceleração no ponto do meio do processo de gestação. Seria muito útil que cada um fizesse uso da faculdade da imaginação para assim alcançar uma ideia, ainda que pálida, da síntese do grande esquema evolutivo que, no sentido cósmico, diz respeito à tríplice personalidade da Deidade. Foi deste assunto que me ocupei no Tratado sobre o Fogo Cósmico.

Este é o sexto signo, cujo símbolo mais antigo é a estrela de seis pontas, que representa os processos de involução e de evolução trazidos até o ponto de equilíbrio, expresso para nós, na relação entre Virgem e Libra. Se consultarem o dicionário, verão que, astronomicamente, considera-se Virgem ocupando o lugar onde Libra se encontra. Tudo isto é parte da grande ilusão que a astrologia tem tanta dificuldade em compreender. Há constante movimento e mudanças no espaço, e a precessão dos equinócios é tanto um fato quanto uma ilusão. A interpretação de todo o processo depende do ponto intelectual na evolução da raça; a capacidade de resposta do homem às forças planetárias e à influência dos signos zodiacais depende do mecanismo de resposta e do mecanismo de recepção com o qual ele entra em encarnação. Os céus, as constelações, os signos e os planetas significam uma coisa para a Hierarquia, outra coisa para os astrônomos, e ainda outra coisa para os astrólogos, ao passo que para o homem comum, são apenas intrigantes galáxias de luz. É preciso que se lembrem que os fatos astronômicos são somente relativos no que tange à natureza real e factual daquilo sobre o qual a ciência já se pronunciou; são assertivos da vida e potência, mas não como a ciência e o homem comum as compreendem; do ponto de vista da verdade esotérica, são simplesmente Vidas encarnadas e a expressão da vida, da qualidade, do propósito e do intento dos Seres Que as trouxeram à manifestação.

Como bem sabem, Virgem é um dos braços da Cruz Mutável, e - como também sabem - as quatro energias que constituem esta Cruz (pois as três Cruzes são cruzamentos de correntes de energia) expressam a totalidade da meta do homem em quatro etapas definidas. A Cruz Mutável é, às vezes, chamada "a Cruz do Renascimento", enfatizando a constante mutação da qual ela é o símbolo, e é também "a Cruz das Vidas Cambiantes". Representa, pictoricamente, os quatro pontos críticos ou movimentos no transcorrer da existência da alma em manifestação:

I. Gêmeos

1. Dualidade essencial não relacionada. Os Gêmeos.
2. Dualidade sentida e reconhecida através da:

a.Fusão da massa em Câncer
b.Consciência individual em Leão

A etapa da Humanidade

II. Virgem

1.0 período em que está oculto o gérmen da vida espiritual.
2.0 período do gérmen ativo da vida espiritual:

a. As primeiras etapas da gestação
b. A etapa da aceleração da vida

A etapa da Provação ou do Despertar

III. Sagitário

1. Termina o sentido da dualidade. Fusão alcançada.
2. A vida unidirecionada.

A etapa do Discipulado

IV. Peixes

1.A dualidade ligada na síntese. Compare-se os símbolos de Gêmeos e Peixes.
2.0 aparecimento do Salvador Mundial

A etapa da Iniciação

Através de todas estas relações, e como resultado do constante desenvolvimento do princípio alma, corre o tema do serviço. Em Gêmeos, surge a relação entre a grande dualidade de alma e corpo, e nesta etapa, o corpo ou forma serve à alma. Em Virgem, a matéria ou substância faz um intercâmbio de seus serviços, e uma serve à outra. Em Sagitário, surge o serviço da Vida Una em termos do serviço da Hierarquia, a expressão planetária da ideia de serviço, enquanto que em Peixes, surge - como resultado da totalidade do processo evolutivo - o devotado, treinado e testado Servidor ou Salvador do mundo. Foi dito que Virgem envolve "o serviço do presente imediato" ou, em outras palavras, que Deus imanente evoca a reação da forma e é, assim, servido.

As três Cruzes - cósmica, sistêmica e humana - são profundamente interessantes em sua inter-relação, e isto veremos quando estudarmos atentamente seus significados, posições e efeitos energizantes no zodíaco - tanto sobre o planeta quanto uma sobre a outra. Isto será estudado mais adiante.

Virgem pertence à triplicidade de terra, e será iluminador compreender esta triplicidade. Os três signos de terra são Touro - Virgem - Capricórnio que de modo peculiar se relacionam entre si em conexão com o planeta não-sagrado, a Terra. A relação que nos concerne é a do encontro e fusão das energias desses três signos sobre a Terra e seu efeito sobre os reinos da natureza que nossa Terra manifesta. Podemos dizer que:

1.Touro - O incentivo por trás da evolução (Impulso). Desejo de experiência, de satisfação. A Luz do Conhecimento
2.Virgem - O incentivo por trás do discipulado (Meta). Desejo de expressão, desejo espiritual. A Luz Oculta de Deus
3.Capricórnio - O incentivo por trás da iniciação (Serviço). Desejo de liberação. Desejo de servir. A Luz da Vida

Todos eles expressam o desejo quando ele se funde em aspiração e, no processo, traz luz e vida ao homem. Em Virgem, o propósito para o qual a vida na forma existe começa a realizar-se e o desejo de satisfação da personalidade começa a mudar e o desejo do homem de reconhecer o Cristo interno passa a assumir crescente controle até que a realidade espiritual é finalmente liberta da servidão da matéria e passa a manifestar, no mundo, a sua verdadeira natureza. Em outras palavras, a luz do conhecimento da qual Touro é o guardião, dá lugar à luz da sabedoria da qual Virgem é a guardiã, e submete-se finalmente à luz da iniciação em Capricórnio. Tudo isto, contudo, tem lugar obrigatoriamente no que é esotericamente chamado "a radiante superfície da terra", o plano da forma; a ascensão ou glorificação da Virgem ainda não ocorreu e a elevação da substância não foi ainda realizada. É interessante notar que Escorpião estabelece a inevitabilidade da ascensão final da matéria para o céu em Capricórnio, o que está previsto na história de Hércules em Escorpião, quando ele ergue ao ar a hidra, acima de sua cabeça. Virgem simboliza as profundezas, a escuridão, a quietude e o calor; é o vale da experiência profunda onde os segredos são descobertos, e finalmente, "trazidos à luz"; é o lugar de crises vagarosas e comedidas, embora poderosas, e de desenvolvimentos periódicos que se processam no escuro, mas que todavia, conduzem à luz. É a "etapa cega" que se encontra nos rituais maçônicos e que sempre precede a dádiva da luz.

Virgem simboliza "o útero do tempo" onde o plano de Deus (o mistério e segredo dos tempos) amadurece vagarosamente e - à custa de dor e desconforto e através da luta e conflito - chega à manifestação ao fim do devido tempo. Hoje pode parecer (curiosa e convincentemente) que estamos entrando no oitavo mês do período de gestação; isto é quase literalmente verdade no que concerne à humanidade, porque - contando de Virgem a Aquário, o signo em que estamos entrando - vemos que são exatamente oito signos: Virgem, Leão, Câncer, Gêmeos, Touro, Áries, Peixes e Aquário, e isto é certamente a garantia de que o nascimento de uma nova era, de uma nova consciência e nova civilização e cultura é inevitável e certa.

Quero fazer aqui uma pausa e esclarecer um pouco mais um ponto referente à passagem da vida humana ao redor do zodíaco, que se faz em três grandes divisões:

1. A passagem ou progressão da humanidade repetidas vezes à volta do zodíaco de Áries a Peixes, via Touro, até que em Virgem-Leão (pois estes dois signos são, esotericamente, considerados inseparáveis) o movimento de massa liberta o indivíduo para uma vida de progresso autoconsciente e a um modo diverso de progressão à volta da roda da vida. Isto ficou para trás num passado distante.

2. A passagem ou progressão do homem individual em direção contrária à da massa; o indivíduo, nesta etapa, avança na direção dos ponteiros do relógio de Áries para Touro, via Peixes. Sua vida é então, e assim será por muitas eras, predominantemente antissocial, no sentido espiritual; ele é egoísta e autocentrado. Seus esforços são voltados para sua própria satisfação e para os assuntos da personalidade, e isto de maneira cada vez mais pronunciada, sendo esta a atual situação das massas.

3. A passagem ou progresso do homem reorientado de Áries a Peixes, via Touro. Nesta etapa final, o homem retorna ao mesmo método de direção, ritmo e medida do movimento anterior da massa, porém, desta vez, com atitudes mudadas para o serviço inegoísta, com uma personalidade dedicada ao serviço da humanidade, e com uma reorientação de suas energias de modo que elas sejam direcionadas para a produção de síntese e compreensão.

Esta será a situação futura das massas.

O astrólogo do futuro deverá levar em atenta consideração estes três modos de progressão. Este é o plano de Deus, tal como atualmente o percebemos. Neste plano, Virgem representa o útero do tempo e faz passar a personalidade-alma (Leão-Virgem) pelas três etapas ou ciclos acima mencionados. Representa, também, o útero da forma e a mãe que nutre e guarda o princípio Crístico dentro de sua própria substância material, até que, na "plenitude do tempo", ela possa dar nascimento ao Cristo-menino. Há três signos especialmente relacionados com o princípio Crístico, neste período mundial:

1. Virgem - Gestação - que governa nove signos, de Virgem a Capricórnio, incluindo Virgem.
2. Capricórnio - Trabalho - três signos, de Capricórnio a Peixes, até a terceira iniciação, incluindo Capricórnio.
3. Peixes - Nascimento - o aparecimento do Salvador mundial.

Em relação a estes pontos, apresenta-se para a astrologia um outro problema sobre o qual pouco falamos ainda, mas cujos resultados são determinantes: a distinção entre o horóscopo da forma e o horóscopo do principio Crístico interno. Isto condicionará a nova astrologia, a qual será desenvolvida quando os astrólogos trabalharem com as hipóteses que estou apresentando. Reflitam sobre os fatos da vida crística. Teoricamente, eles são familiares, porém as implicações e o significado esotérico são obscuros e difíceis para aqueles que foram criados dentro da velha ordem e com as ultrapassadas ideias de aproximação à verdade. O significado é bem mais profundo do que até agora foi apreendido.

São três os regentes deste signo:

1. Mercúrio, o regente ortodoxo, que significa a versátil energia do Filho da Mente, a alma. É intercambiável com o Sol (o Filho) e representa o Mediador, ou intermediário, entre o Pai e a Mãe, e não obstante, o resultado da fusão entre os dois.

2. A Lua (Vulcano), o regente esotérico, com significado similar o do regente ortodoxo. A Lua (ou energia do quarto raio) é vista aqui como expressão da energia do primeiro raio, manifestando-se através de Vulcano. A Lua governa a forma e a vontade de Deus é manifestar-se por meio da forma.

3. Júpiter - O regente hierárquico que governa a segunda Hierarquia Criadora, a dos Construtores Divinos de nossa manifestação planetária. (Veja a classificação das Hierarquias). Esta é a sétima, assim como a segunda, se contarmos as cinco Hierarquias não-manifestadas. No significado do dois e do sete será revelado grande parte do mistério subjacente a estas Hierarquias.

Através destes três regentes planetários emanam as energias do quarto raio, o qual governa a mente através de Mercúrio, e a forma física através da Lua; as energias do primeiro raio, que expressam a vontade de Deus, começam a controlar o homem autoconsciente (desenvolvido em Leão) e as energias do segundo raio, que corporificam o amor de Deus, lançam-se à manifestação. Vontade, amor e harmonia através do conflito -estas são as forças controladoras que fazem do homem aquilo que ele é, e estas são as energias governantes e direcionadoras que usam a mente (Mercúrio), a natureza emocional, o amor (em Júpiter), e o corpo físico (a Lua, ou a vontade esotérica) para os propósitos da expressão e manifestação divinas. É bastante óbvio que a tarefa de Mercúrio em relação à humanidade se tem efetuado de modo muito satisfatório e conduziu a humanidade ao seu atual ponto de evolução do caminho probatório; que a energia de Vulcano faz sentir sua presença potentemente, o que explica as disputas que se desenrolam no planeta entre os homens de vontade - egoísta e ambiciosa - e os homens de boa-vontade que desejam o bem do todo. Quando a Hierarquia humana estiver totalmente desperta para as possibilidades espirituais, e não apenas para as materiais, então o trabalho de Júpiter será imediatamente intensificado, e este beneficente regente conduzirá a família humana para os caminhos da paz e do progresso.

Virgem está definidamente relacionada, por meio de vários regentes planetários, a outros oito signos do zodíaco, os quais produzem uma síntese inter-relacionada de nove signos (incluindo Virgem). Nesta inter-relacionada síntese numérica e nesta frutífera inter-relação acha-se oculta toda a história do progresso humano e o segredo do processo da manifestação divina. É importante lembrar aqui certos pontos:

1. Nove é o número do homem. A quarta Hierarquia Criadora é, na realidade, a nona, se incluirmos na nossa enumeração as Hierarquias não-manifestadas. A Hierarquia humana é somente a quarta entre as sete que estão em expressão ativa ou manifestação.

2. Nove é o número da iniciação no que toca à humanidade. Há:

a. Cinco grandes iniciações planetárias que um homem pode receber.
b. Três iniciações sistêmicas das quais Cristo recebeu duas.
c. Uma iniciação cósmica que relaciona o homem a Sirius.

A relação de Virgem com os oito signos tem, pois, um definido significado nestes assuntos e as nove potências unidas desempenham sua parte no desenvolvimento da vida crística no indivíduo e na massa.

Deste conjunto de signos e suas constelações acompanhantes três são omitidos: Leão, Libra e Capricórnio. Estes três são signos de crise e indicam a progressiva influência dos outros nove e as situações que surgem de suas atividades. São pontos de prova no processo de atuação das energias à medida que estas afetam individualmente os aspirantes:

1. Leão - A Crise da Individualização, que se apresenta em duas etapas como:

a. Poder difuso incipiente.
b. Integração da personalidade.

Significa o surgimento da personalidade e preparação para a experiência do Cristo. É a autoconsciência e a síntese inferior.

2. Libra - A Crise do Equilíbrio. O surgimento do sentido de autodirecionamento e equilíbrio. É o ponto de equilíbrio entre a alma e a forma. Significa o aparecimento da livre escolha. É a consciência da dualidade e o esforço para ajustar os dois.

3. Capricórnio - A Crise da iniciação. Esta existe em cinco estágios e significa o surgimento da dominante vida do Cristo. Significa a síntese superior e o controle da consciência crística, que é a consciência grupal.

Há, pois, nove signos por intermédio dos quais fluem as potências criativas em seus efeitos e que provocam as mudanças que são necessárias no progresso da alma em direção à expressão divina. Há, também, os três signos de crise pelos quais o ponto de evolução é determinado. Em relação a isto devemos observar que:

1. Leão-Libra-Capricórnio constituem o triângulo do Pai ou aspecto vontade; indicam pontos de consecução através de crises enfrentadas e triunfantemente vencidas.

2. Câncer-Virgem-Peixes constituem o triângulo da Mãe ou aspecto matéria, condicionado pela atividade inteligente. Indicam pontos de oportunidade de caráter interno no que diz respeito à consciência, e portanto, temos o reconhecimento da consciência da massa, do individuo e do grupo.

Um cuidadoso estudo das ideias acima será útil para estabelecer métodos e relações, e também para indicar a chave que os astrólogos podem usar ao trabalhar com horóscopos da massa.

A medida que temos estudado estas várias constelações, deve ter-se tornado claro que a principal função dos planetas é servirem de agentes distribuidores para as energias que emanam do zodíaco quando convergem dentro do nosso sistema solar e são atraídas para o nosso planeta. É necessário que os estudantes compreendam, mais amplamente do que até agora o têm feito, que a base das ciências astrológicas é a emanação, a transmissão e a recepção de energias e sua transmutação em forças realizada pela entidade receptora.

As energias dos vários signos são atraídas pelos diferentes planetas segundo a etapa de seu desenvolvimento e segundo o que é esotericamente chamado "a antiga relação" entre as entidades que dão forma aos planetas e às constelações. Esta relação existe entre os seres e está fundamentada na Lei da Afinidade. É esta lei que produz a atração magnética e a resposta dinâmica entre as constelações e planetas do nosso sistema solar e entre um determinado planeta e as formas de vida em um outro planeta e as "energias impendentes", como são chamadas, que estão sendo recebidas de uma fonte maior. A capacidade de receber e beneficiar-se das energias planetárias (elas próprias recebidas à medida que emanam de alguma constelação) depende do ponto de evolução, o qual determina a receptividade e a sensibilidade de resposta do mecanismo de recepção. Isto constitui uma lei imutável e explica o poder de certos planetas que talvez ainda não tenham sido descobertos e que até agora pouco têm a ver com a evolução, devido à falta de sensibilidade das formas receptoras. Os planetas, as energias e as forças sempre existiram, mas permaneceram ineficientes e por isso não foram descobertos devido à não-existência dos necessários instrumentos de resposta. Não terão, portanto, efeito sobre a vida e a história de um indivíduo e somente se tornarão potentes e "darão forma magneticamente" quando o homem tiver alcançado um certo ponto de desenvolvimento, tornando-se sensível a influências superiores e preparando-se para palmilhar o caminho. Estar assim preparado indica que o seu aparelhe de resposta (a tríplice personalidade) está mais sensível do que a do comum das pessoas, e pode responder a um nível mais alto de vibrações, que de outro modo seria impossível. É nisto também que reside a distinção entre planetas sagrados e não-sagrados. Os Senhores dos planetas (as Vidas de raio ou Logoi planetários) estão também, em Seus próprios níveis, desenvolvidos de forma desigual e alguns deles estão mais avançados no caminho cósmico do desenvolvimento espiritual do que outros; aqueles que estão definidamente no Caminho Cósmico do Discipulado são os que dão forma a planetas sagrados, enquanto que aqueles que estão no Caminho Probatório Cósmico expressam-Se através de planetas não-sagrados. Isto será elaborado mais adiante no capítulo reservado a este assunto. Por ora, quero apenas destacar que tudo é uma questão do grau de desenvolvimento na receptividade e na resposta.

Na roda reversa, através da unificada atividade dos regentes ortodoxos e esotéricos, o homem no caminho responde a um vasto número de energias que lhe chegam de inúmeros ângulos e direções; daí as dificuldades que ele encontra no Caminho do Discipulado. Quando ele se torna um iniciado, esta gama de vibrações aumenta rapidamente e ele responde àquelas energias que eu classifiquei sob o nome de hierárquicas e que se referem às doze Hierarquias Criadoras. Então, as forças destas Hierarquias (que não são planetárias nem sistêmicas) penetram no iniciado, passam através dele e vão despertar aquelas respostas grupais maiores que, oportunamente, farão dele um servidor mundial em Aquário e um salvador mundial em Peixes.

Eis aqui uma sugestão sobre o período em que estamos entrando e tornar-se-á progressivamente óbvio para vocês (se refletirem sobre minhas palavras) porque estamos entrando em um signo onde as fileiras dos iniciados serão grandemente aumentadas. Na etapa da iniciação, as energias dos signos e suas constelações (deveria chamá-las constelações auxiliares, o que expressaria melhor a situação) chegam de forma mais pura e numa linha mais direta do que no Caminho do Discipulado e nas primeiras etapas do desenvolvimento evolutivo. O iniciado responde a influências planetárias, sistêmicas, e a certas influências cósmicas e torna-se, por assim dizer, uma lente através d qual "as muitas luzes que são a própria energia" podem fluir e assim focalizar-se no nosso planeta. O iniciado sintoniza sua consciência com estas energias e torna-se, assim, um servidor planetário.

Outro ponto que desejo destacar é que certos raios expressam-s através de dois planetas. Por exemplo, o quarto Raio da Harmonia através do Conflito expressa-se através da Lua e de Mercúrio, enquanto que o primeiro Raio da Vontade ou Poder alcança-nos através de Vulcano e Plutão. A verdadeira razão para isto é um dos segredos da iniciação e está oculta no destino da quarta Hierarquia Criativa e na vontade para manifestar-se do Senhor da nossa Terra, Que está Ele próprio no Raio da Inteligência Ativa. Sobre Ele diz-se que "quando a terceira grande energia for relacionada com a quarta Hierarquia Criadora, o mistério dos Sete perfeitos será compreendido". Um dos significados mais óbvios desta afirmação encontra-se no desenvolvimento da inteligência e do amor no iniciado que, no momento de expressão manifestada e na última grande iniciação, responderá à síntese das energias que emanam dos "sete espíritos diante do trono de Deus". Estes são os representantes dos 7 Rishis da Ursa Maior e os seus polos, as 7 Irmãs das Plêiades, simbolicamente reconhecidas como as 7 esposas dos Rishis da Ursa Maior. Mais uma vez encontramos, relacionado com o nosso sistema solar, um grande triângulo de energias cujos pontos focais na Terra são os 7 Espíritos diante do Trono. Trataremos deste triângulo mais tarde. Por hora, quero apenas dizer o seguinte:

1. Os 7 Espíritos respondem aos 7 planetas sagrados e são:

a. Expressões da vida divina na Terra.
b. Ponto focais para os Senhores dos 7 Raios.
c. Regentes dos 7 planos de consciência e manifestação.
d. Representantes porque são capazes de responder:

2. Os 7 Rishis da Ursa Maior que são:

a. Expressões da vida d'Aquele Sobre o Qual Nada Pode Ser Dito.
b. Os pontos focais positivos para as 7 principais energias cósmicas.
c. Regentes das 7 Hierarquias Criativas.
d. Relacionados como polos positivos às:

3. 7 Irmãs das 7 Plêiades que

a. São expressões da dualidade de manifestação na sua relação com os 7 Rishis.
b. Proporcionam o polo negativo para o aspecto positivo dos 7 Rishis.
c. Fundem-se com as energias da Ursa Maior e, de maneira unida, trabalham por meio de 7 dos signos zodiacais.

Temos aqui novamente a complexidade das forças atuando sobre nosso planeta e crescendo em número e potência à medida que os veículos de resposta no nosso planeta se tornam mais altamente desenvolvidos e sensíveis e são, portanto, capazes de uma reação mais real e de resposta mais rápida às muitas forças que se abatem sobre as nossas formas de vida planetária. Foi dito por um profundo conhecedor de astrologia que trabalha com os Mestres da Grande Loja Branca que "quando a humanidade assimilar a distinção entre os signos e as constelações, quando compreender a natureza da polaridade das energias, e quando responder às três Realidades cósmicas, às doze Energias cósmicas, aos sete impactos planetários e à interação das doze Hierarquias Criadoras - então, e somente então - uma luz radiante será vista e finalmente será determinado o destino do nosso Logos solar" Por trás desta afirmação há três significados: um para o homem medianamente inteligente, outro para os discípulos, e um terceiro para os iniciados acima do terceiro grau.

Como já destaquei anteriormente, o signo de Virgem está relacionado com nove constelações, e neste fato há uma profecia e uma garantia. Aquilo que este signo vela e esconde é potencialmente capaz de responder a nove correntes de energia que - atuando sobre a vida dentro da forma e evocando a resposta da alma - produz aqueles "pontos de crise" e aqueles "momentos de manifesto desenvolvimento" aos quais nos referimos ao falar sobre Leão Libra-Capricórnio.

Através de Mercúrio, Virgem entra em estreita relação com três constelações - Áries, Gêmeos e Escorpião. Aqui mais uma vez temos um triângulo de energias de grande importância na vida do Cristo-menino que Virgem guarda, nutre e esconde dentro de si mesma. Por intermédio de Áries e Escorpião, a vida e manifestação crísticas são integradas com as da quarta Hierarquia Criadora; nisto há um grande mistério no que concerne à manifestação dual do princípio do Cristo tanto na forma quanto - no seu próprio plano -através da manifestação espiritual; é aqui também que aparece o verdadeiro significado das palavras encontradas no Bhagavad Gita quando Krishna (o princípio do Cristo) diz a Arjuna (o discípulo mundial, ou aspecto-forma desenvolvido): "Tendo permeado todo o universo com um fragmento de mim mesmo, eu permaneço." Há aqui uma referência esotérica à essencial identidade do Filho com o Pai, "o imorredouro Uno", e com a Mãe eterna, isto é, com o espírito e a matéria. Este é o mistério fundamental de Virgem e será revelado quando as energias fluindo de Gêmeos para Virgem, via o planeta Mercúrio, tiverem realizado o trabalho que lhes cabe, pois Gêmeos é uma expressão da não-manifestada quarta Hierarquia Criadora - um dos mais elevados grupos de Vidas que se encontram logo após as sete Que condicionam nossas vidas sistêmicas. Essas Vidas já alcançaram Sua meta, porém Suas energias estão ainda dirigidas para o nosso planeta e nele focalizadas. Elas não são imanifestadas no que concerne a planetas tão desenvolvidos como Urano, Júpiter e Saturno.

Nesta tripla relação das três grandes constelações, pode-se notar uma clara e compreensível característica: sua dualidade essencial, cujo efeito é óbvio e tão dramaticamente presente em Virgem. Áries vê o começo ou a iniciação da relação entre espírito e matéria. Gêmeos é definidamente um signo de dualidade e significa a relação entre estas duas principais energias na quarta Hierarquia Criadora ou humana. Este dualismo é enfatizado de modo ainda profundo e compreensível em Escorpião, no qual a nota do ciclo evolutivo que ele domina é o "Verbo se fez Carne". É o signo onde o Cristo demonstra seu controle sobre a matéria sob a forma do discípulo triunfante. Espírito e matéria (Áries), alma e corpo (Gêmeos), a mãe e o filho (Virgem), o Verbo e a Carne (Escorpião) - aqui estão os quatro signos do dualismo criativo e da evolução inter-relacionada que apresentam e descrevem a potência e os objetivos da quarta Hierarquia Criadora.

Quando Mercúrio, o mensageiro divino, o princípio da ilusão e a expressão da mente superior ativa, tiver cumprido sua missão e "guiado a humanidade para a luz", e o Cristo-menino para fora do útero do tempo e da carne para a luz do dia e da manifestação, então a tarefa deste grande centro que chamamos humanidade terá sido cumprida. Reflitam sobre isto, pois o significado da astrologia esotérica surgirá mais claro em suas mentes se puderem entender esta quádrupla atividade de Mercúrio, e a Inter-relação destes quatro signos do zodíaco - ligados, como são com o Quaternário logóico.

É neste signo também que a Lua - por direito de antiguidade e pelo velho controle do pensamento-forma, além de encobrir Vulcano e Netuno - relaciona a força de Virgem com as energias de Touro, de Câncer e de Aquário. Isto é de peculiar importância, uma vez que relaciona o aspecto construtor da forma com o aspecto consciência, o qual, em uma elevada etapa do desenvolvimento, produz a manifestação do princípio crístico ou Cristo-menino Diz-se esotericamente que quatro dos nomes pelos quais o Avatar Cristo é conhecido são:

1.O Desejo de Todas as Nações .... Touro .... Cruz Fixa

2. Aquele a Quem as multidões pressentem ou por Quem o Mundo Todo Espera .... Câncer .... Cruz Cardinal

3. Aquele Que É, para Ela, o propósito da existência ... Virgem .... Cruz Mutável

4. Aquele Que mostra a luz e dá a água .... Aquário .... Cruz Fixa

Todos estes signos indicam formas de consciência, as quais são condicionadas e manifestadas pelas energias dos signos executando cíclica e incessantemente a tarefa que lhes toca. Portanto, dizem respeito, primordialmente, às etapas do discipulado e à manifestação de um discípulo solar. Daí as duas energias provenientes da Cruz Fixa. Esta é, consequentemente, uma das cruzes intermediárias que relacionam as três maiores e há muitas assim.

Virgem está relacionada a Touro, por meio de Vulcano, o qual produz o que podemos chamar o aspecto resistência da vontade-de-ser que impulsiona o encarnado Filho de Deus através das experiências do período de escuridão, quando a personalidade se torna a Mãe em gestação; através do período do infante no plano físico; e através do período de adolescente até o período de plena maturidade do iniciado. Isto exige persistência, resistência e continuidade de esforço e é uma das características conferidas ou estimuladas pelas energias que emanam de Vulcano. Podem ver que estes são atributos do primeiro Raio e são o reverso dos atributos geralmente enfatizados, isto é, a morte ou aspecto do Destruidor. Touro é uma manifestação da terceira Hierarquia não-manifestada, sobre a qual nada sabemos além do fato de que está relacionada com a luz que libera da morte. Temos, portanto:

Touro -Iluminação.
Vulcano - 1º. Raio ou capacidade de resistência.
Terceira Hierarquia Criadora - Luz libertadora.
Virgem - Vida Crística, latente e ainda não expressa
(como a terceira Hierarquia Criadora).
A Lua - A natureza-forma, a substância da chama que ilumina o caminho.

Um vasto campo de pesquisa psicológica está indicado acima, em conexão com todas as constelações, os planetas e as Hierarquias, porém é vasto demais para ser desenvolvido neste Tratado. Será a astrologia do futuro e começará a ser compreendida quando a consciência grupal e a continuidade de consciência estiverem estabelecidas entre os homens. Contudo, como forma de ginástica mental, e como indicador de possibilidades, o conceito é útil para vocês, porque alarga os horizontes indica o maravilhoso alcance do plano divino e a síntese que subjaz à manifestação.

Netuno é, como sabemos, o Deus das águas, e o termo "água" abrange muitos ângulos da sabedoria esotérica, como:

1. Todo o conceito de matéria - universal e especificada.
2. As "águas da substância".
3. O oceano da vida.
4. O mundo da miragem e da reação astrais.
5. O plano astral como um todo.
6. O desejo e a natureza emocional.
7. O mundo de focalizada encarnação para as massas.
8. A existência nas multidões, como em Câncer.

De todos estes atributos ou condições do polo feminino na existência (o aspecto material), a constelação de Câncer é conspicuamente simbólica. Ela precede Leão, o signo da individualidade e do esforço autoconsciente, e concerne o vagaroso ritmo da vida de massa - seja a instintivamente ativa ou as reações de uma consciência imposta que é o resultado da experiência escolhida depois da iniciação. Implica vida da massa, que conduz à vida do grupo depois da experiência da iniciação, a qual é representada pelo seu oposto solar - Capricórnio - e encontra plena expressão em Aquário que completa a experiência de Leão, fundindo-a com a de Câncer e Capricórnio. Estes seis signos

Cancer Leão Virgem
Capricórnio Aquário Peixes

formam uma outra estrela de seis pontas de profundo significado que é a contraparte subjetiva da estrela-de-seis-pontas a que chamamos o selo do Rei Salomão. O entrelaçamento dos dois triângulos acima constitui o que é chamado o triângulo da humanidade e - segundo a teoria da Ciência dos Triângulos - concerne à relação do indivíduo com a massa da humanidade e do discípulo com o grupo. Estes triângulos merecem o mais cuidadoso estudo. É Netuno que se acha predominantemente ativo para provocar uma atividade tal em Câncer que possa criar aquele momentum adequado que produzirá a progressão para Aquário (através dos signos intermédios).

Quero acrescentar algo mais ao ensino sobre a roda da vida e o movimento reverso que ocorre numa determinada etapa da evolução. Quero chamar-lhes a atenção para o fato de que a dificuldade do problema e a intensificação da vida de dualidade consciente que marca as etapas iniciais do Caminho do Discipulado até à etapa imediatamente precedente à terceira iniciação, baseiam-se na roda do zodíaco, cujas influências contribuem para a vida da natureza da forma quando giram de maneira normal; as miríades de vidas que constituem a forma são condicionadas pelos signos do zodíaco que prosseguem de maneira normal - na direção dos ponteiros do relógio - devido à precessão dos equinócios, enquanto que a vida do discípulo, focalizada na consciência da alma, é governada (ou deveria dizer, deve ser governada?) pela roda em movimento oposto ao dos ponteiros do relógio. Esses dois movimentos são potentemente opostos e, simbolicamente falando, produzem no devido tempo aquela "separação em direções opostas" que sempre precede a iniciação e a iluminação de que dão testemunho todos os místicos e iniciados. É isto que na realidade produz a destruição do véu da ilusão e é a isto que o Novo Testamento simbolicamente se refere como "o véu do templo foi rasgado em dois de alto a baixo" É este o resultado da atividade dual da Grande Roda. Precede a noite escura da alma quando o homem queda pendente entre o céu e a terra e grita então:

"Onde está esse Deus Que me abandonou? Não O vejo em parte alguma, e os outros deuses também se foram. Estou só, despojado de tudo, e contudo, sem temor. Vejo a escuridão da forma; vejo a escuridão do espírito distante. E toda a luz da alma parece ter desaparecido" Mas a seguir, ecoa um grito triunfante: "Eu sei que sou a Luz de Deus. Nada mais existe."

Através da Lua e também de Júpiter, Virgem relaciona-se com Aquário, o que significa neste caso, relacionar-se com a sétima Hierarquia Criadora ou com a substância atômica com a qual o corpo denso da manifestação tem que ser construído se quisermos que a vida crística (a qual é nutrida por Virgem) venha a manifestar-se com sucesso. A causa da manifestação é, esotericamente falando, a estimulação das "vida mortas" (a chamada substância inorgânica) à atividade e utilidade para positiva vida crística, que é o agente da estimulação. Por isso a Lua é o símbolo da resposta das vidas mortas ao impacto espiritual externo. A ideia central do ocultismo de que mesmo o menor átomo de substância tem em si o germe daquilo que pode responder à energia espiritual esta preservada para nós no ensinamento acerca de Júpiter, o agente do segundo raio do espírito Crístico.

No que diz respeito a Júpiter - como seria de esperar-se num estudo sobre os raios -Virgem está relacionada a Sagitário e a Peixes. Este é um impacto exotérico, mas produz um estímulo constante sobre o Cristo interno. Sagitário rege ou condiciona (pois é isto que a palavra significa) a atividade dos senhores lunares que constroem, com sua própria substância, o corpo do homem. Torna-se óbvio porque, quando o homem começa a atividade uni direcionada de Sagitário e se torna um discípulo sincero, lhe é possível governar sua personalidade de tal modo que, no momento oportuno, esta se torna o veículo da alma. Isso explica também a reação da personalidade contra tal controle. É devido a fatos como estes que a astrologia está destinada a tornar-se uma das mais importantes ciências do futuro, e quando isto acontecer, o controle da personalidade será exercido cientificamente; serão plenamente utilizadas as influências planetárias e as energias dos signos à proporção que aparecem ciclicamente, e será feito um esforço especial a fim de conseguir, por exemplo, obter certos aspectos de controle durante o mês no qual o Sol esteja no signo de Sagitário.

A relação existente entre Virgem e Peixes (entre a Virgem-Mãe e as Deusas Peixes) é bem conhecida, uma vez que são polos apostos e suas funções são peculiarmente intercambiáveis. Na revolução da roda comum, Áries e Escorpião marcam o começo e o fim e atingem a consumação quando a personalidade está firmemente equipada. São, exotericamente, Alfa e Omega. Na vida do discípulo, Virgem e Peixes representam essa mesma relação. Peixes traz à consumação o trabalho realizado neste ciclo mundial. Podemos ter uma ideia do que indicamos acima se estudarmos esta tabulação das nove constelações com seus signos:

1. Áries Começo Cruz Cardinal
2. Gêmeos Relação Cruz Mutável
3. Touro Desejo Cruz Fixa
4. Câncer Movimento Cruz Cardinal
5. Escorpião Teste-Prova Cruz Fixa
6.Sagitário Direção Cruz Mutável
7. Aquário Serviço Cruz Fixa
8. Peixes. Salvação Cruz Mutável
9. VIRGEM A MÃE CRUZ MUTÁVEL

Surge aqui um ponto interessante: os quatro braços da Cruz Mutável estão todos representados nesta inter-relação, indicando que a atividade da Cruz Mutável foi completada ou que o estágio preparatório da evolução teve sucesso no preparo do homem para subir à Cruz Fixa. A personalidade está preparada para ser a mãe do Cristo.

Se considerarmos os dois sistemas solares (o atual e o anterior) como uma unidade, poder-se-ia dizer que.

1. A Cruz Mutável regeu o primeiro sistema solar. Naquele sistema e também no atual, para a humanidade como um todo, esta Cruz governa o caminho probacionário (que na realidade abrange toda a vida de experiência até o ponto em que se começa a palmilhar o caminho do discipulado).

2. A Cruz Fixa governa o atual sistema solar e corresponde ao caminho do discipulado.

3. A Cruz Cardinal governará e regerá o próximo sistema solar e, neste sistema, governa o caminho da iniciação, que é percorrido pela flor da raça.

O fato de que as quatro energias da Cruz Mutável, três das da Cruz Fixa e duas da Cruz Cardinal afluem ao signo de Virgem, em graus e potências relativas, indica a importância fundamental deste "signo de recepção", como é chamado. As nove energias são necessárias para trazer o homem até o ponto onde o mundo e a influência de dois sistemas solares tenham cumprido sua tarefa de:

1. Preparação do veiculo de recepção e proteção, que é a personalidade, a forma, o homem autoconsciente.

2. Trazer à manifestação, por meio desse veiculo, o homem oculto no coração, o Cristo interno, a alma, o homem grupo-consciente.

Qual será o objetivo e a consumação da atividade da Cruz Cardinal durante o próximo sistema solar é uma revelação que está oculta ao homem que ainda não alcançou a terceira iniciação. Está naturalmente relacionada com o Espírito ou primeiro aspecto da divindade, ou com a Mônada e com a expressão da consciência divina. Até que um homem tenha recebido essa iniciação, nada lhe adiantaria o que eu dissesse a respeito e, na realidade, não existem palavras para descrevê-la.

Como já disse, os instrutores esotéricos da Hierarquia consideram Virgem como identificada com o terceiro aspecto da divindade, com o principio mãe, e como dirigente das energias desenvolvidas e reconhecidas no primeiro sistema solar. É por esta razão que, no atual sistema solar, Virgem está predominantemente submetida às influências das energias do 2°, 4° e 6° raios através de Júpiter (segundo raio), da Lua e Mercúrio (quarto raio) e de Netuno (sexto raio). A Lua e Mercúrio juntos indicam a atividade da mente superior e inferior e estão, por essa razão, relacionados com o terceiro Raio da Inteligência Ativa, o qual controlou o primeiro sistema solar. Consequentemente, há apenas um planeta, Vulcano, que é, de forma pura e distinta, transmissor da energia do primeiro raio. Estes pontos, que atualmente pouco significam, serão desenvolvidos mais tarde por astrólogos avançados. Há um outro ponto relacionado às influências planetárias que eu gostaria de mencionar aqui porque mais uma vez enfatiza a posição sintética de Virgem e sua contribuição como importante ponto focal para a distribuição da energia da quarta Hierarquia Criadora. Júpiter rege quatro signos e cada um deles representa um elemento diferente dentre os quatro elementos que se expressam nos três mundos da evolução humana. A tabulação seguinte esclarecerá melhor este ponto:

Júpiter - Regente e Condutor da EXPANSÃO
Virgem Peixes Sagitário Aquário
Terra Água Fogo Ar
O Cristo Oculto O Salvador Oculto
O Mestre Oculto O Servidor Oculto

Neste signo, Virgem, o lugar que os planetas ocupam e o seu modo de expressão são de máximo interesse, embora de implicações muito esotéricas e de dificílima compreensão.

Mercúrio está exaltado neste signo porque a mãe é necessariamente governada pelo filho, o Filho da Mente que é também o Filho de Deus. Deste filho ela é a protetora e a responsável pelo seu desenvolvimento e pela experiência vagarosamente adquirida. Mercúrio, sendo o Mensageiro dos Deuses e o Agente de aplicação do Seu controle é, por um lado, o agente do terceiro aspecto (inteligência ativa), e por outro lado, o agente do segundo aspecto (amor-sabedoria). Considera-se que ele expressa em si mesmo os dois aspectos do principio mental, a expressão concreta e abstrata da mente de Deus. A mente concreta inferior foi desenvolvida no primeiro sistema solar e a mente abstrata-intuitiva superior, a razão pura, está sendo desenvolvida neste sistema. Mercúrio é a síntese de manas-budi, mente-sabedoria, que se expressa por meio da alma humana; Mercúrio rege a ponte ou o antahkarana. Em Virgem, Mercúrio atinge a potência máxima, pois Virgem é a inteligência e o Cristo oculto é sabedoria ou razão pura.

Vênus, puro amor-sabedoria, é gerado neste signo e, em termos ocultistas, "desce à terra" e simboliza (como cuidadosamente ensinado em A Doutrina Secreta) a dádiva da mente e da divindade, personificadas no Filho da Mente e daí a descida do princípio Crístico para a geração ou à matéria. Virgem e Vênus juntas são dois aspectos da inteligência. O simbolismo da descida do Espírito para o útero da virgem mãe está preservado no fato astrológico de que Vênus está em queda neste signo; esotericamente, ela desaparece de vista e desvanece-se na escuridão. Netuno, a expressão do sexto Raio da Devoção e Idealismo, naturalmente torna-se mais impotente neste signo e simultaneamente "seu poder é diminuído", porque o estímulo e o impulso da devoção e do desejo dão lugar, neste poderoso signo, aos processos naturais de produção da forma e à silenciosa atividade que se processa no útero do tempo e do espaço.

Júpiter, apesar de seu poder latente, tem também sua influência "diminuída" nesta época, porque o segundo princípio ou aspecto da divindade, o Filho ou o germe do Cristo que virá, o Filho da Mente, desce às profundezas e fica temporariamente velado ou oculto. Eu recomendaria aos astrólogos do futuro uma cuidadosa investigação sobre as quedas, exaltações e diminuições de poder que acontecem dentro de qualquer signo zodiacal; o problema deve ser visto de modo amplo e não tão especificamente sob o ângulo dos horóscopos da personalidade. Quando os planetas forem corretamente correlacionados com os raios a que estão dando expressão, aí então aparecerá o tema maior da vida da alma; eles condicionam a personalidade, mas não no mesmo sentido em que as circunstâncias materiais (o corpo físico e o meio ambiente) condicionam a massa dos homens. Reflitam sobre isto.

Em relação aos decanatos, quero destacar que o que estou constantemente enfatizando neste tratado é que o astrólogo precisa estudar o horóscopo de um indivíduo sob o ângulo de seu lugar na roda do zodíaco e considerar qual o caminho seguido. Está ele progredindo na roda como uma personalidade ou move-se para diante como uma alma? O conflito ao qual todos os discípulos estão sujeitos deve-se ao fato de que a vida da forma do discípulo é influenciada numa direção, pela roda, e a consciência, noutra direção, pela roda reversa.

O discípulo entra no signo sob a influência daquele decanato que, para ele, é o primeiro mas que, para o homem comum é o terceiro. Isto está exemplificado de forma interessante e prática pelo signo no qual estamos agora entrando. Os três decanatos de Aquário são, para o discípulo, Saturno, Mercúrio e Vênus. É nesta sequencia que eles o afetam e o impulsionam no caminho desejado, assim dando oportunidade através do conflito, para a iluminação da mente e, no devido tempo, a conquista do amor fraterno que é a sabedoria. A massa dos homens em geral, passaria pelo signo via Vênus, Mercúrio e Saturno, pois o homem não desenvolvido é influenciado por aquelas qualidades melhor descritas como mente instintiva ou afeto (Vênus), que é o amor fraterno em embrião; pelo vagaroso desenvolvimento da mente, pela atividade de Mercúrio; finalmente como resultado deste desenvolvimento, sobrevém o conflito e Saturno oferece a oportunidade para sofrer, e, por meio do sofrimento, aprender a escolher corretamente, a analisar corretamente e a decidir com base em valores superiores. Estes pontos devem ser cuidadosamente considerados pelo astrólogo. Mas atualmente estamos vivendo um ponto de crise e o problema toma implicações maiores. Isto porque, pela primeira vez em sua história, a humanidade está começando a subir à Cruz Fixa do discípulo, revertendo assim seu progresso no circulo do zodíaco. A humanidade - como um todo e devido ao grande número de aspirantes e pensadores idealistas - está entrando em Aquário pela porta aberta de Saturno. Ao mesmo tempo, muitos homens estão na etapa instintiva e não-pensante, e suas consciências são predominantemente atlantes. Esses entram por Vênus e daí? conflito.

De acordo com Sephariel, os três decanatos em que Virgem está dividida são governados pelo Sol, Vênus e Mercúrio, enquanto Alan Leo nos dá Mercúrio, Saturno e Vênus. Quero lembrá-los de um ponto que os astrólogos frequentemente esquecem: no caso do discípulo, Mercúrio e Sol são termos intercambiáveis. Quando o discípulo toma consciência de que ele próprio é Mercúrio, o Filho da Mente, e portanto uno com o Cristo universal "o Sol e contudo o Filho de Deus" (assim esotericamente chamado), ele é então um iniciado. Portanto, a indicação feita por Alan Leo é a verdadeiramente esotérica. Quando o discípulo reconhece em Saturno o Deus que oferece a oportunidade e não apenas o vê como a Deidade que traz sofrimento, então ele está no caminho do discipulado, de fato e em verdade, e não apenas em teoria. Quando Vênus é a fonte da sabedoria e a expressão da transmutação da mente em intuição e do intelecto em sabedoria, então ele está pronto para a iniciação; está rapidamente alcançando a liberação. A falha na lista dada por Sephanel reside no fato de que o Sol e Mercúrio são o mesmo, portanto a escolha é redundante; ele omite Saturno e devido a esta omissão, esotericamente falando, "a porta não está aberta".

As notas-chave deste signo transmitem seu significado tão claramente que não há necessidade de elucidá-las. Na roda comum, as palavras de comando instituem a atividade de Virgem: "Que reine a matéria". Mais tarde, na roda do discípulo, a voz brota da própria Virgem e diz: "Eu sou a mãe e o filho. Eu, Deus, matéria sou".

Reflitam sobre a beleza da síntese e do ensinamento e saibam que vocês mesmos, como alunos, disseram a primeira palavra quando, no longínquo passado, desceram para o útero do tempo e do espaço. Chegou a hora em que vocês podem, se assim o desejarem, proclamar a sua identidade com os dois aspectos divinos - matéria e Espírito, a mãe e o Cristo.

Voltar ao início


LEO, O LEÃO

Como estamos passando para a Era de Aquário na qual o espírito de Aquário será exemplificado em sua universalidade e em seu sentido de "distribuição geral", é inevitável que cheguemos a um ponto de crise. O tipo verdadeiramente leonino precisa reagir de modo novo e único para usufruir da oportunidade, e quando digo tipo leonino, refiro-me às pessoas que têm o sol em Leão ou no ascendente. A razão para tal é que Leão é o polo oposto de Aquário, e a interação das energias entre eles está agora muito mais potente do que jamais esteve na história da humanidade. Este fato vocês não podem comprovar, mas eu o afirmo. É ele o responsável pelo aparecimento de ditadores em diferentes países atualmente, e é devido a este fato também, que neste ciclo (antecâmara da Nova Era), temos a característica atitude destes ditadores - atitude que tem sido frequentemente ignorada, mas de real valor para a raça: é a atitude que conduz à síntese da vida, objetivos e intenções nacionais. Um exemplo típico desta atitude é Hitler. Independente de qualquer opinião que vocês possam ter sobre ele, não há dúvida de que ele unificou, fundiu e mesclou os vários elementos da raça germânica. Esta é uma atividade de natureza aquariana, embora no seu mais inferior e indesejável aspecto. É também da natureza de Leão, pois as pessoas que podem produzir tais resultados são, por força, intensamente autoconscientes. Esta é a maior característica do leonino. Que papel Leão desempenha no horóscopo da personalidade de Hitler não sei, porque não investiguei, mas é importantíssimo no horóscopo de sua alma.

Sugiro aos astrólogos modernos que façam os horóscopos das figuras dominantes no atual cenário mundial, com os planetas que indiquei como esotéricos; todas as pessoas avançadas e de grande importância estão no caminho do discipulado ou se aproximando dele, e, portanto, a influência dos planetas esotéricos torna-se cada vez mais potente. A tendência para fundir, mesclar, amalgamar e a contra parte espiritual desta unificação está hoje mais forte do que nunca e os tipos que a produzem exotericamente têm que em algum lugar apresentar Leão numa posição proeminente em seus horóscopos, ou o Sol controlando alguma casa importante. Se isto não ficar provado no horóscopo, é porque a hora exata e dia do nascimento não estão corretos.

Este signo, Leão, é o quinto signo do zodíaco, o que indica que ele é parte do misterioso número dez - o número da perfeição - perfeição relativa que antecede a entrada num novo ciclo de progresso. Isto liga Leão, consequentemente, a Capricórnio, o décimo signo do zodíaco, porque é o processo de iniciação que torna o indivíduo autoconsciente numa pessoa consciente do grupo. Na roda inversa, este é o oitavo signo, o signo do Cristo e da Realidade interna, e que, deste modo, marca um novo ciclo. Quando nasce a autoconsciência (como no momento da individualização), um novo ciclo começa. Este significado numérico liga Leão a Escorpião (o oitavo signo do zodíaco) de modo efetivo e aí temos, portanto, o triângulo Leão-Escorpião-Capricómio envolvendo a humanidade e indicando os três importantes pontos de crise na trajetória do homem:

1. Autoconsciência ou percepção humana. Unidade - Leão.
2. Consciência das dualidades em luta. Discipulado - Escorpião.
3.Consciência de grupo como um iniciado. Unidade - Capricórnio.

Leão é um signo de fogo e o mais proeminente signo de fogo atualmente. Os Filhos da Mente, os autoconscientes Filhos de Deus, são, acima de tudo, os Filhos do Fogo, pois nosso "Deus é um Fogo consumidor". Há neles aquela peculiar qualidade que pode queimar e destruir todos os empecilhos à sua essencialmente divina expressão. Devem ter em mente a natureza purificadora do fogo. Há dois elementos que estão relacionados, na consciência pública, com a purificação - um é a água, o outro é o fogo. É neste sentido que os signos de água, Câncer-Escorpião-Peixes, são interessantes, e os signos de fogo, Áries-Leão-sagitário, merecem ser estudados. O fogo sempre leva avante, esotericamente, aquilo que a água começou.

Em Câncer, as águas purificadoras da experiência começam seu benéfico trabalho. Isto tem início na Cruz Cardinal porque esta Cruz lida somente com as totalidades e, portanto, com a experiência da massa.

Em Escorpião, as águas purificadoras dos testes e provas são aplicadas. Isto tem lugar na Cruz Fixa e o seu efeito é drástico ao extremo.

Em Peixes, as águas da purificação são aplicadas por meio da vida diária e dos processos de encarnação; aplicam-se ao "peixe que nada nas águas da matéria e nela encontra seu sustento." Isto tem lugar na Cruz Mutável da existência e experiência material comum.

Assim a influência das três cruzes é exercida sobre o encarnado Filho de Deus na roda da vida comum e na ordem usual. Na roda reversa, o fogo toma o lugar da água e queima todo o lixo. Consegue-se assim gradualmente a purificação da natureza inteira, e o homem se torna sensível às influências que podem chegar a ele quando a triplicidade ígnea começa a reorientá-lo para a universalidade, a autoconsciência e as atitudes uni direcionadas. A medida que prosseguirmos no nosso estudo, irá aparecendo o significado desta afirmação. Estou insinuando pontos de importância espiritual e esotérica porque este signo, Leão, tem supremo controle na vida do aspirante. Ele tem que conhecer a si mesmo mediante a verdadeira autoconsciência antes de poder conhecer aquele espírito divino que é seu verdadeiro Eu, e também conhecer seus semelhantes.

Leão é uma parte da Esfinge, e sobre isto não preciso estender-me uma vez que já foi tratado em outra parte. Isto é um grande mistério. Juntos, Virgem e Leão representam o homem inteiro, o homem-Deus, e também o espírito matéria. É importante ter isto em mente, pois quando a natureza do mundo for revelada, então o mistério da Esfinge deixará de existir.

As notas-chave deste signo são bem conhecidas. Elas emitem a nota da individualidade e a da verdadeira autoconsciência. Muitas pessoas estão convencidas de ser autoconscientes, quando são apenas impelidas pelo desejo e orientadas para a satisfação desse desejo ou quando se reconhecem como o dramático centro de seu universo. Todavia, a pessoa verdadeiramente autoconsciente é aquela consciente do propósito, de uma vida autodirigida e de um plano e programa de vida desenvolvidos e definidos. Quando isto se encontra presente deduz-se que existe percepção mental e um certo nível de integração. Ser motivado apenas pela emoção e ativado pelo desejo não indica a verdadeira autoconsciência. No homem não evoluído há muito mais instinto do que autopercepção. No homem autoconsciente verdadeiramente desenvolvido estão presentes não apenas direção, propósito e plano, mas também a consciência do agente ativo do plano e da ação. Reflitam sobre isto.

Há duas notas-chaves subsidiárias, porém potentes, que quero discutir neste ponto para que as influências exercidas por Leão seja claramente percebidas. São elas a vontade-para-iluminar, que constitui o impulsor para o autoconhecimento, autopercepção e positividade intelectual, e também a vontade-para-governar e dominar, que é tão peculiar neste signo e de sutil potência no homem de Leão. É esta vontade-para-comandar que leva o nascido neste signo a eventualmente conseguir o autodomínio e o controle da personalidade (seja por um bom motivo ou por egoísmo); é esta tendência que leva finalmente a personalidade regida por Leão a controlar pequenos ou grandes grupos de pessoas. Isto - num estágio avançado - é uma expressão da fusão da energia de Leão e da potência de Aquário. É inevitável para homens e raças: toda a experiência em Leão prepara para isto.

A vontade-para-iluminar é o que impulsiona todos os leoninos a experimentar e assim obter conhecimento; é o que os liga a Touro, aquele que "carrega em sua fronte a joia que dá luz." Na relação Touro-Leão-Aquário, temos um importante e significativo triângulo zodiacal no que concerne ao homem e é peculiarmente significativo para a quarta Hierarquia Criativa, a Hierarquia humana. Temos, pois:

1. Touro - o incentivo em direção à experiência para obter conhecimento.
2. Leão - A expressão da experiência para justificar o conhecimento.
3. Aquário - O uso da experiência para tornar o conhecimento um fator no serviço.

Este triângulo expressa a vida da humanidade e demonstra finalmente a perfeição ou consumação do caminho humano. Outro triângulo é de natureza algo similar, Leão-Virgem-Peixes, porém produz uma expressão de consciência ainda mais sutil.

1. Leão - O homem autoconsciente. Personalidade. Unidade inferior.
2. Virgem - A vida ou principio Crístico latente. Dualidade.
3. Peixes - A alma grupo-consciente. O Salvador do Mundo. Unidade.

Notem como insisto em enfatizar a consciência e seu progressivo desenvolvimento, e não a forma ou o agregado de formas que escondem da entidade consciente qualquer natureza ou grau da existência. Do mesmo modo que no Tratado sobre o Fogo Cósmico procurei dar a chave psicológica para A Doutrina Secreta e para interpretar a consciência subjacente que é expressa pelos Seres (considerados nessa obra), também no Tratado sobre os Sete Raios estou levando adiante a mesma ideia, ao mesmo tempo que procuro fornecer a necessária chave para a moderna psicologia exotérica, assim como algumas indicações a respeito da chave astrológica a que H.P.S. se refere em A Doutrina Secreta As Entidades de que ela se ocupa no seu magistral trabalho da verdade esotérica são reveladas aqui como influências cósmicas, solares e planetárias que evocam - em resposta às Suas emanações de energia ou atividades vibratórias - um despertar da consciência na forma, de modo que esta fique alinhada ou estreitamente relacionada às consciências desses Seres. Todas as revelações parecem surgir, na consciência da raça, de dentro da forma mais baixa ou mais material porque a "escalada do conhecimento em direção à sabedoria" é sempre a chave para o progresso; portanto, a psicologia e a astrologia exotéricas tinham que preceder à revelação de seu significado; a natureza da forma tinha que se tornar aparente e o homem tinha que se acostumar a ela antes que o significado por trás da forma pudesse ser revelado. Perguntarão qual o motivo para este modo de proceder, e eu posso dar um entre os muitos motivos que, com uma pequena reflexão intuitiva, seriam convincentes. Os poderes da alma, de compreender e raciocinar, estão completos e desenvolvidos. Porém, as almas - orientadas para a encarnação e a vontade-de-servir - não possuem ainda, nos três mundos, as formas necessárias e adequadas para expressar o conhecimento que a alma possui no seu próprio nível de percepção. Se os significados internos das formas simbólicas externas fossem registrados por uma forma despreparada (o aparelho de resposta da alma nos três mundos, e no caso do homem, envolvendo os sistemas nervoso e glandular e o cérebro sem preparação nem evolução) a energia da alma destruiria a forma e a expressão inferior seria despedaçada. Aqui podemos notar o significado do tempo e inteligentemente empregá-lo, mas isto envolve um desenvolvimento definido do sentido esotérico. Há outras razões, mas esta é suficiente. No processo evolutivo há, portanto, primeiro a forma, gradualmente preparada, ajustada, alinhada e orientada durante muitos éons de tempo; por trás desta forma ativa e, à medida que ela progride paulatinamente e responde melhor ao meio ambiente e ao contato, está a consciência que desperta vagarosamente.

Esta é a alma, pensante, intuitiva, amorosa, que intensifica o controle sobre seu aparelho de resposta, que tira proveito de todos os possíveis avanços feitos pela forma, e que aplica cada influência para o aperfeiçoamento do grande trabalho à que se propôs sob a Lei do Sacrifício.

É por esta razão que, neste Tratado, eu não tento provar - cientificamente e no sentido exotérico moderno - a resposta natural aos fatores psicológicos internos e às influências astrológicas esotéricas. Estas podem ser facilmente demonstradas e instantaneamente evidenciadas assim que a ciência moderna aceite as premissas ocultistas, ainda que apenas de modo experimental e hipotético. Estou restringindo-me inteiramente ao tema do desenvolvimento da consciência, do significado e das significâncias, e da resposta desta entidade consciente às muitas influências e impactos vibratórios a que está sujeita pelo fato de ser parte integral de outras Vidas maiores. Reflitam sobre isto. Esta é a minha mais frequente injunção, porque a atividade da reflexão é o mais potente meio de revelação.

Procurei atrair a atenção de vocês para os pensamentos acima, porque, no signo que estamos estudando agora, está aberto ao investigador o tema da autoconsciência. A consciência de massa em Câncer dá lugar à consciência individual em Leão. Da massa ou do rebanho, emerge a unidade auto-suficiente que se torna cada vez mais consciente de sua unicidade, sua solidão e sua atitude isolada como "um no centro" de seu pequeno cosmos. Esta atitude continua a desenvolver-se e torna-se enfática e dinâmica (uso estas palavras propositadamente) conduzindo à consciência pronunciadamente egocêntrica do homem egoísta, inteligente e à ambiciosa manifestação de poder egoísta do homem que deseja sucesso e posição. Porém, oportunamente chega o momento em que a natureza da Cruz Fixa começa a despertar na consciência do homem e a influência de Aquário, (o polo oposto a Leão), começa a equilibrar a influência deste signo. Depois produz-se uma mudança gradual do foco de atenção que se afasta "daquele que está só" para o grupo ao seu redor, e uma mudança igualmente importante, de interesses egoístas para as necessidades grupais. Isto traduz, concisamente, o objetivo alcançado pelo homem na Cruz Fixa; o efeito dessa Cruz é trazer luz e liberação. Isto pode ver-se claramente se compararmos as energias dos quatro braços da Cruz à medida que se manifestam no homem antes e depois de sua longa e drástica experiência nesta Cruz:

1. Touro - o Touro do Desejo. A luz da aspiração e do conhecimento
2. Leão - o Leão da Autoafirmação. A Luz da Alma.
3. Escorpião - o Agente da Ilusão. A Luz da Liberação.
4. Aquário - o Cálice do Autosserviço. A Luz do Mundo.

A Cruz Fixa é a Cruz da Luz. E atuando continuamente por meio desta Cruz, fluindo de Leão, estão os "fogos de Deus" - cósmico, solar e planetário - produzindo a purificação, a intensificação da luz e, oportunamente, a revelação ao homem purificado que se encontra na luz. De Áries vem o fogo cósmico; de Sagitário vem o fogo planetário, de Leão vem o fogo solar. Cada um destes fogos "limpa o caminho, queimando" para expressar os três aspectos divinos: o espírito (Áries), a alma (Leão) e o corpo (Sagitário). Esta é a base cientifica do ioga do fogo, aplicada pelo homem plenamente autoconsciente ao reflexo dos três aspectos divinos nos três mundos; estes são os três modos de expressão divina nestes três mundos. É este o significado do fato de que diante do Portal da Iniciação estende-se o solo ardente que todos os discípulos e iniciados terão que palmilhar. O sujeito de Leão atravessa este solo ardente com vontade e esquecimento de si mesmo. Quando ele alcançou plena autoconsciência e integração mental e quando ele atingiu uma personalidade efetiva, então ele caminha sem se deixar deter pelo sofrimento.

Uma pequena reflexão tornará claro porque o Sol é o regente das três condições de Leão - exotérica, esotérica e hierárquica. É correto supor-se que o propósito do atual sistema solar seja o desenvolvimento da consciência, e se para os seres estritamente humanos a autoconsciência é a meta, então é óbvio que o Sol deve governar, pois ele é a fonte da consciência física (exotérica e simbólica da personalidade), da percepção da alma (esotérica), e da vida espiritual (hierárquica). Estou reiterando a necessidade de reconhecer a estimulação da consciência como o objetivo de todas as influências astrológicas porque o tema em destaque em Leão é a atividade da unidade autoconsciente em relação ao seu meio ambiente ou o desenvolvimento da resposta sensível aos impactos ambientais daquele que está - como está o Sol - no centro de seu pequeno universo. Toda a história, a função de Leão e suas influências podem ser resumidas na palavra "sensibilidade", a qual pode estudar-se em quatro etapas:

1. Sensibilidade aos impactos condicionantes do meio ambiente, isto é, os impactos do mundo da evolução humana, os três mundos ou planos, por meio dos três aspectos do aparelho de resposta da alma;
2. Sensibilidade à vontade, anseios e desejos da personalidade, o homem autoconsciente integrado, o ser inferior;
3. Sensibilidade à alma como fator condicionante em lugar da sensibilidade ao mundo ambiente como fator condicionador;
4. A sensibilidade espiritual do Homem-Deus (a fusão da alma e da personalidade) ao meio ambiente. Nesta fase do desenvolvimento, o homem liberado não é condicionado pelo meio, mas começa a árdua tarefa de condicioná-lo em relação ao plano e propósito divinos, e ao mesmo tempo, começa a cultivar a sensibilidade aos impactos superiores daqueles mundos que conduzem à meta final.

Quero que se lembrem sempre desta inata sensibilidade espiritual e desta sensibilidade material exterior para que possam verdadeiramente compreender as influências que Leão exerce não só sobre os seres humanos e, especialmente, sobre os nascidos neste signo ou que o tenham no ascendente, como também sua influência sobre o planeta. Em todo o universo, a alma é o tema consciente e sensível do plano divino - a alma como anima mundi ou alma do mundo, que anima todas as formas abaixo do reino animal; a alma como alma animal e a extensão desta para os corpos de todos os animais, incluindo o corpo físico humano; a alma como alma humana, que é ainda uma expansão do mesmo fator sensitivo, porém aumentado ou estimulado pelo princípio de auto percepção ou sensibilidade pessoal enfocada em toda expressão subumana da alma, acrescida da percepção (consciente ou inconsciente) da alma imortal ou divina; a alma como ego ou alma espiritual em seu próprio plano - a fonte de consciência no que tange aos três mundos da evolução, e a meta de todos os atuais processos evolutivos.

Os três aspectos do Sol (tal como tratados em A Doutrina Secreta) são importantes neste ponto, porque as influências que fluem deles e através deles destacam todo o mundo subjetivo e latente da consciência, e produzem (quando da revelação e liberação finais) a plena expressão da consciência da Deidade. Podemos chamar a isto de sensitividade divina, mente universal ou o plano ou propósito divino. As palavras são inadequadas para expressar aquilo que mesmo o iniciado conhece tão pouco. Estes três aspectos do Sol são os fatores que dão nascimento à consciência e possibilitam a conquista do objetivo final; eles tornam possíveis todas as formas de consciência porque têm suas raízes no Sol (simbolicamente falando) e são um aspecto inerente do grande todo.

1. O Sol físico - a anima mundi; a alma animal. Multiplicidade.
2. O coração do Sol- a alma humana e o ego divino. Dualidade.
3. O Sol central espiritual - a consciência divina. A vontade do todo. A percepção de Deus. Unidade.

Como já dissemos, o Sol vela certos planetas ocultos, e no caso de Leão, os dois planetas através dos quais o Sol focaliza sua energia ou influências (como uma lente) são Netuno e Urano. O "coração do Sol" emprega Netuno como seu agente, enquanto que o Sol central espiritual derrama suas influências através de Urano. Todavia, a atividade de Urano é somente registrada por aqueles que estão num estágio de desenvolvimento muito avançado no Caminho e é análogo àquele ponto no desenvolvimento da consciência quando, por um ato da vontade, o homem consciente iluminado (focalizado no mais alto centro da cabeça) desperta o centro na base da espinha e leva kundalini para cima. Fazendo uma ampla, e por isso inexata, generalização, podemos dizer que este processo desenvolvido nas três Cruzes:

1. Na Cruz Mutável, é o Sol físico e suas influências que afetam o homem, estimulam as células do corpo e sustentam a natureza da forma, afetando os centros abaixo do diafragma.

2. Na Cruz Fixa, o "coração do Sol" é chamado à atividade e faz fluir sobre o homem suas energias através de Netuno. Estimula e afeta os centros do coração, da garganta e o centro ajna.

3. Na Cruz Cardinal, o Sol espiritual central é chamado à ação, Urano é então o agente distribuidor, e o centro da cabeça do iniciado passa a exercer a direção e controle.

Com relação à Cruz Mutável, os raios do Sol numa forma tríplice (combinando as energias inferiores do Sol tríplice) jorram para e através do homem, por intermédio de Júpiter, o qual é o agente do segundo raio que o Sol expressa tanto cósmica quanto sistemicamente.

Daí a tripla relação do Sol com Leão, que é única no nosso sistema solar, e daí a importância do triângulo que controla o homem nascido em Leão: o Sol, Urano e Netuno. A energia de Leão é focalizada por meio do Sol, e é distribuída para o nosso planeta através do Sol e dos dois planetas que ele oculta.

Netuno, sendo o signo da Deidade das águas, está relacionado com o 6°. Raio, que governa o plano astral, emocional ou do desejo. Quando Netuno está ativo no indivíduo avançado de Leão, a emoção-desejo foi transmutada em amor-aspiração e dedicados à alma e para ela orientados; toda a natureza emocional ou sensível responde às energias provenientes do "coração do Sol", e quando isto sucede, indica que o discípulo está agora pronto para a 2a. iniciação. Esta orientação é provocada por aquilo que é chamado "a sublimação da influência da Lua", a qual, como sabemos, é a mãe, simbolicamente falando, da natureza da forma, e reflete o Sol, ou aspecto-Pai. Esta afirmação tem um significado extremamente ocultista. Esotericamente falando, temos o aparecimento de um interessante triângulo de força que afeta o nascido em Leão - o Sol, a Lua e Netuno; são eles expressões do 2°, 4° e 6° Raios e, onde estes três estão predominantemente ativos, temos o estabelecimento daquela "atitude e alinhamento internos que forçam a abrir-se a Porta do Lugar Sagrado." Uso estas velhas frases aqui porque elas expressam de modo conciso o que levaria muitas páginas para elucidar, e porque elas possuem aquela nota de estimulação esotérica que desperta, no discípulo, o poder do pensamento abstrato.

Em relação ao horóscopo do nascido em Leão e ao tema da iniciação, quero destacar que, quando o Sol, a Lua (ocultando um planeta) e Saturno estão reunidos numa determinada casa do horóscopo, temos aquilo que se chama o "sinal" do homem que está prestes a receber a iniciação. Leão, sendo o 5° signo do zodíaco, contando de Áries através de Touro, e também o 8° signo, contando de Áries via Peixes, está estreitamente ligado, pela afinidade numérica, com Mercúrio, que é esotericamente chamado "o Mensageiro no oitavo portal". Mercúrio estava ativo na época da individualização quando o "oitavo portal" foi aberto e uma das iniciações principais do nosso Logos planetário teve lugar, produzindo no reino humano, o processo da individualização.

Sob outro ângulo, como se pode deduzir, Leão está relacionado a Escorpião, cujos números na roda zodiacal são os mesmos cinco e oito de Leão. Temos, pois, a formação do triângulo a que me referi anteriormente: Leão-Escorpião conduzindo à iniciação em Capricórnio.

Como estamos no mesmo assunto, podemos tocar num outro ponto: agosto, que é regido por Leão, é o mês da estrela do Cão, ou Sirius, o que põe Sirius em estreita relação com Leão. Leão, num sentido cósmico (e totalmente à parte do nosso sistema solar), é governado por Sirius. Sirius é o lar daquela Loja maior onde é admitido o homem, como humilde discípulo, após a sua 5a. iniciação. Mais tarde quando estiver fundada e atuante a nova religião mundial veremos que o principal festival será o da Lua Cheia de agosto, dedicado a fazer contato com a força de Sirius, via Hierarquia. Cada um dos meses do ano serão, mais tarde, dedicados (através de exato conhecimento astrológico e astronômico) à constelação que governar um determinado mês, assim como Sirius governa Leão. Isto será desenvolvido mais tarde nos escritos referentes às novas "Aproximações" à realidade espiritual.

Mercúrio aparece novamente neste nosso estudo e assim temos a formação de um quaternário esotérico que afeta poderosamente o principal quaternário do homem -espírito, alma, mente e cérebro. Esta energia provoca uma inter-relação e um despertar internos que prepara o aspirante para a iniciação. Este quaternário superior é Sirius-Leão Mercúrio-Saturno. Temos, portanto:

Sirius Leão Mercúrio Saturno
Espírito Alma Mente Cérebro
Vida Qualidade Iluminação Aparência
Inalação Interlúdio Exalação Interlúdio

Esta classificação oferece a chave da realidade básica e da necessidade da meditação como praticada pelo discípulo e o iniciado Talvez, à primeira vista, isto não seja evidente para vocês, porém não posso desenvolver mais este assunto. Contudo, a reflexão dirigida pela mente iluminada poderá, no devido tempo, trazer-lhes a percepção interna A influência de Sirius só é sentida conscientemente após a 3a iniciação, quando a verdadeira natureza do aspecto espírito começa a despontar sobre a percepção liberada e intuitiva do iniciado. Para o iniciado avançado que é deste signo, e após a 3a iniciação, Sirius torna-se o principal fator de sua vida. Ele começa a responder à sua vibração porque ele agora governa o Sol e a Lua e os tem sob controle, pois é isto que o Sol e a Lua se tornaram para ele: simplesmente planetas a serem controlados. Isto é um grande mistério e eu apenas menciono o fato. Sirius, Leão, o Sol, a Lua e Mercúrio são agora as influências no que concerne aos iniciados. As três influências de Sirius estão enfocadas em Regulus, uma estrela de primeira grandeza, frequentemente chamada "o coração de Leão". Os nomes que, no transcurso do tempo, os astrônomos têm dado às estrelas, encerram um ocultismo mais verdadeiro do que até agora se pensou, e temos neste caso um bom exemplo.

Se refletirmos um pouco, torna-se evidente que o Sol ao encobrir Netuno, produz um forte efeito sobre a personalidade - simbolizada em nós pelo corpo astral - enquanto que Urano (também encoberto pelo Sol) simboliza o efeito da alma sobre a personalidade. Daí a atividade do 7° raio que, sob certo ângulo, é o aspecto inferior do 1° raio; e daí também a ideia subjacente:

1. Do despertar da personalidade para o controle e contato da alma, a qual, no devido tempo, expressará nos três mundos a sua vontade, desejo e intento.

2. O despertar do 7° centro, o centro na base da coluna vertebral, trabalhando pela alma através do 1° ou mais elevado centro da cabeça, e produzindo (como consequência) a elevação do fogo kundalini. Isto, por sua vez, produz a fusão com as forças superiores. Quando isto acontece, os três centros principais do corpo passam a ser:


A Cabeça O Coração A base da Coluna
O Sol espiritual central O coração do Sol O Sol físico
Sirius Mercúrio Saturno
O Sol Urano Netuno

Como o alinhamento acima corresponde a um estágio muito elevado de iniciação, não será possível assimilarem todas as suas implicações, mas bastará para revelar o tema e propósito subjacentes da grande obra.

Vários importantes triângulos de força estavam ativos no momento da individualização e os "Leões, as divinas e fulvas Chamas" surgiram, e assim chegou a humanidade ao planeta. De passagem, quero mencionar um desses triângulos: o Sol (2° raio), Júpiter (2° raio) e Vênus (5° raio). Torna-se claro que temos aqui uma outra esfera de influência, governada por Leão. É um triângulo a que se refere H.P.B. em A Doutrina Secreta, cuja influência ela procurava elucidar. Tão potente era a influência deste triângulo que seu efeito sobre a Lua foi despojá-la de todas as "sementes de vida", destruindo assim sua influência, uma vez que ela era indesejável para a humanidade.

Através de Urano, Leão está relacionado com três outros signos do zodíaco: Áries, Libra e Aquário. Juntamente com Leão, estas três constelações formam o que é chamado "o quaternário subjetivo da alma reencarnante", porque se referem aos átomos permanentes que persistem de vida para vida e constituem - durante o ciclo da reencarnação - os depositários das experiências sofridas durante a vida nos três mundos.

1. Áries - está vinculada à intenção da alma, a atividade vibratória que (sob o impulso da Mônada) inicia os sucessivos períodos involucionário que produzem o aparecimento no plano físico.

2. Libra - está vinculada à unidade mental e, como vimos o estudar o signo de Libra, produz no devido tempo o equilíbrio entre os pares de opostos. Isto é efetuado no plano astral. O equilíbrio assim conseguido provoca a reversão da roda zodiacal e tem lugar quando foi conseguida a integração, e o homem está focalizado no plano mental. Ele pode, então, por meio do correto uso da mente, discriminar entre os pares de opostos e encontrar o estreito caminho do fio da navalha que passa entre eles e, nele, manter o equilíbrio.

3. Leão - vinculado ao átomo astral permanente porque o desejo ou poder de avançar e, ocultamente, tocar aquilo que é desejado, é a base de todo sentido de percepção ou resposta, e a causa subjacente da progressão ou movimento evolutivo para adiante. É a nota-chave do homem que alcançou aquela atitude verdadeiramente "autocentrada" que faz dele um individuo. Mais tarde, à medida que o poder de resposta cresce e o mundo dos assuntos insignificantes se converte no mundo de valores maiores e da realidade, os desejos transformam-se em aspiração e finalmente em vontade, propósito e intento.

4. Aquário - vinculado ao átomo físico permanente que, como se sabe, encontra-se no nível etérico. É por meio desta teia individual que nos relacionamos com o todo. A consciência universal de Aquário expressa-se apenas quando o corpo etérico individual está em relação consciente com o corpo etérico da humanidade, do sistema solar e - é claro - do planeta.

Quero destacar que o termo "átomo permanente" é essencialmente simbólico, e o que chamamos de átomo permanente é, na realidade, uma unidade de energia dentro da esfera de influência do raio da alma que pode ser a qualquer tempo "apanhada" (se posso usar tal termo). Nesses átomos a memória passada do eu pessoal é armazenada; eles são da natureza das "células da memória" e são os depositários das passadas experiências, das qualidades adquiridas e da nota particular que o corpo do qual ela é o núcleo conquistou.

São de natureza material e relacionados somente com o aspecto forma, e dotados de tanta consciência quanta a que a alma conseguiu desenvolver nos três mundos. Este é um assunto bastante intrincado e só será compreendido e seu simbolismo corretamente interpretado, quando a clarividência se tornar um atributo do homem comum. Ai então, o foco da substância em qualquer forma (seu centro galvanizador) poderá ser visto. Não há necessidade de se debruçarem sobre o assunto - extraordinariamente difícil e que se constitui, em si mesmo, em uma ciência muito avançada, envolvendo o mistério do primeiro sistema solar, o passado (novamente as células da memória dão a sua contribuição). É por meio dos átomos permanentes que as Forças do Materialismo podem atuar; a Grande Loja Branca trabalha através dos sete centros.

Áries começa o processo e é o "iniciador do processo que conduz ao progresso" e - no fim da era (que está agora na sétima ou última iniciação) - o Iniciador dos Mistérios trabalhará sob as instruções e energias que emanam do Senhor da Constelação de Áries. Em última análise e esotericamente falando, o fogo é o grande liberador e Áries é o principal signo de fogo que, no devido tempo, "fundirá o princípio com o fim, reunirá os opostos e eliminará o tempo e o espaço". Atualmente, o Iniciador dos Mistérios atua sob a inspiração e energias que emanam de Capricórnio - um signo de terra - porque a humanidade está ainda presa à terra. As forças da iniciação produzem seus principais efeitos sobre o plano físico, porque é nele que o iniciado tem que demonstrar sua liberação, sua compreensão e sua divindade.

Devido à sua posição na Cruz Fixa, Leão encontra-se sob a influência, direta ou indireta, de seis planetas: o Sol, Netuno, Urano, Júpiter, Vênus e Marte. Todos eles se expressam poderosamente neste signo, alcançando um determinado ponto de revelação e produzindo - devido à união de sua atividade e interação - a estrela de seis pontas da humanidade. Eles condicionam a consciência do homem, mas não os acontecimentos, exceto quando, num determinado ponto de sua evolução, a sua consciência assume o controle. Relacionadas com a ciência da astrologia esotérica há ciências subsidiárias, como a Ciência dos Triângulos à qual frequentemente me tenho referido. Há também a Ciência dos Relacionamentos, que diz respeito às relações entre os vários quaternários que podem ser descobertos nas inter-relações planetárias, a relação entre quatro constelações, além de muitos quaternários humanos e divinos. Há ainda a Ciência das Estrelas de Energia, como as que citei ao me referir à estrela de seis pontas da humanidade, cujo símbolo mais conhecido desta Ciência é o Selo do Rei Salomão. Estas estrelas, triângulos e quadrados encontram-se em todos os horóscopos - humano, planetário, sistêmico e cósmico - e constituem o padrão de vida do Ser que estiver sendo investigado, além de determinar o tempo de manifestação e a natureza das emanações e influências.

Os quadrados ou quaternários relacionam-se com a aparência material ou expressão da forma; as estrelas, com os estados de consciência, e os triângulos, com o espírito e a síntese. Nos arquivos dos astrólogos esotéricos ligados à Hierarquia, são guardados os mapas daqueles membros da família humana que alcançaram o adeptado e outros graus superiores. Eles são compostos de quadrados, estrelas e triângulos superpostos sobre o símbolo da Cruz Cardinal. Os quadrados, tendo cada um dos quatro ângulos e pontas nesta ou naquela das quatro constelações zodiacais, são desenhados em preto; a estrela de cinco pontas, em amarelo ou dourado, e suas cinco pontas estão em contato com cinco das constelações zodiacais na grande roda; os triângulos estão em azul e têm, acima de cada ponta do triângulo, um símbolo esotérico que representa, cada um, as constelações da Grande Ursa, de Sirius e das Plêiades. Estes símbolos não podem ser aqui revelados, mas indicam o ponto de consciência espiritual alcançado pelo iniciado e o seu grau de sensibilidade às principais influências cósmicas. Um olhar para estes mapas indicará imediatamente o status do iniciado e o ponto seguinte que ele está procurando atingir. Estes mapas são quadridimensionais e não superfícies planas como são os nossos mapas. Esta é uma informação interessante, mas sem valor, exceto pelo fato de indicar síntese, a fusão do espírito, alma e corpo, e o ponto de desenvolvimento. Prova também que "Deus geometriza" no que diz respeito à alma. São interessantíssimos, esses mapas.

A relação entre Leão e Câncer, através de Netuno, já foi antes abordada e, por certo, é facilmente evidente se tiveram o mínimo de compreensão sobre a evolução do aspecto consciência. Há, primeiro que tudo, a consciência de massa; a seguir, a consciência do dramático e isolado eu; e, finalmente, novamente a consciência grupal, que é, na realidade, a combinação das formas mais elevadas da consciência grupal e individual a serviço do Plano. Reflitam sobre esta definição porque ajudará a compreensão.

O peculiar significado de Leão na evolução geral da consciência, particularmente na família humana, é determinado pelo controle destes dois misteriosos planetas, Urano e Netuno. No homem que está pronto para a iniciação temos, portanto, um controle dual, isto é, o próprio Sol e também o Sol, na medida em que ele encobre as influências destes dois planetas, ou melhor, na medida em que ele as focaliza e transmite com intensidade. Isto provoca os seguintes desenvolvimentos:

1. O Sol - Autoconsciência plena. Isto - por meio da influência do Sol físico e do "coração do Sol" - produz a percepção da relação entre o eu superior e o eu inferior. O homem torna-se consciente de sua dualidade essencial.

2. Urano - Consciência ocultista, ou aquela condição de fusão inteligente que produz a unificação científica dos dois fatores - o eu superior e o eu inferior - por meio do inteligente uso da mente.

3. Netuno - Consciência mística, ou aquela sensibilidade inata que conduz sem erro à visão superior, ao reconhecimento da inter-relação envolvida na dualidade essencial do homem durante o processo de manifestação, mais a atividade do mediador.

Temos, pois, o Eu integrado, consciente, funcionando com pleno conhecimento ocultista e também com percepção mística quando as influências de Leão, focalizadas através do Sol, Urano e Netuno, são adequadamente levadas adiante na vida do discípulo adiantado. Esta é uma das razões porque Leão é um signo de tamanha importância, e porque o nativo inteligente de Leão pode, geralmente, atingir seu objetivo, uma vez que o perceba com exatidão.

Este signo tem sido frequentemente descrito como o "campo de batalha das Forças do Materialismo e das Forças da Luz". É ocultamente considerado como um dos signos mais materialistas, porquanto o desejo egoísta por objetivos materiais pode estar peculiarmente presente e o espírito de possessividade controlar violentamente; porém, ao mesmo tempo, o nativo avançado de Leão pode funcionar como o "inspirado Sacrifício espiritual". Ele está então sensível às condições mundiais e, livre de desejos pessoais.

Antes que um homem alcance a iniciação, ele precisa estar plenamente autoconsciente, misticamente orientado e ocultamente desenvolvido. Ele precisa perceber-se como ele essencialmente é - uma alma envolvida na forma que é, ela própria, desenvolvida e desdobrada pela atividade da alma; ele deve ser um místico desenvolvido, capaz de visão pura, motivado pelo intento espiritual e capaz de perceber os usos da sensibilidade inerente; ele precisa também ser um ocultista treinado, mentalmente polarizado e profundamente consciente das realidades, forças e energias da existência e, portanto, livre das costumeiras miragens e ilusões que cobrem as reações e a vida da maioria dos homens. Ele é, então, governado pelo Sol físico, motivado pelas energias que emanam do "coração do Sol" (via Netuno) e causando a unificação através das forças que o alcançam (por intermédio de Urano).

Para além destes dois distantes planetas, existe um outro que ainda não foi descoberto, embora haja especulações a seu respeito devido a certos movimentos inexplicáveis do planeta Netuno. É por intermédio desse planeta que as Forças relacionadas a Leão e Aquário efocalizadas numa poderosa corrente de forças que fluem para a no vida planetária durante o mês de agosto, distribuindo-se via Urano Netuno. Temos, então:

LEÃO E AQUARIO

O Sol físico - O Coração do Sol - O Sol espiritual central

O planeta não descoberto
Urano e Netuno
A Hierarquia humana
O Reino animal

Mapas das linhas cósmicas de forças dirigidas, tais como as acima mencionadas, podem ser fornecidas para todas as energias das constelações e forças planetárias, mas escolho indicar apenas este no momento, porque é o mais importante para a humanidade. Os outros poderiam induzir a erro devido ao atual ponto de compreensão inteligente e influência do homem.

Quero chamar a atenção para o fato que, através destes planetas diretores, os raios seguintes são fatores controladores no mapa de quem nasce em Leão:

1. O Sol - 2° raio - amor-sabedoria.
2. Urano - 7° raio - organização ou manifestação dirigida.
3. Netuno - 6° raio - centralização idealista - devoção a um objetivo.

No homem perfeito de Leão, a amorosa alma autoconsciente (2o raio) leva seu poder de expressão diretamente do seu próprio plano para o plano da manifestação exterior, mas preserva, ao mesmo tempo, seu controle interior (Urano) e a partir desse ponto de realização prossegue para tornar seu objetivo ideal (Netuno) um fato na consciência, através da sensibilidade à vibração superior e o direcionado e inteligente serviço do Plano. Reflitam sobre esta consumação.

Quando Urano controla, aquele que nasce em Leão é significativamente o verdadeiro observador, desapegado do lado material da vida, porém utilizando-o quando o queira. Sua consciência espiritual é capaz de grande expressão, e ele pode ser (como é frequentemente destacado pelos astrólogos) não só um líder elétrico e dinâmico, um pioneiro em novos campos de empreendimentos e esforço, mas também o centro magnético de um grupo -pequeno como um lar ou vasto como uma nação. Aí então, ele está polarizado acima do diafragma, porque os aspectos materiais inferiores da vida realmente não o atraem; ele está profundamente consciente de sua identidade, o que o faz viver definidamente num estado de autopercepção, com seus consequentes poderes de abstração. Uma vez espiritualmente desperto, ele percebe, instantaneamente, seus impulsos motivadores, o que o leva a uma autodisciplina imposta - algo que o nativo de Leão muito precisa e que tem que ser sempre autoimposta e autoaplicada porque ele não aceita medidas disciplinadoras que outros procurem impor-lhe. A disciplina imposta por outros sobre ele leva o leonino invariavelmente à revolta e à rebelião, exatamente aquilo que a disciplina pretende erradicar. A disciplina autoimposta leva-o à perfeição, algo de que ele é notavelmente capaz. E esta inata habilidade para controlar que dá ao leonino uma aparentemente negativa atitude diante da vida; ele inevitavelmente acredita que seu destino está determinado e que tudo que ele tem a fazer é simplesmente ser; frequentemente, se recusa a mudar ou a tomar atitudes e quando isto é levado longe demais conduz a uma vida inesperadamente fútil. O "leão deve sair de seu covil", e esta é uma injunção muito necessária ao aspirante leonino, e que, quando seguida, conduzirá a consciência autocentrada de Leão à descentralizada e altruísta percepção aquariana. Transformará o serviço pessoal de Leão no serviço grupal de seu polo oposto, Aquário. Podemos apropriadamente acrescentar aqui que a prece ou a verbalização do verdadeiro homem de Leão pode expressar-se nas palavras do Cristo, que tão bem conhecemos: "Pai, seja feita a Tua vontade, e não a minha".

Quero chamar-lhes a atenção também para outro fato interessante relacionado a este signo. Em Leão, nenhum planeta está em queda ou exaltado, enquanto que o poder de Urano e Netuno está um tanto diminuído, exceto no caso do iniciado que responde poderosamente a influência esotérica de Urano. O ensinamento aqui é o mesmo ensinamento básico oferecido pelo Sol regendo exotérica, esotérica e hierarquicamente. Em sua consciência, Leão é o agente autoconsciente dominante, e tem, portanto, o controle e pode, por esta razão, permanecer alheio a influências. Este fato será compreendido progressivamente à medida que vá aparecendo o homem avançado de Leão, que se distinguirá por estar pessoalmente livre do controle externo. Ele sabe no seu íntimo que ele é seu próprio rei, governante de sua própria vida e, portanto, nenhum planeta cai ou é exaltado. O poder da mente, tal como simbolizado por Urano, está diminuído, porque não é a mente que na realidade controla: antes, é o Eu, ou Alma, que utiliza e controla a mente. Então, o homem não é condicionado pelo meio ou acontecimentos da vida, mas sim governa-os com deliberação, extraindo das circunstâncias e meio-ambiente aquilo que necessita. Saturno, portanto, o Senhor do Carma, tem seu poder diminuído neste signo. É por esta razão que Sepharial está errado ao indicar Saturno como regente do primeiro decanato. Segundo ele, os três decanatos são regidos por Saturno, Júpiter e Marte. Contudo, Alan Leo está mais próximo da verdade quando nos dá o Sol, Júpiter e Marte.

Autogoverno por meio do conflito inicial levado a termo com sucesso e abençoado pela beneficência de Júpiter, é a verdadeira história do aspirante adiantado de Leão. Este pensamento e o resultado objetivo desta compreensão estão resumidos para nós nos dois motos deste signo:

1. E a Palavra disse: Que outras formas existam. Eu governo porque eu sou.

2. Eu sou Aquele e Aquele eu sou.

Eu Sou - a Palavra do Leão autoconsciente, egoísta e individual. Eu Sou Aquele - a Palavra do Leão que rapidamente ganha a consciência superior e se prepara para uma nova e universal experiência em Aquário.

Início