Navegação

Atos dos Apóstolos


O Novo Testamento

O Novo Testamento anotado

Os Atos dos Apóstolos

Capítulo 1

1:1
Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
1:2
até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo espírito santo, aos apóstolos que escolhera;
1:3
aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita {pertencem} ao Reino de Deus.
1:4
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do pai, que disse ele de mim ouvistes.
1:5
Porque, na verdade, João batizou com água, {Gr. en hidati: em água} mas vós sereis batizados com o espírito santo, {Gr. Pneumati Agio: em o espírito santo} não muito depois destes dias.
1:6
Aqueles, pois, que se haviam reunido {ajuntado} perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
1:7
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações {sazões} que o pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
1:8
Mas recebereis a virtude do espírito santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
1:9
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu fora da vista deles.
1:10
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,
1:11
os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
1:12
Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
1:13
E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.
1:14
Todos estes perseveravam concordemente {unanimemente} em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.
1:15
E, naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas), disse:
1:16
Varões irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o espírito santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
1:17
porque foi contado conosco e alcançou sorte {parte} neste ministério.
1:18
Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
1:19
E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém, de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
1:20
Porque no Livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu bispado. {a sua superintendência}
1:21
É necessário, pois, que, dos varões que conviveram {conversaram} conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
1:22
começando desde o batismo de João até ao dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
1:23
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
1:24
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
1:25
para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
1:26
E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E, por voto comum, foi contado com os onze apóstolos.

Voltar ao Início


Capítulo 2

2:1
E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos {concordemente} no mesmo lugar;
2:2
e, de repente, veio do céu um soído, {som} como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
2:3
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, que se pôs {pousaram} sobre cada um deles.
2:4
E todos foram cheios do espírito santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o espírito santo lhes concedia que falassem.
2:5
E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões devotos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
2:6
E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
2:7
E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
2:8
Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
2:9
Partos e medas, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,
2:10
e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
2:11
e cretenses, e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandes obras {grandezas} de Deus.
2:12
E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
2:13
E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
2:14
Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
2:15
Estes homens não estão embriagados, {bebados} como vós pensais, sendo ainda a terceira hora {quer dizer, as nove horas da manhã} do dia.
2:16
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
2:17
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens {mancebos} terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;
2:18
e também do meu espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão;
2:19
e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumo.
2:20
O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso {ilustre} dia do Senhor;
2:21
e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
2:22
Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
2:23
a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;
2:24
ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.
2:25
Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;
2:26
por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança.
2:27
Pois não deixarás a minha alma no inferno, {Gr. Hades: lugar debaixo na terra; ou, vida no sepulcro} nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.
2:28
Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo.
2:29
Varões irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente {Gr. parresia: ousadamente} acerca do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
2:30
Sendo, pois, ele profeta e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,
2:31
nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, {Gr. Hades: lugar debaixo na terra} nem a sua carne viu a corrupção.
2:32
Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
2:33
Assim que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do pai a promessa do espírito santo, derramou isto (presentemente) que vós agora vedes e ouvis.
2:34
Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
2:35
até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
2:36
Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
2:37
Ouvindo eles isto, compungiram-se tocados em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
2:38
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesu Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do espírito santo.
2:39
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.
2:40
E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
2:41
Assim que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.
2:42
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, {Gr. koinonia: comunhão, comunicação, participação, contribuição} e no partir do pão, e nas orações.
2:43
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. (em Ierusalem. E grande temor veio sobre todo homem e mulher)
2:44
E todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
2:45
E vendiam suas possessões {propriedades} e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. {havia de mister}
2:46
E, perseverando concordemente {unânimes} todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
2:47
louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à congregação aqueles que se haviam de salvar.

Voltar ao Início


Capítulo 3

3:1
E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. {ou, a três horas da tarde.}
3:2
E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3:3
O qual, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
3:4
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Atenta {Olha} para nós.
3:5
E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
3:6
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesu Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
3:7
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos {tornozelos} se firmaram.
3:8
E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
3:9
E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
3:10
e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro {de espanto} pelo que lhe acontecera.
3:11
E, apegando-se o coxo, que fora sarado, a Pedro e João, todo o povo correu {concorreu} atônito para junto deles ao alpendre chamado de Salomão.
3:12
E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude {força} ou santidade fizéssemos andar este homem?
3:13
O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes, e diante de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
3:14
Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.
3:15
E matastes o Senhor {Príncipe, ou Autor} da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
3:16
E, pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.
3:17
E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes. {magistrados}
3:18
Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado: que o Cristo havia de padecer.
3:19
Emendai-vos, pois, e arrependei-vos, {convertei-vos} para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.
3:20
E envie ele a Jesu Cristo, que já dantes vos foi pregado,
3:21
o qual convém que o céu retenha {receba} até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
3:22
Porque Moisés disse aos pais: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
3:23
E acontecerá que toda alma que não escutar esse profeta será exterminada {desarraigada} dentre o povo.
3:24
E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.
3:25
Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que Deus fez {contratou} com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência {semente} serão benditas todas as famílias da terra.
3:26
Ressuscitando Deus a seu filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos desviasse {convertesse} a cada um das vossas maldades.

Voltar ao Início


Capítulo 4

4:1
E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,
4:2
mui enfadados {doendo-se muito} de que ensinassem o povo e anunciassem {denunciassem} em Jesus a ressurreição dos mortos.
4:3
E lançaram mão deles e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, porquanto já era tarde.
4:4
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens {varões} a quase cinco mil.
4:5
E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas,
4:6
e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.
4:7
E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?
4:8
Então, Pedro, cheio do espírito santo, lhes disse: Principais do povo e vós, anciãos de Israel,
4:9
visto que hoje somos interrogados {perguntados, ou juridicamente demandados} acerca do benefício feito a um homem enfermo como aja sido sarado,
4:10
seja conhecido de vós todos e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesu Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
4:11
Ele é a pedra que foi rejeitada {desprezada} por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
4:12
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
4:13
Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam-se e bem conheceram que eles haviam estado com Jesus.
4:14
E, vendo estar com eles o homem que fora sarado, nada tinham que dizer em contrário.
4:15
Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si,
4:16
dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar;
4:17
mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum.
4:18
E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.
4:19
Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;
4:20
porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.
4:21
Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera,
4:22
pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde.
4:23
E, soltos eles, foram para os seus e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.
4:24
E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus e disseram: Senhor, tu és o que fizeste o céu, e a terra, e o mar, e tudo o que neles há;
4:25
que (no espírito santo) disseste pela boca de teu servo Davi (nosso pai): Por que bramaram os gentios, {gentes} e os povos pensaram coisas vãs?
4:26
Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram em um contra o Senhor e contra o seu Ungido.
4:27
Porque, verdadeiramente, contra o teu santo filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios {gentes} e os povos de Israel, (nesta cidade)
4:28
para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho já dantes {anteriormente} tinha determinado, que se havia de fazer.
4:29
Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra,
4:30
enquanto estendes a tua mão para sarar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo filho Jesus.
4:31
E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do espírito santo e falavam {anunciavam} com ousadia a palavra de Deus.
4:32
E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
4:33
E os apóstolos davam, com grande esforço, {poder} testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia grande {abundante} graça.
4:34
Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos.
4:35
E repartia-se a {por} cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
4:36
Então, José, cognominado, {por sobrenome} pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é filho da Consolação), levita, natural de Chipre,
4:37
possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

Voltar ao Início


Capítulo 5

5:1
Mas um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade
5:2
e reteve parte {defraudou} do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
5:3
Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao espírito santo e retivesses parte {defraudasses} do preço da herdade?
5:4
Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Que é que propuseste {Por que formaste este desígnio} em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5:5
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
5:6
E, levantando-se os jovens, {mancebos} cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
5:7
E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
5:8
E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
5:9
Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
5:10
E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido.
5:11
E houve um grande temor em toda a congregação e em todos os que ouviram estas coisas.
5:12
E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.
5:13
E dos de mais, {Quanto aos outros,} ninguém ousava ajuntar-se com eles; mas o povo tinha-os em grande estima.
5:14
E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais, {aumentava-se de mais em mais}
5:15
de maneira que transportavam os enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. (e que todos pudessem ser liberados de suas infermidades)
5:16
E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram sarados.
5:17
E, levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,
5:18
e lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.
5:19
Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse:
5:20
Ide, e apresentai-vos no templo e dizei ao povo todas as palavras desta vida.
5:21
E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho e a todos os anciãos dos filhos de Israel e enviaram ao cárcere, {mandaram á prisão} para que de lá os trouxessem.
5:22
Mas, tendo lá ido os servidores, {Gr. meirinhos} não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram,
5:23
dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro.
5:24
Então, o sumo sacerdote, o magistrado {capitão} do templo e os principais dos sacerdotes, ouvindo estas palavras, estavam perplexos {duvidavam} acerca deles e do que viria a ser aquilo.
5:25
E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.
5:26
Então, foi o capitão com os servidores e os trouxe, não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo).
5:27
E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote lhes perguntou, dizendo:
5:28
Não vos admoestamos nós expressamente {encarecidamente} que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
5:29
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
5:30
O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.
5:31
Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados.
5:32
E nós somos testemunhas acerca destas palavras, {cousas} nós e também o espírito santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
5:33
E ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.
5:34
Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que, por um pouco, levassem para fora os apóstolos;
5:35
e disse-lhes: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens.
5:36
Porque, antes destes dias, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou perto de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. {dissipados, e tornados em nada.}
5:37
Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, {matricula} e levou {perverteu} muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. {dissipados}
5:38
E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
5:39
mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes também achados combatendo contra {que repugnais a} Deus.
5:40
E concordaram com ele. {ou, consentiram com ele; ou, deram-lhe ouvidos} E, chamando os apóstolos e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus e os deixaram ir.
5:41
Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta por seu nome. {pelo nome de Iesus}
5:42
E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesu Cristo.

Voltar ao Início


Capítulo 6

6:1
Ora, naqueles dias, multiplicando-se os {crescendo o número dos} discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério quotidiano.
6:2
E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
6:3
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, {que aja bom testimunho} cheios do espírito santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. {necessária obra}
6:4
Mas nós perseveraremos {ou, instaremos} na oração e no ministério da palavra.
6:5
E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do espírito santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
6:6
e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
6:7
E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.
6:8
E Estêvão, cheio de fé e de potência, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
6:9
E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.
6:10
E não podiam resistir à sabedoria e ao espírito com que falava.
6:11
Então, subornaram uns homens para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
6:12
E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
6:13
E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;
6:14
porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. {entregou}
6:15
Então, todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.

Voltar ao Início


Capítulo 7

7:1
E disse o sumo sacerdote: Porventura, é isto assim?
7:2
E ele disse: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã,
7:3
e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela e dirige-te à terra que eu te mostrar.
7:4
Então, saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora.
7:5
E não lhe deu nela herança, nem ainda o espaço de um pé: mas prometeu que lhe daria a posse dela, e depois dele, à sua descendência, não tendo ele filho.
7:6
E falou Deus assim: Que a sua descendência seria peregrina em terra alheia, e a sujeitariam à escravidão e a maltratariam por quatrocentos anos.
7:7
E eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse Deus. E, depois disto, sairão e me servirão neste lugar.
7:8
E deu-lhe o Concerto da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque, a Jacó; e Jacó, aos doze patriarcas.
7:9
E os patriarcas, movidos de inveja, venderam a José para o Egito; mas Deus era com ele.
7:10
E livrou-o de todas as suas tribulações {aflições} e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.
7:11
Sobreveio, então, a todo o país do Egito e de Canaã fome e grande tribulação; {aperto} e nossos pais não achavam alimentos.
7:12
Mas, tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais, a primeira vez.
7:13
E, na segunda vez, foi José conhecido por seus irmãos, e a sua linhagem foi manifesta a Faraó.
7:14
E José mandou chamar a Jacó, seu pai, e a toda sua parentela, que era de setenta e cinco almas.
7:15
E Jacó desceu ao Egito e morreu, ele e nossos pais;
7:16
e foram transportados para Siquém e depositados na sepultura que Abraão comprara por certa soma de dinheiro aos filhos de Hamor, pai de Siquém.
7:17
Aproximando-se, porém, o tempo da promessa que Deus tinha feito a Abraão, o povo cresceu e se multiplicou no Egito;
7:18
até que se levantou outro rei, que não conhecia a José.
7:19
Esse, usando de astúcia contra a nossa linhagem, maltratou nossos pais, ao ponto de os fazer enjeitar as suas crianças, para que não se multiplicassem.
7:20
Nesse tempo, nasceu Moisés, e era mui formoso, e foi criado três meses em casa de seu pai.
7:21
E, sendo enjeitado, tomou-o a filha de Faraó e o criou como seu filho.
7:22
E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras.
7:23
E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel.
7:24
E, vendo maltratado {injuriar ou agravar} um deles, o defendeu e vingou o ofendido, {injuriado ou agravado} matando o egípcio.
7:25
E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam.
7:26
E, no dia seguinte, pelejando eles, foi por eles visto e quis levá-los {e constrangia-os} à paz, dizendo: Varões, sois irmãos; por que vos agravais um ao outro?
7:27
E o que ofendia {agravava} o seu próximo o repeliu, {reempuxou} dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós?
7:28
Queres tu matar-me, como ontem mataste o egípcio?
7:29
E a esta palavra fugiu Moisés e esteve como estrangeiro na terra de Midiã, onde gerou dois filhos.
7:30
E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor, no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo de um sarçal.
7:31
Então, Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor,
7:32
dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar. {atentar}
7:33
E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
7:34
Tenho visto atentamente {certamente} a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito.
7:35
A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? A este enviou Deus como príncipe e libertador, {Gr. redentor} pela mão do anjo que lhe aparecera no sarçal.
7:36
Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no mar Vermelho e no deserto, por quarenta anos.
7:37
Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor, vosso Deus, vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.
7:38
Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida {viventes} para no-las dar.
7:39
Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram {enjeitaram} e, em seu coração, se tornaram ao Egito,
7:40
dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.
7:41
E, naqueles dias, fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.
7:42
Mas Deus se afastou e os abandonou a que servissem ao exército do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura, me oferecestes vítimas e sacrifícios no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?
7:43
Antes, tomastes o tabernáculo de Moloque e a estrela do vosso deus Renfã, figuras que vós fizestes para as adorar. Transportar-vos-ei, pois, para além de Babilônia.
7:44
Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do Testemunho (como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto),
7:45
o qual nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué, quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi,
7:46
que achou graça diante de Deus e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.
7:47
E Salomão lhe edificou casa;
7:48
mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
7:49
O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor: ou qual é o lugar do meu repouso?
7:50
Porventura, não fez a minha mão todas estas coisas?
7:51
Homens de dura cerviz {Duros de pescoço} e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao espírito santo; assim, vós sois como vossos pais.
7:52
A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;
7:53
vós que recebestes a lei por disposição {ordenação} dos anjos e não a guardastes.
7:54
E, ouvindo estas coisas, enfureciam-se {rebentavam} em seus corações e rangiam os dentes contra ele.
7:55
Mas ele, estando cheio do espírito santo, e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus,
7:56
e disse: Eis que vejo os céus abertos e o filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
7:57
Mas eles clamando {gritaram} com grande voz, taparam os seus ouvidos e arremeteram unânimes contra ele.
7:58
E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.
7:59
E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
7:60
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

Voltar ao Início


Capítulo 8

8:1
E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a congregação que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos {espargidos} pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos.
8:2
E uns varões piedosos {pios} foram enterrar Estêvão e fizeram sobre ele grande pranto.
8:3
E Saulo assolava a congregação, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
8:4
Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte anunciando {evangelizando} a palavra.
8:5
E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.
8:6
E as multidões unanimemente {concordemente} prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia,
8:7
pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram sarados.
8:8
E havia grande gozo {alegria} naquela cidade.
8:9
E estava ali um certo homem chamado Simão, que anteriormente usara {exercera} naquela cidade a arte mágica e tinha embeiçado {iludido} a gente de Samaria, dizendo que era uma grande personagem;
8:10
ao qual todos pendiam, {atendiam} desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus.
8:11
E estavam-lhe atento, porque já desde muito tempo os havia embeiçado {iludido} com artes mágicas.
8:12
Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do {denunciava o} Reino de Deus e do nome de Jesu Cristo, se batizavam, tanto homens {varões} como mulheres.
8:13
E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou, de contínuo, com Filipe e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.
8:14
Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João,
8:15
os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o espírito santo.
8:16
(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.)
8:17
Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o espírito santo.
8:18
E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o espírito santo, lhes ofereceu dinheiro,
8:19
dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o espírito santo.
8:20
Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.
8:21
Tu não tens parte nem sorte neste negócio, {nesta palavra} porque o teu coração não é recto diante de Deus.
8:22
Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade e ora a Deus, para que, porventura, te seja perdoado o pensamento {essa imaginação} do teu coração;
8:23
pois vejo que estás em fel de amargura e em laço de iniquidade. {travadura de maldade}
8:24
Respondendo, porém, Simão disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim.
8:25
Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e, em muitas aldeias dos samaritanos, anunciaram o evangelho.
8:26
E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
8:27
E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração,
8:28
regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
8:29
E disse o espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
8:30
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?
8:31
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
8:32
E o lugar da escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca.
8:33
Na sua humilhação, foi tirado o seu julgamento; e quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
8:34
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo ou dalgum outro?
8:35
Então, Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta escritura, lhe anunciou {evangelizou-lhe} a Jesus.
8:36
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
8:37
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesu Cristo é o filho de Deus.
8:38
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
8:39
E, como sobíram {quando saíram} da água, o espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, {gozoso} continuou o seu caminho.
8:40
E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.

Voltar ao Início


Capítulo 9

9:1
E Saulo, assoprando {respirando} ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo {o Príncipe dos} sacerdote
9:2
e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se achasse {encontrasse} alguns daquela seita, {daquele caminho} quer homens, quer mulheres, os conduzisse {trouxesse} presos a Jerusalém.
9:3
E, indo no {já de} caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
9:4
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
9:5
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Dura coisa te é dar coices {Duro é para ti recalcitrar} contra os aguilhões.
9:6
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
9:7
E os varões, que iam com ele, pararam espantados, {atónitos} ouvindo bem a voz, mas não vendo a ninguém.
9:8
E Saulo levantou-se da terra {do chão} e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
9:9
E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.
9:10
E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias. E disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
9:11
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
9:12
e numa visão ele viu que entrava um varão chamado Ananias e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
9:13
E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste varão, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
9:14
e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
9:15
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.
9:16
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
9:17
E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do espírito santo.
9:18
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recebeu logo {recuperou} a vista; e, levantando-se, foi batizado.
9:19
E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
9:20
E logo, nas sinagogas, pregava a Cristo, que aquelle era o filho de Deus.
9:21
E todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia {assolava} os que invocavam este nome e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
9:22
Saulo, porém, se esforçava muito mais e confundia {impelia} os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.
9:23
E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.
9:24
Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento {á noticia} de Saulo; e, como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para o poderem matar,
9:25
tomando-o de noite os discípulos, o desceram, {guindaram} dentro dum cesto, pelo muro.
9:26
E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
9:27
Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.
9:28
E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo.
9:29
E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.
9:30
Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia e o enviaram a Tarso.
9:31
Assim, pois, as congregações em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e com a consolação do espírito santo. {e eram edificadas, e andando no temor do Senhor, e se multiplicavam por a consolação do espírito santo.}
9:32
E aconteceu que, passando Pedro por todas as partes, veio também aos santos que habitavam em Lida.
9:33
E achou ali certo homem chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico.
9:34
E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou.
9:35
E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor.
9:36
E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que, traduzido, se diz Dorcas. {que é gazela} Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
9:37
E aconteceu, naqueles dias, que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a a poséram num quarto alto. {cenáculo}
9:38
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois varões, rogando-lhe que não se demorasse {detivesse} em vir ter com eles.
9:39
E, levantando-se Pedro, foi com eles. E quando chegou, o levaram ao quarto alto, {cenáculo} e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e vestes que Dorcas fizera quando estava com elas.
9:40
Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se.
9:41
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
9:42
E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
9:43
E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão, curtidor.

Voltar ao Início


Capítulo 10

10:1
E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da coorte {esquadrais} chamada Italiana,
10:2
piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
10:3
Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para {entrava a} ele e dizia: Cornélio,
10:4
o qual fixando os olhos nele e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus.
10:5
Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.
10:6
Este está com um certo Simão, curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.
10:7
E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. {pio, de continuo lhe assistiam}
10:8
E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.
10:9
E, no dia seguinte, indo eles seu caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço {eirado} para orar, quase à hora sexta.
10:10
E, tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe {estando lho aparelhando, caiu sobre ele} um arrebatamento de sentidos,
10:11
e viu o céu aberto e que descia um certo vaso, como um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a {abaixando-se á} terra,
10:12
no qual havia de todos os animais quadrúpedes, e répteis da terra e aves do céu.
10:13
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
10:14
Mas Pedro disse: De maneira nenhuma, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
10:15
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
10:16
E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
10:17
E, estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os varões que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.
10:18
E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava {pousava} ali.
10:19
E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o espírito: Eis que três varões te buscam.
10:20
Levanta-te pois, e desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.
10:21
E, descendo Pedro para junto dos varões que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; {buscais} qual é a causa por que estais aqui?
10:22
E eles disseram: Cornélio, o centurião, varão justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por {por divina revelação foi admoestado de} um santo anjo para que te chamasse a sua casa e ouvisse as tuas palavras.
10:23
Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte, foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.
10:24
E, no dia imediato, chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.
10:25
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou.
10:26
Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
10:27
E, falando com ele, entrou e achou muitos que ali se haviam ajuntado.
10:28
E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.
10:29
Pelo que, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois: por que razão mandastes chamar-me?
10:30
E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.
10:31
E eis que diante de mim se apresentou um varão com vestes resplandecentes e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
10:32
Envia, pois, a Jope e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está em casa de Simão, o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará.
10:33
E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
10:34
E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; {não é parcial}
10:35
mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e obra o que é justo.
10:36
A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesu Cristo (este é o Senhor de todos),
10:37
esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;
10:38
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o espírito santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e sarando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
10:39
E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.
10:40
A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e fez que se manifestasse,
10:41
não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dos mortos.
10:42
E nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é o {aquele} que por Deus foi constituído {ordenado por} juiz dos vivos e dos mortos.
10:43
A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.
10:44
E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o espírito santo sobre todos os que ouviam a palavra.
10:45
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do espírito santo se derramasse também sobre os gentios.
10:46
Porque os ouviam falar em línguas estrangeiras e magnificar a Deus.
10:47
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar {impedir} a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o espírito santo?
10:48
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.

Voltar ao Início


Capítulo 11

11:1
E ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus.
11:2
E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com {contendiam contra} ele os que eram da circuncisão,
11:3
dizendo: Entraste em casa de varões incircuncisos {que tem prepúcio} e comeste com eles.
11:4
Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:
11:5
Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim.
11:6
E, pondo nele os olhos, considerei e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis, e aves do céu.
11:7
E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come.
11:8
Mas eu disse: De maneira nenhuma, Senhor; pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda.
11:9
Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
11:10
E sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se arriba no céu.
11:11
E eis que, na mesma hora, pararam junto da casa em que eu estava três varões que me foram enviados de Cesaréia.
11:12
E disse-me o espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele varão.
11:13
E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia varões a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro,
11:14
o qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa.
11:15
E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o espírito santo, como também sobre nós ao princípio.
11:16
E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o espírito santo.
11:17
Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando já havemos {aviemos} crido no Senhor Jesu Cristo, quem era, então, eu, para que pudesse resistir {estorvar} a Deus?
11:18
E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade, {de maneira} até aos gentios {as gentes} deu Deus o arrependimento para a vida.
11:19
E os que foram dispersos pela perseguição {Gr. thlipsis: apertura, opressão, aflição} {esparzidos por causa da opressão} que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando {falando} a ninguém a palavra senão somente aos judeus.
11:20
E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
11:21
E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
11:22
E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da congregação que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia,
11:23
o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou {gozou-se} e exortou a todos a que, com propósito {firmeza} do coração permanecessem no Senhor.
11:24
Porque era homem de bem e cheio do espírito santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
11:25
E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, trouxe-o {o conduziu para} a Antioquia.
11:26
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela congregação e ensinaram muita gente. E em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
11:27
E naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
11:28
E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
11:29
E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
11:30
O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

Voltar ao Início


Capítulo 12

12:1
E por aquele mesmo tempo, o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da congregação para os maltratar;
12:2
e matou à espada Tiago, irmão de João.
12:3
E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos asmos. {ázimos}
12:4
E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternas de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
12:5
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a congregação fazia contínua oração por ele a Deus.
12:6
E, quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite, estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
12:7
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
12:8
E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas alparcas. E ele o fez assim. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa e segue-me.
12:9
E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
12:10
E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
12:11
E Pedro, tornando a si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
12:12
E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam juntos, {reunidos} e orando.
12:13
E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar.
12:14
E, conhecendo a voz de Pedro, de gozo {alegria} não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.
12:15
E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo.
12:16
Mas Pedro perseverava em bater, e, quando abriram, viram-no, e se espantaram.
12:17
E, acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.
12:18
E, sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que seria feito de Pedro.
12:19
E, quando Herodes o procurou e o não achou, feita inquirição aos guardas, mandou-os justiçar. E, partindo da Judéia para Cesaréia, ficou ali.
12:20
E intentava Herodes fazer guerra a {E ele estava irritado com} os de Tiro e de Sidom; mas estes, vindo de comum acordo ter com ele e persuadindo a {obtendo a amizade de} Blasto, que era o camarista do rei, pediam paz, porquanto sua terra se sustentava {o seu país se abastecia} do país do rei.
12:21
E, num dia designado, {assinalado} vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática.
12:22
E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem.
12:23
E no mesmo instante, feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus; e, comido de bichos, expirou.
12:24
E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.
12:25
E Barnabé e Saulo, havendo cumprido {terminado} aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.

Voltar ao Início


Capítulo 13

13:1
Na congregação que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
13:2
E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o espírito santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
13:3
Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
13:4
E assim estes, enviados pelo espírito santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
13:5
E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador. {ou ministro, ou que os assistia}
13:6
E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu, encantador, {mágico} falso profeta, cujo nome era Barjesus,
13:7
o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, varão prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.
13:8
Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (que assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.
13:9
Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do espírito santo e fixando os olhos nele, disse:
13:10
Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter {perturbar} os retos caminhos do Senhor?
13:11
Eis aí, pois, agora, contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante, a escuridão e as trevas caíram sobre ele, e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.
13:12
Então, o procônsul, vendo o que havia acontecido, {sucedido} creu, maravilhado {pasmado} da doutrina do Senhor.
13:13
E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
13:14
E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se.
13:15
E, depois da lição da Lei e dos Profetas, lhes mandaram dizer os principais {príncipes} da sinagoga: Varões irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.
13:16
E, levantando-se Paulo e pedindo {feito} silêncio com a mão, disse: Varões israelitas e os que temeis a Deus, ouvi:
13:17
O Deus deste povo de Israel elegeu {escolheu} a nossos pais e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito; e com braço poderoso {levantado} os tirou dela;
13:18
e suportou os seus costumes no deserto por espaço {tempo} de quase quarenta anos.
13:19
E, destruindo a sete nações da terra de Canaã, deu-lhes {lhes repartia} por sorte a terra deles.
13:20
E, depois disto, por quase quatrocentos e cinquenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel.
13:21
E, depois, pediram um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, a Saul, filho de Quis, varão da tribo {geração ou linhagem} de Benjamim.
13:22
E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que crumpirá {executará, ou fará} toda a minha vontade.
13:23
Da semente {descendência} deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel,
13:24
tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento.
13:25
Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés.
13:26
Varões irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação.
13:27
Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.
13:28
E, embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto.
13:29
E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura.
13:30
Mas Deus o ressuscitou dos mortos. (o terceiro dia)
13:31
E ele, por muitos dias, foi visto pelos que subiram com ele da Galiléia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo.
13:32
E nós vos anunciamos {evangelizamos} que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus,
13:33
como também está escrito no Salmo segundo: Meu filho és tu; hoje te gerei.
13:34
E que o ressuscitaria dos mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As fiéis beneficências {Gr. As coisas fiéis e santas, ou bênçãos} de Davi vos darei.
13:35
Pelo que também em outro Salmo diz: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção.
13:36
Porque, na verdade, tendo Davi, no seu tempo, servido ao conselho {conforme a vontade} de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais, e viu a corrupção.
13:37
Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.
13:38
Seja-vos, pois, notório, varões irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.
13:39
E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.
13:40
Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas:
13:41
Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e esvaecei-vos; {desaparecei} porque opero uma obra em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar.
13:42
E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.
13:43
E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos devotos seguiram Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam {admoestavam} a que permanecessem na graça de Deus.
13:44
E, no sábado seguinte, ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a palavra de Deus.
13:45
Então, os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia.
13:46
Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, {enjeitais} e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios.
13:47
Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins {cabo} da terra.
13:48
E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
13:49
E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.
13:50
Mas os judeus incitaram algumas mulheres devotas e honestas, {honradas} e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. {limites}
13:51
Sacudindo, porém, contra eles o pó de seus pés, partiram para Icônio.
13:52
E os discípulos enchiam-se de alegria e do espírito santo.

Voltar ao Início


Capítulo 14

14:1
E aconteceu que, em Icônio, entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal maneira, {modo} que creu uma grande multidão, não só de judeus, mas também de gregos.
14:2
Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios.
14:3
Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente {livremente} acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.
14:4
E dividiu-se a multidão da cidade: e uns eram pelos judeus, e outros, pelos apóstolos.
14:5
E, havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem,
14:6
sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha; {do redor}
14:7
e ali pregavam o evangelho. (e toda a multidão era movida à sua dotrina, mas Paulo e Barnabé continuaram ainda em Listra)
14:8
E estava assentado em Listra certo varão impotente {leso} dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
14:9
Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser sarado,
14:10
disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
14:11
E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós.
14:12
E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio, a Paulo, porque este era o que falava.
14:13
E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes.
14:14
Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando
14:15
e dizendo: Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quanto há neles;
14:16
o qual, nos tempos passados, deixou andar todas as nações {gentes} em seus próprios caminhos;
14:17
e contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
14:18
E dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.
14:19
Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio, que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
14:20
Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. E, no dia seguinte, saiu, com Barnabé, para Derbe.
14:21
E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia,
14:22
confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações {tribulações: Gr. thlipseon: apertos penosos, ou opressões, ou aflições} nos importa entrar no Reino de Deus.
14:23
E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada congregação, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
14:24
Passando depois por Pisídia, dirigiram-se a Panfília.
14:25
E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália.
14:26
E dali navegaram para Antioquia, donde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido.
14:27
E, quando chegaram e reuniram a congregação, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé.
14:28
E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos.

Voltar ao Início


Capítulo 15

15:1
Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
15:2
Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão.
15:3
E eles, sendo acompanhados pela congregação, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos.
15:4
E quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela congregação e pelos apóstolos e anciãos e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
15:5
Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
15:6
Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. {atentarem neste negócio}
15:7
E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem.
15:8
E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o espírito santo, assim como também a nós;
15:9
e não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
15:10
Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre o pescoço {a cerviz} dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar?
15:11
Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesu Cristo, como eles também.
15:12
Então, toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
15:13
E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Varões irmãos, ouvi-me.
15:14
Simão relatou como, primeiramente, Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
15:15
E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito:
15:16
Depois disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo.
15:17
Para que o resto dos homens busque ao Senhor, e também todos os gentios sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas
15:18
Conhecidas {Notórias} são a Deus, desde o princípio {o eterno} do mundo, todas as suas obras.
15:19
Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus,
15:20
mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
15:21
Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado, é lido nas sinagogas.
15:22
Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a congregação, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos.
15:23
E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
15:24
Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram {titubear} as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, (não lhes tendo nós dado mandamento),
15:25
pareceu-nos bem, reunidos {ajuntados} concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
15:26
homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
15:27
Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca {por palavra} vos anunciarão também o mesmo.
15:28
Na verdade, pareceu bem ao espírito santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
15:29
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, {afogado} e da fornicação; das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
15:30
Tendo-se eles então despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
15:31
E, quando a leram, alegraram-se pela exortação. {acerca da consolação}
15:32
Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.
15:33
E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos,
15:34
mas pareceu bem a Silas ficar ali. (mas Judas partiu sozinho para Jerusalem)
15:35
E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.
15:36
E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
15:37
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
15:38
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
15:39
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
15:40
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.
15:41
E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as congregações. (mandando para guardar os preceitos dos Apóstolos e anciões)

Voltar ao Início


Capítulo 16

16:1
E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego,
16:2
do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
16:3
Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.
16:4
E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos {guardadas, as ordenanças} que haviam sido estabelecidos {determinadas} pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém,
16:5
assim que as congregações eram confirmadas na fé e cada dia cresciam em número.
16:6
E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo espírito santo de anunciar {falarem} a palavra na Ásia.
16:7
E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o espírito não lho permitiu.
16:8
E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.
16:9
E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentou um varão da Macedônia e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
16:10
E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
16:11
E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis;
16:12
e dali, para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.
16:13
E no dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
16:14
E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
16:15
E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
16:16
E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande ganância {lucro} aos seus senhores.
16:17
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
16:18
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesu Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu.
16:19
E, vendo seus senhores que a esperança do seu ganância {lucro} estava perdida, prenderam Paulo e Silas e os levaram à praça, à presença dos magistrados.
16:20
E, apresentando-os aos magistrados, {aos do governo} disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade.
16:21
E pregam ritos {nos expõem costumes} que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
16:22
E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
16:23
E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança,
16:24
o qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior e lhes segurou os pés no tronco.
16:25
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
16:26
E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
16:27
E acordando o carcereiro e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
16:28
Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
16:29
E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
16:30
E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
16:31
E eles disseram: Crê no Senhor Jesu Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
16:32
E lhe pregavam a palavra do Senhor e a todos os que estavam em sua casa.
16:33
E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
16:34
E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.
16:35
E, sendo já dia, os magistrados mandaram quadrilheiros, dizendo: Soltai aqueles homens.
16:36
E o carcereiro anunciou a Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que vos soltasse; agora, pois, saí e ide em paz.
16:37
Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente, e, sem sermos condenados, {sentenciados} sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora, encobertamente, nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora.
16:38
E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras; e eles temeram, ouvindo que eram romanos.
16:39
E vindo, lhes dirigiram súplicas; e, tirando-os para fora, lhes pediram que saíssem da cidade.
16:40
E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia, e, vendo os irmãos, os confortaram, {consolaram} e depois partiram.

Voltar ao Início


Capítulo 17

17:1
E, passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
17:2
E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles e, por três sábados, disputou com eles sobre as escrituras,
17:3
expondo e propondo {demonstrando} que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
17:4
E alguns deles creram e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos devotos, e não poucas mulheres principais.
17:5
Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os vadios, {maganos} e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, procuravam tirá-los para junto do povo.
17:6
E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui,
17:7
os quais Jasom recolheu; e todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus.
17:8
E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas.
17:9
Tendo, porém, recebido satisfação de Jasom e dos demais, os soltaram.
17:10
E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
17:11
Estes foram os mais nobres entre eles de Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas escrituras se estas coisas eram assim.
17:12
Assim que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos varões.
17:13
Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá e excitaram as multidões.
17:14
No mesmo instante, os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali.
17:15
E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.
17:16
E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, {entendia nele} vendo a cidade tão entregue à idolatria.
17:17
Assim que disputava na sinagoga com os judeus e devotos, e todos os dias, na praça, com os que se apresentavam. {ocorriam}
17:18
E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava {evangelizava} a Jesus e a ressurreição.
17:19
E, tomando-o, o levaram ao Areópago, {quer dizer, a Casa de Justiça, ou Audiência maior} dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?
17:20
Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto.
17:21
(Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes de nenhuma outra coisa se ocupavam senão de dizer e ouvir alguma novidade.)
17:22
E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo como mais religiosos {um tanto supersticiosos;}
17:23
porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio.
17:24
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.
17:25
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
17:26
e de um sangue {só} fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação,
17:27
para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós;
17:28
porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
17:29
Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
17:30
Mas Deus, não tendo em conta {Assi que dissimulando Deus} os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo os lugares, que se arrependam,
17:31
porquanto tem determinado {estabelecido} um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; {tem ordenado} e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.
17:32
E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, {zombavam} e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.
17:33
E assim Paulo saiu do meio deles.
17:34
Todavia, chegando alguns varões a ele, creram: entre os quais foi Dionísio o areopagita, e uma mulher por nome Dâmaris, e, com eles, outros.

Voltar ao Início


Capítulo 18

18:1
E depois disto, partiu Paulo de Atenas e chegou a Corinto.
18:2
E, achando um certo judeu por nome Áquila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), se ajuntou com eles,
18:3
e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
18:4
E todos os sábados disputava na sinagoga (delineando enquanto o nome do Senhor Iesus) e persuadia {exortava, ou convencia} a judeus e gentios. {gregos}
18:5
Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo constrangido do {impulsionado pelo} espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.
18:6
Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo e, desde agora, parto para os gentios.
18:7
E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tito Justo, que servia a Deus e cuja casa estava junto da sinagoga.
18:8
E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.
18:9
E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales;
18:10
porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
18:11
E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.
18:12
Mas, sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo e o levaram ao tribunal,
18:13
dizendo: Este persuade os homens a servir a Deus contra a lei.
18:14
E, querendo Paulo abrir a boca, disse Gálio aos judeus: Se houvesse, ó judeus, algum agravo ou crime enorme, com razão vos sofreria;
18:15
mas, se a questão é de palavras, e de nomes, e da lei que entre vós há, vede-o vós mesmos; porque eu não quero ser juiz dessas coisas!
18:16
E expulsou-os do tribunal.
18:17
Então, todos os gregos agarraram Sóstenes, principal {maioral} da sinagoga, e o feriram diante do tribunal; e a Gálio nada destas coisas o incomodava. {se lhe dava}
18:18
E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porquanto o tinha votado. {prometido}
18:19
E chegou a Éfeso e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus.
18:20
E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso.
18:21
Antes, se despediu deles, dizendo: necessário me é em todo caso celebrar a solenidade {festa} que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
18:22
E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a congregação, desceu a Antioquia.
18:23
E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente {a reio} pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.
18:24
E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas escrituras.
18:25
Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.
18:26
Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. E quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente {precisamente} o caminho de Deus.
18:27
Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.
18:28
Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.

Voltar ao Início


Capítulo 19

19:1
E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo {meado} passado por todas as regiões superiores, chegou {veio} a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
19:2
disse-lhes: Recebestes vós já o espírito santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja espírito santo.
19:3
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.
19:4
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesu Cristo.
19:5
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
19:6
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o espírito santo; e falavam línguas e profetizavam.
19:7
E, estes eram, ao todo, uns doze varões.
19:8
E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus.
19:9
Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho diante da {perante a} multidão, retirou-se {desviou-se} deles e separou {apartou} os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano.
19:10
E durou isto por espaço de dois anos, de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.
19:11
E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias,
19:12
de tal maneira que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.
19:13
E alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, {vagabundos} tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega.
19:14
E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
19:15
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
19:16
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se deles, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
19:17
E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.
19:18
E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos.
19:19
Também muitos dos que seguiam artes curiosas {mágicas} trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos, e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata.
19:20
Assim, a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia. {Assi crescia, e prevalecia poderosamente a palavra do Senhor.}
19:21
E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma.
19:22
E, enviando à Macedônia dois daqueles que o serviam, Timóteo e Erasto, ficou ele por algum tempo na Ásia.
19:23
E naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.
19:24
Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana, dava não pouca ganância {lucro} aos artífices,
19:25
aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Varões, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;
19:26
e bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
19:27
E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, {torne em desprezo} mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram a ser destruída.
19:28
E ouvindo-o, encheram-se de ira e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.
19:29
E encheu-se de confusão toda a cidade e, unânimes correram {arremetéram} ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem.
19:30
E, querendo Paulo apresentar-se ao povo, não lho permitiram os discípulos.
19:31
E também alguns dos principais {maiorais} da Ásia, que eram seus amigos, lhe rogaram que não se apresentasse no teatro.
19:32
Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros, de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado.
19:33
Então, tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo.
19:34
Mas, quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios;
19:35
Então, o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Varões efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana e da imagem que desceu do Céu? {Júpiter?}
19:36
Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais temerariamente;
19:37
porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa deusa.
19:38
Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules: que se acusem uns aos outros.
19:39
E se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á {se podera despachar} em legítimo ajuntamento.
19:40
Na verdade, até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa {razão} alguma com que possamos justificar este concurso.
19:41
E, tendo dito isto, despediu o ajuntamento. {a assembléia}

Voltar ao Início


Capítulo 20

20:1
E depois que cessou o alvoroço, Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a Macedônia.
20:2
E, havendo andado por aquelas terras e exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia.
20:3
E passando ali três meses e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela Macedônia.
20:4
E acompanhou-o, até à Ásia, Sópatro, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo, e Gaio, de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo.
20:5
Estes, indo adiante, nos esperaram em Trôade.
20:6
E, depois dos dias dos pães asmos, navegamos de Filipos e, em cinco dias, fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias.
20:7
No primeiro dos sábados, {provavelmente como o costume Hebraico de contar os Sábados segundo Deuteronómio cap. 16: verso 9-10, e Levíticos cap. 23: versos 15-16} ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia-noite.
20:8
E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.
20:9
E, estando um certo jovem, {mancebo} por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo: e foi levantado morto.
20:10
Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.
20:11
E, subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e, assim, partiu.
20:12
E levaram vivo o jovem, {mancebo} e ficaram não pouco consolados.
20:13
Nós, porém, subindo ao navio, navegamos até Assôs, onde devíamos receber a Paulo, porque assim o ordenara, indo ele por terra.
20:14
E, logo que se ajuntou conosco em Assôs, o recebemos e fomos a Mitilene.
20:15
E, navegando dali, chegamos no dia seguinte defronte de Quios, e no outro, aportamos a Samos e, ficando em Trogílio, chegamos no dia seguinte a Mileto.
20:16
Porque já Paulo tinha determinado passar adiante de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes.
20:17
E de Mileto, mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da congregação.
20:18
E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,
20:19
servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;
20:20
como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,
20:21
testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesu Cristo.
20:22
E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,
20:23
senão o que o espírito santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.
20:24
Mas de nenhuma dessa coisa faço caso, {nada disso me move} nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério (da palavra) que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
20:25
E, agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.
20:26
Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos;
20:27
porque não deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
20:28
Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o espírito santo vos constituiu bispos, para apascentardes a congregação de Deus, que ele resgatou {ou adquiriu, ou alcançou} com seu próprio sangue.
20:29
Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão {não perdoarão} ao rebanho.
20:30
E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
20:31
Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.
20:32
Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.
20:33
De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste.
20:34
Vós mesmos sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram.
20:35
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário sobrelevar {auxiliar} os enfermos e lembrar {recordar} as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
20:36
E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos e orou com todos eles.
20:37
E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam,
20:38
entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio.

Voltar ao Início


Capítulo 21

21:1
E aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e fomos correndo caminho direito e chegamos a Cós e, no dia seguinte, a Rodes, de onde passamos a Pátara.
21:2
E achando um navio que ia para a Fenícia, embarcamos nele e partimos.
21:3
E, indo já à vista de Chipre, deixando-a à esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro; porque o navio havia de ser descarregado ali.
21:4
E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; os quais, pelo espírito, diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.
21:5
E, havendo passado ali aqueles dias, saímos e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos.
21:6
E, saudando-nos uns aos outros, subimos ao navio; e eles voltaram para suas casas.
21:7
E nós, concluída a navegação de Tiro, viemos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, ficamos com eles um dia.
21:8
E no dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete (diáconos,) ficamos com ele.
21:9
E tinha este quatro filhas donzelas, {virgens} que profetizavam.
21:10
E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo;
21:11
e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o espírito santo: Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios.
21:12
E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.
21:13
Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
21:14
E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.
21:15
E depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.
21:16
E foram também conosco alguns discípulos de Cesaréia, levando consigo um certo Mnasom, de Chipre, discípulo antigo, com quem havíamos de hospedar-nos. {pousar}
21:17
E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade.
21:18
E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.
21:19
E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que Deus fizera entre os gentios por seu ministério.
21:20
E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
21:21
E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.
21:22
Que faremos, pois? Em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.
21:23
Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro varões que fizeram voto.
21:24
Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
21:25
Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito e achado por bem que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado, e da fornicação.
21:26
Então, Paulo, tomando consigo aqueles varões, entrou, no dia seguinte, no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.
21:27
E quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele,
21:28
clamando: Varões israelitas, acudi; Este é o homem que por todas as partes ensina a todos, contra o povo, e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos e profanou este santo lugar.
21:29
Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo, de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no templo.
21:30
E alvoroçou-se toda a cidade, e houve grande concurso de povo; e, pegando de Paulo, o arrastaram para fora do templo, e logo as portas se fecharam.
21:31
E, procurando eles matá-lo, chegou ao tribuno da coorte {esquadrão} o aviso de que Jerusalém estava toda em confusão.
21:32
O qual, tomando logo consigo soldados e centuriões, correu para eles. E, quando viram o tribuno e os soldados, cessaram de ferir a Paulo.
21:33
Então, aproximando-se o tribuno, o prendeu, e o mandou atar com duas cadeias, e lhe perguntou quem era e o que tinha feito.
21:34
E, na multidão, uns clamavam duma maneira; outros, deoutra; mas, como nada podia saber ao certo por causa do alvoroço, mandou conduzi-lo para a fortaleza. {arraial}
21:35
E sucedeu que, chegando às escadas, os soldados tiveram de lhe pegar por causa da violência da multidão,
21:36
porque a multidão do povo o seguia, clamando: Mata-o;
21:37
E, quando iam a introduzir Paulo na fortaleza, disse Paulo ao tribuno: É-me permitido dizer-te alguma coisa? E ele disse: Sabes o grego?
21:38
Não és tu, porventura, aquele egípcio que antes destes dias fez uma sedição e levou ao deserto quatro mil salteadores?
21:39
Mas Paulo lhe disse: Na verdade, que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogo-te, porém, que me permitas falar ao povo.
21:40
E, havendo-lho permitido, Paulo, pondo-se em pé nas escadas, fez sinal com a mão ao povo; e, feito grande silêncio, falou-lhes em língua hebraica, dizendo:

Voltar ao Início


Capítulo 22

22:1
Varões irmãos e pais, ouvi agora a minha defesa perante vós.
22:2
(E, quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio guardaram.) E disse:
22:3
Quanto a mim, sou varão judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e criado nesta cidade aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.
22:4
Que até à morte persegui este caminho, assim a varões como mulheres amarrando, e em prisões entregando,
22:5
como também o sumo sacerdote me é testemunha, e todo o conselho dos anciãos; e, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer manietados para Jerusalém aqueles que ali estivessem, a fim de que fossem castigados.
22:6
Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu.
22:7
E caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
22:8
E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus o Nazareno, a quem tu persegues.
22:9
E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito; mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.
22:10
Então, disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer.
22:11
E, como eu não via por causa do esplendor daquela luz, fui levado pela mão dos que estavam comigo e cheguei a Damasco.
22:12
E um certo Ananias, varão piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,
22:13
vindo ter comigo e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi.
22:14
E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo, e ouças a voz da sua boca.
22:15
Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.
22:16
E, agora, por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.
22:17
E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim.
22:18
E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém, porque não receberão o teu testemunho acerca de mim.
22:19
E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitava nas sinagogas os que criam em ti.
22:20
E, quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as vestes dos que o matavam.
22:21
E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe.
22:22
E ouviram-no até esta palavra e levantaram a voz, dizendo: Tira da terra um tal homem, porque não convém que viva!
22:23
E, clamando eles, e arrojando de si as vestes, e lançando pó para o ar,
22:24
o tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele.
22:25
E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado?
22:26
E, ouvindo isto, o centurião foi e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano.
22:27
E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim.
22:28
E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento.
22:29
E logo dele se apartaram os que o haviam de examinar; e até o tribuno teve temor, quando soube que era romano, visto que o tinha ligado. {liado}
22:30
E no dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões e mandou vir os principais dos sacerdotes e todo o seu conselho; e, trazendo Paulo, o apresentou diante deles.

Voltar ao Início


Capítulo 23

23:1
E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Varões irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.
23:2
Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca.
23:3
Então, Paulo lhe disse: Deus te ferirá, parede branqueada; {caiada} tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei e, contra a lei, me mandas ferir?
23:4
E os que ali estavam disseram: Injurias o sumo sacerdote de Deus?
23:5
E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.
23:6
E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus, e outra, de fariseus, clamou no conselho: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado.
23:7
E, havendo dito isto, houve dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu.
23:8
Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.
23:9
E originou-se um grande clamor; {grita} e, levantando-se os escribas da parte dos fariseus, contendiam, dizendo: Nenhum mal achamos neste homem, e se algum espírito ou anjo lhe falou, não repugnemos {não resistamos} a Deus.
23:10
E, havendo grande dissensão, o tribuno, temendo que Paulo fosse despedaçado por eles, mandou descer a soldadesca, para que o tirassem {arrebatassem} do meio deles e o levassem para a fortaleza. {o arraial}
23:11
E, na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem bom ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.
23:12
E quando já era dia, alguns dos judeus fizeram uma conspiração e juraram {se conjuráram} dizendo que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo.
23:13
E eram mais de quarenta os que fizeram esta conjuração.
23:14
E estes foram ter com os principais dos sacerdotes e anciãos e disseram: Conjuramo-nos, sob pena de maldição, {Gr. Anatematizamo-nos com anátema} a nada provarmos até que matemos a Paulo.
23:15
Agora, pois, vós, com o conselho, rogai ao tribuno que vo-lo traga amanhã, como que querendo saber mais alguma coisa de seus assuntos, {negócios} e, antes que chegue, estaremos prontos para o matar.
23:16
E o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido acerca desta cilada, foi, e entrou na fortaleza, e o anunciou a Paulo.
23:17
E Paulo, chamando a si um dos centuriões, disse: Leva este jovem ao tribuno, porque tem alguma coisa que lhe comunicar. {denunciar}
23:18
Tomando-o ele, pois, o levou ao tribuno e disse: O preso Paulo, chamando-me a si, me rogou que te trouxesse este jovem, que tem alguma coisa que dizer-te.
23:19
E o tribuno, tomando-o pela mão e pondo-se à parte, perguntou-lhe em particular: Que tens que me contar?
23:20
E disse ele: Os judeus se concertaram rogar-te que amanhã leves Paulo ao conselho como tendo de inquirir dele mais alguma coisa ao certo.
23:21
Mas tu não os creias, porque mais de quarenta homens dentre eles lhe andam armando ciladas, os quais se obrigaram, sob pena de maldição, a não comerem nem beberem até que o tenham morto; e já estão apercebidos, esperando de ti promessa.
23:22
Então, o tribuno despediu o jovem, mandando-lhe que a ninguém dissesse que lhe havia contado {manifestara} aquilo.
23:23
E, chamando dois centuriões, lhes disse: Aprontai para as três horas da noite duzentos soldados, e setenta de cavalo, e duzentos arqueiros para irem até Cesaréia;
23:24
e aparelhai cavalgaduras, para que, pondo nelas a Paulo, o levem salvo ao governador Félix. (Porque ele temeu antes que alegremente os Judeus o tivessem levado para o matar, e ele próprio depois ser culpado, como se tomaria dinheiro)
23:25
E escreveu uma carta que continha isto:
23:26
Cláudio Lísias a Félix, potentíssimo governador, saúde.
23:27
Este homem foi preso pelos judeus; e, estando já a ponto de ser morto por eles, sobrevim eu com a soldadesca e o livrei, informado de que era romano.
23:28
E querendo saber a causa por que o acusavam, o levei ao seu conselho.
23:29
E achei que o acusavam de algumas questões da sua lei, mas que nenhum crime havia nele digno de morte ou de prisão.
23:30
E, sendo-me notificado que os judeus haviam de armar ciladas a esse homem, logo to enviei, mandando também aos acusadores que perante ti digam o que tiverem contra ele. Bem ajas. {Passa bem.}
23:31
Tomando, pois, os soldados a Paulo, como lhe fora mandado, o trouxeram de noite a Antipátride.
23:32
E no dia seguinte, deixando aos de cavalo irem com ele, tornaram à fortaleza;
23:33
os quais, logo que chegaram a Cesaréia e entregaram a carta ao governador, lhe apresentaram Paulo.
23:34
E o governador, lida a carta, perguntou de que província era; e, sabendo que era da Cilícia,
23:35
disse: Ouvir-te-ei quando também aqui vierem os teus acusadores. E mandou que o guardassem no pretório {audiência} de Herodes.

Voltar ao Início


Capítulo 24

24:1
Cinco dias depois, o sumo sacerdote, Ananias, desceu com os anciãos e um certo Tértulo, orador, os quais compareceram perante o governador contra Paulo.
24:2
E, sendo chamado, Tértulo começou a acusá-lo, dizendo: Visto como, por ti, temos tanta paz, e, por tua prudência, se fazem a este povo muitos e louváveis serviços,
24:3
sempre e em todo lugar, ó potentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer.
24:4
Mas, para que te não detenha muito, rogo-te que, conforme a tua equidade, nos ouças por pouco tempo.
24:5
Temos achado que este homem é uma peste e promotor {levantador} de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo, e o principal defensor (de sedição) da seita dos nazarenos;
24:6
o qual intentou também profanar o templo; e, por isso, o prendemos e, conforme a nossa lei, o quisemos julgar.
24:7
Mas, sobrevindo o tribuno Lísias, no-lo tirou dentre as mãos, com grande violência,
24:8
mandando aos seus acusadores que viessem a ti; e dele tu mesmo, examinando-o, poderás entender tudo o de que o acusamos.
24:9
E também os judeus o acusavam, dizendo serem estas coisas assim.
24:10
Paulo, porém, fazendo-lhe o governador {presidente} sinal que falasse, respondeu: Porque sei que já vai para muitos anos que desta nação és juiz, com tanto melhor ânimo respondo por mim.
24:11
Pois bem podes saber que não há mais de doze dias que subi a Jerusalém a adorar;
24:12
e não me acharam no templo falando com alguém, nem amotinando o povo nas sinagogas, nem na cidade;
24:13
nem tampouco podem provar as coisas de que agora me acusam.
24:14
Mas confesso-te isto: que, conforme aquele caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas.
24:15
Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.
24:16
E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem escrúpulo, {consciência clara sem ofensa} tanto para com Deus como para com os homens.
24:17
Ora, muitos anos depois, vim trazer à minha nação esmolas e ofertas. (e juramentos)
24:18
Nisto, me acharam já santificado no templo, não em ajuntamentos, nem com alvoroços, uns certos judeus da Ásia, (e me tomaram, e clamaram, dizendo, fora com nosso inimigo)
24:19
os quais convinha que estivessem presentes perante ti e me acusassem, se alguma coisa contra mim tivessem.
24:20
Ou digam estes mesmos se acharam em mim alguma iniquidade, quando compareci perante o conselho,
24:21
a não ser estas palavras que, estando entre eles, clamei: hoje, sou julgado por vós acerca da ressurreição dos mortos.
24:22
Então, Félix, havendo ouvido estas coisas, lhes pôs dilação, dizendo: Havendo-me informado melhor deste Caminho, quando o tribuno Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento {notícia} dos vossos assuntos. {negócios}
24:23
E mandou ao centurião que o guardassem em prisão, tratando-o com brandura, e que a ninguém dos seus proibisse servi-lo ou vir ter com ele.
24:24
E alguns dias depois, vindo Félix com sua mulher Drusila, que era judia, mandou chamar a Paulo e ouviu-o acerca da fé em Cristo.
24:25
E, tratando ele da justiça, e da temperança, {continência} e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora, vai-te, e, em tendo oportunidade, te chamarei;
24:26
esperando, ao mesmo tempo, que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse; pelo que também, muitas vezes, o mandava chamar e falava com ele.
24:27
Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pórcio Festo; e, querendo Félix comprazer {contentar} aos judeus, deixou a Paulo preso.

Voltar ao Início


Capítulo 25

25:1
Entrando, pois, Festo na província, subiu dali a três dias de Cesaréia a Jerusalém.
25:2
E o sumo sacerdote e os principais dos judeus compareceram perante ele contra Paulo e lhe rogaram,
25:3
pedindo como favor, contra ele, que o fizesse vir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho.
25:4
Mas Festo respondeu que Paulo estava guardado em Cesaréia e que ele brevemente partiria para lá.
25:5
Os que, pois, disse, dentre vós têm poder desçam comigo e, se neste varão houver algum crime, acusem-no.
25:6
E, havendo-se demorado entre eles mais de dez dias, desceu a Cesaréia; e no dia seguinte, assentando-se no tribunal, mandou que trouxessem Paulo.
25:7
E, chegando ele, rodearam-o os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulo muitas e graves acusações, que não podiam provar.
25:8
Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César.
25:9
Todavia, Festo, querendo comprazer aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres tu subir a Jerusalém e ser lá perante mim julgado acerca destas coisas?
25:10
Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes.
25:11
Se fiz algum agravo ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles. Apelo para César.
25:12
Então, Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César? Para César irás.
25:13
E, passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia, a saudar Festo.
25:14
E, como ali ficassem {se detiveram} muitos dias, Festo contou ao rei a causa de Paulo, dizendo: Um certo varão foi deixado por Félix aqui preso,
25:15
Por cujo respeito os principais dos sacerdotes e os anciãos dos judeus, estando eu em Jerusalém, compareceram perante mim, pedindo sentença contra ele.
25:16
Aos quais respondi não ser costume dos romanos entregar algum homem à morte, sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores e possa defender-se da acusação.
25:17
Assim que, chegando eles aqui juntos, no dia seguinte, sem fazer dilação alguma, assentado no tribunal, mandei que trouxessem o homem.
25:18
Acerca do qual, estando presentes os acusadores, nenhuma coisa apontaram daquelas que eu suspeitava.
25:19
Tinham, porém, contra ele algumas questões acerca de sua superstição e de um tal Jesus, defunto, que Paulo afirmava viver.
25:20
E, estando eu perplexo acerca da inquirição desta causa, disse se queria ir a Jerusalém e lá ser julgado acerca destas coisas.
25:21
E, apelando Paulo para que fosse reservado ao conhecimento de Augusto, mandei que o guardassem até que o envie a César.
25:22
Então, Agripa disse a Festo: Bem quisera eu também ouvir este homem. E ele disse: Amanhã o ouvirás.
25:23
E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e varões principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo.
25:24
E Festo disse: Rei Agripa e todos os varões que estais presentes conosco, aqui vedes um homem de que toda a multidão dos judeus me tem falado, tanto em Jerusalém como aqui, clamando que não convém que viva mais.
25:25
Mas, achando eu que nenhuma coisa digna de morte fizera, e apelando ele mesmo também para Augusto, tenho determinado enviar-lho.
25:26
Do qual não tenho coisa alguma certa que escreva ao meu senhor e, por isso, perante vós o trouxe, principalmente {mormente} perante ti, ó rei Agripa, para que, depois de interrogado, {feita informação} tenha alguma coisa que escrever.
25:27
Porque me parece contra a razão enviar um preso e não notificar contra ele as acusações.

Voltar ao Início


Capítulo 26

26:1
Depois Agripa disse a Paulo: É permitido que te defendas. Então, Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu:
26:2
Tenho-me por venturoso, ó rei Agripa, de que perante ti me haja, hoje, de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus,
26:3
mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; pelo que te rogo que me ouças com paciência.
26:4
A minha vida, pois, desde a mocidade, qual haja sido, desde o princípio entre os da minha nação em Jerusalém, todos os judeus a sabem.
26:5
Sabendo de mim, desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.
26:6
E, agora, pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais, estou aqui e sou julgado,
26:7
à qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus.
26:8
Pois quê? Julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?
26:9
Bem me tinha eu imaginado, que contra o nome de Jesus o Nazareno, me importava a mi usar de grandíssima resistência, {muitas contrariedades}
26:10
o que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização {poder} dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e, quando os matavam, eu dava o meu voto contra eles.
26:11
E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei {forcei} a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui.
26:12
Sobre o que, indo, então, a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes,
26:13
ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, {resplandor do sol sobrepujava} cuja claridade me envolveu {rodeou} a mim e aos que iam comigo.
26:14
E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica, dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura cousa te é recalcitrar {dar coices} contra os aguilhões.
26:15
E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.
26:16
Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda,
26:17
livrando-te deste povo e dos gentios, a quem agora te envio,
26:18
para lhes abrires os olhos e das trevas {escuridades} os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
26:19
Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
26:20
Antes, anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.
26:21
Por causa disto, os judeus lançaram mão de mim no templo e procuraram matar-me.
26:22
Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,
26:23
isto é, que o Cristo devia padecer e sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.
26:24
E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, {Tresvarias} Paulo; as muitas letras te fazem delirar. {tresvariar}
26:25
Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes, digo palavras de verdade e de um são juízo.
26:26
Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
26:27
Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês.
26:28
E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!
26:29
E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
26:30
E dizendo ele isto, levantou-se o rei, e o governador, e Berenice, e os que com eles estavam assentados.
26:31
E, apartando-se dali, falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões.
26:32
E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César.

Voltar ao Início


Capítulo 27

27:1
E como se determinou que havíamos de navegar para a Itália, entregaram Paulo e alguns outros presos a um centurião por nome Júlio, da coorte Augusta.
27:2
E, embarcando nós em um navio adramitino, partimos navegando pelos lugares da costa da Ásia, estando conosco Aristarco, macedônio de Tessalônica.
27:3
E chegamos no dia seguinte a Sidom, e Júlio, tratando Paulo humanamente, lhe permitiu ir ver os amigos, para que cuidassem dele. {para se refrescar}
27:4
E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários.
27:5
E, tendo atravessado o mar ao longo da Cilícia e Panfília, chegamos a Mirra, na Lícia.
27:6
E achando ali o centurião um navio de Alexandria, que navegava para a Itália, nos fez embarcar nele.
27:7
E, como por muitos dias navegássemos vagarosamente, havendo chegado apenas defronte de Cnido, não nos permitindo o vento ir mais adiante, navegamos abaixo de Creta, junto de Salmona.
27:8
E, costeando-a dificilmente, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia.
27:9
E passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava,
27:10
dizendo-lhes: Varões, vejo que a navegação há de ser incômoda e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas.
27:11
Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre do que no que dizia Paulo.
27:12
E, como aquele porto não era cômodo para invernar, os mais deles foram de parecer que se partisse dali para ver se podiam chegar a Fenice, que é um ponto de Creta que olha para a banda do vento da África e do Coro, {Gr. sudeste e nordeste} e invernar ali.
27:13
E, soprando o vento sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam, e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta.
27:14
Mas, não muito depois, deu nela um pé de vento, chamado Euro-aquilão.
27:15
E, sendo o navio arrebatado e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à toa.
27:16
E, correndo abaixo de uma pequena ilha chamada Cauda, apenas pudemos ganhar o batel.
27:17
E, levado este para cima, usaram de todos os meios, cingindo o navio; e, temendo darem à costa na Sirte, amainadas {abaixadas} as velas, assim foram à toa.
27:18
E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte, aliviaram o navio.
27:19
E, ao terceiro dia, nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.
27:20
E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos.
27:21
E, havendo já muito que não se comia, então, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó varões, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda.
27:22
Mas, agora, vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.
27:23
Porque, esta mesma noite, o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,
27:24
dizendo: Paulo, não temas: Importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.
27:25
Portanto, ó varões, tende bom ânimo: Porque creio em Deus que há de acontecer assim como a mim me foi dito.
27:26
É, contudo, necessário irmos dar numa ilha.
27:27
E quando chegou a décima quarta noite, sendo impelidos de uma e outra banda no mar Adriático, lá pela meia-noite, suspeitaram os marinheiros que estavam próximos de alguma terra.
27:28
E, lançando o prumo, acharam vinte braças; e, passando um pouco mais adiante, tornando a lançar o prumo, acharam quinze braças.
27:29
E, temendo ir dar em alguns rochedos, {lugares asparos} lançaram da popa quatro âncoras, desejando que viesse o dia.
27:30
Procurando, porém, os marinheiros fugir do navio e tendo já deitado o batel ao mar, como que querendo lançar as âncoras pela proa,
27:31
disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não podereis salvar-vos.
27:32
Então, os soldados cortaram os cabos do batel e o deixaram cair.
27:33
E, entre tanto que o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo-quarto dia que esperais e permaneceis sem comer, não havendo provado nada.
27:34
Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós.
27:35
E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos e, partindo-o, começou a comer.
27:36
E, tendo já todos bom ânimo, puseram-se também a comer.
27:37
E éramos ao todo no navio duzentas e setenta e seis almas.
27:38
E, refeitos com a comida, aliviaram o navio, lançando o trigo ao mar.
27:39
E, sendo já dia, não conheceram a terra; enxergaram, porém, uma enseada que tinha praia, e consultaram-se sobre se deveriam encalhar nela o navio.
27:40
E, levantando as âncoras, deixaram-no ir ao mar, largando também as amarras do leme; e, alçando a vela maior ao vento, dirigiram-se para a praia.
27:41
Dando, porém, num lugar de dois mares, encalharam ali o navio; e, fixa a proa, ficou imóvel, mas a popa abria-se com a força das ondas.
27:42
Então, a idéia dos soldados foi que matassem os presos para que nenhum fugisse, escapando a nado.
27:43
Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, lhes estorvou este intento; e mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar e se salvassem em terra;
27:44
e os demais, uns em tábuas e outros em coisas do navio. E assim aconteceu que todos chegaram à terra, a salvo.

Voltar ao Início


Capítulo 28

28:1
E, havendo escapado, então, souberam que a ilha se chamava Malta.
28:2
E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio.
28:3
E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.
28:4
E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a Justiça não o deixa viver.
28:5
Mas, sacudindo ele a bicha no fogo, não padeceu nenhum mal.
28:6
E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus.
28:7
E ali, próximo daquele mesmo lugar, havia umas herdades que pertenciam ao principal da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias.
28:8
E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele e o sarou.
28:9
Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades e sararam,
28:10
os quais nos distinguiram também com muitas honras; e, havendo de navegar, nos proveram das coisas necessárias.
28:11
E três meses depois, partimos num navio de Alexandria, que invernara na ilha, o qual tinha por insígnia Castor e Pólux. {os gêmeos}
28:12
E, chegando a Siracusa, ficamos ali três dias,
28:13
donde, indo costeando, viemos a Régio; e, soprando, um dia depois, um vento do sul, chegamos no segundo dia a Putéoli,
28:14
onde, achando alguns irmãos, nos rogaram que por sete dias ficássemos com eles; e depois nos dirigimos a Roma.
28:15
E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo.
28:16
E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao general dos exércitos; mas a Paulo se lhe permitiu morar sobre si à parte com o soldado que o guardava.
28:17
E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus e, juntos eles, lhes disse: Varões irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo ou contra os ritos paternos, vim, contudo, preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos,
28:18
os quais, havendo-me examinado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte.
28:19
Mas, opondo-se os judeus, foi-me forçoso apelar para César, não tendo, contudo, de que acusar a minha nação.
28:20
Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia.
28:21
Então, eles lhe disseram: Nós não recebemos acerca de ti cartas algumas da Judéia, nem veio aqui algum dos irmãos que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum.
28:22
No entanto, bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em todo lugar se fala contra ela. {se lhe contradiz}
28:23
E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o Reino de Deus e procurava persuadi-los à fé de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde pela manhã até à tarde.
28:24
E alguns criam no que se dizia, mas outros não criam.
28:25
E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o espírito santo a nossos pais pelo profeta Isaías,
28:26
dizendo: Vai a este povo e dize: De ouvido, ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e, vendo, vereis e de maneira nenhuma percebereis. {enxergareis}
28:27
Porquanto o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam, e eu os sare.
28:28
Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.
28:29
E, havendo ele dito isto, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.
28:30
E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara {aluguer} e recebia todos quantos vinham vê-lo,
28:31
pregando o Reino de Deus e ensinando com toda osadia {ou confiança, ou liberdade} a doutrina das coisas pertencentes ao Senhor Jesu Cristo, sem impedimento algum.

Fonte: http://faithofgod.net/pt/ARCA/At.html

Início