Navegação

DOZE FESTIVAIS ESPIRITUAIS


ESCORPIÃO

Nota Chave para Escorpião
"Guerreiro eu sou, e da batalha surjo triunfante."


Escorpião é a grande constelação que influencia o ponto decisivo, tanto na vida da humanidade como um todo e da vida do ser humano individual. Todas as fases e todos os aspectos do crescimento estão sujeitos a testes. O discípulo ou servidor do mundo é aquele que conseguiu transcender as limitações emocionais e mentais da personalidade através de um serviço que é a cooperação com a luz e o amor da alma. A qualidade única da energia de Escorpião ajuda indivíduos e a humanidade como um todo a testar em si mesmo e por tentativa e erro a amadurecer na compreensão planetária e desenvolvimento espiritual. Estimula a confiabilidade, a persistência e a confiança no serviço ao todo maior.

Hoje a humanidade como um todo está envolvida no triplo processo de testes na personalidade. Estamos diante de um momento decisivo da história, em que a raça dos homens pode avançar em conjunto para transformar a humanidade no discípulo mundial. Assim, vemos as provas da condição física, emocional e mental dos seres humanos influenciando claramente nos assuntos mundiais. Para emergir triunfante deste conflito, a humanidade precisará recorrer a todos os recursos espirituais disponíveis para nós no ponto de crise. Através do sofrimento, através de teste e experimentação, podemos emergir como o discípulo triunfante, purificado e fortalecido no caráter, na qualidade de nossa vida de desejo e nos valores que escolhemos para aceitar como um padrão de vida boa para todas as pessoas. A (auto) indulgência, o egoísmo, os amores e desafetos da personalidade podem dar lugar ao amor e à tenacidade da natureza da alma.

PALESTRA SOBRE O FESTIVAL DE ESCORPIÃO

O texto que segue foi uma palestra proferida por um membro da equipe da Sede de Lucis Trust em reuniões públicas. O objetivo destas breves conversas é preparar e semear a mente grupal para o verdadeiro trabalho a ser feito - meditação grupal. Essa conversa pode ser usada por indivíduos e grupos que desejam cooperar com este serviço.

Boa noite amigos, e bem-vindos ao Festival de Escorpião. Neste momento estamos trabalhando no intervalo inferior do ciclo anual. Isto forma um paralelo com a fase do ciclo de respiração que segue a exalação - um momento de pausa após a respiração ter sido liberada e antes da próxima inalação ocorrer, o ciclo de respiração é retomado.

Compreender o fluxo de energias disponíveis durante todo o ciclo anual, e relacionando-o com as quatro fases do ciclo da respiração - inalação / intervalo superior / expiração / intervalo inferior - ajuda-nos a compreender a oportunidade criativa de cada fase do ciclo anual. À medida que aprendemos a ver a roda do zodíaco como uma representação de energias, podemos cooperar mais conscientemente na recepção e distribuição de energias espirituais, que é o principal objetivo dessas reuniões mensais de meditação.

O intervalo inferior do ano na verdade abrange um período de três signos: Libra, Escorpião e Sagitário. Curiosamente, Escorpião fica a meio caminho entre dois signos de equilíbrio: Libra e Sagitário. Libra marca um ponto de equilíbrio antes do teste árduo e ensaios de Escorpião. Depois de terem passado, então, Sagitário marca mais um ponto de equilíbrio. Pois, o arqueiro em Sagitário tem de demonstrar que conseguiu um olhar, mão e postura firmes antes de disparar a flecha que, se é corretamente dirigida, irá levá-lo através do portal de iniciação em Capricórnio.

O ciclo completo do zodíaco governa o fluxo anual de energia e o ciclo evolutivo da alma. Em Escorpião os testes e ensaios do discipulado se tornam "reais e sérios", vão direto ao ponto, por assim dizer - a essência do sentido do próprio aspirante e de sua visão da vida. Esses testes são uma parte fundamental e inevitável do Caminho espiritual, pois eles cobrem todo o período das três primeiras iniciações. A antiga oração, o Gayatri, expressa belamente a natureza do Caminho, a necessidade de um ritmo constante e um olhar firme no objetivo - "a face do verdadeiro Sol espiritual" - tênue e distante que seja agora. Vamos manter esta visão da Realidade em mente ao entoar o Gayatri, afirmando a experiência compartilhada do Caminho e nosso alinhamento com o grupo mundial de meditadores que se reúne, como nós, em grupos grandes e pequenos em todo o mundo.

Oh Tu, sustentador do universo
De Quem todas as coisas procedem
A Quem todas as coisas retornam
Revela-nos a face do verdadeiro sol espiritual
Oculto por um disco de luz dourada
Para que conheçamos a verdade e cumpramos todo nosso dever
Enquanto nos dirigimos para Teus sagrados pés.
OM

Libra, o festival que observamos no mês passado, é o signo em que a vida em evolução é pesada ou medida na balança. Libra é um signo de equilíbrio, que, se for alcançado em um nível suficientemente alto, admite a alma no turbilhão de energias que é a experiência de Escorpião. Escorpião é chamado a grande constelação que influencia o momento de decisão na vida da humanidade e na vida do ser humano. Quando olhamos para o mundo de hoje, e os testes severos e exigentes e ensaios que estão sendo submetidos por indivíduos e por nações inteiras - testes quanto aos valores pelos quais eles têm vivido e as escolhas que devem fazer para um futuro melhor - a importância da experiência de Escorpião assume um significado profundo para todos nós.

Escorpião diz respeito a três testes que medem a disposição da personalidade para reorientar para a vida da alma - ou continuar perseguindo a identificação da personalidade com a forma, com o mundo material e do desejo egoísta; demonstrar propensão para a iniciação - ou postergar a sua inevitabilidade a fim de satisfazer a separatividade da vida da personalidade; e demonstrar sensibilidade ao Plano - ou persistir focada na estreita e egocêntrica visão do eu separado.

Deveria ser óbvio para todos nós que estes três testes, que abrangem as três primeiras iniciações, contêm um grande significado para a alma. A eficácia do teste pode ser vista no fato de que cada teste é ele próprio triplo em natureza, fazendo nove testes no todo e abrange todos os aspectos da vida individual - os planos físico, emocional e mental. Como já referi, os testes e ensaios de Escorpião vão até o final como deve ser, não deixando nenhum aspecto da personalidade não testado ou não examinado. O equilíbrio que foi cuidadosamente estabelecido em Libra agora é perturbado na medida em que a qualidade do "equipamento" da alma, por assim dizer, é testado em Escorpião.

Especificamente, os nove testes cobrem os três aspectos físicos: sexo, conforto físico e dinheiro; três condições emocionais: medo, ódio e ambição, e três estados da mente - a mente inferior, isto é: orgulho, separatividade e crueldade. Se ponderarmos sinceramente nesses nove testes, provavelmente começaremos a suspeitar que nós, cada um de nós, temos uma longa história de insucessos a resolver e passar por esses testes. Essa constatação não deve nos derrotar, embora nos dê compaixão pelas falhas que testemunhamos em nossos semelhantes e uma determinação inabalável para convocar nossas reservas pessoais para, eventualmente, obter a vitória sobre eles.

Mas a vitória não vem por solicitação, vem somente através de esforço repetido e fracasso seguido por um esforço renovado. A história dos trabalhos de Hércules em Escorpião, para matar a Hidra de nove cabeças, é uma excelente metáfora para a experiência do discípulo em Escorpião. Para cada vez que ele achava que tinha eliminado uma das cabeças da Hidra, ela voltava a crescer mais forte e mais temível do que nunca. Só quando ele finalmente ergueu a Hydra bem alto, expondo-o à luz do dia, ela morreu. Somente pela luz da mente racional, inabalável e firme em face da realidade, é que o discípulo conquista a vitória sobre a natureza inferior.

A dificuldade destes nove testes podem ser vistos nos lapsos ocasionais e falhas até mesmo de discípulos, pois nos é dito que até ter alcançado a terceira Iniciação da Transfiguração, que é um estágio bastante avançado de desenvolvimento espiritual, o discípulo não fica livre e seguro de quedas potenciais. O Capítulo IX de Iniciação Humana e Solar explica isso em detalhes. Esta percepção de que mesmo que o iniciado não tenha atingido a perfeição deve fazer-nos mais misericordiosos em nossos julgamentos daqueles que admiramos e respeitamos, quando eles sucumbem à força dos apetites mais baixos, aos desejos e cristalizações mentais.

Em Escorpião o buscador espiritual avalia a profundidade do chavão bem conhecido: "Não, mas pela graça de Deus aqui estou eu." Cada um dos nós percorreu o terreno bem conhecido dos nove testes, ou irá percorrê-lo no futuro. Este reconhecimento desperta a memória, que é uma força poderosa e criativa na vida do discípulo. O que retemos do passado, o legado da experiência que acumulamos, está armazenado na nossa memória - em essência, mas não em detalhe. A memória é uma coisa enganadora, pois o que nós lembramos não é necessariamente o mesmo que a Verdade, esta é a essência da história japonesa "Rashomon". (*) A memória pode ser seletiva e pode ser altamente criativa, o que a torna um recurso e um encargo para a alma. Este é um problema tanto para o indivíduo como para sociedades inteiras, quando consagram e aderem a uma memória coletiva que tem o poder de retroceder centenas de anos.

A soma total de nossa memória é o chamado Morador no Umbral, no sentido de todas as características da personalidade que permanecem inconquistadas - tudo que fica estagnado no caminho de realização da alma e de sua finalidade. Esse passado não reconhecido, consubstanciado no Morador, em algum ponto tem que ficar cara a cara com o que poderia ser chamado de nosso futuro potencial, mas ainda não reconhecido Eu superior, o Anjo da Presença. "Quando o Anjo da Presença e o Morador do Umbral ficarem face a face", disse o Tibetano, "algo deve ser feito. Eventualmente, a luz do eu pessoal enfraquece e diminui ante o brilho de glória que emana do Anjo. Então a glória maior oblitera a menor. Isto no entanto, só é possível quando a personalidade ansiosamente entra nessa relação com o Anjo, reconhece a si mesma como o Morador e - como um discípulo - começa a batalha entre os pares de opostos e entra para os testes de Escorpião."

Esta prontidão para a batalha é o coração do discipulado, e a nota chave de Escorpião, o signo do discipulado, é "guerreiro eu sou, e da batalha surjo triunfante." O caminho espiritual como um campo de batalha é o tema do Bhagavad-Gita, um dos textos essenciais para o discípulo sério. Alice Bailey escreveu que "O Bhagavad-Gita pode ser lido inteiramente do ponto de vista do combate do discípulo com a miragem e os estudantes seriam bem aconselhados a estudá-lo." A história centra em Arjuna, representante de todos os aspirantes espirituais, que observava seus familiares mais próximos no campo de batalha, criando divisões profundas entre os dois lados da família, e ele ficou horrorizado. Mas Krishna não permitiria que ele ficasse de fora da batalha. "Nada é melhor para um guerreiro do que uma batalha", disse Ele.

Esta necessidade de fazer a batalha está profundamente enraizada na própria substância do nosso planeta e até mesmo no sistema solar, de acordo com Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, e constitui um profundo mistério. De alguma forma, a harmonia, que nós associamos com a paz e que se exprime em beleza e poder criativo, é obtido através da batalha, através do estresse e tensão. Outro dia eu ouvi uma entrevista na NPR com o escritor e ativista da paz, o israelense Amos Oz, que falava sobre o conflito israelense-palestino. Ele nasceu em Jerusalém há cerca de 70 anos e ainda um menino quando o Estado de Israel foi fundado, então ele tem uma visão de longo alcance do conflito, mas ele continua otimista sobre o seu desfecho pacífico. O motivo, diz ele, é que os dois lados estão se aproximando rapidamente da exaustão, e isso é bom, porque vai preparar o caminho para a paz. Isso não significa que todos irão de repente dar as mãos em amizade, mas por pura exaustão eles chegarão ao desejo - para aspirar – de uma resolução da batalha em algum tipo de coexistência pacífica.

A visão de Oz parece ecoar o que o Tibetano disse em Os Raios e as Iniciações sobre o Quarto Raio de Harmonia através do Conflito, que é uma força poderosa condicionada em Escorpião e os raios que regem a humanidade como um todo. Como tal, o quarto raio é um fator de controle nas relações humanas. O Princípio do Conflito, nos é dito, atua como agente do Princípio da Harmonia, produzindo o stress e tensões que levam à renúncia e, finalmente, à libertação. O conflito que grassa no mundo de hoje, o Tibetano diz, "é tão agudo que ele eventualmente se esvaziará a si mesmo, e os homens - com alívio e para escapar de mais tumultos - se voltarão para as corretas relações humanas. Isto constituirá a primeira importante decisão conduzindo à tão longamente esperada harmonia. A atitude das massas tenderá então para a harmonia, devido ao trabalho dos homens e mulheres de boa vontade ao implementar o ‘jorrar do amor de Deus para os corações dos homens’".

Estas palavras da Grande Invocação, com a qual fechamos cada meditação, descrevem o canal que o conflito, corretamente manuseado, cria para que o amor possa ser derramado. O Quarto Raio da Harmonia através do Conflito atua através do coração - o ponto focal através do qual a energia do amor pode fluir. O Tibetano disse. "Quando o Cristo encontrar Seu ponto focal na Terra, este será da natureza de um pequeno centro cardíaco através do qual a energia do amor da Hierarquia pode persistentemente fluir. A harmonia (que o Princípio do Conflito produz) provoca um alinhamento, de modo que o amor - fluindo do coração de Deus - penetra nos corações dos homens; desse modo, a Hierarquia (que é o centro do coração ou o lugar onde prevalece o amor do nosso planeta) é trazido à relação com a humanidade; assim o Novo Grupo de Servidores do Mundo (implementando o Amor de Deus e iluminado pela Mente de Deus) são postos em relação com os homens e mulheres de boa vontade em todos os países cuja tarefa é tornar os corações dos homens capazes de responder e receptivos ao amor de Deus", disse Ele.

Este é o resultado pelo qual todos nós devemos trabalhar na presente crise mundial. A experiência de Escorpião força o discípulo a enfrentar um momento de decisão, uma encruzilhada espiritual que teste cada valor, cada suposição, cada fragmento da "sabedoria aceita", pela qual ele tem vivido. Isso se aplica ao discípulo individual e aplica-se ao discípulo mundial, a humanidade. O mundo de hoje trouxe a humanidade a uma encruzilhada onde enfrenta um momento de decisão, uma decisão para saber se ela vai optar por permanecer submersa no materialismo egoísta, ou se vai escolher o caminho da libertação para o reino dos valores espirituais. Esta decisão que agora a humanidade confronta deve ser tomada em perfeita liberdade, por indivíduos, grupos e nações inteiras escolhendo livremente o caminho que acham que é certo. Isto foi afirmado pelo Tibetano, quando ele disse que a grande batalha no mundo de hoje é pela liberdade do cidadão comum para pensar por si mesmo e chegar às suas próprias decisões e conclusões. Podemos ver isso realizado na luta pela liberdade que agora assola o Oriente Médio. Como podemos nós, que vivemos a uma distância segura do conflito, ajudar aqueles que lutam por sua liberdade de pensar, planejar e resolver por si mesmos os seus próprios destinos à luz de sua alma?

A Grande Invocação é um meio poderoso para inspirar e redirecionar a consciência humana. Como o Tibetano, escreveu: "A Grande Invocação..., corretamente utilizada, poderia reorientar a consciência da humanidade, estabilizar os homens no ser espiritual, destruir e reconstruir a forma-pensamento planetária que os homens criaram no passado e que causou (e está causando), tais resultados desastrosos e cataclísmicos, e abrir a porta para a Nova Era, dando, assim, início à nova e melhor civilização. Isso poderia ser feito tão rapidamente, que as mudanças necessárias viriam quase durante a noite,... e a raça dos homens poderia estabilizar-se numa vida de boa vontade grupal, inofensividade individual e corretas relações humanas."

Vamos trabalhar agora em meditação com esse objetivo claramente sustentado na mente, trabalhando com o pensamento semente de Escorpião, "Guerreiro eu sou, e da batalha surjo triunfante."

Festival da Lua Cheia de Escorpião
Nova York, 10 de novembro de 2011
Sarah McKechnie

___________

(*) Rashomon é um filme japonês de 1950, baseado em dois contos de Ryūnosuke Akutagawa, escrito e dirigido por Akira Kurosawa. O filme tem uma estrutura de narrativa não convencional que sugere a impossibilidade de obter a verdade sobre um evento quando há conflitos de pontos de vista. Tanto no inglês como em outras línguas, "Rashomon" se tornou um provérbio para qualquer situação na qual a veracidade de um evento é difícil de ser verificada devido a julgamentos conflitantes de diferentes testemunhas. Na psicologia, o filme emprestou seu nome ao chamado "Efeito Rashomon". (NT - Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rashomon)

Início