Navegação

DOZE FESTIVAIS ESPIRITUAIS


AQUÁRIO

Nota Chave para Aquário
"Água da Vida eu sou, jorrando para homens sedentos."

A influência dominante do Festival de Aquário estimula a capacidade espiritual do homem de amar e servir a seus semelhantes, de se tornar inclusivo e compassivo, e compartilhar seus próprios recursos livre e plenamente na busca de atender as necessidades que ele reconhece. Tal influência é muito necessária em um mundo onde a humanidade se cristalizou numa condição de egoísmo e separatividade. No longo prazo nada pode resistir às poderosas energias que fluem através da constelação de Aquário. Essas energias estão dominadas pelo segundo raio de amor e sabedoria, pelo quarto raio de harmonia através do conflito, e pelo sétimo raio de ordem e organização com seu poder de estabelecer relações e de estabelecer a energia espiritual na forma material.

O estado de consciência Aquariano, como uma força difundida em muitos hoje, não pode deixar de estimular a mudança na consciência da raça humana como um todo. A importância que os servidores mundiais do reino humano mantém em sua atitude o fluxo da energia Aquariana, recebendo, dando e vivendo o poder e o amor disponíveis para eles, da mesma forma servirá para irradiar e transformar todo o ambiente humano. O centro de toda a experiência na vida de um discípulo influenciado por Aquário é a beleza da vida grupal, o bem grupal e o serviço grupal.

PALESTRA SOBRE O FESTIVAL DE AQUÁRIO

O texto que segue foi uma palestra proferida por um membro da equipe da Sede de Lucis Trust em reuniões públicas. O objetivo destas breves conversas é preparar e semear a mente grupal para o verdadeiro trabalho a ser feito - meditação grupal. Essa conversa pode ser usada por indivíduos e grupos que desejam cooperar com este serviço.

Boa noite amigos e bem-vindos a este Festival em Aquário. O momento da lua cheia de cada mês é uma ocasião única; é cheia de oportunidade espiritual para o serviço. Recordem que esta palavra "oportunidade", é uma nota chave para os tempos em que vivemos. A oportunidade dos tempos é a razão pela qual nós e muitos outros grupos no mundo estamos reunidos em meditação. É um momento em que a humanidade e a Hierarquia podem aproximar-se em consciência. E por causa dessa proximidade somos capazes de irradiar as energias de Luz e Amor de forma mais eficaz na consciência humana. Por isso, façamos um momento de conexão com os nossos colegas de trabalho em todo o mundo e com toda a humanidade em silenciosa harmonia e unidade. Então, entoemos juntos a antiga prece, O Gayatri.

Oh Tu, sustentador do universo
De Quem todas as coisas procedem
A Quem todas as coisas retornam
Revela-nos a face do verdadeiro sol espiritual
Oculto por um disco de luz dourada
Para que conheçamos a verdade e cumpramos todo nosso dever
Enquanto nos dirigimos para Teus sagrados pés.
OM

O tema do nosso pensamento reflexivo esta noite é: serviço, serviço altruísta e desimpedido. Serviço está, naturalmente, expresso na nota chave de Aquário: Água da Vida eu sou, jorrando para homens sedentos. Esse será o pensamento semente para o nosso trabalho de meditação. Precisamos refletir sobre o que essa nota chave realmente significa.

Aquário é um signo do ar e, portanto, sua influência é onipresente e interpenetrante. Para muitos tipos de mente, essa influência é intangível e deve, portanto, ser incapaz de produzir os resultados desejados; mas, o fato é que esses resultados intangíveis importantes são de potência muito maior e muito mais extensa em seus efeitos do que os mais concretos e espetaculares acontecimentos.

É interessante ver, por exemplo, como os astrônomos estão assimilando esta influência de Aquário. Eles estão agora procurando o universo de outros planetas que podem ter o potencial para a vida como ela é expressa na Terra. Eles comparam o potencial para a vida com a existência de água, que em suas mentes é necessária para existir formas básicas de vida. Então, parecem estar respondendo à parte de "águas da vida" da nota chave. Eles são "homens sedentos" buscando esta informação e conhecimento. A influência de Aquário está sendo sentida, mas interpretada de uma forma puramente material. Vida, para eles, está associada com a necessidade de água líquida.

Claro que sabemos, com base no nosso estudo dos ensinamentos do Tibetano, que a vida tem um significado muito diferente. O Tibetano fornece várias definições para o significado da palavra "Vida". Por exemplo, ele diz que "Vida é a energia em expressão da vontade divina para o bem" e "Vida é síntese amorosa em ação." A palavra "Vida" se refere ao que sintetiza espírito, alma e corpo. É, na realidade, esse quarto algo subjacente por trás de toda manifestação e todos os objetos. Assim, a vida é uma pura essência divina, cuja fonte se encontra totalmente fora, mas permeia todo o nosso mundo manifestado. "É uma energia emanando de certas Grandes Vidas Que estão por trás do nosso sistema solar como sua vida e origem...". Assim, vemos que esse "quarto algo" chamado vida permeia e anima todas as formas em todo o universo, incluindo a Terra, e todas as formas sobre ela.

Agora, é importante compreender que a "água da vida" não se refere à água líquida, de per si. Água, neste caso, é o símbolo da substância e da expressão material, mais motivação emocional. A meta para o verdadeiro iniciado Aquariano é superar os testes empreendidos através do longo processo de encarnação e de iniciação. Ele, então, está livre de todos os obstáculos e atua como um distribuidor de energia da vida a serviço da humanidade. Por conseguinte, as duas linhas onduladas no símbolo de Aquário não se refere a água, mas à distribuição de energia divina e vida.

Este processo de distribuição está sendo bastante reforçado pela influência crescente da energia do Sétimo Raio de Ordem e Organização. Diz-se que o Sétimo Raio é, em última análise, a energia diferenciada e focada do Primeiro Raio de Vontade e Poder. O Sétimo Raio, portanto, fornece um canal aberto para a energia divina de Shamballa fazer um impacto direto e desimpedido no plano físico e na consciência humana. Esta é a pura energia da própria vida derramando com maior abundância. Isto é o que Cristo se referiu, quando Ele disse: "Eu vim para lhes dar vida em abundância." Através das energias combinadas do Primeiro Raio e do Sétimo Raio, a Vontade de Deus aumentará o poder na humanidade de se relacionar e pôr em manifestação objetiva uma expressão mais abundante da própria Vida. O Sétimo Raio permite que o espírito e a matéria, o mais e o menos elevado, se tornem mais intimamente relacionados. O efeito dessa relação na humanidade durante a Era de Aquário será uma apreciação e manifestação mais profundas da própria Vida.

E falando dos raios primeiro e sétimo, é interessante ver o efeito que esses raios estão produzindo nos acontecimentos revolucionários, primeiro na Tunísia e no Egito, e agora se espalha por todo o Oriente Médio. Como vocês sabem, o último impacto do primeiro raio de Shamballa ocorreu no ano de 2000. É o Primeiro Raio de Vontade, e juntamente com a crescente influência do Quinto Raio de Conhecimento Concreto ou Ciência e o Sétimo Raio de Lei e Ordem Cerimonial vemos, bastante graficamente, as mudanças que eles estão induzindo na consciência humana. Diz-se que estes três Raios estão "unidos trazendo mudanças fundamentais, e inaugurando a nova era. Esta combinação é terrivelmente potente e provoca a precipitação de forças internas, um aumento da atividade da mente inferior e uma efusão da força de Shamballa - todos os três podem ser vistos atuando hoje mais do que nunca na esfera de ação da vida planetária. O grande efeito é produzido devido à sensibilidade muito maior do gênero humano, em comparação com as duas outras vezes, em que (em evolução cíclica) estas três constelações estavam ativas. (1) A combinação é vista atualmente se demonstrando nos assuntos humanos." (Astrologia Esotérica p. 539)

Diz-se que o primeiro Raio tem um efeito de massa, e proporciona uma sensação forte da vontade de persistir. Certamente vimos isto na Tunísia e no Egito. O povo, organizado e ordenado, com a ajuda das novas ferramentas da ciência e da tecnologia - as ferramentas de mídia social - se uniu e exigiu uma mudança em seus respectivos governos. Esta é uma ação ao longo da linha do primeiro Raio. Vimos também o poder da capacidade da mente educada e inteligente para irradiar uma luz brilhante sobre os efeitos ocultos de egoísmo, separatividade, e corrupção. As pessoas simplesmente querem mais justiça e respeito...

E é interessante que esta revolta esteja ocorrendo no Egito, a terra da antiga Esfinge. O mistério da Esfinge está conectado com a relação dos signos de Leão e Virgem, que, na época do antigo Egito, foram vistas como um só signo. Este não é o mistério da alma e a forma, mas o mistério da mente superior e inferior e sua relação mútua. O fogo desses dois aspectos da mente Egípcia tornou-se a chama da revolta. Talvez seja por isso que a Esfinge está sorrindo. O seu mistério está finalmente sendo revelado e realizado, e isso é bom.

Então, naturalmente, o mistério é mais aparente quando se inclui o fato de que Leão é o polo oposto de Aquário, e vemos os dois opostos da mente, superior e inferior, mostrando efeito mais fortemente agora no mundo. É especialmente evidente na tríplice nota chave de Aquário com seu foco na transformação que ocorre entre o eu inferior e o eu superior.

Elas são:

"1. O serviço à personalidade, o eu inferior, o que, eventualmente, transmuta-se no serviço à humanidade.
2. Atividade superficial e egoísta que se transforma em uma profunda e ativa intenção a ser atuante em prol da Hierarquia.
3. Vida autoconsciente que se transforma, finalmente, numa sensível percepção humanitária.

A qualidade destas notas chaves muda de uma natureza mesquinha e superficial para um propósito intenso e profunda convicção. O Aquariano de grau inferior e incipiente na Cruz Mutável se manifesta por meio de uma autoconsciência superficial. Isto se desenvolve em Leão e se torna uma arraigada autoconsciência e um profundo interesse em si mesmo e suas necessidades e desejos. Como a interação se passa entre Leão e Aquário (porque eles são polos opostos) chega-se a um aprofundamento de todas as qualidades e as superficialidades desaparecem até que - na roda revertida - a intensa autoconsciência de Leão se expande para a consciência grupal de Aquário. O individual torna-se universal. O homem, isolado e tendente à separação, se transforma no gênero humano em suas reações e percepção e ainda, ao mesmo tempo, preserva a sua individualidade; ele já não é apenas um ser humano, individualmente egoísta e tendente à separação, mas torna-se a própria humanidade, perdendo sua identidade pessoal no bem do todo, mas mantendo a sua Identidade espiritual."

Essa é realmente a meta para a humanidade nesta era de Aquário. É resumida esotericamente no símbolo de Aquário - o homem com o cântaro de água em seu ombro. "O Aquariano desenvolvido (expressando o bem do todo) põe tudo o que tem em seu cântaro de água, armazenando-o ali para o serviço e dando-o livremente quando requerido para satisfazer uma necessidade."

A ideia do serviço é, neste momento, a ideia principal que deve ser aproveitada para (ao compreendê-la) nos abrirmos amplamente para as novas influências entrantes. A Lei do Serviço é a expressão da energia de uma grande Vida, Que, em cooperação com Aquele em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser, está submetendo a família humana a certas influências e fluxos de energia que acabará por fazer três coisas:

1. Despertar o centro cardíaco de todos os aspirantes e discípulos.
2. Habilitar a humanidade emocionalmente polarizada para se concentrar de forma inteligente na mente.
3. Transferir a energia do plexo solar para o coração.

Este desdobramento do que poderíamos chamar de "a consciência do coração" ou o desenvolvimento do verdadeiro sentimento é o primeiro passo para a consciência grupal.

Como o centro de Shamballa está derramando sua energia diretamente sobre a humanidade, devemos perceber a nossa vital responsabilidade grupal para recebê-la e trabalhar com ela para estabelecer, na consciência humana, os novos ideais do reino de alma. A palavra-chave para nós, hoje, é oportunidade, a oportunidade para sincronizar a nossa resposta para o que está se aproximando. É a nossa oportunidade de verter a água da vida - a força da Vida de Shamballa - para um mundo em necessidade. É a nossa oportunidade de trabalhar com a "força de implementação da universalidade" e para ajudar a trazer o poder da "vitalidade que capacita." Que ele possa permitir-nos fazer a nossa parte.

Festival de Aquário
Nova York, 18 fevereiro de 2011
Dale McKechnie

_____

(1) Refere-se às três constelações: Leão, Capricórnio e Peixes, inter-relacionadas numa grande conjunção de forças, somando-se a elas a energia emergente de Aquário. (NT)

Início