Navegação

AS SEIS ETAPAS DO DISCIPULADO


Nona Parte

Cada vez que consideramos as várias etapas do discipulado, torna-se mais difícil dar ao neófito uma imagem fiel do estado de consciência e da situação interna e as relações. Isto também se deve ao fato de que estou procurando lidar (nestes estágios mais avançados), com percepções que não têm paralelos ou correspondência nem mesmo na experiência do aspirante avançado. Quando estamos considerando as últimas três etapas, estamos definitivamente lidando com o que poderia ser chamado de consciência iniciática num estágio elevado de expansão e com conhecimento para o qual não temos terminologia.

Não é evidente para vocês que o iniciado de grau elevado vive num mundo de reações e de fenômenos sutis que são totalmente inimagináveis para o discípulo médio? Ele, portanto, quando funcionando no plano físico ou nos três mundos, está somente pondo em ação os aspectos inferiores de sua consciência. Tenho há anos lhes ensinado, e o interesse de vocês tem sido profundo. Conhecem muito dos aspectos técnicos das ciências ocultas e sabem muito teoricamente. Isto é evidenciado pelo interesse demonstrado e as questões apresentadas se referiam aos átomos permanentes, seu funcionamento e vitalização.

Do ponto de vista do iniciado tais questões não são de importância; para estar interessado nos átomos permanentes é como ser interessado na natureza dos sucos gástricos que tornam o processo do viver no plano físico uma reconstrução contínua. A analogia é mais exata do que pensam. Ocultamente falando, a constante consideração do sistema digestivo ou de qualquer outra das funções corporais ocasiona dificuldades. Os inválidos crônicos são frequentemente assim (embora não em todos os casos) por causa da sua preocupação com a natureza de aparência da forma no plano exterior ao longo de um longo período de anos. É possível (e digo isto com deliberação) ter deficiência física grave e mesmo assim ser tão cheio de vitalidade e tão desinteressado no mecanismo físico que invalidez crônica (como usualmente entendido) não é possível. Isto não é a mesma coisa que o triunfo do espírito sobre a matéria ou a teoria da saúde perfeita; é questão de superar a ênfase-energia neutralizando a imposição dos efeitos da força na consciência. Ponderem sobre esta última frase, pois é a chave para o correto tratamento do problema da saúde no futuro.

Da mesma forma, uma constante consideração dos átomos permanentes e dos espirilos conduziria a uma intensificação da vida da forma e à tirania da força à medida que flui através deles. Existem, sem dúvida, analogias e correspondências que poderiam ser elaboradas em conexão com os espirilos na vida microcósmica e nos planos e subplanos do macrocosmo com uma relação possível posterior, tanto para os sete centros, micro cosmicamente entendido, e os sete esquemas planetários, macro cosmicamente entendido. Mas o objetivo, para a maioria dos aspirantes é não limitar a sua consciência numa concentração sobre as minúcias, tais como os átomos permanentes e os detalhes relacionados com a natureza-forma do indivíduo. O objetivo de cada aspirante é expandir sua consciência para incluir aquilo que está além de si mesmo, para alcançar os estados mais elevados de consciência na vida do grupo e da humanidade, e integrar-se conscientemente na Hierarquia, eventualmente em Shamballa, e ocultamente "conhecer" Deus em Suas muitas fases de extensão e perfeição que abrange tudo.

Uma intensa concentração e estudo dos espirilos e dos átomos seria científica e tecnicamente interessante e possível, mas não levaria a um maior desenvolvimento espiritual, mas à ênfase na personalidade e, portanto, maior dificuldade ao trilhar o Caminho. Quanto mais avançado o discípulo, mais perigosa será a ênfase e a preocupação, ao passo que o cientista ou o aspirante no Caminho Probatório poderiam estudar essas questões com relativa impunidade porque eles não atrairiam a energia que poderia estimular esses "pontos de força" em atividade perigosa.

Por este motivo não estou lidando com os átomos permanentes, não há necessidade de vocês darem tempo e atenção a eles. Se vocês estão vivendo como desejado e estiverem procurando se beneficiar com as minhas instruções, o treinamento da natureza inferior e do desenvolvimento das forças que atuam como formas "divinamente consagradas", prosseguirão normalmente e com segurança. Mencionei os átomos permanentes para mostrar as linhas de distribuição de energia, mas não para indicar a necessidade de um interesse intelectual, nestes aspectos da vida da forma.

Etapa VI. O Discípulo dentro do Coração do Mestre.

Chegamos agora à consideração sobre a última das seis etapas do discipulado. É descrito nos seguintes termos:

"A etapa em que o discípulo está sempre em íntimo contato; ele está sendo definitivamente preparado para a iniciação imediata ou se já a tiver recebido, é dado a ele trabalho especializado. Nesta fase, ele é descrito como um Discípulo dentro do Coração do seu Mestre"

Uma coisa quero aqui enfatizar, enquanto procuro dar alguma luz sobre este assunto. Estar dentro do coração do Mestre, de modo algum indica uma relação de amor entre Mestre e discípulo. A reação normal é que, finalmente, o discípulo mereceu o direito de ser verdadeiramente amado e, portanto, estar verdadeiramente perto do Mestre. Sua vida ou vidas de serviço o trouxe afinal a recompensa, ele tem agora acesso livre ao Mestre na mais íntima e mútua relação possível de compreensão amorosa. Este estágio do discipulado não tem absolutamente nenhuma ligação com tudo isso.

Por outro lado, meus irmãos, quando o discípulo alcança este estágio já não é o que se entende por um discípulo aceito. Ele é um iniciado de alto nível e de elevado grau e passou da supervisão e da salvaguarda de um Mestre para uma relação direta com o Mestre de todos os Mestres, o Cristo, Que é o ponto central na Hierarquia, assim como o Mestre é o ponto central em um ashram. O Mestre é o coração de Seu grupo e Cristo é o coração da Hierarquia. Quanto mais perto alguém se aproxima da compreensão, mais claro se torna o conceito de que o ponto no centro e na periferia são um.

O significado da palavra "coração" é o significado da própria vida, à medida que ele bate eternamente no coração do universo. Dentro dessa vida, o iniciado se coloca agora conscientemente, percebendo-se não tanto como um receptor de vida, mas como um distribuidor de vida. Isso é uma coisa muito diferente e tem a chave para este estágio do discipulado.

O "Coração do Mestre" é um termo técnico, indicando as fontes da vida e muitas interpretações análogas. Há, nesta fase, e depois de certa iniciação importante, uma linha direta de energia ou de vida - percebida, reconhecida, ativa e utilizada - entre o discípulo consciente e

1. O centro cardíaco do discípulo.
2. O centro cardíaco na cabeça.
3. O lótus egoico, que (até a quarta iniciação) é o centro cardíaco da vida monádica.
4. O Mestre no centro do Seu grupo.
5. O Cristo, o centro cardíaco da Hierarquia.
6. A vida da Mônada que começa a fazer-se sentir na terceira iniciação.
7. O Próprio Senhor da Vida, o centro cardíaco de Shamballa.

A linha de relacionamento, então se estende destes para frente e para cima (esfericamente considerando) para a Vida no centro mesmo do "alter ego" de nossa Terra, o planeta Vênus, a Júpiter e daí para o Próprio Senhor Solar, e a um ponto no Sol, Sirius. Podem ver, portanto, quão diferente esta etapa é do que se poderia imaginar. É aquela que marca um novo começo ou início e uma grande transição. É uma fase que se entra pela porta aberta do Nirvana, o início do Caminho da Evolução Superior. É uma fase que marca o local específico (se uma palavra tão inadequada pode ser usada) do discípulo nesse Caminho ascendente que é revelado pelo Caminho iluminado; é a consecução do ponto mais recôndito de realização, chamado esotericamente "dentro do coração."

Falei com vocês em outro lugar sobre discípulos mundiais estarem "perto do coração do Mestre." Esta não é a mesma coisa que estar "dentro do coração do Mestre." Um refere-se ao Mestre no raio do discípulo; o outro se refere ao Cristo dentro da Hierarquia, a Síntese de todos os raios. O mundo de hoje oferece oportunidade a todos os discípulos para se tornarem discípulos mundiais, perto do coração do Mestre, e passar rapidamente pelas primeiras etapas do discipulado. Oferece oportunidade aos discípulos mundiais para começar a sua abordagem ao Coração da Hierarquia, o Cristo. É com esta primeira possibilidade que vocês devem se preocupar, pois - na medida em que vocês se aproximam de seu grupo - vocês podem começar a receber esse treinamento que irá desenvolver em vocês a utilidade mundial. A maioria de vocês é velha demais para conseguir isso? Isso é o que vocês dizem. A alma não conhece idade e pode usar seu instrumento se ele é um instrumento adequado e disponível. Estão muito concentrados e muito preocupados com vocês mesmos para alcançar o desapego necessário para o serviço mundial? Isso vocês tem que descobrir e provar para vocês mesmo. Este grupo teve muita oportunidade a ele oferecida e muito ensino. O resultado em devoção e serviço, demonstrado por este grupo, deveria ser bastante incomum e deveria ser uma demonstração grupal. Gostaria de perguntar se assim é? Estão muito deprimidos (o que é sinônimo de egoísmo) e sensíveis demais para prestar serviço à humanidade numa maneira mais ampla do que até agora? Isso pode ser superado se interessarem o suficiente. É a consciência de vocês uma constante consciência grupal? Ou é uma constante autoconsciência, que se coloca consistentemente entre vocês e seus semelhantes? Vocês é que devem descobrir isto. Têm vocês a humildade profunda - baseada na compreensão do Plano e na glória da meta - e não um sentimento de auto menosprezo sobre o qual vocês se regozijam e consideram como uma indicação de humildade espiritual? Vocês precisam voltar a interpretar este tema da humildade, bem como todos os seus termos, à luz dos valores esotéricos e espirituais. Podem fazer isso?

Anteriormente, usei uma frase em que me referi aos "discípulos ao se reunirem, neste ciclo, ao chamado da Hierarquia". Isso tem uma relação definida neste momento do nosso tema do discipulado e seus vários estágios. "O chamado da Hierarquia" é dirigido à humanidade como um todo; é enviado por meio dos grupos e ashrams que são presididos por muitos dos Mestres. É captado e ouvido por muitos tipos diferentes de pessoas e na sua resposta há muita distorção desse chamado; só o discípulo avançado o capta corretamente ou responde de forma adequada. Os outros respondem a aspectos parciais do chamado e sua consequente atividade é espasmódica, com base em interpretações errôneas, desvirtuados por falhas da personalidade, com atraso pela inércia e, muitas vezes baseados no egoísmo. Pela resposta dos discípulos em Seu grupo ou Ashram, o Mestre sabe o lugar e o estado do discípulo, embora haja, naturalmente, muitas outras evidências indicativas.

Vejamos alguns dos tipos de pessoas que respondem ao chamado. A maioria deles o faz inconscientemente, mas reagem com simpatia, porque algo neles sincroniza com o chamado, ou porque são sensíveis a certas influências vibratórias:

1. Há os verdadeiros amantes da humanidade, que, embora possam não ter absolutamente nenhum conhecimento de esoterismo, ainda assim se importam o suficiente para fazer o que puder para ajudar. Inconscientemente, eles podem ser usados pela Hierarquia para fazer um trabalho bom e eficientemente abnegado. São frequentemente mais construtivos do que discípulos consagrados e aceitos, porque são inconscientes de seu estado, de qualquer responsabilidade num Ashram e de sua importância individual.

2. Psíquicos em todos os lugares em todo o mundo e de todos os tipos. Eles respondem àqueles no plano astral, que captam a impressão superior ou que percebem telepaticamente algum aspecto da ideia projetada. Nesses casos há sempre miragem, distorção e informação enganosa. Isso causa muita dificuldade, mas é uma força com que os líderes e professores da humanidade devem considerar. Ela afeta os menos inteligentes das massas de homens e dá-lhes uma ideia de certa forma geral do Plano, mesmo que distorcida, mas tendente a revolta intelectual, e a complicar o trabalho do discípulo treinado.

3. Discípulos em prova que recebem e respondem a impressão mais rápida e claramente do que o grupo acima. Eles costumam recebê-la através da visão e do ensino de um discípulo avançado. Seu serviço ao Plano é frequentemente estragado por sua ignorância, seu egocentrismo e sua deturpação do ensinamento transmitido. Sua abordagem, tanto à verdade como ao professor é demasiado pessoal.

4. Discípulos aceitos que recebem a ideia e os planos do Mestre em forma mais completa, mas deixam muitas vezes de trabalhar com eles como deveria ser no mundo da vida diária e de serviço, porque estão tão preocupados com seus próprios problemas como discípulos, com a formação de seu próprio caráter, e com o seu estado no Ashram de um Mestre e o interesse do Mestre por eles. Se eles se esquecessem de si mesmos, suas dificuldades e suas interpretações individuais da verdade, e simplesmente amassem seus irmãos e uns aos outros, e se eles simplesmente obedecessem até ao ponto de crucificação a "ordem de serviço", eles iriam passar mais rapidamente através das várias etapas do discipulado.

5. Discípulos próximos do coração do Mestre, os discípulos mundiais e aqueles que estão conscientemente em Sua aura, conhecem Seu plano, que é o Plano da Hierarquia como um todo, embora enfatizem algum aspecto relevante. Eles desempenham a sua parte com sucesso, e seu sucesso é em grande parte devido à sua constante consciência grupal e a uma profunda humildade e, naturalmente, a um intelecto bem desenvolvido e corpo astral controlado.

Há pouco mais que eu posso dizer a todos vocês neste momento a respeito do trabalho grupal e seus relacionamentos. Existe uma fidelidade esotérica que é diferente da lealdade comum no mundo que busco ver desenvolvida no grupo. Alguns de vocês, especialmente aqueles que se refugiam rapidamente em autodefesa, precisam aprender essa lealdade silenciosa que serve para integrar o grupo, como um só. É fácil na autodefesa sacrificar os seus irmãos e os próprios colegas de trabalho. Não é fácil cicatrizar a resultante divisão subjetiva.

Pensamento claro é necessário em muitos aspectos na medida em que esse grupo começa a se reunir e trabalhar juntos. Uma discriminação aguda também é necessária. Estes são dias em que as linhas de demarcação entre as Forças do Materialismo e as Forças da Luz devem ser claramente definidas. Quando o contraste entre o caminho do amor e da boa vontade e o caminho da crueldade e do ódio está sendo claramente definido na terra, os discípulos devem exercer uma atitude imparcial. Para este grupo, vem a difícil tarefa de permanecer firmemente no plano físico contra o que é destrutivo e odioso (no verdadeiro sentido da palavra), fazendo tudo o que pode ser feito para levar as agências destrutivas ao fim e à impotência final e, ao mesmo tempo, preservando uma atitude interior de completa inofensividade e compreensão amorosa. Pois, meus irmãos, há princípios e ideais no mundo neste momento que vale a pena lutar por eles, mas enquanto a luta segue é necessário, de forma consciente, mantê-los e criar esse campo de vivente e amorosa energia que acabará por fazer a ponte entre as duas facções opostas e grupos de modo a permitir mais tarde entrarem em contato. Alguns de vocês não estão pensando com clareza suficiente sobre as questões envolvidas, sendo indevidamente absortos com os sinais externos da luta e assim perdem a imagem de longo alcance. A vida dual de ativa participação mundial contra o que está tentando deter e destruir a humanidade e os seus ideais mais elevados e - ao mesmo tempo - manter uma atitude firme de amor, não é fácil, especialmente para alguns de vocês. Tal é a integração humana, hoje, que não é possível para qualquer pessoa ou grupo de pessoas isolarem-se longe das atividades humanas e do bem-estar humano. Também não é adequada uma atitude negativa para a solução da atual crise mundial. Aqueles que se recusam a compartilhar o karma e o sofrimento mundiais vão descobrir que todo o seu progresso é inevitavelmente mais lento, pois terão se colocado fora da grande onda de força espiritual que agora fluem em correntes regeneradoras por todo o mundo dos homens. O presente conflito mundial é análogo ao rigoroso conflito que está acontecendo dentro dos corações e vidas de todos os aspirantes e discípulos do mundo e é, inevitavelmente, um sinal de que eles estão colocando seus pés no Caminho do Discipulado Consciente. O Eu superior e a personalidade se encontram frente a frente para a determinação da decisão para a qual a alma (o Eu) em seu próprio plano está esperando. Isto é o que está acontecendo também com o aspirante mundial, a Humanidade, neste momento. Ponderem com cuidado sobre essa ideia. Não é possível para os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo se divorciar da situação aguda que agora é vista e percebida. Eles não podem e não devem escapar pelo beco sem saída do treinamento pessoal e de interesses individuais. Se essa é a atitude, então há muito pouco que eu posso fazer por vocês, pois indicaria para mim uma incapacidade de diferenciar valores, um desejo de se refugiar no pensamento do infeliz e desprezível e de transferir a responsabilidade sobre os ombros dos outros, além do fracasso em identificar-se com a humanidade.

O chamado para o salvamento do mundo foi emitido e os discípulos de hoje estão se reunindo em todo o mundo. Não é uma reunião no plano físico, mas um profundo acontecimento subjetivo. Cada um dos Mestres está enviando o chamado e muitos discípulos em prova, mesmo que colocados no ponto mais distante na periferia de influência do Mestre, estão respondendo com entusiasmo; os seus motivos são normalmente confusos e sua resposta é frequentemente galvanizada por um desejo de progresso e engrandecimento pessoais. Eles estão, neste momento particular, complicando muito o chamado para o serviço, mas suas distorções estão trazendo o cumprimento da profecia do Novo Testamento que (no final da era), haverá muita distorção da verdade sobre a propagação da consciência Crística e do retorno do Cristo, ou a "Segunda Vinda".

E assim, de etapa em etapa, o discípulo passa, indo da luz à outra luz, da percepção à outra percepção, da força à energia, do foco da personalidade à integração da alma, então, da alma, ao espírito, da forma à vida. Explorou todas as possibilidades de conhecimento; desceu às profundezas, no inferno e nos vales, ascendeu ao topo da montanha da iniciação e de lá move-se livremente para além do espaço e do tempo; perdeu todo o interesse em si mesmo e é um concentrado ponto de pensamento na mente de Deus. Posso dizer mais do que isso? Creio que não, meus irmãos. E assim ponho fim a esta série de instruções e minha responsabilidade neste contexto é encerrada. Agora começa a de vocês.

Início