Reflexões sobre a Ciência do Renascimento
Fevereiro 2024

Estimado (a) Condiscípulo (a)

Em Janeiro refletimos sobre os novos raios cósmicos que estão chegando e que atuam através do centro sacro do corpo etérico planetário. Em particular, notamos que à medida que o sétimo raio se torna cada vez mais ativo, o resultado destas influências será “facilitar o surgimento de novos tipos raciais”. Possivelmente isto se refere à sexta sub-raça da raça raiz ariana que já está “em processo de formação”, e através da qual se pretende desenvolver os seguintes traços psicológicos:

“A intuição estará despertando, e será mais proeminente do que agora, porém, a característica mais destacada será a habilidade dos homens da sexta raça para pensar em termos abstratos, e para usar a mente abstrata. Sua função será aperfeiçoar (tanto quanto for possível nesta ronda) o antahkarana grupal, ou o elo entre o mental e o búdico.” (1)

Como o treinamento da Escola Arcana tem esses mesmos objetivos, é provável que a aura do grupo de estudantes responda ao impacto dos raios cósmicos que os estão induzindo. Isto representa um estímulo adicional com o qual cada estudante deve lidar, o que acelera o progresso do grupo, embora também intensifique os desafios psicológicos envolvidos no percurso do caminho. Este é apenas um dos muitos novos fatores a serem levados em conta caso algum período de tensão incomum seja experimentado nos envoltórios da personalidade ou haja flutuações na qualidade da consciência subjetiva. Percorrer o caminho do discipulado neste momento transcendental da história planetária é, sem dúvida, um teste de tenacidade espiritual. Contudo, para aqueles que têm a vontade de perseverar no grande esforço, é apresentada uma oportunidade sem precedentes para orquestrar transmutações significativas na substância do corpo egoico.

Uma chave para este processo de transmutação é encontrada no símbolo das 777 encarnações referidas em alguns textos esotéricos. Em vez de representar um número exato de encarnações que cada ser humano deve vivenciar na roda do renascimento, o número simboliza uma série de transmutações que o Logos Planetário exige que cada alma humana realize em sua vestimenta de consciência nos planos mentais superiores. Esta vestimenta é frequentemente conhecida como “lótus egoico”, uma vez que a configuração de suas três fileiras de vórtices elétricos tem alguma semelhança com uma flor de lótus, conforme mostrado na Tabela IX do Caderno Luz no Caminho II. (2) As fileiras externa, central e interna do lótus estão relacionadas aos números 700, 70 e 7 respectivamente, que representam três estágios diferentes de desenvolvimento na roda do renascimento. Através da grande variedade de experiências conferidas pelas aventuras no mundo da substância física, os acúmulos de força são intensificados nas três fileiras de pétalas. Contudo, o trabalho de transmutar estas forças adquiridas só começa adequadamente no Caminho de Provação. Então “começa o verdadeiro ciclo 777" (3), um ciclo em que as pétalas do lótus ‘despertam’ e se organizam antes de se abrirem completamente.

O valor desta informação reside na nova perspectiva que ela oferece sobre a natureza da reencarnação, que é principalmente um processo grupal de almas humanas reencarnando e desenvolvendo seu potencial juntas como células relacionadas de força elétrica em um dos centros do Logos Planetário:

“Basicamente, não é o desejo que incita ao retorno, mas a vontade e o conhecimento do plano... As palavras renascimento e reencarnação são enganosas; "impulso cíclico", "repetição de propósito inteligente" e "inspiração e expiração conscientes" descreveriam de modo mais acurado este processo cósmico. Contudo, esta é uma ideia difícil de ser captada, pois exige a habilidade de nos identificarmos com Aquele Que assim respira - o Logos planetário.” (4)

Despojado de suas conotações místicas orientais, o tema da reencarnação é uma ciência divina que pode agradar ao tipo moderno de mente científica. Mas uma dificuldade reside em explicar como pode estar relacionado com a história demográfica do mundo tal como é atualmente entendida. De acordo com a ciência esotérica, existem aproximadamente sessenta mil milhões de “unidades de consciência ou espíritos na hierarquia humana em evolução”, (5) o que é difícil de conciliar com estudos antropológicos sobre a origem e o desenvolvimento das sociedades humanas. Acredita-se que a linhagem do Homo sapiens tenha começado entre 550.000 e 750.000 anos. (6) David Bishai, professor de Economia da Saúde, estima que cerca de 100.000 milhões de pessoas viveram na Terra desde cerca de 50.000 aC, que se acredita ser a época em que os humanos modernos surgiram. Com base nisto, seria difícil explicar a janela de oportunidade para cada uma das 60 mil milhões de Mónadas humanas encarnar fisicamente mais de uma ou duas vezes durante a história do Homo sapiens. Traçar apenas algumas encarnações da pessoa inteligente e típica de hoje os colocaria na idade da pedra!

Mesmo no tempo de Cristo, a população era muito pequena em comparação com hoje, o que do ponto de vista esotérico requer alguma explicação.

Desde 1 dC até 1804 (1803 anos): de 0,2 a 1.000 milhões.
De 1804 a 2022 (218 anos): de 1.000 milhões a 8.000 milhões. (7)

David Bishai escreveu há algum tempo um artigo bem considerado no qual levantou a questão de saber se a teoria da reencarnação é descartada com base nos padrões de crescimento populacional, e esta é uma das razões pelas quais ela não é discutida nos círculos acadêmicos. (8) Concluiu que podem, de fato, ser reconciliados reconsiderando a duração do estado desencarnado, o que permitiu que a discussão avançasse. Contudo, o grande número de seres humanos em evolução postulado pela ciência esotérica só pode ser explicado satisfatoriamente se for considerada uma história muito mais longa da evolução humana, e não apenas neste planeta, uma vez que os números dados referem-se à evolução do Logos Solar e do todo o seu corpo de manifestação: o Sistema Solar. (9)

No entanto, no que diz respeito à evolução humana neste planeta, um relato detalhado é fornecido no Livro II de A Doutrina Secreta – Antropogênese: “A Ciência e a Doutrina Secreta Contrastadas”. Num capítulo intitulado “Duração dos Períodos Geológicos, Ciclos Raciais e a Antiguidade do Homem”, é explorada a cronologia geológica esotérica, com a Atlântida posicionada no início do Eoceno há milhões de anos, até ao “grande cataclismo do Mioceno médio". Para estudantes interessados nas razões da disparidade entre os cronogramas científicos e esotéricos modernos, há um artigo relevante de Lucis Trust, intitulado Radiação à Luz de um Plano Divino. {ver este assunto}.

A disparidade entre os dois relatos da história humana realça a sabedoria daquilo que o Tibetano comenta: “Antes que a verdade real sobre a reencarnação possa emergir claramente na consciência pública, é necessário compreender o Plano de forma inteligente.” Informar a humanidade sobre a realidade e a natureza deste Plano deve vir em primeiro lugar, e este é um dos principais objetivos do trabalho da Boa Vontade Mundial. Referindo-se ao sucesso deste trabalho na década de 1930, o Tibetano disse a um dos seus discípulos: “Hoje, a procura de coisas esotéricas e ocultas e da nova era é ainda maior, e a coisa única que o trabalho da Boa Vontade tem para oferecer é o Plano para a humanidade que a Hierarquia procura implementar.” (10) Quando a realidade de um Plano divino, pelo menos em princípio, é aceita pelo público em geral, uma nova ciência do renascimento torna-se uma proposta muito mais razoável. Esperemos que isto não esteja tão longe como pode parecer, uma vez que em Educação na Nova Era lemos que um dos “próximos passos imediatos” dos sistemas educativos mundiais é “a aceitação da Lei do Renascimento como um processo regulatório natural.” (11)

Há muito a ponderar sobre esta lei, especialmente no que se refere à explosão populacional mundial de 1.000 para 8.000 milhões de pessoas ao longo dos últimos dois séculos. O nosso debate em curso sobre o efeito dos novos raios cósmicos que atuam através do centro sacro da humanidade é certamente relevante aqui como um dos fatores contribuintes. A vida sexual superestimulada da humanidade continuou a se intensificar desde a publicação de Psicologia Esotérica, agravando uma situação que:

“... o homem trouxe, com excessiva rapidez, à encarnação, milhares de seres humanos que ainda não estavam prontos para a experiência dessa encarnação e que precisavam de intervalos mais longos entre os nascimentos durante os quais pudessem assimilar a experiência... Essas almas... são as... que podem ser prematuramente trazidas à encarnação. O processo está sob a lei, porém, os não evoluídos progridem sob a lei do grupo, como no caso dos animais, enquanto os mais evoluídos são susceptíveis à atração de unidades humanas e os evoluídos vêm à encarnação sob a Lei do Serviço e pela escolha deliberada de suas almas conscientes.” (12)

O renascimento é descrito como “uma interação mágica e magnética entre o aspecto forma da vida e a própria vida. Esta interação é empreendida conscientemente pela alma, que é o produto dos dois fatores relacionados.” Quando o equilíbrio espiritual retornar a esta equação, a população mundial irá, sem dúvida, estabilizar-se num número alinhado com os planos evolutivos de todos os reinos da Natureza. E assim como a Lei do Serviço, que já controla o processo de reencarnação do Novo Grupo de Servidores do Mundo, continua a estender a sua influência sobre um número crescente de almas reencarnantes, a harmonia regerá a interação magnética entre a vida e a matéria, restaurando o Plano na Terra.

Em espírito de companheirismo grupal.

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_____________

1. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pp. 456-7
2. Idem, p. 823, Tabela IX – O Lótus Egóico.
3. Idem., pág. 306.
4. Astrologia Esotérica, p. 324-5
5. Cartas sobre Meditação Ocultista
6. Smithsonian Magazine, Uma Linha do Tempo Evolucionária do Homo Sapiens | Ciência | Smithsonian Magazine (Science | Smithsonian Magazine, Uma linha do tempo evolutiva do Homo Sapiens)
7. Worldômetro, tabela resumida Relógio da população mundial: 8,1 bilhões de pessoas (AO VIVO, 2024) - Worldômetro (worldometers.info) - Relógio da população mundial: 8,1 bilhões de pessoas (AO VIVO , 2024)
8. David Bishai, Journal of Scientific Exploration, Vol. 411-420, 2000, O crescimento populacional pode excluir a reencarnação? Um modelo de migração circular. http://virtuallaboratorv. Colorado. edu/BioFun- Support/labs/WhatisScience/Bishai 2000.pdf
9. Cartas sobre Meditação Ocultista, p. 34. (“Todas as Mônadas estão, como você sabe, sob o controle, ou melhor, fazem parte, da consciência de um dos Espíritos Planetários”).
10. Discipulado na Nova Era, Volume II, p. 678
11. Educação na Nova Era, pp. 69 e 71
12. Psicologia Esotérica, Volume I, p. 272

Início