O Reaparecimento do Cristo, a Força Crística e a Grande Invocação
Outubro 2023

No mês passado nos referimos a uma passagem do livro O Reaparecimento do Cristo afirmando que no ano de 1945, Cristo “anunciou à Hierarquia espiritual e a todos os Seus Servidores e discípulos que vivem na Terra, que havia decidido surgir novamente e estabelecer contato físico com a humanidade, se se levassem a termo as etapas iniciais para o estabelecimento de corretas relações humanas” (1). Se bem reconhecemos que a humanidade parece estar muito longe de cumprir esse requisito, como reconciliamos essa declaração com o enunciado por Krishna apresentado como nota chave do livro antes mencionada?

“Sempre que haja um debilitamento da Lei e um crescimento da ilegalidade por toda parte, então Eu Me manifesto. Para a salvação dos justos e a destruição daqueles que praticam o mal; para o firme estabelecimento da Lei, Eu volto a nascer, idade após idade.” Bhagavad Gita, Livro IV, Sutra 7, 8.

É possível que “as etapas iniciais do estabelecimento de corretas relações humanas e um debilitamento da lei e um crescimento da ilegalidade em todas as partes” ocorram simultaneamente? Em vez de lutar com esta aparente contradição apenas a partir do ângulo dos assuntos mundiais, talvez se possa obter uma maior compreensão abordando o tema a partir da perspectiva da ciência de invocação e evocação. Sobre isso, o Tibetano escreveu:

“Pouca atenção foi dada ao fator da invocação tal como expresso pelas pessoas do mundo. Contudo, ao longo do tempo, o apelo invocativo da humanidade chegou à Hierarquia e trouxe resposta. Algum dia um estudo científico será feito das grandes orações mundiais, das afirmações espirituais e dos apelos invocativos e sua relação com os acontecimentos mundiais. Essa relação tornar-se-á de maneira iluminadora aparente e o resultado será uma ligação mais íntima da terra e dos centros espirituais de amor e vida.” (2).

Mesmo que uma avaliação científica da relação entre a Grande Invocação (como “uma grande prece mundial”) e os eventos mundiais esteja mais além de nossas capacidades atuais, no entanto, adotar o espírito desta abordagem ajuda a compreender a situação global atual em relação com o possível momento do reaparecimento do Cristo. Na verdade, a grande prece mundial que nos associamos com o Ocidente cristão é o Pai Nosso. E parece ter sido antecipado que seria constantemente substituído pela Grande Invocação que Cristo “deu ao mundo, (para o uso do "homem da rua')” (3). Desde aqueles tempos, o ethos da sociedade ocidental mudou dramaticamente, especialmente no que diz respeito à influência da religião cristã no público em geral, e parece pouco provável que a Grande Invocação seja interpretada da mesma maneira.

Mas o que aconteceu com o grande despertar de consciência que teve lugar fora da religião tradicional e que foi expresso em uma ampla gama de práticas e crenças espirituais? Este fenômeno, que cresceu rapidamente na sociedade ocidental durante o movimento da Nova Era da década de 1970, tem “uma estrutura altamente eclética e não sistemática” (4) e por alentador que isso seja, a ciência de invocação e evocação implica o “enfoque da energia” que requer uma intenção grupal propositalmente. A este respeito, a esperança do Tibetano era que: “os homens e mulheres de visão e pensamento includentes, que pertencem às 'igrejas' de todos os credos do mundo... com certa uniformidade de cerimonial e ritual... se nos aproximaremos juntos do centro de poder espiritual...” (5). Embora o crescimento do movimento inter-religioso seja uma tendência alentadora para isso, não tem sido dinamicamente ativo no sentido de “uniformidade de ritual e cerimonial”. Seu incrível potencial para invocar o centro de poder espiritual como um grupo unido e evocar uma resposta igualmente incrível continua sem se realizar.

Tendo em conta todo o anterior, o sinal mais esperançoso do nosso tempo, tanto nos termos da ciência de invocação e evocação, como em relação com o iminente reaparecimento do Cristo, é sem dúvida o Novo Grupo de Servidores do Mundo. Embora este fenômeno global não tenha uniformidade de rituais e cerimoniais, por ser composto por pessoas de todas as religiões e de quem não tem nenhuma, sem embargo, representa um foco intenso de invocação planetária. Isso se deve a que, como grupo, agora esteja expressando o centro ajna do Senhor do Mundo de uma maneira muito mais reconhecível do que era no momento em que o Tibetano escreveu:

“Este grupo - intermediário entre a Hierarquia e a Humanidade - é o portador da energia que torna o Plano possível, o Plano do qual a Hierarquia é o guardião. Este Plano dá execução ao Propósito, e mais tarde, quando o Novo Grupo de Servidores do Mundo estiver organizado e for reconhecido como um organismo vivo, ele seguramente receberá energia de Shamballa numa recepção direta, por intermédio da Hierarquia. No final do século (XX), ajudará a explicar muitas coisas” (6).

O grande número daqueles que agora compõem o Novo Grupo de Servidores do Mundo resolve o paradoxo de como é possível que “as etapas iniciais do estabelecimento de corretas relações humanas” e um “debilitamento da Lei e um crescimento da ilegalidade por toda parte” ocorram simultaneamente. O mundo pode estar em um estado crítico de declínio, mas igualmente, os aproximadamente dez milhões de Organizações Não Governamentais que operam atualmente em todo o mundo (muitas dirigidas por discípulos que trabalham), indicam que o Novo Grupo de Servidores do Mundo está realmente levando a Vontade de Deus à expressão humana por meio da Força Crística:

“A energia do Guia de Jerarquia ou a força crística, como se chama às vezes... introduz nas energias geralmente disponíveis, certas qualidades condicionantes que emanam de Shamballa e, por isso, estão relacionadas com o aspecto Vontade. Este tipo de força não estava disponível para os discípulos ativos, mas agora está, porque foi liberada no Festival de Wesak deste ano (1948)” (7).

E assim, justificadamente, podemos concluir que a força crística está descendo e aumentando seu poder em todo o mundo, até o ponto em que um reaparecimento físico pode ser iminente. Reenfocando nossos pensamentos sobre a relação entre a Grande Invocação e os acontecimentos mundiais, embora as perguntas sobre a Grande Invocação não estejam sendo utilizadas tão amplamente pelos membros do público em geral como a Jerarquia esperava, a forma em que está sendo usada pelo crescente número de aspirantes espirituais que estão aprendendo como deveria ser, “ocultamente impulsionada”... pelo aspecto dinâmico da vontade, é significativa. No momento de escrever este artigo, o Tibetano declarou que “os Grandes Seres (ao trabalhar por intermédio de Seus discípulos) são forçados a trabalhar com grupos, sendo raramente capazes de encontrar um homem ou uma mulher cujos três centros físicos da cabeça estejam simultaneamente ativos. Frequentemente têm de trabalhar com grandes grupos antes de conseguir obter a energia necessária para a realização de Seus fins.” (8). Hoje em dia, muitos esoteristas em treinamento, cujos três centros físicos da cabeça estão pelo menos despertando e, em consequência, empregando a Grande Invocação de maneira mais científica e potente, e fornecendo à Hierarquia muito mais energia do que antes para alcançar Seus fins.

Portanto, o potencial de um grupo esotérico para marcar uma diferença nos assuntos mundiais é claro. O grupo da Escola Arcana está trabalhando dentro do coração do Novo Grupo de Servidores do Mundo com o poder da Força Crística, e todas as meditações culminam com o emprego da Grande Invocação. Cada estudante da Escola tem a oportunidade de servir ao mundo até os limites de sua capacidade e, com seus companheiros, “acercar-se juntos do centro de poder espiritual”. É nos dito que “o resultado principal do uso correto da Grande Invocação (no que diz respeito à humanidade) é a aceleração” (9). Ao estudar o ritmo e a intensidade dos assuntos mundiais como observador desapegado, é muito evidente que “está ocorrendo uma vinculação mais estreita da Terra com os centros espirituais de amor e de vida”, com tudo o que isso significa em termos do iminente reaparecimento do Cristo.

Em companheirismo grupal iluminado,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_____________

1. pp. 30-31
2. Os Raios e as Iniciações, pp 755-756
3. O Reaparecimento do Cristo, p. 31
4. Referência: Wikipédia.
5. Os Problemas da Humanidade, p. 162
6. Os Raios e as Iniciações p. 368
7. Discipulado na Nova Era Tomo II, p. 375
8. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 966
9. A Exteriorização da Hierarquia, pág.152

Início