O Reaparecimento do Cristo e a Nova Energia
Setembro 2023

Estimado (a) condiscípulo (a).

Como muitos estudantes sabem, é bastante difícil conciliar algumas das declarações feitas sobre o Reaparecimento do Cristo em diversas passagens dos livros de Alice Bailey. No primeiro livro que o Tibetano escreveu em colaboração com Alice Bailey, Iniciação, Humana e Solar [1922], é feita referência à “vinda do Instrutor do Mundo em meados ou no final” do século XX. E esta declaração é seguida destas palavras: “Bem definidamente, pode-se aqui assegurar que, precedendo a vinda do Cristo, serão feitos ajustes de tal maneira que, à cabeça de todas as grandes organizações, será encontrado, ou um Mestre, ou um iniciado que tenha passado pela terceira Iniciação”. (1)

O advento da segunda guerra mundial parece ser a explicação óbvia para que isto não tenha acontecido; no entanto, numa passagem de um livro posterior, O Reaparecimento do Cristo, ele afirma que somente após o fim desta guerra, em 1945, Ele desceria mais baixo ainda, no mundo astral (*) e reapareceria fisicamente diante da humanidade. Ao anunciar esta decisão à Hierarquia espiritual reunida, a declaração do Cristo incluía a advertência de que isto aconteceria se a humanidade "passasse pelas fases iniciais de estabelecimento de corretas relações humanas". (2)

Provavelmente todos concordamos que temos um longo caminho a percorrer para cumprir esta estipulação; mas assumindo que isso tivesse acontecido, como imaginamos que o reaparecimento do Cristo pudesse tomar forma, considerando quão diferente o mundo é hoje daquele do início e meados do século XX, quando os escritos do Tibetano foram publicados? Uma parte importante do trabalho preparatório que o Tibetano apresentou aos seus leitores nesta altura foi plantar na consciência pública um sentimento de expectativa em torno de uma Segunda Vinda; portanto, a forma como encaramos o processo que se desenrola hoje é uma parte vital do nosso serviço em desenvolvimento. Na verdade, o Tibetano escreveu que uma das principais tarefas da Boa Vontade Mundial é “a distribuição da mensagem do Reaparecimento de Cristo” (3), e que para que essa mensagem seja levada a sério, no contexto das tendências e perspectivas sociais modernas, novas formas criativas de pensar são claramente necessárias.

Na equação devemos também levar em conta um comentário feito em A Exteriorização da Hierarquia sobre “a grande Assembleia Geral da Hierarquia” que terá lugar em 2025. (4) Porque aqui o Tibetano indica que nesta Assembleia “a data será estabelecida com toda a probabilidade para a primeira etapa da exteriorização da Hierarquia”. Nos anos que se seguem a esta Assembleia, grupos de discípulos trabalharão sem dúvida diligentemente para se tornarem mais sensíveis à impressão hierárquica, a fim de formular novas ideias e métodos para preparar as mentes da humanidade contemporânea para o reaparecimento. Mas, à medida que nos aproximamos do ano de 2025, um cenário interessante a ponderar diz respeito à probabilidade de mudanças mais dramáticas no ambiente social em que o Cristo reaparecerá.

Isto está relacionado com uma questão que levantamos várias vezes relativamente às novas alternativas energéticas radicais aos combustíveis fósseis, que têm o potencial de remodelar o cenário político, econômico e social. Duas empresas receberam apoio financeiro suficiente para entrar no mercado mundial por volta de 2025: o seu trabalho experimental liberta enormes quantidades de luz ultravioleta de alta energia que pode ser facilmente convertida em eletricidade. Isto é significativo porque nos é dito que quando Cristo vier, “o grupo de anjos ou devas de cor violeta que trabalha nos quatro níveis etéricos estará especialmente ativo”. (5) Embora esta afirmação possa referir-se a um grupo seleto de vidas dévicas, uma vez que todos os devas violetas dos planos etéricos estão no caminho evolutivo, uma intensificação geral de sua atividade através da implementação mundial de uma nova fonte de energia ultravioleta poderia ter grande significado esotérico.

O lugar do Violeta no espectro é de suma importância em relação aos grandes ciclos, marcando o fim de um ciclo e o início de outro. Por esta razão, a luz ultravioleta já foi fundamental para inaugurar a era da informação, tendo um grande número de aplicações úteis nas comunicações eletrônicas e no processamento de informação, bem como em muitas áreas da ciência e da medicina. Além disso, à medida que o Raio Violeta de Ordem Cerimonial continua a circular em direção ao poder, num momento em que o Sol está entrando em Aquário e a Terra está experimentando ‘momentos de crise planetária’, as condições estão maduras para a manifestação focada da ‘luz suprema’ nos mundos inferiores. Isso ocorre através da mistura dos sete raios através do raio violeta, e o objetivo é “alcançar a iluminação e o estabelecimento da ordem na Terra”. Embora o primeiro passo na precipitação planejada desta luz tenha sido a entrega da Grande Invocação, “o segundo passo será o reaparecimento do Excelso Senhor, que atuará como uma lente através da qual a luz pode ser focada e adaptada às necessidades humanas.” (6)

Portanto, o uso da luz ultravioleta como nova fonte de energia mundial seria de grande importância. Das duas empresas de “nova energia” mencionadas acima, a Aureon Energy descobriu como produzir um “plasma auto-organizado” que emite uma enorme quantidade de luz ultravioleta de alta energia. (7) O CEO Montgomery Childs comentou: “quando começamos a medir as frequências eletromagnéticas e de radiação do plasma, havia um ritmo, como um batimento cardíaco, estável e contínuo... Eu me pergunto... Se o que estamos observando é algum tipo de ressonância harmônica que atua como mediador de uma reação nuclear, para produzir fusão. Se for assim, é quase como se o universo estivesse cantando”. (8) A primeira de suas tecnologias a chegar ao mercado pode “neutralizar resíduos radioativos e, ao mesmo tempo, criar eletricidade limpa e elementos de terras raras”. Ao descobrir como alterar eletricamente os núcleos dos átomos, a Aureon Energy desenvolveu um processo de transmutação que estabelece as bases para uma nova ciência da alquimia com enormes implicações para o progresso evolutivo do planeta.

A tecnologia de outra empresa, a Brilliant Light Power, também merece atenção, pois também gera quantidades prodigiosas de luz ultravioleta de alta energia. Ao desenvolver o seu SunCell, a equipe de investigação rejeitou todas as teorias sofisticadas da física do século XX e regressou ao modelo clássico do átomo. De acordo com o CEO Dr. Randall L Mills: “As leis simples da mecânica de Newton, as equações de eletricidade, magnetismo e eletrodinâmica de Maxwell e as constantes fundamentais da natureza... confirmam e explicam diretamente todos os observáveis físicos no universo em todas as escalas”. (9) Esta perspectiva ressoa com a lei oculta, COMO É EM CIMA É EMBAIXO, à qual as teorias atuais da física quântica se opõem. De acordo com a lei oculta, os processos do mundo subatômico deveriam coincidir com os do macrocosmo. Além disso, as configurações que o Dr. Mills fez com que o modelo clássico do átomo representasse um caminho eletrônico ao redor do núcleo como um "padrão organizado de filamentos de supercorrentes", um modelo que começa a se aproximar da ilustração do átomo e suas espirilas, conforme encontrado na página 1181 de Um Tratado sobre o Fogo Cósmico.

Junto com todas as pesquisas mais promissoras sobre novas formas de energia limpa e ilimitada, o trabalho dessas duas empresas envolve o processo de ressonância: através da vibração simpática da matéria do plano físico denso com a dos níveis etéricos, abre-se um portal entre os dois e ocorrem transferências de energia. Podemos esperar que esta relação se intensifique durante este período de transição para a nova era.

Através da atividade crescente do raio violeta e das vidas dévicas associadas dos planos etéricos, as novas tecnologias dinâmicas parecem preparadas para precipitar enormes pontos de crise na cena política, econômica e social. Esperamos que o crescente alarme da humanidade relativamente ao estado dos assuntos mundiais seja suficiente para aproveitar o que pode ser visto como a última oportunidade para melhorar as corretas relações humanas na medida necessária para o reaparecimento do Cristo. Portanto, aqui está um rico campo de serviço para construir uma forma-pensamento radiante com a força Crística para ajudar a preparar o caminho para o que está por vir.

Em companheirismo grupal iluminado,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_____________

1. Iniciação, Humana e Solar Págs. 60-61
2. Idem, Págs.30-31
3. Discipulado na Nova Era, Tomo II, págs. 677
4. A Exteriorização da Hierarquia, pág. 530
5. Idem, págs. 508-9
6. Discipulado na Nova Era, Tomo II, págs. 435-6
7. El plasma produce fotones ultravioleta altamente energizados SAFIRE Phase 3 Experiments and Discoveries Pdf
8. https://www.safireproject.com/science/phase-one.html
9. https://brilliantlightpower.com/theory/
(*) Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pág. 754, onde se afirma que “o Senhor que vem cobrirá essas vestiduras com um veículo físico, nesse momento crítico, ou se o plano astral poderá ser o campo de Sua atividade.”

Início