A Vontade para o Bem e a Tecnologia do Futuro
Agosto 2023

Estimado (a) condiscípulo (a):

No mês passado refletimos sobre o rápido avanço da tecnologia em relação ao Plano Divino. Observamos que o desenvolvimento da chamada inteligência artificial é especialmente perigoso e tem sido retratado de forma imaginativa em muitos filmes distópicos de ficção científica. No entanto, as tecnologias emergentes são uma parte muito importante do serviço da humanidade à vida do reino mineral, serviço que consiste em desenvolver sua sensibilidade à força vital que faz crescer as plantas; em outras palavras, é preparar a vida do reino mineral para sua futura transição para o reino vegetal.

Embora a incorporação de circuitos elétricos em metais possa ser vista como parte desse processo de despertar, um estágio mais avançado reside na aplicação direta de força etérica a máquinas por meio da aura humana. Essa possibilidade foi demonstrada pela primeira vez pelo inventor John Worrell Keely em 1872, como Helena Blavatsky comentou na época:

“A dificuldade de Keely até agora foi fazer uma máquina que desenvolvesse e regulasse 'força' sem a intervenção de qualquer 'força de vontade' ou influência pessoal do operador, consciente ou inconsciente. Nisso ele falhou, quando tentou fazer com que outros fizessem o pedido, porque ninguém além dele conseguiu operar com suas "máquinas". Ocultamente considerado, este foi um sucesso muito maior do que ele esperava de seu fio condutor” (1).

O Tibetano indicou que Keely sabia mais do que dava, e que sua capacidade de usar "força de vontade" para operar suas máquinas pode muito bem estar relacionada ao terceiro aspecto da eletricidade mencionado na carta do mês passado. Isso, devemos lembrar, consiste em uma forma de "fogo mental encarnado em certos grupos de devas". Embora possa levar muito tempo até que a humanidade possa trabalhar diretamente com esse tipo de força, parece possível que mesmo agora um aspecto dela possa se infiltrar no corpo etérico de alguns indivíduos. H.P.B afirmou que pessoas nascidas com habilidades semelhantes às de Keely "não são muito raras, mas vivem sem saber que possuem tais poderes... Porém, assim como o sangue existia e se comportava da mesma forma que hoje, no primeiro homem nascido de uma mulher... assim também existe no homem aquele princípio que pode dominar e guiar a Força etérica vibratória” (2).

Em seu livro, Scientific Religion, (1887) Laurence Oliphant, autor e membro do Parlamento Britânico, relacionou a “nova força” de Keely com uma “aceleração espiritual” que está ocorrendo na humanidade junto com certas “mudanças orgânicas que estão ocorrendo agora no homem" que implica o início de um novo futuro moral:

“Um novo futuro moral está nascendo para a raça humana, o que certamente é extremamente necessário. De forma alguma esse novo futuro moral poderia ser iniciado de forma tão ampla e universal como pela utilização da força dinasférica [etérica] para propósitos benéficos na vida...".

Oliphant continua descrevendo um novo poder divino descendo sobre a Terra, que podemos igualar aos escritos do Tibetano sobre a "energizante Vontade para o Bem" de Shamballa, pois isso, ele nos diz, teve um impacto direto na Terra em algum momento depois que a Câmara do Grande Conselho do Senhor do Mundo tomou a decisão em 1825. Tendo isso em mente, os comentários de Oliphant significam muito para nós:

“Sobre todas as classes, e em diversos países... desce esta nova vida... e conforme aqueles que são estimulados por ela agem, eles reconhecem sua afinidade com outros afetados de forma semelhante, e a atração magnética inerente ao princípio vivificante os une... embora cada um que se torna consciente de sua influência tenha uma experiência variada para contar... mais cedo ou mais tarde, porém, o sofrimento espiritual deve vir, embora seu grau varie muito dependendo das condições morais. Uma onda espiritual sem precedentes na história está se espalhando pelo mundo. Em pouco tempo ela irá estourar, e o objetivo deste livro é preparar as mentes dos homens para uma crise na história planetária que eu acredito que não pode ser adiada por muito tempo... Ela irá unir... aqueles que lutam pelos Poderes da Luz contra aqueles que lutam pelos Poderes das Trevas...

Vou me esforçar... para discutir as funções e características dessas forças atômicas sutis na natureza... para mostrar como elas agem sobre o homem moral, intelectual e fisicamente; ou, em outras palavras, em que sentido elas estimulam suas aspirações, controlam sua inspiração e afetam sua saúde corporal e, além disso, sua relação prática com aquelas teorias e problemas biológicos e teológicos que no presente tendem a confundir seu instinto religioso e obscurecer suas percepções do belo, do bom e do verdadeiro”. (Introdução, páginas 1-8).

A onda da força de Shamballa realmente irrompeu, e isso produziu duas guerras mundiais. E mais dois impactos diretos de Shamballa foram previstos para 1975 e 2000, o que certamente explica muito do bem e do mal que ainda está surgindo na consciência humana. No entanto, por trás das nuvens escuras que continuam a obscurecer a visão da humanidade sobre “o belo, o bom e o verdadeiro”, a nova moral brilha intensamente. O invólucro áurico do Novo Grupo de Servidores do Mundo está preparado espiritualmente e pode suportar a tensão da vontade para o bem, enquanto milhões de indivíduos respondem à energia mais geral da boa vontade. Mas de acordo com nosso tema, como tudo isso funcionaria em relação à tecnologia do futuro? Talvez mais diretamente do que poderíamos ter pensado inicialmente, de acordo com Rudolf Steiner:

“O desenvolvimento moral permitirá à humanidade gerar energias muito diferentes das que hoje encontramos no nível físico. Keely colocou seu motor em movimento com vibrações criadas em seu próprio organismo. Tais vibrações dependem da natureza moral de uma pessoa. Este é o primeiro indício de uma aurora para uma tecnologia do futuro. No futuro teremos motores que só serão acionados por energias vindas de pessoas que tenham qualidades morais. Pessoas imorais não serão capazes de iniciá-los. O mecanismo puramente mecânico deve ser transformado em mecanismo moral” (3).

A ideia de "mecanismo moral" nos dá muito que refletir e, ao fazê-lo, o trabalho de Dale Pond merece investigação. No final da década de 1990, Pond montou uma equipe de engenharia para construir uma máquina dinasférica baseada no modelo original de Keely. Quando exibido pela primeira vez em uma nova conferência de energia em Denver, Pond conta como, para sua surpresa, a máquina só ganhou vida quando as pessoas reunidas em torno dela estavam em um estado de espírito positivo e alegre; quando aqueles com um temperamento cético mais concreto se aproximaram, o campo de energia entrou em colapso e a máquina parou de funcionar. Além disso, pessoas sensíveis, quase sempre mulheres, experimentaram uma qualidade emanando da máquina que só poderiam descrever como Amor, o que levou Pond a passar o resto de sua vida investigando esse fenômeno em termos de "física vibracional simpática". (*)

Podemos aplicar com proveito esta física da vibração simpática ao triângulo esotérico enfatizado na carta do mês passado. Esse triângulo, vamos lembrar, é formado pela dinâmica da Vontade para o Bem de Shamballa, da humanidade e do reino mineral; o Tibetano comenta que os três têm uma relação muito próxima entre si do ponto de vista do Plano. O papel da humanidade é estabelecer uma vibração simpática entre Shamballa e o reino mineral, e para isso são necessárias máquinas. Quando o "princípio no homem que pode controlar e guiar a força vibratória etérica" for despertado e usado para controlar as máquinas do futuro, então as formas serão criadas no reino mineral de acordo com a seguinte profecia:

"Quando formas perfeitas, veículos organizados e poder dinâmico estiverem relacionados e unificados, então, teremos uma plena expressão, no ponto da mais profunda e densa concretização, da mente de Deus na forma, com uma radiação que será dinamicamente efetiva." (4).

Em companheirismo grupal iluminado,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_____________

1. H.P. Blavatsky, A Doutrina Secreta, Vol 1, p 562 Edição Kindle.
2. Identificação, pág. 559.
3. Sugestões da futura tecnologia de força etérica - https://anthroposophy.eu/Hints_of_future_etheric_force_technology
4. A.A. Bailey, Psicologia Esotérica, T. I, p. 226
(*)https://www.youtube.com/watch?v=jvnUiRqNzYU&t=3097s&ab_channel=TeslaTech

Início