A nova luta no campo de batalha da evolução humana e planetária
Julho 2023

Como sempre, quando saímos do intervalo superior do ano espiritual, como resultado das conferências da Escola Arcana, temos uma grande quantidade de ideias e pontos de vista para processar e realizar nosso trabalho no intervalo inferior. A nota chave da Conferência destacou a relação entre a Vontade e a Lei do Sacrifício, e quando grandes setores da humanidade forem capazes de expressar dinamicamente esta relação, o mundo inteiro se tornará uma esfera sagrada de atividade. No entanto, assim como o caminho da iniciação é enormemente desafiador para o discípulo individual, também é o caminho cósmico correspondente para o Logos planetário, e a humanidade continuará a enfrentar momentos de crise enquanto Ele faz ajustes e realinhamentos no Seu corpo de expressão.

Após os impactos de Shamballa que foram previstos para os anos de 1975 e 2000, podemos assumir que a energia da Vontade Divina está agora fluindo diretamente para a consciência humana. Para entender as implicações disto e os tremendos desafios que temos pela frente, podemos considerar o caminho de descida da Vontade Divina à Terra:

1. O Ponteiro, a mais afastada da Estrela Polar na constelação da Ursa Maior.
2. Áries
3. Vulcano e Plutão
4. Shamballa, o Guardião do Plano para o nosso planeta (1).

Vulcano e Plutão têm uma relação estreita com o reino mineral, e aqui está uma pista para a grande nova fase de evolução em que a humanidade embarcou e em torno da qual um tremendo ponto de crise está se formando, e é provável que continue a se encontrar em um futuro distante. Implica a aplicação das "pequenas vontades dos homens" à inteligência latente no reino mineral, e se esta inteligência é dirigida para fins espirituais ou materiais:

“Vulcano... é governado pelo primeiro raio, e o primeiro raio e o primeiro reino estão definitivamente ligados. Isto, portanto, traz-nos a força de Shamballa e, em consequência, temos um triangulo esotérico de energia - vontade, humanidade e o reino mineral; os três estão estreitamente relacionados seja sob o ângulo do Plano, seja sob o ângulo da expressão do egoísmo materialista.” (2)

Diante do exposto, não é por acaso que a humanidade está despertando atualmente para os enormes perigos e questões morais implícitas no rápido desenvolvimento da tecnologia e da Inteligência Artificial. Quando refletimos sobre essas questões de uma perspectiva esotérica, devemos começar observando que toda matéria é viva e dotada de uma forma rudimentar de consciência. Como a humanidade cria formas do reino mineral e por meio da eletricidade as impulsiona para uma vida maior, essas formas exercem uma forte atração involutiva na consciência humana. Isso deve ser compensado pelo direcionamento de suas atividades de acordo com o Plano Divino por meio da força moral que está despertando na humanidade. Como Rudolf Steiner advertiu:

“Ainda são poucos os que sentem a grandeza das tarefas espirituais que cabem ao homem nesta direção. A eletricidade, por exemplo, que desde sua descoberta é celebrada como a própria alma da existência da natureza, deve ser reconhecida em seu verdadeiro caráter, com seu poder peculiar de conduzir da natureza à sub-natureza. Apenas o próprio homem deve ter cuidado para não escorregar e cair com ele..." (3).

O estágio evolutivo da humanidade está indissociavelmente ligado ao uso da tríplice natureza da eletricidade sob a influência de Vulcano, “o forjador e aquele que trabalha os metais”. Atualmente a ciência utiliza o aspecto involutivo da eletricidade, mas está chegando a hora de aproveitar sua contraparte evolutiva que se expressa através da radioatividade, que “liberará sobre a terra uma quantidade tremenda de energia”. Entretanto, somos aconselhados que “... somente quando o terceiro fator for compreendido, e a ciência admitir a ação do fogo mental como incorporado em certos grupos de devas, que a força da energia que é tripla, e ainda assim una nos três mundos, ficará disponível para o ajuda do homem.” (4) Em Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, aprendemos que esta força tríplice de eletricidade só será totalmente conhecida e utilizada na metade da próxima ronda evolutiva:

“O ‘Dia do Julgamento’ na quinta ronda, ou o ponto de realização de nosso Homem Celestial, verá um período de luta planetária nos níveis mentais que fará com que a atual agitação mundial pareça nada. Como apontado acima, esta luta atual tem sido para testar a capacidade das entidades dentro das formas humanas atuais de apreciar suas forças mentais e, por meio do poder da MENTE, transcender o sentimento ou a dor. A luta na quinta ronda será entre a mente superior e a inferior, e o campo de batalha será o corpo causal... A luta... será entre Egos e grupos egoicos, cada um trabalhando conscientemente e com aplicação intelectual para produzir certos resultados grupais. Isso resultará no triunfo (o triunfo final) do Espírito sobre a matéria, na expulsão de certos grupos ainda incapazes de se livrar das amarras da matéria e que preferem o cativeiro à vida do Espírito; marcará o início do obscurecimento de nosso esquema.” (5)

Embora o acima exposto possa não parecer diretamente relevante para o atual estágio da evolução da humanidade, fornece uma perspectiva muito maior sobre a evolução da raça humana, juntamente com o enigma de como o iminente reaparecimento do Cristo e a exteriorização da Hierarquia se encaixam no quadro. O campo de batalha da evolução humana e planetária já se desloca para o plano mental e parece destinado a girar em torno do desenvolvimento e uso correto da inteligência artificial, batalha em que as influências de Vulcano, o criador dos metais, e Plutão, o regente do submundo, será muito influente. Como disse Rudolf Steiner:

“... Neste momento, temos que resolver o problema de como as radiações dos estados mentais humanos são transferidas para as máquinas; de como os seres humanos devem se relacionar com um ambiente que vai se tornar cada vez mais mecanizado... A única questão é se, no curso da história mundial, as máquinas serão trazidas à cena por homens abnegadamente conscientes dos grandes objetivos da evolução da Terra e desejando moldar esses desenvolvimentos para a cura da humanidade, ou por grupos de homens que desejam usá-los para seus próprios fins egoístas ou os de seu grupo. A questão não é o que vai acontecer, porque certamente vai acontecer, mas como isso acontece, como essas coisas são tratadas. A ligação de humanos com máquinas será um grande e importante problema para o resto da evolução da Terra.” (6)

O fato de que esta questão é agora proeminente na consciência de massa é um sinal dos desenvolvimentos muito rápidos que ocorreram na evolução humana. O primeiro marca passo cardíaco implantável, desenvolvido por Rune Elmqvist em 1958, foi claramente um passo maravilhoso para ajudar a raça humana. Do outro lado da equação, mais de 50.000 pessoas já possuem um chip subdérmico inserido cirurgicamente entre o polegar e o indicador como sua nova chave de segurança de furto, incluindo o cartão de crédito. (7) O movimento trans-humanista está crescendo junto com o debate sobre a ética relacionada ao uso de tecnologias emergentes para aumentar a longevidade e a cognição e, em geral, superar todas as limitações naturais do ser humano. A noção de seres humanos se expandindo a partir da condição atual a ponto de merecer o rótulo de seres pós-humanos já está conosco, atraindo muitos apoiadores e detratores de uma ampla gama de perspectivas, incluindo filosofia e religião.

Não é difícil ver como o movimento trans-humanista poderia indicar o início do caminho para a profecia do Tibetano sobre a batalha da quinta ronda entre a mente superior e a mente inferior: "entre Egos e grupos egoicos, todos trabalhando conscientemente e com dedicação intelectual para alcançar determinados resultados grupais. De qualquer forma, dados os rápidos avanços que estão ocorrendo atualmente nas tecnologias emergentes, é surpreendente que esta batalha final esteja tão distante. Os alarmes já estão tocando e, após as preocupações sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial do psicólogo cognitivo e da computação Geoffrey Hinton, a primeira cúpula mundial para discutir exclusivamente essas questões está marcada para setembro deste ano.

Ao refletir sobre esses assuntos, a relevância e a urgência da Conferência da Escola Arcana deste ano se tornam claras: Que o grupo afirme a Vontade como uma expressão da Lei do Sacrifício. Que nossas evocações grupais Do centro onde a vontade de Deus é conhecida ganhem força a partir de uma compreensão e aplicação mais profundas da Lei do Sacrifício, e que as palavras da Grande Invocação: Guie o propósito as pequenas vontades dos homens, O propósito que os Mestres conhecem e a que servem, ressoem por todo o reino humano com um chamado claro.

Em companheirismo grupal iluminado,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_____________

1. Astrologia Esotérica, p. 195-6
2. Idem, p. 386
3. Anthrovosovhical Leading Thoughts, 29. From Nature to Sub-Nature.
4. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 492
5. Idem, p 391-2
6. O uso errado e correto do conhecimento esotérico, Palestra III, The Rudolf Steiner Archive
7.Zhanna L. Malekos Smith, Implantes de microchips humanos ocupam o centro do palco.

Início