Reflexões sobre o tema: Em Ressonância com a Terra Viva

Um grupo que trabalha com os ensinamentos da Sabedoria Eterna serve mais eficazmente relacionando o pensamento abstrato à necessidade global, pois isso fornece uma corrente de energia mental da Tríade Espiritual para o plano mental concreto, comunicando uma visão da realidade superior às pessoas inteligentes e sensíveis que podem responder. Em relação à natureza do pensamento abstrato em si, o Tibetano escreveu:

“O que vocês querem dizer quando falam de mente abstrata não é exatamente fiel aos fatos; o esforço para pensar abstratamente é, na realidade, um esforço para pensar, tanto quanto possível, como pensa um iniciado que já transcendeu a mente concreta e pensa - ou melhor - está consciente, em termos de vida e não de forma, de ser, e não daquilo que ancora o ser no plano físico”. (1)

No espírito desta descrição, nos desafiamos a pensar abstratamente sobre o tema do seminário, apresentando o ser humano como um fogo que canta e a humanidade futura guiando o processo evolucionário através de um coro de fogo; e ancoramos nosso pensamento no plano mental inferior através de uma consideração do trabalho prático do grupo de servidores do mundo. Isso incluiu pesquisas científicas sobre a relação entre o som e a chama e a natureza musical da ação vulcânica e dos terremotos. E na carta geral de Lucis Trust (novembro 2), chamamos a atenção para a forma como os educadores avançados demonstram a arte de ensinar através dos valores e qualidades espirituais que expressam e que evocam padrões ressonantes de comportamento em seus alunos.

Pensando desta maneira, em termos de vivência, ao invés de forma, a corrente de conexão de energia que o grupo faz girar através do plano mental pode ser utilizada pela Hierarquia Espiritual para influenciar a consciência humana. As potências específicas que aguardam sua precipitação no mundo só podem encontrar acesso através de um grupo esotérico focado no ponto mais alto de tensão no plano mental. Na passagem seguinte, uma pequena luz é lançada sobre isso:

“... poucas pessoas jamais constroem pensamentos-forma que sejam de duradouro e construtivo benefício para a humanidade, e também a razão porque os Grandes Seres (ao trabalhar por intermédio de Seus discípulos) são forçados a trabalhar com grupos, sendo raramente capazes de encontrar um homem ou uma mulher cujos três centros físicos da cabeça estejam simultaneamente ativos. Frequentemente têm de trabalhar com grandes grupos antes de conseguir obter a energia necessária para a realização de Seus fins.” (2)

Os grupos mencionados acima são pessoas que estão pensando amplamente sobre linhas similares, não um grupo esotérico. Quando esse grupo é composto de estudantes focados esotericamente, a energia do pensamento coletivo é muito maior, pode fornecer à Hierarquia uma medida de energia poderosa que pode ter um efeito real sobre a evolução humana. Conforme lemos mais, encontramos o seguinte:

“Uma das razões da ineficácia na criação do pensamento-forma é que as leis do pensamento não são ensinadas, e que os homens não sabem como criar – por meio da meditação – esses filhos de sua atividade para levar a cabo seu trabalho. No plano físico, obtemos resultados mais rapidamente, por intermédio da criação mental científica que emprega diretamente os meios do plano físico. Isto está sendo melhor compreendido, porém até que a raça alcance um ponto maior de pureza e altruísmo, será impossível darmos explicações mais detalhadas.” (3)

Os fundamentos da ciência da criação de formas mentais que é estudada na Escola Arcana fornece a cada estudante e ao grupo em geral um enorme potencial para o serviço mundial. Este é particularmente o caso das meditações de serviço e com o pensamento grupal em torno da nota chave de cada uma das conferências da Escola Arcana e sobre o tema do seminário de Boa Vontade Mundial. Em relação ao trabalho deste ano, você ainda pode trabalhar com a forma mental vibrante criada pelo grupo, com bons resultados. As cartas anteriores (de julho a novembro) relacionadas ao tema Em Ressonância com a Terra Viva podem ser encontradas nesta página.

Desejamos-lhe alegria enquanto trabalhamos juntos para intensificar a luz do Plano na Consciência Humana.

Grupo da Sede
Escola Arcana
_____

1 – Os Raios e as Iniciações p. 304
2 – Um Tratado sobre oi Fogo Cósmico p. 966
3 – Idem p. 975/6

Início