Mundo Novo

Através de nossas recentes reflexões à luz da mente do grupal, criamos uma imagem do ser humano como um fogo que canta. Podemos desenvolver ainda mais essa imagem, representando um cenário futuro no qual a humanidade está guiando a evolução através de um coro de fogo: a substância atômica da Natureza está incendiada com a beleza, e o Plano divino está sendo servido através de organismos humanos que transmutaram seu conteúdo de carbono em algo mais parecido com o diamante. Consequentemente, cada membro da família humana está brilhando com um brilho semelhante ao de uma joia e transmitindo as mensagens dos planetas e das estrelas de uma maneira única. A substância atômica do planeta está respondendo com emissões de amor-sabedoria que ondulam pela atmosfera planetária com um efeito surpreendente.

Isso é uma visão de fantasia? Talvez não se raciocinarmos sobre a seguinte passagem de Cartas Sobre a Meditação Oculta:

"Pouco a pouco, à medida que os eons se esvaem e os ciclos menores completam seu curso, o fogo permeia os éteres e será cada vez mais reconhecido e controlado, até que o fogo cósmico e terrestre se tornem um só (os corpos de todas as formas materiais adaptando-se às condições de mudança)". (1)

Tanto para o futuro distante quanto para o exercício da imaginação criativa, devemos nos perguntar: o que acontece com o nosso trabalho no aqui e agora? Diante do exposto, talvez possamos ter uma nova perspectiva sobre o tema dos seminários de Boa Vontade Mundial deste mês, Em ressonância com a Terra Viva. Porque o título não pretende dar a entender que a humanidade só tem que se reconectar com a Natureza e viver mais em harmonia com suas leis e processos. Naturalmente, esse é um pré-requisito, um requisito que os povos indígenas têm cumprido por eras. A ciência também está aprendendo sobre a Natureza por meio de práticas que respeitam e emulam seus métodos, como a bioinspiração e a biomimética. No entanto, em um nível mais profundo está o outro lado da equação que representa o verdadeiro objetivo: é a terra viva que deve ser trazida a uma ressonância com uma humanidade redimida!

A natureza já é dotada de inteligência, como podemos ver facilmente pelo modo com que ela constrói os tão maravilhosamente complexos ecossistemas. Então, o que a humanidade tem a oferecer em troca à Natureza? Podemos extrair algum vislumbre das regras sobre a direção correta da energia que ensinam os discípulos a servir seus semelhantes e estender a metodologia à toda criação. (*) Essas leis ensinam ao discípulo a entrar no coração, na mente e na alma de seu irmão, a fim de fornecer os impulsos energéticos que o ajudarão a libertar-se da prisão da forma. As vidas nos reinos subumanos também buscam liberação e movimento em direção ao que, no caso delas, é o próximo objetivo. Até mesmo os átomos de que todas as formas são construídas requerem o estímulo da energia amor-sabedoria. Isto está acontecendo agora, embora imperceptivelmente, através da expressão inferior do amor não redimido da humanidade, como é o desejo materialista. Embora essa orientação errônea augure um desastre para a humanidade, se ela persistir nisto, a substância do planeta continua a evoluir apesar de tudo, embora a um ritmo muito mais lento.

Podemos explorar isso tomando uma forma que expresse a atual criatividade da humanidade colocando-a no passado. Imaginemos por um momento um homem pré-histórico que está saindo de sua caverna e se vê diante de um carro vermelho brilhante, uma Ferrari desportiva! O que ele entenderia de tal coisa? Entenderia que é um meio de transporte? E se fosse dito a ele que foi produzido com os materiais da terra que o cercam? O carro em questão pode ser um símbolo do amor materialista a partir de certo ponto de vista, mas por outro pode ser um símbolo muito elevado da criatividade humana, através da qual as vidas do reino mineral têm sido transmutadas e unidas em novos vínculos de relacionamento.

Se o surgimento de um objeto como esse, vindo do reino mineral, era inimaginável para o homem pré-histórico, que poderá produzir a humanidade futura, que também seria incompreensível para as mentes mais brilhantes do nosso tempo, e ainda mais, uma forma produzida através da energia construtora do amor e propósito universal? O Tibetano diz que "nos próximos dois mil e quinhentos anos trarão tanta mudança que tornarão possível a realização de muitos dos chamados "milagres" que até mesmo a aparência exterior do mundo será profundamente alterada". (2)

Uma grande beleza está oculta nas formas que povoam o mundo cotidiano e o esoterista está aprendendo a libertá-la.

Em companheirismo grupal iluminado,

Grupo da Sede
Escola Arcana
____________

1. Cartas Sobre Meditação Ocultista.
2. Psicologia Esotérica Vol. 1
* Regras sobre a correta direção da energia, (Um Tratado Sobre Magia Branca)

Início