A sintonia com os impulsos evolutivos

Estimado condiscípulo.

Esta carta inclui uma seleção de comentários dos alunos sobre a palestra da Conferência. Embora a nota chave deste ano tenha sido particularmente desafiadora, muitos estudantes expressaram apreciação por seu valor e pela sensação de que o grupo está preparado para penetrar mais profundamente nos mistérios. Um estudante comentou: "À medida que penetramos de maneira mais consistente na vivência interior, no som que reverbera sem palavras no coração de tudo, percebemos as leis que governam as vidas construtoras da forma ... Neste refinamento rítmico de nosso entendimento podemos perceber maneiras sutis co-criadoras progressivamente através do som, da cor e do domínio sobre o fluxo de energia sutil ... A chave é que o grupo está avançando dentro do Som na disciplina viva que deve ser a marca distintiva do trabalho do discipulado na nova era".

Esse avanço dentro do Som está relacionado ao último pensamento da Carta da Escola, no mês passado, de ressoar com a melodia do Plano divino e unir-se à sinfonia que ressoará um dia pelos mundos inferiores. A ressonância está no coração de todas as atividades esotéricas, desde o aspirante que busca a harmonia vibratória com a alma, até os Membros da Câmara do Conselho de Shamballa que ressoam com as ondas de energia do Logos Solar:

"As grandes Vidas atuando lá [Shamballa] não só veem a demonstração em sua totalidade e sem restrições de tempo, mas sentem todos os principais impulsos evolutivos que põem o mundo em evolução em consonância com a Vontade divina. Não personificam esses impulsos em termos de movimento progressivo, mas de uma grande reação divina e espiritual ... Para elas manter a Vontade de Deus em solução constitui uma nota clara, quando veem essa Vontade em ação como três acordes unidos que se exteriorizam em direção aos três mundos do propósito Daquele que existirá por éons; quando impelem essa Vontade a se manifestar, são como sete tons vibratórios que se estendem aos mundos refletidos na estrutura do Plano. Assim, a nota, os acordes e o tom produzem o Plano, revelam o Propósito e indicam a Vontade de Deus" (1).

Recorrer à imaginação criativa para entrar em sintonia com os "impulsos evolutivos" e senti-los ressoando em todo o nosso ser, é um exercício maravilhoso para despertar a intuição. Um eco débil da 'música das esferas' pode ressoar no ouvido interno e em todas as envolturas inferiores de consciência, aprimorando a matéria atômica sensível e expulsando o que não é. Um processo similar ocorre na envoltura física densa do Logos por meio de terremotos, erupções vulcânicas e outros processos geológicos. Os sons que transportam “os impulsos evolucionários” ressoam ao longo da abóbada interior e oca da Terra, produzindo atividade destrutiva e ondas sísmicas onde a crosta terrestre opõe resistência.

Será surpreendente para muitos saber que a Terra é oca, mas essa característica é o que permite que a 'música das esferas' soe. O aforismo hermético "Como acima assim é abaixo" aponta essa semelhança na estrutura de todas as esferas, dos átomos aos planetas e sóis:

“A microscópica semelhança com a grande Vida do planeta pode ver-se no fato de que ambas as formas são revestimentos ou estruturas externas, abrigando uma “abóboda” interna; ambas as formas são ocas; ambas possuem seus polos positivo e negativo, por assim dizer, e no seu interior, muitas coisas ocorrem que afetam as evoluções externas.” (2).

Embora a ciência ainda não a reconheça, a natureza oca das esferas celestes tornou-se evidente quando a NASA colidiu vários módulos lunares usados na superfície da lua durante as missões Apollo. Está bem documentado que a Lua "soou como um sino", e uma vez ressoou por uma hora após o impacto (3). Os tremores lunares também foram registrados reverberando através da esfera lunar e por muito mais tempo do que os terremotos que ocorrem na Terra. Isto é porque a força da vida Logoica retirou-se da lua, deixando o invólucro no estado cristalizado e tornando-se gradualmente quebradiço através da atividade de certos grupos de senhores lunares. Terremotos, incluindo aqueles associados com atividade vulcânica, são o efeito dos sons dirigidos pelo Manu e o Mahachohan para reino mineral através da abóbada etérica interior do nosso planeta, "Isto está relacionado ao trabalho destruidor que terão que efetuar ao final desta raça-raiz, com o fim de liberar o Espírito das formas que O(s) constrangem" (4).

Tal atividade frequentemente produz muito sofrimento no reino humano. Mas isso será evitado à medida que a capacidade de predição das ciências da terra aumenta e a humanidade apreciar melhor a maravilha do que está acontecendo. Já houve algumas tentativas inspiradoras de avançar para uma maior compreensão. Um exemplo recente foi o projeto interativo ‘From earthquakes to music’ (Dos terremotos à música), concebido para mostrar ao público que há semelhanças entre as ondas sísmicas e as ondas sonoras, e que as ondas sísmicas são, num sentido muito real, o "coro da terra" (5). Outro projeto mais tecnológico tornou possível traduzir vibrações de baixa frequência em sons audíveis, proporcionando um ouvido artificial para demonstrar a musicalidade dos terremotos (6).

Esses tipos de iniciativas são os primeiros passos no caminho para a revelação da natureza musical da evolução; e está se aproximando o Tempo quando o reino humano conduzirá sua vida em ressonância com o planeta vivo. Este tópico será discutido mais extensivamente na carta do próximo mês. Até lá, deixamos vocês com outro comentário de um estudante que destaca o potencial do nosso serviço grupal unido nos tempos que se avizinham:

Realmente parece que a nota da Conferência deste ano abriu novas possibilidades para o grupo. Demonstra que a confiança do grupo não deve mais fugir sutilmente do físico/etérico e do mundo da matéria, dirigindo os olhos para cima, mas que deve ver claramente onde estamos e para aonde precisamos ir para servir ao Plano hierárquico como um grupo esotérico consciente do serviço ... O grupo continua sendo um esforço pioneiro.

Em iluminado companheirismo grupal,

Grupo da Sede
ESCOLA ARCANA

_________

1. A Exteriorização da Hierarquia. P. 533
2. Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico, p. 897
3. https://www.popsci.com/does-Moon-sound-like-Bell
https://www.nasa.gov/exploration/home/15mar_moonquakes.html
4. Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico p. 907
5. http://www.seismosoc.org/publications/SRL/SRL_84/srl_84-3_eq/srl_84-3_eq.pdf
6. http://www.seismo.ethz.ch/static/100J/snapshot04/sn04_musik_EN.html

Início