Os Devas Construtores e o Exército da Voz

Que as regras sejam aprendidas e com as quais o Exército da Voz trabalhe dentro dos véus de maya. Que essa Voz não mais seja ouvida, e que o grupo caminhe adiante dentro do Som.

Estimado condiscípulo:

A nota-chave das conferências da Escola Arcana deste ano nos leva aos fascinantes reinos do pensamento sobre o reino dévico e seu papel no Plano divino. Quando falamos que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra, a luz a que nos referimos é a essência pura dos devas, um fogo radiante com potencial para transfigurar toda a criação em um resplendor de beleza. A humanidade, como mediadora entre os reinos superiores e inferiores da natureza, deve aprender a aplicar esta luz ardente diretamente através da orquestração do som em colaboração com os devas superiores.

Como tal, a ciência do som, e em particular a ressonância harmônica, são fatores fundamentais para o trabalho esotérico de redenção da matéria: "... cada reino da natureza tem a sua nota ou tom e os sons mântricos que dizem respeito a qualquer processo transmutativo dentro desse reino ... A nota do reino mineral é a nota básica da própria substância, e é em grande parte o soar de combinações baseadas nessa nota que produz os grandes cataclismos mundiais provocados pela ação vulcânica. Cada vulcão está soando sua nota e, para aqueles que podem ver, o som e a cor (ocultamente compreendidos) de um vulcão são algo verdadeiramente maravilhoso" (1).

Refletindo sobre as implicações disso, uma visão impressionante do trabalho criativo que a humanidade tem pela frente é revelada, na medida em que hesita em avançar em seu papel como mediadora entre os reinos superiores e inferiores da natureza. Por exemplo, a vegetação característica de lugares específicos é produzida através da interação entre a nota da população humana e a do reino vegetal. E na medida em que a nota do reino vegetal é descoberta, "por sua conjunção com outras notas da natureza e pelo seu ressoar em diferentes chaves e combinações, virá a possibilidade de produzir resultados maravilhosos nesse reino e estimular as atividades daqueles devas que trabalham com flores, frutas, árvores e ervas" (2).

Antes que tal trabalho seja possível, a humanidade tem que superar as forças do desejo descontrolado que desviam a substância dévica para a construção de formas egoístas e feias; então será possível cooperar com os devas de maneira inteligente, orientando-os de acordo com o Plano divino. Nossa nota básica da Conferência instrui o discípulo a aprender as regras que regem os processos criadores que guiam e organizam os devas construtores - o Exército da Voz - na medida em que põem em ação dentro dos véus de maya o cúmulo de energias e forças rodopiantes que compõem os planos físico e etérico. Somente quando os sons que caracterizam esses devas construtores forem entendidos pelo que são, será possível discernir como desprender-se deles. Assim, um Som maior pode ser ouvido, o Som criador do Logos, no qual o discípulo deve submergir. Como parte do discipulado, o discípulo utiliza este som criador para organizar os construtores menores em cooperação com o Plano Divino, em vez de sucumbir nas suas próprias forças inerentes e perder-se dentro de maya.

Como grupo esotérico, nosso trabalho é contribuir ainda mais para o Plano, gerando sons que modifiquem os sons menores e perturbadores da Terra e ajudem a elevá-los nas harmonias rítmicas do divino. A música da alma sempre forja linhas harmônicas de relação cada vez que os sons elevadores são emitidos, sendo a rede de Triângulos de luz e boa vontade um maravilhoso instrumento grupal a esse respeito. O som espiritual que se expressa através da rede está dissipando os véus planetários e transfigurando a matéria, de forma lenta, mas segura, a fim de poder utilizá-la na construção do corpo vital do Logos.

Em iluminado companheirismo grupal,

Grupo da Sede
ESCOLA ARCANA

___________

1. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico p. 495
2. Idem p. 496

Início