Esculturas Etéricas de Luz

Estimado condiscípulo.

Durante muito tempo, a arte foi inspirada pela natureza e muitas vezes a imitou. Dos 'Girassóis' de Van Gogh a 'Formas marinhas' em vidro soprado, de Chihuly, as impressões dos fenômenos naturais foram pintadas, esculpidas e expressas em música e dança. Mas e o processo inverso, quando a natureza é inspirada pela arte e a imita? Este é um dos potenciais fascinantes em desenvolvimento à medida que a humanidade desenvolve a visão etérica, abrindo uma nova área para a arte experimental. Essa capacidade, combinada com o poder organizador do centro ajna, possibilitará a criação de estruturas talismânicas nos planos etéricos. Ao emitir qualidades específicas através da cor e do som, essas esculturas etéricas de luz evocarão a exposição da beleza radioativa na natureza, e sua influência será proporcional à capacidade individual do artista de intuir o Plano e construir em consonância com essa intuição.

Tradicionalmente associado às ordens herméticas e alquímicas da Idade Média, o talismã, como um artefato físico, é "uma figura mágica carregada com a força que se pretende representar" (1). Nas mãos de um iniciado bem versado no simbolismo das forças elementares e planetárias, o talismã era um instrumento para ajudar a transmutação e a radioatividade na natureza. No entanto, como observou o Tibetano, "os alquimistas da Idade Média ... na maioria dos casos não obtiveram sucesso porque, tendo localizado a essência, não tinham a menor ideia de como lidar com ela após liberada, nem ... tinham a menor noção da força magnética que estava atraindo para ela a essência liberada...". Esse também foi o problema enfrentado pelos cientistas no final do século XIX, quando a radioatividade foi descoberta. "As essências liberadas tornaram-se condutoras da força maior, que é o seu centro magnético, porque elas respondem a ele, e é esta força maior que provoca as desagradáveis condições às vezes presentes nas substâncias radioativas." (2)

As práticas esotéricas modernas dizem respeito apenas ao método mais lento, seguro e confiável para ajudar a liberar a centelha central de vida aprisionada em todas as formas vivas. No Tratado sobre Magia Branca ... são detalhadas e explicadas as quinze regras para precipitar formas mentais para o próprio plano físico. Embora ainda nos falte muito para desenvolver a capacidade de fazer isso, o trabalho mágico da alma nos níveis etéricos não está tão longe quanto poderíamos imaginar. Como enfatizou o Tibetano: "Devido ao desenvolvimento acelerado da raça e ao rápido desenvolvimento da visão etérica, será de benefício positivo se os estudantes ocultistas tiverem pelo menos um conceito teórico da natureza do que veremos relativamente em breve ... Nos próximos séculos, o habitat natural do homem será todo o plano físico até – embora não inclusive – o segundo subplano. O quarto e terceiro níveis etéricos ser-lhes-ão tão familiares quanto a paisagem física à qual estão acostumados" (3).

O terceiro nível etérico é o meio do som, e a qualidade tonal da forma mental nesse nível determina sua geometria final e o esplendor radiante de sua aparência no quarto nível. Este quarto nível etérico é especialmente associado à cor: a substância que oculta a luz interna de todas as formas e fornece o meio através do qual ela pode irradiar. Os dois éteres superiores estão relacionados ao impulso elétrico e à pura luz da forma mental, e não precisamos lidar com eles aqui. Implicam uma apreciação maior da natureza energética do som e da cor, algo que está por vir em primeiro lugar. O poder ordenador do Sétimo Raio que governa todo o plano físico está aumentando rapidamente e, no futuro, será útil uma maior consciência dos processos que ocorrem nos níveis etéricos inferiores desse plano.

A Escola Arcana enfatiza a imaginação e a visualização criativas, pois são as ferramentas da técnica "Como se". Ao imaginar que já alcançamos o objetivo que temos em vista, evocamos as energias que finalmente o tornarão uma realidade. A visualização é "a exteriorização etérica da imaginação criativa" (4), permitindo precipitar as formas mentais nos níveis etéricos e organizar a substância de acordo com a qualidade de nossas meditações. Quando a Grande Invocação é enunciada, essa estrutura iluminada talismânica adquirirá ainda mais poder magnético, de modo que possa continuar a realizar seu trabalho radiante muito depois do fim de nossa meditação.

Estes são alguns dos conceitos e implicações mais profundas para o trabalho futuro contidos nas notas-chave das próximas conferências da Escola: Que as regras sejam aprendidas e com as quais o Exército da Voz trabalhe dentro dos véus de maya. Que essa Voz não mais seja ouvida, e que o grupo caminhe adiante dentro do Som. Embora, indubitavelmente, trabalhar com esta nota chave seja um desafio, a necessidade dos tempos exige esse esforço a fim de penetrar em aspectos mais profundos do serviço esotérico e preparar o caminho que temos pela frente.

Esperamos trabalhar juntos com vocês durante o período da Conferência. Devido à temporada das conferências, esta carta cobre um período de dois meses...

Em Companheirismo grupal iluminado,
Grupo da Sede.

________

1. https://en.wikipedia.org/wiki/Talisman
2. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pp. 1067-8
3. Idem p. 474
4. Cura Esotérica p. 104

Início