A natureza intuitiva do Logos planetário elevará o grupo mundial de discípulos à porta da iniciação

Estimado condiscípulo.

Muito tempo se passou desde quando os livros do Tibetano foram escritos, e uma ampla gama de forças contraditórias procura expressar-se através do reino humano. Na crescente complexidade e confusão desses tempos, vale a pena recordar os dois "impulsos planetários" dominantes na evolução, pois essas duas correntes de energia estão influenciando na maneira como todas as outras forças estão se manifestando. Isso nos permitirá alcançar uma compreensão mais clara das dinâmicas sociais de nossos tempos e suas implicações no treinamento dos discípulos de hoje.

O primeiro impulso dominante no planeta é uma reação à "energia atrativa da natureza intuitiva do Logos planetário". O segundo é uma reação à essência elemental da entidade planetária, "uma entidade de um grau muito menor" (1) no arco involutivo. Ambos os fluxos de energia são incrivelmente poderosos neste momento e estão se manifestando através da humanidade de duas maneiras principais. Por um lado, temos "a caçada selvagem pelo prazer, do sexo e do crime incidente para a satisfação do desejo... Ao mesmo tempo acha-se aberta a porta da iniciação... Assim o caminho de saída pode ser visto." (2)

A natureza da entidade planetária está oculta em um mistério profundo, mas somos advertidos de que este Ser "começa a despertar do seu longo sono e que causa por isso, grande número de fenômenos físicos e cataclismos atuais. Sobre isto nada temos a fazer senão registrar o fato". Embora a humanidade tenha muito a ver com o componente astral desta entidade, está bem equipada para superá-lo e os aspirantes do mundo estão na vanguarda da batalha para consegui-lo.

Muitos aspirantes do mundo são fortemente de natureza astral-búdica e experimentam a dolorosa dualidade de responder a ambos os fluxos de energia planetária. Outro grupo de aspirantes é cada vez mais "sensível aos contatos baseados na consciência astral-búdica, mas que são precisamente realizados dentro da substância mental. Isso implica necessariamente os três aspectos da mente, a saber: a mente concreta, o Filho da Mente e a sensibilidade ou reação abstrata " (4)

Em relação a este segundo desenvolvimento, todas as escolas esotéricas verdadeiras enfatizam a necessidade de treinar e disciplinar a natureza mental. É um processo longo e difícil que é desagradável para muitos aspirantes que têm contatos fugazes com a natureza búdica e aspiram ascender diretamente a esse estado de consciência. Embora o lar da alma esteja no plano mental, seu veículo, o corpo causal, está composto de substância mental e é intermediário entre a natureza búdica e a astral. Portanto, através da mente, o aspirante deve aprender a entrar em contato com a alma e colaborar com ela.

Como o corpo astral está sendo submetido a um grande estímulo no momento, o grupo mundial de discípulos tem que superar grandes desafios. Mas se o grupo pode manter-se resolutamente no ápice da mente, a atrativa corrente de energia que flui da natureza intuitiva do Logos planetário elevará o grupo à porta da iniciação que está logo adiante e aberta escancaradamente.

Na luz e no amor do companheirismo grupal.
Grupo da Sede

____________
(1) Astrologia Esotérica, p. 644
(2) Um Tratado sobre Magia Blanca. p. 432-3
(3) Psicología Esotérica Vol II. p. 721
(4) Telepatia e o Veículo Etérico, p. 111-2

Início