A Concentração do Poder e a Elevação da Matéria ao Céu

Estimado condiscípulo.

Em julho exploramos a ideia da “verdade viva” em relação à força de Shamballa e sua expressão através de uma nova e potente vida. Hoje continuamos explorando este tema do ponto de vista da concentração do poder. Este processo está por trás da busca da verdade em todos os seus aspectos. Mesmo o aprendizado das verdades mundanas – o conhecimento dos fatos ensinados pelos grandes sistemas educacionais do mundo – implica a capacidade de concentrar poder.

Embora a palavra "concentração" seja comumente definida como "foco de atenção" também significa "ação de levar a um centro" e "uma massa ordenada". Isso levanta a questão de saber se algo substancial vive uma transformação no processo. E a resposta é sim. A substância da mente, chitta, está sendo concentrada e está ganhando poder, assim como a luz solar aumenta seu poder quando concentrada com uma lupa em um pedaço de papel.

Ao focar a mente em alguma verdade, seja objetiva ou subjetiva, é estabelecido um feixe luminoso de matéria mental entre o perceptor e o percebido. Dependendo da intensidade da concentração, assim será a estabilidade desta 'ponte mental' e a capacidade da consciência do "Eu" para projetar-se através dela, penetrar até certo grau e se fundir com o objeto de nossa atenção. Na medida em que isto é alcançado, o perceptor torna-se uma expressão viva da verdade com a qual tenha entrado em contato.

No caminho do treinamento do discipulado, o foco de atenção muda das verdades triviais do mundo para as verdades dos mundos espirituais, cuja substância é muito mais potente. Dependendo da intensidade da concentração sustentada em uma verdade espiritual, o poder que passa por ela através da “ponte mental” pode ser expresso nos mundos inferiores. A culminância do processo é o mago branco com a capacidade de concentrar o poder da verdade a um tal grau que as formas mentais podem ser instantaneamente exteriorizadas no plano físico.

Refletir sobre o exposto acima pode nos ajudar a entender por que a palavra 'Poder' substitui a palavra 'Vontade' na última estrofe da Grande Invocação. A demanda espiritual para "que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra" é o mais poderoso dos 'encantamentos', quando pronunciado pelo discípulo concentrado (*). Quanto ao que é o Plano em termos de verdade e poder, em última análise, é cada um de nós nos tornar uma concentração de nossa identidade Divina no plano físico: a Mônada – o Uno – encarnada na Terra. Através dessa concentração de poder no mais denso dos planos de manifestação, as pequenas vidas que compõem a substância de todas as formas podem ser completamente liberadas e "a matéria elevada ao céu".

Embora esta meta espiritual esteja no futuro distante, na medida em que os sistemas educacionais em todo o mundo colocam mais ênfase no aprendizado de valores, responsabilidade social e serviço, como de fato alguns já estão começando a fazê-lo, a verdade viva é expressa com poder crescente na Terra através das massas, e o Plano de Amor e Luz será restaurado novamente.

Na luz da verdade viva...

__________

(*) Neste contexto, utiliza-se deliberadamente a palavra “encantamento” em relação com o trabalho mágico do sétimo raio no plano físico. Ver O Desatino das Nações, pág. 145 e Iniciação Humana e Solar, pág. 80.

Início