A Faculdade de Criar Imagens

Estimado condiscípulo:

Enquanto os seminários Boa Vontade Mundial em Nova Iorque, Genebra e Londres se aproximam, continuamos refletindo sobre o tema Do Intelecto à Intuição. Construir um núcleo de pensamentos sobre este tema é um serviço que todos os estudantes podem prestar, a fim de preparar a atmosfera mental na realização deste trabalho. Isto também pode ajudar a integrar os vários pensamentos que surgirão nos três seminários em um serviço global unificado mentalmente...

Na realidade, faz algum tempo que estamos moldando o pensamento grupal sobre o tema do seminário quando consideramos a questão da "lucidez". No mês passado, refletimos sobre o papel da intuição, o intelecto e a imaginação, como agentes que exteriorizam o Plano Divino. Ponderamos que é através da intuição que um aspecto do Plano é diretamente percebido como uma ideia e, em seguida, o intelecto e imaginação são utilizados para construir em torno desta ideia um pensamento-forma composto de substância mental e astral, a fim de que a sua finalidade e propósito possam ser enviados à esfera da consciência humana.

É essencial compreender o papel da imaginação neste processo porque, embora a imaginação seja reconhecida como um agente da arte e da cultura que enriquece a psique humana, comumente ainda considerada como uma forma de escapismo, uma janela para a fantasia e a ficção. No entanto, a verdadeira função da imaginação é o oposto disto; ela revela a realidade dos reinos subjetivos através da exteriorização da força. A imaginação é a "faculdade de criar imagens" e, como tal, trabalha com o intelecto para concretizar a energia subjetiva em formas objetivas, como expresso por Carl Jung: "Em verdade, estou convencido de que a imaginação criativa é o único fenômeno primordial acessível para nós, o verdadeiro Fundamento da psique, a única realidade imediata". (Letters, Volume I, p. 60, ed. Inglês.)

Se a imaginação espiritualizada dos seres humanos é "a única realidade imediata" para nós, então, em uma volta mais alta da espiral, a Imaginação Divina pode ser a única realidade imediata do Logos. A partir desta perspectiva, a intuição pode ser definida como a ponte entre a imaginação humana e a imaginação divina. Devido a que muitas vezes a imaginação é associada com um estado onírico, inicialmente isto pode ser um pensamento inquietante; no entanto, a qualidade e o dinamismo da energia com a qual decidimos concentrar a imaginação são o que determinam o nosso senso de realidade. Quanto mais alta for elevada a imaginação, mais dinâmico será o seu estado de energia e, consequentemente, maior a expansão do senso do 'Eu' e do senso de identidade com a totalidade.

Face ao exposto, devemos também levar em conta as limitações de linguagem, que só pode descrever o desconhecido em termos do conhecido. Os termos "densidade" e "substancial" são exemplos interessantes. Em Psicologia Esotérica, tomo I, lemos: “Sob o ponto de vista da matéria externa o reino mineral é a expressão mais densa da vida de Deus na substância (...) Sob o ponto de vista da substância esotérica os quatro éteres são muito mais densos e ‘substanciais’.” Por exemplo, um vídeo de alta definição tem mais pixels na mesma quantidade de espaço que um vídeo de baixa definição, e, portanto, transmite uma imagem mais realista. Da mesma forma, quanto mais se penetrar os mundos internos, maior será o número de átomos que ocupam um determinado espaço. Na medida em que eles se tornam cada vez menores, mais finos e contêm energia mais comprimida, aumenta o esplendor dos fenômenos.

Nas palavras de Helena Blavatsky: "Toda a ciência do ocultismo é construída sobre a base da doutrina da natureza ilusória da matéria e da infinita divisibilidade do átomo". (1) Portanto, o título de criador divino pertence a todos e a cada um de nós. Por conseguinte, devemos considerar estes reinos internos da intuição, o intelecto e a imaginação como mais reais e substanciais do que o reino dos cinco sentidos físicos; devemos renovar nossa determinação de praticar o desapego desses sentidos, ficando assim absorvidos no Plano divino: a expressão da imaginação de Deus. O Plano é um depósito de substância-força em plenitude da realidade energética superior em que a Hierarquia espiritual vive, se move e está gradualmente tentando impregnar com esta realidade a substância dos planos inferiores da existência humana.

Trabalhemos juntos para intuir esta realidade, elevemos a nossa imaginação até ela; e, juntamente com o intelecto, a concretizemos na terra para trazer luz, amor e poder para todos.

Em amoroso serviço grupal...

__________
(1) A Doutrina Secreta, Vol. I, p.520 ed. inglesa

Início