O Espírito de Relacionamento
Outubro 2015

Através de todos os reinos da natureza, em todos os cantos do mundo,
o Espírito de Relacionamento move-se em espirais,
em uma explosão de cor, som e movimento.
É o fogo por trás dos rituais de cortejo,
da identidade sexual e social.
É a força de atração entre átomos girando,
o romance dos elementos.
É música, dança e ritual.
O espírito de relacionamento progride,
constantemente reinventando a si mesmo em tudo que cruza. (Um estudante)

Caro(a) amigo(a) e companheiro(a) de trabalho:

A Sabedoria Eterna sustenta que a natureza da VIDA UNA é eterna e se move constantemente e que nos bastidores desse movimento há um poder que estabelece padrões de ordem, caso contrário, seria um caos perpétuo.

Este é o espírito de relacionamento que aplica um movimento em espiral ao mar de átomos girando; assim, ele os reúne em disposições específicas para que a Vida possa habitar neles. Atualmente, a ciência está familiarizada com esse padrão de estruturas espirais nas famosas mechas da hélice dupla do DNA, que é responsável pela forma como os organismos são criados, informados e sustentados. Um fogo espiral provoca o DNA para atuar como uma interface entre os componentes físicos e subjetivos de todos os organismos, ou seja, é o Espírito de Relacionamento que liga a vida consciente com a forma em que reside.

Os ensinamentos da Sabedoria Eterna fornecem uma compreensão mais profunda do Espírito de Relacionamento; referem-se ao que é conhecido como Raio de Amor-Sabedoria. O estudo disto nos ajuda a expandir a nossa compreensão dessa edificante energia divina. Isto é essencial para compreender o que é o "amor", porque muitas vezes o conhecimento que temos dele é distorcido por nossas interpretações emocionais, e o confundimos com desejo. Pior, o apego fanático ao que é amado tem conduzido à intolerância religiosa e ao fundamentalismo extremo em muitas partes do mundo, como sabemos muito bem. Por outro lado, os grandes líderes espirituais demonstram um amor imparcial e abrangente, em que a autoidentidade se expande para incluir todos os outros eus como parte de si mesmo. Esse tipo de amor concentra seus esforços em servir a vida em evolução em todas as formas; é a sabedoria compassiva, é a essência do Espírito de Relacionamento.

Em seus escritos, Alice Bailey aponta que os grandes mensageiros da Divindade têm ciclicamente aparecido na Terra para fornecer educação adequada aos povos da época; e que o momento para outra dessas aparições está se aproximando. O próximo Avatar desta vez vai dar o "fogo do amor", um amor que "consumirá todas as barreiras na natureza humana, derrubará todas as paredes de separação entre os indivíduos, grupos e nações." No entanto, isso só pode acontecer quando a "vontade para amar com ígnea essência" estiver de alguma forma presente na vanguarda da humanidade. Então, o afluxo de energia entrante pode ser minorada e, assim, assimilada com segurança por todos.

Portanto, essa responsabilidade de preparar o caminho recai nas pessoas espiritualmente inteligentes do mundo. O que é necessário é que todo mundo tenha “intenção amorosa de incendiar o mundo inteiro com a nova ideia do ‘espírito de relacionamento’, começando com o próprio discípulo, sua família e grupo imediato.” [ver este assunto] Um número crescente de pessoas está se engajando neste exercício utilizando o fogo do amor e, por isso, está levando a humanidade a um novo renascimento espiritual, por exemplo, aqueles que trabalham nos principais movimentos e organizações, tais como das Nações Unidas e muitas ONGs do mundo inteiro. Através de seus esforços, apoiados por pessoas de boa vontade estão constantemente cumprindo as condições necessárias para o reaparecimento de um instrutor mundial.

Nas palavras de Alice Bailey, nós estamos vivendo em um tempo de preparação, que deve ser dedicado à “reconstrução do templo da existência do homem, à reconstrução da forma de vida da humanidade, à reconstituição da nova civilização sobre os alicerces da velha, e à reorganização das estruturas do pensamento mundial, da política mundial, além da redistribuição dos recursos mundiais em conformidade com o propósito divino. Então, e somente então, será possível levar avante a revelação.” (O Destino das Nações, pág. 106)

Independentemente do que essa revelação possa ser, ela irá envolver, sem dúvida, a natureza do fogo espiritual e converterá a humanidade em uma comunidade global vitalizada com o espírito de partilhar livremente todas as coisas que são consideradas essenciais para que cada homem, mulher e criança possam crescer na luz. Além disso, anunciará uma reforma mágica em que a consciência do reino humano vai ser transmutada em algo “novo” para avançar unidos nos mistérios do ser.

No amor ardente do serviço grupal...

___________

Lucis Trust explorará mais profundamente o Espírito de Relacionamento, em seus seminários Boa Vontade Mundial em Nova York, Genebra e Londres, em 14 novembro de 2015 através de palestras, discussões e meditação sobre o tema “Reconstruindo o Santuário da vida humana”. Vamos trabalhar para intensificar a chama emergente do espírito na consciência humana.

(adaptado)

Início