TRÊS FESTIVAIS ESPIRITUAIS 2015
Março 2015

Uma grande movimentação está ocorrendo. O mundo dos homens agita-se em resposta ao influxo da energia espiritual - uma energia que a própria humanidade evocou, sem o saber, com o seu apelo inaudível. Pela primeira vez na sua História, a humanidade se tornou espiritualmente invocativa.

Caros amigos e colegas de trabalho.

O espírito satírico, muitas vezes serve como um lembrete afiado dos paradoxos da natureza humana. Por exemplo, considere o que disse certa vez o autor e cartunista Ashleigh Brilliant: "Eu quero menos corrupção ou mais chance de participar dela." Nesta breve autoparódia manifestamos uma profunda revelação do dualismo que se esconde na raiz da personalidade, um dualismo que tem determinado, na verdade, ascensão e queda de civilizações ao longo da história. Embora essa tendência dualista possa parecer a ruína e maldição da humanidade, também é um grande benfeitor; na verdade, ela é o motor que nos impulsiona para o lado imortal da nossa natureza.

Sem o sentido de dualidade teria sido impossível a evolução da inteligência; sem ele o homem teria permanecido uma criatura puramente instintiva. Isto é aludido na etimologia da palavra "inteligência": inter, "entre" e “legere", escolher, separar, ver. Isto implica a capacidade de escolher os bons ou maus cursos de pensamento e ação. Em outras palavras, é o discernimento correto, um poder que se desenvolve lentamente ao longo de muitas vidas de experiência e de forças corretivas de dor e sofrimento que seguem como sequelas das decisões menos esclarecidas que têm sido tomadas. Sim, as lições podem ser duras, mas servem para realinhar a consciência com a dinâmica da evolução espiritual e, assim, promover o desenvolvimento da inteligência e mesclá-la com o aspecto imortal da natureza humana: o Amor.

Hoje, a humanidade se confronta com opções profundas e de longo alcance; e aponta gradualmente para dois futuros possíveis: um mundo em que reina o espírito de troca, com base na inteligência amorosa; o outro, um cenário mais deprimente, com base em um intelecto egoísta que inevitavelmente leva ao aumento dos níveis de corrupção. Quanto mais as crises mundiais precipitam sobre a humanidade de um modo abundante e rápido, mais elas produzem consequências dolorosas quando se tomam decisões de separatividade. No entanto, o astuto observador vê nelas uma série de comoções curtas e afiadas que estão ajudando a humanidade a fazer ajustes rápidos e escolher novamente de acordo com o princípio do compartilhamento, tão fundamental para o Plano Divino. Em apoio ao exposto, citamos novamente Ashleigh Brilliant: "Fazer o mal rapidamente é pelo menos melhor do que fazê-lo lentamente."

Fazer o mal rapidamente tem sido a marca dos tempos modernos; e, consequentemente, a humanidade agora sofre os efeitos, na medida em que atravessa uma "terra ardente" global. Isto tem sido intensificado pela energia de Shamballa - o centro onde a Vontade de Deus é conhecida - que havia sido previsto para impactar diretamente a humanidade nos anos de 1975 e 2000 (*). Podemos ver os efeitos disto no mundo de hoje; esta energia continua constantemente destruindo todos os obstáculos à evolução espiritual da humanidade. Os grupos esotéricos estão sendo treinados para trabalhar conscientemente com esta energia; e quando o esforço é bem-sucedido, "ela destrói, como um incêndio, todos os elementos da própria vontade", fazendo-o com plena consciência do propósito divino, liberando cada membro a participar das maravilhas da consciência grupal.

Este ano, o tema da Conferência da Escola Arcana em Nova York, Genebra e Londres se concentra nestes processos relacionados a uma das regras para a iniciação grupal:

Que o grupo siga adiante - para fora do fogo, para dentro do frio e em direção a uma nova tensão.

Relacionando esta nota chave com a humanidade como um todo para poder "seguir adiante" requer a prática do perdão. Perdoar não é tanto um ato de aceitação tácita, mas um ato dinâmico de dar, realizado na pura e fria luz da razão. Se separarmos as sílabas da palavra inglesa forgive (perdoar), temos for give, “para dar”. Ao invertermos essas sílabas, é revelado o seu verdadeiro significado, give for, ou seja,"dar para". Os grandes atos de perdão não divergem do curso da verdadeira justiça, mas liberam, em vez disso, a energia da Vontade divina - realinhando a pequena vontade humana de todas as partes interessadas. O perdão envolve uma recusa a levantar o dedo acusador, reconhecendo que cada pessoa é uma extensão de nós mesmos e que todos nós carregamos as sementes da separatividade, da inveja e da tentação. Primeiro de tudo, é preciso reconhecer o destino comum de toda humanidade, e isto exige deixar para trás o passado para seguir em frente juntos na tensão espiritual da Vida divina.

O conceito de perdão é apenas um dos muitos temas decorrentes da nota chave que examinaremos na próxima conferência da Escola Arcana. Convidamos cordialmente todos aqueles cujos corações estão incendiados com amor pela humanidade para se juntar a nós nestes eventos de trabalho grupal esotérico. Juntos podemos colaborar para ajudar a reorientar a consciência humana no caminho da inteligência amorosa, que coloca naturalmente os mundos externos e internos em correta relação.

Unidos com vocês no caminho em direção à pura e fria luz da razão amorosa.
LUCIS TRUST




TRÊS FESTIVAIS ESPIRITUAIS 2015

O influxo das energias espirituais alcança seu ponto máximo no período da lua cheia. Nesses momentos, podemos - especialmente como grupo - contatar realidades e energias espirituais que normalmente não estão amplamente disponíveis. Nossa trajetória de aproximação aos mundos superiores torna-se um canal iluminado através do qual estas energias podem ser ancoradas na terra e serem irradiadas nas mentes e nos corações de toda humanidade.

O objetivo é estimular a visão e apoiar a crescente consciência de unidade de todas as formas de vida e nossas responsabilidades para com elas.

O ciclo anual da lua cheia atinge o seu ponto mais alto durante a sequência dos três Festivais da Páscoa, Wesak e Boa Vontade. Os festivais da Páscoa e de Wesak celebram as vidas e inspiração de dois dos maiores líderes espirituais e avatares: o Cristo e o Buda.

A Páscoa é o Festival do Cristo vivo ressuscitado, a expressão do amor de Deus. É determinado pela data da lua cheia de Áries e é o grande festival cristão do ocidente.

Wesak, o Festival do Buda, é o grande festival oriental. É realizado na lua cheia de Touro. O Buda é a expressão da sabedoria de Deus, a personificação da luz e "o indicador do propósito divino." A tradição esotérica fala de uma cerimônia anual no Himalaia, onde o Buda aparece diante do Cristo e da Hierarquia.

O Festival da Humanidade, para celebrar a boa vontade inata da humanidade, tem lugar na lua cheia de Gêmeos. Este é o Festival da nossa aspiração básica para a unidade humana e espiritual. Dá voz ao profundo clamor invocativo à Hierarquia espiritual por luz, amor e vontade para o bem. Este Festival é também conhecido como o Dia Mundial de Invocação, com especial ênfase para o uso da Grande Invocação em todo o mundo.

Wesak

O Festival de Wesak {Festival de Wesak}, no momento da lua cheia de Touro, marca o ponto culminante de bênção espiritual no mundo. Há um afluxo incomum de vida e estímulo espiritual que serve para vitalizar a aspiração de toda a humanidade. A intuição daqueles que buscam servir ao bom, ao belo e ao verdadeiro (independentemente da sua fé ou fundo espiritual) é estimulada por esta bênção espiritual.

Em Wesak, podemos visualizar a aspiração de todas as pessoas de boa vontade a se unirem em uma invocação concentrada no Buda, no Cristo e em todos os Seres Iluminados no lado interno da vida. Este é um tempo de compromisso, um tempo para se manter firme na luz, e, acima de tudo, um tempo para se concentrar nas necessidades dos nossos semelhantes e na necessidade de prover um canal grupal pelo qual as forças espirituais possam fluir através do corpo da humanidade.

A cerimônia no Himalaia

Em uma cerimônia lendária num vale nos Himalaias, Ele retorna a cada ano para abençoar a congregação de Seres iluminados, que são convocados, desde o Cristo ao mais humilde discípulo.

Um dos maiores serviços que podemos prestar durante este momento culminante do calendário anual espiritual, é alinhando com o espírito de Silêncio no Vale de Wesak. Podemos nos preparar para manter a conexão interna, apesar de estarmos no meio das interações da vida cotidiana no mundo.

Dia Mundial de Invocação

No Dia Mundial de Invocação {Dia Mundial de Invocação}, a Grande Invocação é utilizada para invocar as energias espirituais de Luz, Amor e Propósito. Este dia tem sido celebrado anualmente desde 1952.

Precisamos de luz para nos revelar o caminho a seguir; Amor para preencher nossos corações e Propósito Iluminado para guiar a nossa vontade humana. Estas energias divinas estão disponíveis em abundância - podemos invocá-las agora para o bem de toda humanidade, neste momento de evolução para um novo mundo.

Todas as grandes religiões compartilham a crença Naquele Que Vem: Cristo, Maitreya, Kalki Avatar, Messias, Imam Mahdi.

Por favor, use a Grande Invocação no Dia Mundial da Invocação, e todos os dias, com plena dedicação e atenção. Assim, você estará contribuindo para o Trabalho Uno de construir corretas relações.

__________
(*) Os Raios e as Iniciações, pág. 716.

Início