Que o Caminho de Reconhecimentos conduza à Revelação Grupal
Janeiro de 2014

O Ensinamento Oculto declara: “Nada foi criado, tudo é apenas transformação. Nada se pode manifestar neste Universo, desde um globo até um vago e fugaz pensamento, sem que já existisse no Universo; tudo no plano subjetivo é um eterno É, assim como tudo no plano objetivo é um eterno vir a ser, porque todas as coisas são transitórias.” (1)

Diante do exposto, é preciso considerar as limitações de linguagem para expressar conceitos esotéricos. Estes evoluem a partir da experiência humana, mas não o suficiente para expressar as verdades e os estados dos seres que cintilam nas alturas remotas, longe do nosso alcance. Quando os iluminados espiritualmente são forçados a usar o vocabulário mundano para exprimir a realidade maior, para nós isto supõe um desafio e as suas palavras devem ser interpretadas com imaginação e em seu contexto.

No contexto acima, o plano subjetivo não está se referindo aos inúmeros níveis sutis de existência, mas à realidade última que deve permanecer sempre como uma abstração completa para a mente humana. Ao abordar as implicações desta realidade para o mundo terrestre em torno de nós a Doutrina nos diz que a Vida É, que nada pode vir a existir a partir do nada, só existe modificação mágica, uma transmutação sem fim, transformação e transfiguração da substância una - espírito/matéria - à medida que a vida atua sobre ela e a consciência se expande por intermédio dela.

Mudança mágica era a ideia por trás da nota-chave da conferência do ano passado: Que o grupo transfigure a vida em termos de realização. Em seu sentido mais elevado, obviamente a Vida não pode ser transfigurada, mas no contexto desta nota-chave, a vida se refere à qualidade da consciência que usamos em nossos pensamentos e atividades diárias. À medida que nos esforçamos para aplicar nosso emergente sentimento de consciência grupal às nossas vidas pessoais, ocorre uma reforma mágica com efeitos de longo alcance. Como a chamada matéria inerte ou morta é despertada pela vida grupal atual, ao passar por ela uma presença luminosa é revelada através do que é conhecido e familiar, através de cada ato e gesto.

Esta nota-chave é para o ano/ciclo de 2013/14, um ano tríplice de emergência nos ciclos de 3, 9 e 27 anos do novo grupo de servidores do mundo {ver este assunto}, um tempo para se concentrar em alcançar a realização do trabalho esotérico realizado em estágios prévios destes ciclos no plano físico. Os próximos três Festivais espirituais 2014/15 marcam uma nova etapa em cada um desses ciclos, e por isso temos uma "crise" de três anos.

Há muito mal-entendido sobre a natureza da crise espiritual, isso não é um evento calamitoso na vida da personalidade. A crise espiritual é um impacto de luz sobre a consciência que revela uma escolha de direção e requer uma ação como resposta. Essas crises da alma são "expansões registradas pelo influxo de luz e amor. Mentalmente elas são reconhecidas como uma crise de inclusividade". Mas, também é verdade que quando a luz não é reconhecida como tal, então é totalmente ignorada e uma parte da energia pode descer descontroladamente para a personalidade, estimulando os veículos inferiores, causando o tipo de perturbação que normalmente associamos com crise.

O próximo ciclo de crise espiritual condicionará com as conferências do próximo ano e proporcionará uma oportunidade para explorar o impacto da luz e o que ela revela. Como disse a citada passagem de A Doutrina Secreta, que nada se pode manifestar neste Universo sem que já existisse nele, isso está vinculado com a história de "a queda do homem", ou seja, que cada passo no caminho de ascensão para o espírito é uma revisão da trajetória da descida à matéria. No entanto, aqui há uma grande diferença: estamos levando conosco os tesouros da experiência consciente - os fogos purificados da matéria - para serem fundidos com os fogos do Reino da Alma. Um estudo da revelação, considerada do ponto de vista do caminho de reconhecimentos, vai nos ajudar a entender melhor isso, e, portanto, estaremos usando a seguinte nota-chave para a conferência de 2014:

Que o Caminho de Reconhecimentos conduza à Revelação Grupal.

Que o grupo reúna a inspiração, a visão e a iluminação para o trabalho que temos pela frente, neste momento em que o sol, novamente, está se dirigindo para o norte. Na luz, o amor e o poder do nosso serviço grupal compartilhado.

_____________

(1) A Doutrina Secreta, Vol. I, pág. 570 da edição inglesa - H.P. Blavatsky

Início