Os Festivais Setenários do Novo Grupo de Servidores do Mundo

a) A Lei do Progresso Grupal

O nome “Lei do Progresso Grupal” é o modo como os seres humanos designam certo tipo particular de energia que está produzindo a coesão das unidades de um grupo, estruturando-as num só organismo vivo. Os reconhecimentos que daí resultam são os da afinidade grupal, do objetivo grupal e da meta do grupo. Em última análise, é o surgimento, na consciência subjetiva, do mesmo tipo de energia que produz esse aspecto de ação coesiva que se demonstra como unidade de tribo, nação ou raça. Neste caso, contudo, o fator determinante não é de conotação física, nem neste plano os grupos têm base. Fundamenta-se num idealismo de grupo que só pode ser conscientemente captado quando as unidades do grupo começarem a funcionar no plano mental, desenvolvendo a capacidade de “pensar a fundo nas coisas”, isto é, a registrar no cérebro o que a alma comunicou ao mental. Temos aqui uma definição do processo da meditação tal como deve ser aplicado por aqueles que, através do alinhamento, efetuaram já certo contato com a alma. Estes grupos funcionam inteiramente por meio de uma relação subjetiva, que produz uma integração e atividade subjetivas.

Quando chegarmos ao estado das implicações astrológicas em conjugação com estas leis, descobriremos que as energias dos signos do Zodíaco têm um efeito específico sobre a energia de um Ser, Cujo propósito se cumpre através da manifestação dessas leis, consideradas por nós como grandes e inevitáveis leis naturais e também como elos espirituais. Este efeito produz uma fusão de energias, a qual tanto equilibra quanto impulsiona.

Em dezembro de 1935 as energias de Capricórnio foram acrescidas pelo derramamento de forças provenientes de uma constelação ainda maior, que representa, para o nosso Zodíaco, o que o Zodíaco é para o nosso planeta. Outro aumento terá lugar novamente em 1942. Deve-se recordar que, sob certo ponto de vista, o ciclo de doze signos ou constelações constitui uma unidade especial que gira no seio do nosso universo de céus, da mesma maneira como nosso planeta gira no centro do nosso ciclo de influências. Por meio deste acréscimo – durante o ciclo zodiacal de Aquário que está entrando em atividade – os grupos na terra podem aproveitar a maré das influências de Capricórnio que se derramarão no seu raio de ação de sete em sete anos. O que acabou de ocorrer deu um tremendo impulso para o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo e provocou em todo o mundo ótima receptividade a esse impulso particular. Isto se manifestou em cada país e em cada grupo, com uma acentuada tendência para a boa vontade. Em 1942 haverá outro influxo planetário do qual todos nós estamos impelidos a nos beneficiar e para isso somos encorajados a nos preparar. A “semana de impacto grupal” produz-se a cada sete anos e tem sempre extraordinário significado o período entre 21 a 28 de dezembro e se isto ocorrer no período da lua cheia, a oportunidade será sempre de grande proveito. Essa semana devia ser considerada como “a semana do festival” do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Para este fato chama-se a atenção de todos.

Os novos grupos começam a aparecer em todas as partes do mundo. Os do plano externo, com uma diversidade de nomes e de formas estabelecidos, não estão ligados com o grupo interno que sustenta ou “projeta” os novos grupos, exceto quando tenham uma relação definida, ainda que nebulosa. Isto será sempre possível quando haja três membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo, e pode ser utilizado até certo ponto. Este vasto agrupamento espiritual de servidores está, no plano físico, ligado apenas muito debilmente. No plano astral o laço é mais forte e baseia-se no amor da humanidade; no plano mental ocorre o principal vínculo, sob o ponto de vista dos três mundos como um todo. Portanto, é evidente que certos desenvolvimentos devem produzir-se no indivíduo antes que ele possa ser conscientemente um membro ativo do Novo Grupo de Servidores do Mundo, que é o grupo principal na atualidade, trabalhando precisamente sob a Lei do progresso Grupal.

1 – O indivíduo deve ter despertado o centro cardíaco e exteriorizado o seu “comportamento” de tal forma que o coração se vincule rapidamente com os centros cardíacos de, pelo menos, oito pessoas. Então o grupo composto de nove aspirantes que despertaram esse centro pode ocultamente ser absorvido no centro cardíaco do Logos Planetário. Por intermédio do grupo, a Sua vida pode derramar, e os membros do grupo podem contribuir com a sua cota de energia para as influências da vida que circula através de todo o Seu corpo. A indicação dada acima só tem interesse para aqueles que já despertaram espiritualmente, tendo pouco ou nenhum significado para os que estão adormecidos.

2 – O centro da cabeça (coronário) deve também estar em vias de despertar, e a capacidade para “manter a mente firme na luz” deve estar parcialmente desenvolvida.

3 – Certas formas de atividade criativa devem igualmente existir e o servidor deve manifestar uma atividade qualquer no plano humanitário, artístico, literário, filosófico ou científico.

Tudo isto implica o alinhamento e a integração da personalidade e essa simpatia atrativa e magnética que de um modo ou de outro distingue todos os discípulos. Assim, sob o ponto de vista esotérico, encontram-se no indivíduo certos grandes triângulos de energia e, consequentemente, em crescente grau na humanidade. Então, também as “forças da vida criativa” circularão a partir do “ponto da cabeça” (centro coronário) ao longo da “linha que vai ao coração” e em seguida ao centro laríngeo, formando um “triângulo de luz ardente” Tal é o Caminho do Progresso do Grupo e quando isto se consumar então a Lei do Progresso Grupal começará definitivamente a funcionar e a controlar. (Psicologia Esotérica Vol. II, pág. 195-8)

b) (Extrato de uma) Reunião de Meditação de 21 de Dezembro

Esta semana, que vamos celebrar com uma reunião inaugural de meditação e uma reunião de encerramento, e que chamamos de Semana do Festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo, é essencialmente uma semana de impacto grupal. Isto significa um impacto na consciência pública. Isto é o que o Novo Grupo de Servidores do Mundo busca atingir – a consciência. Hoje, e durante a semana, na medida das nossas obrigações diárias, devemos nos esforçar para manter nossa consciência aberta a toda e qualquer impressão, inspiração, ideia e energia disponíveis. Como resultado disto, deveríamos ser capazes de transmitir a energia conforme a recebemos e na mesma medida. E como abertura desta setenária semana de impacto grupal, esta Semana do Festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo, talvez pudéssemos enfocar e jorrar energia mental dentro do total conceito do grupo esta noite, de maneira breve, mas tão nitidamente quanto possível, e assim, no decorrer da semana e na medida em que aproximamos do final do encontro, nós teremos uma boa ideia do que pretendemos quando falamos sobre o Novo Grupo de Servidores do Mundo e que pretendemos quanto falamos sobre criar um impacto na consciência pública.

Para fazer isto eu pesquisei na grande quantidade de conhecimento e informação que dispomos nos livros escritos por Alice Bailey e tentei selecionar aqueles fatores que são de importância fundamental. O que estaremos considerando nesta noite realmente envolve quatro questões:

Que é o Novo Grupo de Servidores do Mundo?
Quem são seus membros?
Que é a Semana do Festival? e
Por que ele é celebrado nesta época?

E, possivelmente, a quinta questão: Que é exigido no serviço do Novo Grupo de Servidores do Mundo neste período crítico da história humana?

Preenchemos alguns pontos que relacionam essas várias questões, perfeitamente conscientes do fato que isto deve estar incompleto, que há muito mais para ser dito, muito mais para ser conhecido, e muito mais que pode ser conhecido, particularmente para aqueles cuja consciência já está alinhada com o coração e com a alma deste grupo mediador.

Primeiro de tudo, que é o Novo Grupo de Servidores do Mundo? Na realidade, o Novo Grupo de Servidores do Mundo não é definível em termos organizacionais. Apesar de que este Festival setenário seja sempre celebrado durante a semana entre 21 e 28 de dezembro, é como num Festival Cristão ou Judaico onde seus membros não são exclusivamente Cristãos ou Judeus, ou todos não são religiosos ou políticos. Não é agnóstico ou humanista. Não é essencialmente Oriental ou Ocidental; não é branco nem negro, ou velho ou novo. Inclui, assim, todos esses e muitos outros. É basicamente um efeito. O Novo Grupo de Servidores do Mundo é um efeito de várias causas internas, duas delas sendo de particular importância para nós nesta época.

Essas duas são: primeiro, o fato que a raça humana é uma só, manifestando por meio de várias nacionalidades, raças, religiões e grupos étnicos. É uma só alma, expressando-se por meio do seu princípio em todo ser humano. Esse é o primeiro fato de importância fundamental responsável pelo surgimento final do Novo Grupo de Servidores do Mundo, muitos anos atrás.

O segundo fato de importância básica é que existem neste planeta aqueles seres que evoluíram além da escala normal da consciência humana e que, como homens iluminados e perfeitos (perfeitos somente em relação ao reino humano, mas ainda não perfeitos do ponto de vista de um estado de consciência mais elevado), possuidores de grande conhecimento, percepção e capacidade do que é possível ao reino humano. Este centro de homens esclarecidos e perfeitos, conhecido no Oriente como Sociedade de Mentes Iluminadas e no Ocidente como Hierarquia espiritual do planeta, os Mestres de Sabedoria e os Senhores de Compaixão, ou o governo interno do planeta, ou qualquer outro nome que se lhes dê, trabalha constantemente para estimular, impressionar e iluminar as mentes dos homens. Eles podem e realmente trabalham por intermédio dos seres humanos diretamente associados a eles e ao seu trabalho, os quais são conscientes deste vínculo – e são muitos. Estes são os homens e mulheres mais evoluídos no mundo que, por estarem em contato com suas próprias almas, também estão conscientemente em contato com a fonte interna da qual emanam suas inspirações.

Existem sete grupamentos na Hierarquia espiritual, e cada um é responsável por certa área de trabalho de acordo com o tipo de energia que transmite, de conformidade com a necessidade do Plano em qualquer período da história humana. Esse é o segundo fator de importância que finalmente leva ao reconhecimento do fato da existência do Novo Grupo de Servidores do Mundo. E assim foi como aconteceu. Num de seus conclaves periódicos em 1925, a Hierarquia espiritual decidiu, a fim de conhecer as necessidades especiais do mundo para o restante deste século (Século XX, NT) de unificar suas próprias atividades especializadas e também de pôr os vários membros de seus próprios grupos de discípulos trabalhando no plano físico em contato uns com os outros de forma subjetiva, intuitiva e, em alguns casos, telepaticamente. Assim o Novo Grupo de Servidores do Mundo veio à existência como uma força unida para o bem e para o progresso no mundo, como um resultado da resposta Hierárquica à oportunidade espiritual e à disposição humana para o progresso. Todas as religiões, todas as ideologias e todas as escolas de pensamento estão representadas neste grupo. Não há separação entre um grupo de serviço e outro ou entre um instrutor e ensinamento e outro. Todos são necessários para completar a rica tapeçaria da experiência humana e para encorajar e promover a evolução da consciência humana.

Isto, breve e inadequadamente, é o que o Novo Grupo de Servidores do Mundo é como um grupo. É um grupo unido subjetivamente. Não tem organização externa. Trabalha somente através de impressões recebidas e ações por ele iniciadas. Não é dirigido, nem recebe ordens. Não está sob a autoridade de um líder ou um presidente ou de um grupo dirigente. É um grupo associado de almas livres que deseja servir a raça humana por seu amor pela humanidade e por seu sentido de necessidade neste período de crise mundial.

Então chegamos à pergunta: quem são eles? Especificamente, quem são os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo? Quero dar-lhes esta definição com as palavras de outra pessoa. “Existem na Terra, em cada nação, homens e mulheres que, de uma forma ou de outra, reconhecem a Hierarquia espiritual do planeta, aqueles que têm a qualidade da não-separatividade definitivamente presente, ou a desenvolvendo rapidamente, que estão reunidos sem limitação de uma organização, mas antes de tudo pela tendência de seus pensamentos e os hábitos de suas atividades. Eles constituem um grupo que subjetivamente, espiritualmente, prática e abertamente são criadores de uma nova forma de relacionamento humano e de uma nova ordem mundial. Esta nova relação resulta numa compreensão mútua e numa cooperação mental que não reconhece barreiras e limitações nacionais.”

“No lado interno do estímulo e esforço espiritual, eles trabalham hoje como um grupo sólido. No lado externo dos assuntos do mundo, eles podem não ser conscientes uns dos outros fisicamente ou chegar a ter algum contato. Apesar disso são animados pelos mesmos princípios e levam à frente um trabalho similar em todas as nações e em todos os departamentos do pensamento e planejamento humanos. Representam uma atitude da mente.” E, como adendo, um estado de consciência. “Todo homem e mulher em cada país, em ambos os hemisférios, que está trabalhando para cicatrizar as rupturas entre povos, para evocar o senso de fraternidade, para estimular o sendo de mútua inter-relação, que não vê barreira racial, nacional ou religiosa, é um membro do Novo Grupo de Servidores do Mundo, mesmo que nunca tenha ouvido falar dele nestes termos.”

Há três grupamentos principais no Novo Grupo de Servidores do Mundo e são todos de igual importância. No próprio coração de cada grupo há um núcleo de discípulos e iniciados que sabem o que estão fazendo; conhecem seus contatos espirituais internos, estão abertos à visão do Plano e à impressão espiritual. São capazes de traduzir a inspiração que recebem em termos de ideias e linhas de pensamento, em claros ideais e programas de ação. São os inspiradores, os estimuladores, a forte influência subjetiva que está sempre presente e disponível para todos os membros da família humana com algum grau de abertura da mente e do coração.

A seguir há um segundo grupo de discípulos jovens e aspirantes ao discipulado, aqueles que ainda não conseguiram o profundo e essencial contato interno que caracteriza o iniciado, mas que estão prestes a consegui-lo, que estão em contato com suas próprias almas suficientemente o bastante para serem atingidos, tocados e inspirados, e então responderem. Por isso esta é uma das principais características do novo grupo. Eles reagem. Não estão em contato com as energias espirituais simplesmente para registrar um belo pensamento ou ideia e deixá-la assim. Eles reagem. Atuam.

O terceiro grupo consiste de centenas e milhares de homens e mulheres de boa vontade ao redor do mundo, que se caracterizam pelo amor à humanidade, pelo interesse pelo bem-estar humano, pela habilidade de trabalhar construtiva e criativamente e, essencialmente, pela capacidade de conduzir e utilizar em todos os seus contatos e relações diárias esta contagiante energia que chamamos de boa vontade, que é amor em ação. Esse é o grupo – por existir em todos os lugares aos milhares em todas as nações, não importando a forma de seu governo, sua religião ou raça – que pode, de acordo com o seu ambiente e suas condições locais, transformar energia em ação. Assim eles servem à implementação do Plano. Essa é a importância do rápido aumento desse grupo de homens e mulheres de boa vontade ao redor do mundo – eles servem onde estão para estabelecer corretas relações humanas e transformar a sociedade da qual fazem parte.

Pensemos por um momento sobre a semana do Festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Que é isto? Acabei de mencionar que um dos fatores responsáveis pelo aparecimento do Novo Grupo de Servidores do Mundo foi a decisão da Hierarquia espiritual tomada durante o conclave de 1925. Dez anos depois, em 1935, e como resultado do efeito da formação subjetiva desse grupo associado de servidores, parece, até onde posso entendê-lo, que a integral ocorrência de um importante alinhamento planetário, abriu assim a vida planetária como um todo a um tipo de fluxo de energia não previsto, porque o pré-requisito de um alinhamento completo não existia. O Novo Grupo de Servidores do Mundo apareceu para ser o último elo necessário na corrente planetária, mediando, como ele faz, entre a Hierarquia e a humanidade. Isto abriu a consciência de nossa Vida planetária a uma fonte de energia e poder não previamente acessível ou prevista. Então, em 1935 e durante a semana especial de Dezembro, nós aprendemos que as energias de Capricórnio, que agora estão fluindo em toda extensão da Vida planetária, estavam “grandemente aumentadas por energias vindas de uma grande constelação”, sendo que o acréscimo dessa época ocorre periodicamente a cada sete anos durante o mesmo período. O resultado desse primeiro influxo em 1935 foi estimular imensamente a potência da energia da boa vontade no coração humano. Embora não temos condições de verificar este fato, com o passar dos anos e a prática da boa vontade se fortalecendo e aumentando, seu efeito na atitude humana vai se tornando mais potente e reconhecível.

Essa é a origem da semana do Festival, e estamos convidados a dar todo suporte e cooperação que podemos para este aumento da energia de Capricórnio a cada sete anos, porque o seu propósito – como reconhecemos – é fazer impacto na consciência pública tão logo a força da boa vontade, em muitos casos latente nos corações humanos, se fortaleça e seja levada à condição de potência e expressão ativa. Esta periódica semana de Festival e o que pode ser feito para suportar seu propósito será vitalmente necessário durante o restante deste Século Vinte, onde a Humanidade como um todo está revertendo sua posição evolutiva na roda da vida, com todos os consequentes sofrimentos e distúrbios, e voltando para um mundo novo e melhor para toda a humanidade.

Por que Capricórnio?

Há toda uma série de diferentes fatores que se juntam durante esta semana. Como todos nós sabemos, este é o momento do solstício de inverno (no hemisfério norte, NT). Em outras palavras, é o ponto mais escuro do ano quando poderíamos dizer, simbolicamente, que a luz espiritual tocou a forma mais densa da matéria concreta e da escuridão. E momentaneamente “o Sol fica parado”, mais ou menos por dois dias. Não há nenhum dos dois movimentos “para cima” ou “para baixo”. Isto ocorre exatamente como conclusão daquilo que nós entendemos como o interlúdio inferior no ciclo anual. Assim que o Sol começa o seu movimento ascendente no céu, após esta pausa no fluxo e refluxo da energia, a maré espiritual começa novamente a mover-se para cima em direção dos três principais Festivais espirituais na próxima primavera (no hemisfério norte, NT) em Áries, Touro e Gêmeos. É dito que todos “Deuses Solares” nascem em Capricórnio porque a qualidade ou objetivo desta energia flui e propicia oportunidade espiritual. Deuses Solares são aqueles que transmitem vida na forma de amor e luz à humanidade. Dessa maneira eles representam o Sol tríplice, fonte de energia para o sistema solar. Tem havido muitos através das idades. O ser humano nunca foi abandonado sem uma fonte de inspiração espiritual.

Outro interessante e talvez significativo evento ocorre nesse período. O principal Festival Budista, que é o Festival de Wesak, ocorre no pico do interlúdio superior anual durante os três Festivais maiores a cada primavera (no hemisfério norte, NT). O Festival de Wesak marca o início do ano espiritual como a Hierarquia espiritual reconhece este ciclo anual. Então, em dezembro, o Natal – celebrado pelos Cristãos como um Festival importante – acontece no nono mês após o início do ano espiritual. E durante o mesmo período nós temos o “Festival das Luzes” Judaico, Hanukah, que também ocorre no nono mês do calendário eclesiástico judeu. É interessante também notar que o Festival Maometano do Ramadan também ocorre durante o nono mês do calendário espiritual Islâmico. Temos, então, essa repetição do nono mês, o número 9. Também sabemos que 9 é o número da iniciação, e que Capricórnio é “o signo da iniciação”. Iniciação para a humanidade significa uma expansão de consciência – um passo à frente em direção a novo estado de consciência, produzindo um novo estilo de viver e uma nova orientação para a vida.

Devemos também recordar que o planeta Saturno governa Capricórnio no aspecto tanto exotérico como esotérico, como também governa o primeiro decanato da era de Aquário, na qual estamos entrando. Saturno propicia oportunidade espiritual. A astronomia pode nos dizer tudo que pode ser conhecido agora sobre a organização física do universo e do sistema solar. A ciência pode nos dizer tudo que pode ser conhecido agora sobre os raios cósmicos que colidem com o sistema solar e com o nosso planeta. Mas somente a ciência da astrologia esotérica pode realmente nos dizer, de alguma forma, qualquer coisa sobre esse assunto que estamos discutindo agora. A astronomia pode sintetizar essas duas espécies de fato científico provendo um terceiro fator – o fato da vida e consciência no universo, manifestando-se por intermédio da forma de sistemas solares, constelações e planetas, dando propósito, plano e inteligência às energias emanadas deles, dando significado à estrutura organizada do universo e qualidade às energias dos raios cósmicos. Dessa forma é que Saturno é importante. Que Capricórnio é importante. Todas as constelações do zodíaco são importantes para cada unidade de vida no sistema solar e no universo, porque qualidade, propósito e plano são transportados por cada uma. O sistema todo é uma unidade de relações integradas, de forma que há um constante intercâmbio, evolução e movimento no universo, como também há no sistema solar, como há no nosso planeta, e também no próprio reino humano.

Novamente, por que Capricórnio? Vamos responder isto com alguns pontos específicos.

1 – Porque a energia de Capricórnio estimula o aspecto espiritual no homem, como também enfatiza o seu aspecto grosseiro e material. Ela pode conduzi-lo a um novo estado de consciência, ou iniciação.

2 – Porque Capricórnio expressa a atividade inteligente que simboliza o terceiro aspecto da Divindade, que o gênero humano está destinado a aperfeiçoar.

3 – Porque Capricórnio é um dos três “transformadores e estimuladores” (os outros dois são Áries e Touro) que abrem a porta para a Hierarquia, na medida em que progridem as iniciações do umbral.

4 – Porque Capricórnio é um signo “terrestre”, trazendo em si os germes da morte e do fim. Quando a cristalização das formas obsoletas estiverem suficientemente densa, elas podem ser facilmente rompidas e aí a vida na forma é liberada para renovada construção ao longo de melhores linhas.

5 – Porque Capricórnio é o signo da conclusão, a conclusão de um ciclo que leva à inauguração de outro ciclo de esforço, rumo a uma nova meta, a um novo cume da montanha, a uma nova visão, uma nova revelação.

6 – Porque Capricórnio é um dos signos da Cruz Cardinal, que libera o impulso da vontade espiritual, agitando as pequenas vontades dos homens para um estágio prévio no desenvolvimento evolucionário. Não há hoje por toda parte uma agitação, inclusive nas “pequenas vontades dos homens”? Quando determinamos o que é bom para a humanidade, literalmente e sem dificuldades nós o expressamos.

7 – Porque Capricórnio guarda o segredo da alma, o segredo da glória oculta, como é chamado. A principal tarefa do Novo Grupo de Servidores do Mundo é evocar a alma das nações para o exercício da ação, infundindo metas e políticas nacionais com nova visão. Não é disso que precisamos? De nova visão em nossas metas e políticas nacionais por toda parte em todas as nações?

8 – Porque Capricórnio abre a porta para a vida do espírito como um dos portões do Zodíaco. (Câncer, o outro portão, abre a porta para a vida da manifestação material).

9) Mais uma vez, porque Capricórnio é o signo da iniciação; e com a inauguração da era Aquariana e a precipitação da “segunda grande crise”, que é a crise da iniciação da raça humana no “mistério das idades e naquilo que tem sido velado desde o princípio”, o gênero humano pode agora experimentar o clímax de duas iniciações que abrem ao homem a influência de sua própria alma como também abrem a consciência da raça humana ao fato e à presença da Hierarquia espiritual do planeta que é conduzida por Cristo.

A primeira iniciação, que as massas dos homens estão experimentando agora, é chamada o “Nascimento”; e a segunda iniciação, do “Batismo”, pode ser experimentada simultaneamente por muitos aspirantes ao discipulado. Para aqueles a quem essa ideia é nova, talvez eu possa dizer brevemente que iniciação não envolve nenhuma cerimônia exterior, nem nenhuma pessoa concedendo alguma coisa ou conferindo algo a alguém. Iniciação é algo que cada ser humano alcança por si só de acordo com o desenvolvimento e o estágio de sua própria consciência e com um longo processo de crescimento e desabrochamento.

Na media que ele avança nos necessários degraus do seu próprio treinamento, crescimento e desabrochamento, sua consciência expande. Hoje, com as condições da família humana como ela é e o surgimento do desencanto com as coisas como elas são, as massas dos homens estão pontas para alcançar a primeira iniciação – o nascimento do Cristo no coração humano. Essa iniciação com esse profundo nome – o nascimento – produz do sofrimento e caos a ordem natural e ritmo, controle físico e melhores relações. Isso significa que na medida em que esse processo alcança seu clímax, e muito provavelmente esteja no seu clímax agora, e na media que a humanidade avança através da crise, seremos capazes de lidar melhor com nossa vida física e trazer ordem para todos os negócios no plano físico. Na medida em que isso ocorrer haverá uma melhor participação nos recursos materiais do mundo, um melhor controle e orientação dos aspectos físicos e materiais da vida, uma mudança da “economia da escassez” para a “economia da abundância” – porque há abundância, materialmente falando, e suficiente para todo ser humano viver decentemente – e a consequente libertação do medo da insegurança e da penúria das massas do povo no mundo.

Existem hoje milhares de aspirantes ao discipulado e discípulos em prova passando pelo clímax da segunda iniciação que é o batismo, “entrando na corrente” de trabalho da Hierarquia. Descobriremos que o longo estágio de domínio dos aspectos meramente físicos da personalidade é substituído pelo domínio da turbulenta natureza emocional. Em geral há um longo período de tempo entre a primeira iniciação, com seus efeitos de controle e domínio físicos, e a segunda iniciação que envolve domínio sobre o plano emocional. Consequentemente, isso conduz à inspiração e iluminação da mente pela alma. Por esta razão somente a natureza mental é capaz de mostrar qual influência que pode afetar e controlar a natureza emocional e que pode livrar o homem dos efeitos de seu próprio desequilíbrio e reação emocional. Isso “desobstrui a atmosfera” do mundo do pensamento e sentimento e serve para dissipar a miragem mundial.

Essas duas iniciações estão agora prosseguindo simultaneamente na consciência humana, produzindo seus efeitos e firmemente levando a humanidade ao ponto no qual todos os verdadeiros trabalhadores juntos produzirão um efeito combinado sobre as tendências e negócios mundiais por intermédio do “impacto grupal na consciência pública”. A tendência para a boa-vontade e corretas relações entre os povos do mundo que no presente é limitada e, em certos casos, é mais teórica que prática, florescerá e dará frutos.

Que se requer do novo grupo de servidores do mundo em termos de serviço no futuro imediato? Que se requer de nós, se quisermos ter ideia de nós mesmos nestes termos, e por que não? Estamos comprometidos com os objetivos imediatos do Plano. O Plano é um Plano de luz, amor e poder. As três metas do Plano para o futuro imediato são a iluminação da mente, a revelação do amor e a evocação da vontade.

Assim, o novo grupo de servidores do mundo tem como seus objetivos imediatos:

1 – Elevar o nível da consciência humana para que a realidade espiritual possa ser introduzida nos assuntos do mundo.

2 – Clarificar a situação internacional. Isso requer que cada nação ponha sua casa em ordem e assuma sua responsabilidade para com todos os membros da família humana.

3 – Incrementar a ideia de grupo, assim então o bem grupal, a compreensão grupal, as inter-relações grupais e a boa vontade grupal substituem os objetivos limitados e egoístas.

Novamente, o Novo Grupo de Servidores do Mundo tem a finalidade de produzir um balanceamento das forças presentes no mundo atualmente, responsáveis pela inquietação e o caos; assim, será possível à raça voltar ao ponto de equilíbrio, o equilíbrio das forças. Essa é a desesperadora necessidade no presente momento quando temos de encontrar aquele ponto de equilíbrio que resultará em estabilidade. O Novo Grupo de Servidores do Mundo, devido a seu próprio estágio de consciência, está capacitado para prover esse terceiro fator equilibrador. Isso ele faz não pela revolução, mas pela revelação e por intermédio da evolução. Enquanto revolução pode produzir apenas uma mudança na forma, revelação e evolução podem produzir mudança na consciência e assim, as novas formas que emergem, as formas de governo, as formas de nossas instituições sociais, possuem o alarme, os princípios fundamentais sobre os quais podem criar os indispensáveis bons resultados para o bem-estar e progresso humanos.

É dessa forma que o Novo Grupo de Servidores do Mundo trabalha. Por todo o mundo encontramos homens e mulheres com novos estados de consciência já desenvolvidos ou em desenvolvimento (a consciência da alma), capazes de responder à impressão espiritual, sendo capazes de transmitir inspiração e revelação, capazes de exaltar a consciência humana; capazes, essencialmente, de ações práticas nos locais onde se encontram de acordo com as oportunidades e as necessidades do seu próprio ambiente. A energia com a qual trabalham é a energia da boa vontade, esta energia simples e prática que todos nós podemos contatar e usar nas nossas relações e formas de serviço, se tivermos algum senso de compromisso com a raça humana. A boa vontade está disponível para todos nós em abundância. Todos nós podemos expressá-la abundantemente; e seus efeitos, embora talvez não mensuráveis por nossos sentidos físicos, serão espiritualmente grandiosos e servirão para implementar o emergente Plano e seus propósitos.

Gostaria de concluir, ao começar a nossa meditação, com o desafio que nos foi lançado por um daqueles que criaram ensinamentos inspirados para a raça dos homens e de aplicação prática para as necessidades do mundo de hoje:

“Desafio os pensadores do mundo a abandonar seu sectarismo, seu nacionalismo e seu partidarismo e, num espírito de fraternidade, trabalhar na sua própria nação considerando-a como parte integrante da grande federação de nações – federação existente agora no plano interno, mas que espera pela atividade do mundo dos pensadores para sua materialização no plano externo.”

“Peço-lhes que abandonem seus antagonismos e suas antipatias, seus ódios e suas diferenças raciais, e tentem pensar em termos da família una, da vida una e da humanidade una. Não peço por uma resposta sentimental ou devocional a esse desafio. Gostaria de lembrar a vocês que esse ódio e separatividade levaram a humanidade à presente condição lamentável. Entretanto, gostaria de acrescentar a esta mensagem o fato que há no mundo atualmente número suficiente de homens livres das tradições para produzir mudança nas atitudes do gênero humano e na opinião pública, se estiverem à altura para um ato de vontade para o que eles conhecem e acreditam.”

“Trabalhem e deem, amem e pensem e auxiliem aqueles grupos que estão trabalhando e não destruindo, amando e não atacando, construindo e não demolindo pela violência. Não sejam enganados pelos argumentos ilusórios que a destruição é necessária. Não há dúvidas que ela foi necessária, mas o ciclo de destruição chegou ao fim, e os construtores devem agora entrar em ação.”

“Acima de tudo, eu os desafio para uma vida intensa e mais profunda e em nome de todos os seus irmãos, os imploro a fortalecer o contato com suas próprias almas, fazendo assim sua parte para tornar a revelação possível; fazendo sua parte para a chegada da luz e, portanto, estando na vanguarda dessa nova luz e nova informação, e então mais bem capacitados para apontar o rumo e aclarar o caminho para o ora desorientado buscador. Aqueles que não estão prontos para os futuros eventos estarão cegos para a luz que emerge e desorientados pelas maravilhas reveladas; eles serão varridos pelo vivente alento de Deus, e é para o Novo Grupo de Servidores do Mundo que nos dirigimos para habilitá-los para tal evento.” (Mary Bailey...)

Início