Navegação

CONVERSAÇÕES ESOTÉRICAS


Capítulo XIV

A SENDA DE CUMPRIMENTO UNIVERSAL

Referimo-nos amplamente, em nossa conversação anterior, ao tema do Anjo Solar e, na sequência dos comentários, tentamos descobrir nossa vinculação íntima a esse Ser Espiritual ou Eu transcendente, Meta da nossa vida como aspirantes. Assim, pudemos estabelecer conjuntamente uma zona iluminada dentro da consciência suscetível de receber inspiração e, nessa zona, uma linha invocativa ascendente que orientaria nossas pesquisas espirituais para o nível mais elevado da nossa natureza humano-divina. No quadro dessa orientação bem definida para a Luz, ou Senda de Reconhecimento, devemos agora reiniciar o processo de contato com a nossa Realidade espiritual. Portanto, não devemos nos deter no exercício intelectual, analisando as qualidades maravilhosas do Anjo Solar, Centro Espiritual da nossa vida, mas temos que tentar estabelecer contato consciente com Sua radiante natureza divina e acolher dentro do coração a Luz imortal que Ele reserva para nós, desde o próprio princípio da nossa história como seres humanos.

Enfim, vamos entrar em uma fase eminentemente prática, no que se refere às nossas concepções mais elevadas e de acordo com as capacidades de ação que tenhamos sido capazes de desenvolver durante as nossas vidas como aspirantes espirituais. Passarmos da Senda de Reconhecimento da Verdade à conquista da mesma, transferirmo-nos da simples ideia orientadora ao supremo gozo da ação, ou Senda de Cumprimento, implicará talvez um tremendo esforço, devido ao qual, através dos tempos, temos estabelecido uma série incalculável de hábitos mentais, emocionais e físicos que nos impelem para outras direções e nos obrigam a seguir fatalmente "uma linha de menor resistência" imposta pelas tradições e atavismos do passado, com sua interminável resultante de esperanças, desejos e temores.

Agora sabemos, mesmo que de forma vaga e intuitiva, que possuímos uma Alma superior que, segundo nos é dito esotericamente, tem o desenvolvimento espiritual de um Adepto, ou seja, de um Iniciado em todos os graus exigidos como Meta da perfeição humana. Sabemos também que Suas qualidades são de origem Solar e que Suas motivações essenciais são converter os homens em seres inteligentes e livres, capazes de atravessar as fronteiras que separam, dentro da Consciência infinita da Natureza, o Reino humano do Reino Divino. Esse é o nosso trabalho atual dentro da temática imensa dos Sete Raios e cada qual, segundo sua própria estatura espiritual, deverá realizar o necessário esforço exigido. Em alguns de nós, esse esforço tenderá para uma simples reorientação de atividades físicas ou para a construção de um bom caráter que enobreça as suas atitudes no trato social e, assim, exercitar relações humanas corretas. Em outros, a preocupação constante será a criação de um campo de serviço apropriado, como complemento de suas vidas espirituais, e seu interesse terá um caráter eminentemente seletivo. Mas cada um, dentro do campo de ação dos seus objetivos particulares, tentará se projetar para a Meta mais afastada, criando as linhas de acesso ao Ashram e, posteriormente, ao Coração do Mestre.

Bem, desde o início das nossas conversações, já falamos de todas essas coisas, mas nunca passamos de um simples flertar com as maravilhosas ascendências cósmicas do nosso Anjo Solar, que nos encheu, como era previsível, de um certo romantismo espiritual. Mas agora, ao termos que passar para o terreno da ação espiritual e cumprir assim o propósito básico da nossa vida, devemos desenvolver um novo tipo de valores e infiltrar o elemento dinâmico de nossa natureza espiritual mais elevada, para que todo prazer, toda alegria e toda aspiração fiquem subordinados ao estabelecimento de contatos com o nosso Anjo Solar, e deixar definitivamente que seja Ele que nos guie a seguir e nos revele os segredos da ação que devem qualificar nossa vida com a Luz interna, idealizando-nos até o ponto em que todos sigamos, com certeza e segurança absoluta, o Caminho que conduz ao Ashram e ao Mestre, neste Ashram que deve nos conduzir à Iniciação.

Trata-se, como verão, de realizar os maiores objetivos a que um ser humano pode aspirar aqui na Terra, desde o momento que sua vida se torna potentemente invocativa e passa do estado de consciência do simples aspirante à etapa de Discípulo plenamente aceito e reconhecido. Existe uma técnica específica para os aspirantes espirituais desta Nova Era de grandes oportunidades espirituais. Poderíamos defini-la tecnicamente "Como se...”. Trata-se de uma expressão enormemente dinâmica sob o ponto de vista interno, uma afirmação constante do Propósito Espiritual que nos guia para as mais altas realidades. Por outro lado, uma técnica muito fácil de ser seguida e assimilada corretamente. É, simplesmente, perante qualquer situação social ou individual, sejam quais forem as suas características expressivas, suas causas ou suas linhas de convergência humanas, remontarmo-nos em consciência ao mais elevado de nós mesmos e atuarmos, assim, de acordo com o mais correto modelo de ação ao nosso alcance. Logicamente, nossa ação deverá ser subordinada a ele, como se nós fôssemos esse modelo e não tivéssemos outra opção que o realizar e revelar. O que mais interessa, portanto, é a escolha desse modelo que constituirá a base da nossa ação, que pode oscilar entre a expressão correta de um bom cidadão, pleno de capacidades de ação social, e a suprema atividade cósmica de um Iniciado. Em todo o caso, o processo se desenvolverá partindo de uma base de segurança e de confiança nas próprias forças e na avaliação correta das nossas possibilidades de ação. Cada qual terá ante si um quadro de situações claramente formuladas, um tipo especial de visão e um Modelo ideal de Vida que determinará o impulso dinâmico, como se este, aparentemente tão longínquo, estivesse se realizando praticamente no prazer da ação social... Penso que, para uma grande parte das pessoas que mês após mês vem assistindo a essas conversações, o modelo ideal de vida será o próprio Anjo Solar, o Eu transcendente, sobre cuja Vida Causal já temos algumas referências positivas.

Ao longo da Senda inefável, surgem as grandes capacidades de ação e as distribuições corretas de forças relativas às situações sociais que a vida pessoal nos apresenta e à sinceridade das nossas reações psicológicas, sempre medidas em termos de discipulado. Agora já não se trata de medir as consequências da ação de acordo com um padrão de segurança sustentado por todos, do fundo do coração e que sutilmente nos condiciona e limita, mas de lançar-se definitivamente para a conquista da oportunidade sem visar os frutos mais ou menos maduros das nossas ações, amparados apenas na segurança e plena confiança de que Ele, o Anjo Solar, é o nosso modelo de vida único e insubstituível, que guia nossos passos e arma os nossos braços para a luta. Devido a esse inevitável processo de Substituição, convertemo-nos no próprio Anjo Solar e enfrentamos os acontecimentos da existência cármica sob o ângulo do Discípulo aceito e não do aspirante inexperiente, cheio de conflitos pessoais, lutas, dúvidas e temores. "Atuar em Seu Nome", como Cristo aconselhou, tomar Sua iniciativa, se posso empregar semelhante expressão, colocar-se em Suas funções e fazer que nossa ação social seja uma réplica exata da Sua, essa deve ser a orientação constante das nossas atitudes. Pois bem, é a esse extraordinário processo de Substituição, deliberadamente imposto à nossa pequena vontade, que esotericamente chama-se técnica "Como se...", uma atividade ao alcance de qualquer um de nós, já que cada qual, do fundo do coração e segundo a sua própria medida e conhecimento, extrairá a luminosidade dos modelos mais apropriados a cada momento psicológico e a cada acontecimento social produzidos.

O Supremo Guia da Ação Causal

Os senhores dirão, talvez, que esse processo de Substituição, ou seja, o de imaginar um Modelo de perfeição e tratar de se adaptar depois a ele, realiza-se espontaneamente em todas as pessoas, seguindo o processo imutável da evolução natural. Essa é uma suposição correta, ainda que limitada sem dúvida pela peculiaridade dos motivos humanos que, se somos sinceros, veremos que se encontram quase que inteiramente circunscritos ao prazer do imediato, ao conforto excessivo e à procura de segurança de ordem material. Logicamente, nessas conversações esotéricas, vimos prescindindo deste imenso setor humano sem aspirações de caráter espiritual. Estamos sempre nos referindo, de modo muito objetivo e definido, ao grupo de pessoas realmente interessadas em exercitar as qualidades espirituais de sua vida, que tenham se despojado de uma parte considerável de suas limitações psicológicas e estejam cuidando de ampliar sua visão interna. Como dissemos em alguma das palestras anteriores, o ocultista treinado não é um visionário ou um alucinado que persegue sonhos, mas uma individualidade genuinamente prática, imersa na ação social. Desse ponto de vista, o que estamos tratando aqui pode constituir um material muito valioso para que melhoremos psicologicamente e para enaltecer nossas qualidades espirituais latentes, a fim de despertar dentro da consciência aquela nobre resolução que leva à conquista dos grandes Arquétipos, mentais, emocionais e espirituais, e, se possível, à descoberta dos Tesouros do Reino, como são definidas misticamente as oferendas do Anjo Solar.

Realizar "Como se..." é a suprema razão de vida, não uma simples técnica definida de integração, ainda que, aparentemente, atue como tal, na absoluta segurança de que a busca de um Modelo superior ao nosso alcance, seja qual for o nível onde aconteça, sempre será uma meta de aproximação do Anjo Solar que, sem que percebamos, também se projeta em nós, em proporção idêntica ao esforço de contato que estamos fazendo. Sobre isso, consideremos que o Anjo Solar não é um Ser extático, totalmente imerso na contemplação do Reino dos Céus, ou Nirvana Cósmico, de onde procede. Com essas palavras, não quero dizer que esse contato transcendente não exista, mas, sim, indicar que o gozo supremo do Anjo Solar é ajudar "de cima" o intrépido investigador e o aspirante sincero, o Discípulo Espiritual que, lenta e trabalhosamente, está trilhando a Senda que conduz a Ele. Inconsciente da alma humana durante períodos imensos de tempo, enquanto esta se encontra completamente mergulhada na vida material e no prazer dos sentidos meramente físicos e desejos emocionais, a atenção do Anjo Solar desperta e se dirige para a vida da personalidade quando esta sente nascer dentro de sua vida a aspiração ao Alto e começa a "relembrar" dentro de si a indelével recordação da Morada Espiritual de onde procede e a sentir profundamente o prazer e a angústia que promove dentro do seu ser o sentimento profundo dos Bens Imortais.

Sendo assim, de acordo com o nosso estudo dos Raios, o modelo que os senhores consigam vislumbrar, como uma concretização da técnica "Como se...", deverá estar de acordo com o Raio espiritual a que o Anjo Solar pertença, assim como com os Raios que condicionam a nossa personalidade humana. O único cuidado deve ser, no entanto, o Modelo que possamos alcançar normalmente, seguindo a evolução do triplo veículo físico, emocional e mental, através de cujo conteúdo de experiência expressamos determinado Modelo Causal. Então, consideremos que, sem dúvida, o mais importante na vida individual será a criação mental do modelo a que tenhamos decidido ajustar a nossa conduta. À medida que desenvolvemos esse Modelo visualizado na ação social da nossa vida, as qualidades distintivas dos Raios integradores irão se apossando da personalidade, fortalecendo e ampliando sua aspiração superior.

Deve chegar um momento na vida do homem em que o modelo eleito e a conduta social se equilibrem e se complementem ao ponto de constituir uma unidade indissolúvel de consciência. Isso ocorre frequentemente, quando a energia de um Raio tiver sido devidamente descoberta e integrada como uma função natural na vida psicológica da personalidade. Acontece então, empregando aqui um conhecido termo místico, "um vazio na alma", e, como consequência, a aspiração espiritual desperta para outro modelo espiritual, de tipo superior, que inclui uma nova atividade de consciência que funcionará logicamente num nível mais elevado de vibração, em relação às qualidades de Raio. Nos tratados esotéricos, é dito que "...o segredo que subjaz no processo de evolução do Quarto Reino, o Reino humano, é o de Translação” e que a alma humana sobe às alturas do Bem Cósmico, transferindo-se, polarizando-se ou ascendendo de Plano em Plano, de nível em nível, de veículo em veículo e de Arquétipo em Arquétipo, até que, no final de uma série imensa de progressões para as alturas, chega a estabelecer contato um dia com o Anjo Solar, acontecendo, então, o processo liberador que chamamos tecnicamente "Iniciação".

Nosso Raio, Nosso Modelo

O segredo da Translação que cada um efetua espontaneamente, seguindo o processo da evolução, se revelará ostensivamente no homem superior, na personalidade humana em processo de integração, que está capacitada a "visualizar Modelos" de tipo espiritual e de ajustar-se a eles mediante a disciplina e o esforço conjuntos, ou seja, empregando a técnica "Como se...", característica específica de todos os que estão se preparando para a Iniciação. No entanto, tenhamos presente que todo o modelo criado pela mente humana ou visualizado através do poder imaginativo do coração é essencialmente uma projeção do poder dos Raios, pois Eles são a nossa própria vida, seja qual for o nível em que esta se manifeste. Nunca poderemos separar qualquer atividade da consciência das qualidades distintivas dos Raios. O único objetivo que se pretende mediante a técnica "Como se..." é esclarecer e acentuar as características desses Raios, tal como se expressam em nossas vidas, e acelerar o processo evolutivo que nos aproximará do nosso Anjo Solar. A sucessão constante de Modelos cada vez mais luminosos e radiantes na nossa vida de aspirantes implicará Respostas cada vez mais diretas, claras e vigorosas do Anjo Solar que, depois de períodos imensos de solidão e de inefáveis Sacrifícios Causais, vê abertas perante Si as Perspectivas douradas da Redenção humana e, ainda, aquelas outras, misteriosas e sublimes, que pressagiam Seu Retorno ao Céu Cósmico, ou Nirvana divino de onde procede...

Viver de acordo com o Modelo que tivermos escolhido conscientemente como guia da nossa conduta, afetará, sem dúvida, o ritmo da nossa vida pessoal, que se verá obrigada a viver "a partir de dentro", do centro mágico da vida psicológica de Raio e, ao mesmo tempo projetada, "para fora", através do esforço incessante de transferência da consciência na busca da objetividade do modelo. Assim, pode-se supor que todo o processo virá caracterizado por uma linha de execução de Raio, pois não podem ser imaginados modelos que não estejam de acordo com esses Raios ou em processo de integração com os mesmos. Portanto, o interessante e realmente efetivo na vida individual é "idealizar" constantemente e, nobremente, tratar de encarnar praticamente essas ideias superiores. O processo é simples de compreender, mas difícil de realizar, pois nem todos os seres humanos, inclusive um grande número de aspirantes espirituais, são capazes de idealizar corretamente e de materializar, depois, em suas vidas de relação social, o esquema subjetivo de suas imaginações elevadas e de integrá-lo, progressivamente, em sua conduta pessoal quotidiana.

Vejam então que, quando lhes falo dessa técnica "Como se...", estou consciente do poder visualizador que potencialmente todos temos, mas que talvez ainda não tenhamos utilizado em toda sua grandeza e efetividade. O fato de se encontrarem "aqui e agora" e de participarem assiduamente dessas conversações esotéricas indica indubitavelmente a existência de uma razão superior, ou de uma causa profundamente espiritual, que está se revelando. A técnica "Como se...", a criação de modelos de vida realmente causais e a constante aspiração para cima e para dentro na busca do Anjo Solar de suas vidas, pode levá-los, como sempre levou no transcorrer dos tempos tantos seres humanos que hoje são a glória da humanidade terrestre, "da sombra à Luz, do irreal ao Real e da morte à Imortalidade".

Os Raios e as Iogas

Assim, conscientes da nossa missão como aspirantes espirituais ou como discípulos sujeitos à "supervisão solar", vamos agora dirigir nossas ideias para outros aspectos, também importantes, que podem surgir como perguntas inquietantes na nossa Senda de Cumprimento Universal. Uma dessas questões poderia ser, por exemplo, sobre a relação existente entre o modelo escolhido como guia de conduta e algum determinado tipo de Ioga. Poderíamos contestar essa pergunta no sentido de que Ioga é caminho, união e cumprimento, essas três palavras constituindo estados consubstanciais com o esforço que se está realizando, na intenção de converter as nossas ideias e modelos em expressões práticas. Seja qual for o tipo de Ioga, considerado sob o ponto de vista físico, emocional, mental ou espiritual, devemos admitir que haverá sempre em sua base oculta ou mística, um modelo previamente visualizado pelo indivíduo, que corresponde às características específicas que aquela Ioga encarna, sendo o esforço sincero de adaptação, ou a técnica "Como se...", que caracteriza o motivo do treinamento que essa Ioga oferece em resposta a visualizações subjetivas prévias e constantes.

Portanto, cabe admitir, num sentido muito lógico, que as Iogas, em seus diferentes níveis e características e em suas motivações básicas ou raízes primárias, foram Modelos definidos de ação espiritual, criados por alguma poderosa Entidade humana do passado e materializados como frutos objetivos de um processo sistemático de "visualização, sendo a técnica "Como se..." o esforço a que Ela se sujeitou para permitir que o ideal encarnasse na forma de uma atitude ou conduta determinada. Desse modo, a Ioga, em seus distintos sistemas de treinamento e expressões, é a experiência particular de certas Individualidades definidas que, assim como o grande Patanjali, ofereceram em suas vidas alguns modelos sublimes de ação prática. Desse ponto de vista, a Ioga surge como um legado hierárquico dos insignes Guias da Raça para a humanidade em seus vários níveis de evolução. Todos os sistemas de treinamento espiritual ou disciplinas da Ioga surgem originalmente de um tronco comum, a Hierarquia Espiritual do Planeta, sendo seus diferentes aspectos expressivos a sagrada experiência daqueles Seres que introduziram a Ioga nas atividades sociais e espirituais do nosso mundo. Contudo, e deve-se dedicar a máxima atenção a essa ideia, chegará um momento na vida do sincero aspirante espiritual em que a intensidade de sua vida e a profundidade de sua alma aspirante lhe indicarão "o caminho não trilhado" na sua consciência que ele, e somente ele, será capaz de descobrir e percorrer. Esse é o caminho do Anjo Solar. Ninguém pode nos mostrar esse caminho tão secreto e sutil, porque é o carma do ser humano e não algum sinal externo que deve orientar a vida para seu descobrimento e, finalmente, para a sua conquista... Somente o próprio Anjo Solar, em um estágio de consciência definido da evolução da alma individual, enviará Seu Raio de Luz e de esperança, já que Ele é o verdadeiro Modelo ou Arquétipo do homem, Aquele que, como dizem os grandes sábios do mundo oculto, "...conhece o fim desde o princípio" e sabe qual é o verdadeiro destino do homem, pois, em Suas Mãos imaculadas, estão os dons e ofertas que Deus, o Insigne Criador do Universo, tem reservado para cada um de nós.

Pergunta: Suas explicações parecem muito lógicas, mas me pergunto: quantas pessoas atualmente possuem capacidade suficiente para criar modelos e se ajustar construtivamente a eles?

Resposta: Atualmente, a quantidade de pessoas preocupadas com a arte de criar modelos definidos de ação social correta, como consideramos em nossa conversação de hoje, talvez seja muito restrita, pois, na realidade, trata-se de preparar o caminho para a Iniciação. Referimo-nos, e espero que tenham compreendido assim, à introdução do fator "vontade" de ação em nossa vida de aspirantes espirituais, ou melhor, a deixar de lado os ideais românticos ou os profundos misticismos e passar para a atividade prática, mediante o estímulo de modelos definidos que nossa mente possa facilmente visualizar. A visualização é um caminho de luz dentro da consciência e todos podemos iniciá-lo à vontade, totalmente à parte das considerações de caráter intelectual de que infelizmente nossa vida está tão impregnada. É outra forma de definir o Antakarana, mas entenda-se que essa "ponte do arco-íris" só pode ser criada pela vontade do homem e pela ajuda que o Anjo Solar possa lhe oferecer, vendo sua vontade decidida de ação. Considerem a técnica "Como se..." como a forma mais direta e precisa de criar o Antakarana de Luz na alma do discípulo.

Pergunta: Em suas linhas gerais, a técnica “Como se..." me parece boa. Mas o que acontece com as pessoas, e há muitíssimas, que não têm imaginação para formulá-la?

Resposta: Todas as pessoas têm imaginação e cada qual a usa segundo as capacidades provenientes de seu desenvolvimento espiritual. Mas, naturalmente, ao nos referirmos à técnica invocativa "Como se...”, preocupamo-nos única e exclusivamente com as pessoas cuja sensibilidade e imaginação estão se reorientando para os níveis causais, como acontece com os aspirantes espirituais de certo desenvolvimento interno. O motivo essencial de suas vidas é "aspiração ao superior". Partindo dessa base, resulta não somente lógico, mas até familiar, adotar uma técnica definida de contato com o Eu Superior, chame-se "Como se..." ou Ioga. O que se pretende é penetrar profundamente no processo de Substituição Causal que cada um deverá realizar no nível que, por lei de vibração ou de evolução, lhe corresponda. Pense também que, quando me refiro a esse processo de Substituição, levo em consideração o Raio Espiritual que inspira e regula a vida e o destino desses aspirantes, ou seja, o seu grau de aproximação ao Anjo Solar de suas vidas.

Pergunta: Em relação ao que estava dizendo, o senhor acredita então que existe uma analogia fundamental entre os Raios e as distintas Iogas conhecidas?

Resposta: A correspondência entre os Raios e as Iogas é total e absoluta. Referi-me a essa realidade em uma das minhas palestras acerca dos Raios, quando adverti dos perigos para os aspirantes de adotar técnicas padronizadas de Ioga. Cada um é a sua própria Ioga, ou seja, o seu próprio Caminho para a Divindade, e esse caminho será tanto mais fácil de seguir quanto mais dados possuirmos sobre o mesmo, já que, ao estudar a vida psicológica dos Raios, nos sentimos mais identificados com uns que com outros. Como sabe, na Natureza existe um princípio de participação espiritual com todo o criado. Esse espírito de participação só pode ser exteriorizado através da própria atividade do Raio Mágico, que é a nossa própria vida em sua essência. Essa consciência, ou espírito de participação pode ser desenvolvida através da técnica "Como se...", que encobre o segredo da autorrevelação ou, se prefere, da inspiração. Quando chegamos a certo ponto de integração espiritual e se produz uma faísca dessa infinita inspiração ou iluminação, sabemos com absoluta certeza qual é o nosso Raio Espiritual e qual a Ioga mais conveniente para desenvolvê-lo. Sendo assim, considerando o que foi dito em conversações anteriores sobre a relação entre os raios e os Centros Etéricos, não nos será muito difícil estabelecer uma analogia entre os Raios e as Iogas. Vejamos:


RAIO CENTRO IOGA
Coronário Devi Ioga (Aproximação ao mundo dos Devas)
Cardíaco Agni Ioga (Ioga de Síntese)
Laríngeo Mantra Ioga (Expressão do Verbo)
Sacro Hatha Yoga (Subindo para o centro Laríngeo)
Frontal Raja Yoga (Ioga da Mente)
Plexo Solar Bakti Yoga (Subindo para o Coração)
Base da Coluna Vertebral Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Karma Yoga, Laya Yoga, Tantra Yoga, Pranayama Físico etc.

Essas analogias, que cada um pode interpretar a seu modo, podem nos ilustrar sobre as energias dos Raios que intervêm no desenvolvimento das diferentes Iogas conhecidas, cujas técnicas expressivas devem corresponder perfeitamente àqueles, devendo ser resultado de um equilíbrio adequado entre os Raios, Centros e glândulas endócrinas.

Pergunta: Apesar da segurança com que o senhor fala, não sei até que ponto poderemos utilizar criadora mente a imaginação segundo a técnica “Como se...”, para invocar as energias do nosso Raio Espiritual sem conhecer ou sem ter noções desse Raio. Minha pergunta é esta: podemos imaginar algo que não conhecemos?

Resposta: Por que não? Trata-se simplesmente de níveis de imaginação e, dentro de nós, existe uma infinita majestade e uma prodigiosa vastidão de imagens e ideias que procedem do nosso remotíssimo passado ancestral. Fala-se muito hoje em dia do inconsciente coletivo e dos fenômenos que se realizam dentro da consciência do homem. No entanto, não falarei desse inconsciente coletivo, mas da capacidade de imaginar que a individualidade humana tem. Quando o indivíduo quiser visualizar ou imaginar, pode fazê-lo devido à potência criadora em seu interior. Se assim não fosse, não haveria possibilidade alguma para a literatura nem mesmo para o mais simples dos conhecimentos. Como sabe, as narrativas e os contos, as novelas e os livros de texto, baseiam-se absolutamente na capacidade humana de imaginar... Por que então não imaginar o Raio de nossa vida? Ao menos é algo que está aqui, no nosso interior, e temos, além disso, a capacidade de viver nossa própria vida, o que, às vezes, exige uma capacidade considerável de imaginação. Portanto trata-se simplesmente, se o senhor aceita essa sugestão, de fazer uma novela com a experiência da nossa própria vida, tomando como ponto de partida nossas reações ante o ambiente e as pressões ambientais e de canalizar a nossa imaginação criadoramente. Os grandes imaginadores, os músicos inspirados, os artistas, os poetas etc., expressam em suas criações, na maior parte das vezes, retalhos de suas próprias vidas. Na realidade, estão se projetando através da técnica "Como se...", seguindo as diretrizes absolutas de seus Raios Espirituais.

Início