Navegação

CONVERSAÇÕES ESOTÉRICAS


Capítulo XIII

O MISTÉRIO DO ANJO SOLAR

Em nossa conversação de hoje, vamos tratar de um dos temas mais apaixonantes para o investigador esotérico. Trata-se do Mistério do Anjo Solar, a Entidade Causal ou Eu Superior a que aludem frequentemente os tratados teosóficos e místicos. Segundo a tradição esotérica, "...O Anjo Solar é um Adepto, um Iniciado em todos os graus. Adquiriu Sua Perfeição atual num Universo anterior.... É o fruto de uma elevada evolução Cósmica...”

Essas referências a um Universo anterior a este onde vivemos, nos movemos e temos o ser, têm relação naturalmente com a evolução do nosso Logos Solar, Que, segundo nos é dito esotericamente, iniciou a evolução de Sua esplêndida Vida Psicológica em um Universo precedente e atualmente está desenvolvendo o aspecto Alma ou Sensibilidade Cósmica neste Universo de Segundo Raio, em que o Amor é a qualidade mais relevante. Já que Deus é trino, podemos supor, empregando a analogia, que haverá um terceiro Universo, síntese dos dois precedentes, em que o nosso Logos Solar terá como Meta suprema de sua Vida o desenvolvimento da Vontade Dinâmica, uma expressão do Primeiro Raio, cujas implicações e significados escapam à mais sagaz e penetrante compreensão humana. As características desses três Universos, sob o ângulo dos nossos conhecimentos esotéricos, nos mostram a seguinte analogia no que se refere à vida humana:

Vida do Logos Solar

Veículo Aspecto Qualidade Raio
Primeiro Universo Atividade Criadora Inteligência
Segundo Universo Amor-Sabedoria Sensibilidade
Terceiro Universo Vontade Dinâmica Síntese

Vida Humana

Veículo Aspecto Qualidade
Corpo Físico Personalidade Razão
Corpo Emocional Alma Sentimento
Corpo Mental Mônada União

Quanto ao Anjo Solar, cuja atividade mediadora e redentora está situada naturalmente entre a Mônada Espiritual e a Personalidade Psicológica do homem, devemos insistir novamente na afirmação esotérica de que "é um Iniciado em todos os graus", ou seja, um Adepto, para que possamos ter uma noção de Sua Vida esplendente e também reconhecê-lo através das grandes mitologias do passado, com suas representações simbólicas das elevadas verdades espirituais, que nos apresentam o Anjo Solar na figura de Prometeu, o glorioso defensor que rouba o Fogo do Olimpo (a luz imortal da consciência) para oferecê-lo aos filhos dos homens que viviam "em escuridão perpétua", fazendo-se, assim, merecedor da ira do deus Júpiter, que o aprisiona no alto de uma rocha, condenando-o a ter suas entranhas eternamente devoradas pelos abutres.

Ainda que a brevidade desta conversação nos impeça de fazer um estudo detalhado da lenda mitológica de Prometeu, interessa-nos conhecer ao menos a síntese do seu significado absoluto. Os Anjos Solares, os Prometeus Cósmicos, contemplam do Olimpo (o Plano Mental Cósmico) como os homens-animais, base ancestral da Raça humana, se debatem na obscuridade de suas vidas e, apiedados de sua cegueira (a ausência de entendimento racional), decidem dotá-los de alma e consciência e, "em um indescritível ato de amor e de sacrifício", introduzem a Luz de Suas Vidas Cósmicas no cérebro instintivo dos homens-animais, convertendo-os em seres humanos. Esse é o sentido simbólico da lenda de Prometeu, ou O Filho da Mente, como alguns tratados esotéricos o definem também. Apesar da explicação ter sido forçosamente breve, creio que nos ajudará a compreender o significado oculto da Obra dos Anjos Solares quanto aos seres humanos, "operando misteriosamente do centro de Seus Corações", para que se autorreconheçam como parte integrante da Divindade, sendo a Luz, ou o Fogo de Suas Vidas de Adepto, o elemento universal que utilizam para que a Alma humana considere-se progressivamente como um Deus em potencial, cuja Meta espiritual é a Liberação, ou seja, a participação consciente nos Mistérios do Reino.

Entrando em novas averiguações sobre a vida mística dos Anjos Solares, considerando-os como altos Iniciados, quer dizer, como Testemunhas da Luz e Servidores do Plano, ou como "Cristo em ti, esperança de Glória", segundo a visão do grande Iniciado Paulo de Tarso, vemos que a missão do Anjo Solar é aperfeiçoar a vida do homem e prepará-lo para os Mistérios da Iniciação, a fim de que reproduza integralmente em sua vida qualidades idênticas às que o Senhor do Universo expressa. Outros dados esotéricos vindos de um passado remotíssimo também nos falam dos Anjos Solares como sendo "uma reaparição cósmica de Vidas Espirituais que renunciaram voluntariamente ao Nirvana (a beatitude celeste) para poderem ajudar todas as humanidades do Sistema Solar em sua luta incessante pela própria redenção”.

Esse surgimento solar de Almas liberadas que voluntariamente aceitaram um destino de amor e sacrifício para com os seres humanos provém, como foi dito antes, de um Universo anterior ao atual. Sua história cíclica, a mais acessível a nós, remonta-se, portanto, a um Manvantara anterior, representativo da atividade no tempo e no espaço do nosso Logos Solar, e seus cômputos de tempo são tão extraordinários que escapam completamente às nossas pequenas medidas do tempo. Contudo, os Anjos Solares, vistos através da obra que realizam na vida dos seres humanos, podem ser considerados como expressões naturais da qualidade redentora da Natureza, tal como se expressa em nosso Universo de Segundo Raio. Retornando às referências místicas do passado, ressalta uma frase sugestiva e interessante a respeito da atividade espiritual dos Anjos Solares: "...O impacto dos Agnishwâttas ou Dhiânis do Fogo, Senhores do Quinto Princípio Cósmico, sobre as Mônadas Espirituais, sementes da Humanidade do futuro, produziu a Mente individualizada, a grande manifestação de Luz nos seres humanos”. Como dissemos anteriormente, a lenda de Prometeu se fundamenta nesse aporte de Luz dos Anjos Solares que, ao descenderem dos lugares elevados do Sistema Solar, vêm plenos da suprema Intenção de converter o homem-animal em um ser racional e autoconsciente, o ser instintivo que vive nas cavernas ou nas fendas das pedras em um ser humano.

Uma Grande Analogia Cósmica

Se analisarmos crítica e analogicamente a Vida dos Anjos Solares, veremos a relação misteriosa existente entre Eles e Sanat Kumara, o Senhor do Mundo, e as Hierarquias Venusianas que oferecem Sua consagrada colaboração a esse bendito Ser, encarnação suprema do Logos Planetário do nosso mundo na obra mística de Amor e de Redenção. Como os senhores compreenderão, não se trata de meras coincidências, mas de um processo cósmico sabiamente projetado por Inteligências Supremas além e acima do mais elevado entendimento humano em que intervêm Potestades Espirituais de além do nosso Sistema Solar, coincidindo "cíclica e astrologicamente" para determinar certos acontecimentos planetários. No caso que estamos examinando, o processo de Individualização dos homens-animais do nosso planeta produziu, segundo nos é dito esotericamente, a Terceira Iniciação do Logos Planetário e, como pudemos considerar em uma conversação anterior, nesses Acontecimentos místicos intervieram astrologicamente as poderosas constelações de Sagitário, Gêmeos e Câncer e Potestades Planetárias, como as de Júpiter, Mercúrio e Vênus, planetas sagrados intimamente vinculados à evolução cármica do nosso planeta Terra. No entanto, não posso lhes dar nessas conversações nenhum dado histórico ou prova da veracidade dessas afirmações. Portanto, devem apelar para o supremo ditado da intuição ou então considerar os fatos mencionados como "hipóteses mentais dignas de constantes e profundas meditações". Observemos, pois, o processo do nosso estudo acerca dos Anjos Solares e dos Regentes Planetários com grande circunspeção, mas com uma mente imensamente aberta para facilitar o livre curso da intuição, que é definitivamente a que deve nos assessorar sobre a identidade daquelas possíveis realidades. Podemos fazê-lo? Eu creio que sim e é por essa razão que decidi que nos aprofundássemos nesses temas, tão criadoramente místicos e tão absolutamente cheios de força espiritual. Como terão observado, estamos nos referindo principalmente ao ser humano, na intenção de descobrir as misteriosas Fontes de sua ascendência cósmica, ou seja, sua genealogia mística e espiritual. Isso nos obriga a observar muito atenta e cuidadosamente os dados ocultos que os estudos esotéricos nos forneceram, extraídos daquele infinito cadinho de conhecimentos que chamamos "Memória Cósmica da Natureza", ou Registros Akáshicos revelados ao longo dos tempos pelos Adeptos da Hierarquia Espiritual e pelos grandes Discípulos Mundiais.

O Anjo Solar, centro de interesse da nossa palestra de hoje, é "um testemunho da Luz e um Servidor do Plano". A Luz nos é trazida como uma oferenda preciosa de Sua própria Vida, que é essência daquela misteriosa Luz que conquistou num Universo anterior. O Serviço do Plano é parte da "Obra Solar" e, como nos é dito esotericamente, os Anjos Solares voltarão, talvez, de novo, para dotar as humanidades do futuro da Sensibilidade necessária para desenvolver em sua potência máxima a qualidade infinita de Amor, sem a qual lhes seria impossível resistir à extraordinária potência da Vontade Dinâmica do Cosmos, que constituirá a Meta evolutiva do nosso Logos Solar naquele Universo de Primeiro Raio.

O Corpo Causal e o Anjo Solar

O Corpo Causal é temporariamente a Morada do nosso Anjo Solar. Construído com matéria mental altamente sensibilizada, procedente das nossas melhores ideias e estados de consciência, aparece ante a percepção do vidente iluminado como um precioso invólucro ovalado e transparente, delicadamente matizado com todas as cores do arco-íris, cujos esplendores se projetam resplandecentes pelas infinitas profundidades do Plano Causal, ou nível da Mente Superior. Dentro desse prodigioso invólucro de Luz de irisações indescritíveis, pode ser visto o Anjo Solar. Tem forma humana, ainda que de traços delicados e indescritíveis, que é construída com a substância de Luz que é essência de Sua própria Vida de Adepto. É puramente andrógino, como os Anjos Superiores. O aspecto dual que representa e caracteriza o sexo assim como se manifesta no ser humano foi completamente transcendido há muitos milhões de anos. Sua Vida é Luz, Radiação e Compreensão e também, até onde nos é possível compreender o alcance do termo, é Compaixão Infinita.

Se o clarividente que o observa possui a evolução espiritual necessária, poderá observar que, do centro do Coração Místico do Anjo Solar, parte um fio de luz de extrema sutilidade e brilho que desce até coincidir com o cérebro físico do ser humano, ali onde os tratados esotéricos situam a mente humana, ou seja, o centro Ajna. Outro fio de luz da mesma sutilidade e substância causal parte do ser humano e coincide com um esplêndido ponto situado na gloriosa Cabeça do Anjo Solar. Sempre do ponto de vista da percepção superior e transcendente, o vidente iluminado observa, assim, que cada Anjo Solar é unido a um ser humano por uma corrente de energia dupla, a que produz efusão de Luz e determina inteligência, e a de Amor universal, que confere Compaixão e Sabedoria. Esse enlace magnético nos dá misteriosamente a chave do termo Sacrifício, designado ao Anjo Solar. Podemos ter um vislumbre da magnitude desse Sacrifício tentando compreender como um Adepto, um Senhor que procede do Nirvana, une Sua Vida Cósmica à pequena alma evolutiva de um ser humano, com a missão sagrada de elevá-lo de sua condição animal anterior às mais elevadas alturas da espiritualidade, dotando-a de luz e de consciência individualizada para que, de modo consciente e voluntário, ela possa subir às excelsas regiões da Vida íntima da própria Divindade. Se os cômputos históricos do tempo estão certos como afirma a ciência esotérica, podemos dizer que fazem uns dezoitos milhões de anos que Prometeu, o Doador da Luz, está voluntariamente unido ou acorrentado ao ser humano, à humanidade como um todo. Ao longo das eras, foram muitos os filhos dos homens nas diferentes Raças em evolução que conquistaram a Luz, converteram-se em imortais e reviveram em si mesmos a lenda de Prometeu, capacitando-se para propagar a Luz e infundir Amor. São alguns dos Adeptos da nossa Hierarquia Planetária, cuja fé no trabalho criador e disciplinas de Suas Vidas lhes colocou um dia na Senda da Renúncia, onde se apossaram do segredo do tempo e das Leis de Reencarnação e do Carma, convertendo-se progressivamente em Testemunhos da Luz e Servidores do Plano. Esses Adeptos foram os que libertaram os Prometeus do Cosmos, os Anjos Solares que estavam unidos às Suas Vidas, fazendo-os retornar, " ...cumprida sua missão de Amor e Sacrifício", ao seio criador do Pai, ou Nirvana de procedência, depois de Lhes ter ajudado a destruir as sutilíssimas amarras do Corpo Causal.

Os senhores talvez pensem que lhes apresento a ideia de Liberação da Alma Solar, ou Eu Superior, de modo muito diferente do que os tratados esotéricos do passado nos transmitiram. Essa forma, aparentemente diferente, de maneira alguma contradiz, no entanto, aquelas grandes verdades esotéricas transmitidas, mas lhes presta um caráter psicológico transcendente. Portanto, peço-lhes que observem cuidadosamente a analogia e procurem relacionar as ideias conhecidas sobre o Eu Superior e seus veículos de expressão nos três mundos, com a ideia do Anjo Solar e da Sua vinculação esotérica e espiritual ao ser humano, assim como a da Superalma Universal em relação a toda a humanidade. Assim, terão uma ideia mais completa acerca das Leis de Fraternidade que regem o nosso Sistema Solar e os vínculos de Amor do Logos com todo o Sistema Universal. A Solidariedade dos Mundos e a relação harmônica entre si obedecem a essas Leis, sendo a unidade espiritual e o sentimento de cooperação e participação os objetivos básicos daquela Fraternidade Mística de onde surgem os mundos e os Sistemas Solares em expansão eterna e cíclica.

O Processo de Redenção Logóica

Em relação a tudo que dissemos hoje, fica ainda um ponto a ser esclarecido, que é o lugar especial e elevado da Mônada Espiritual, o Espírito Humano, durante o grande processo de unificação da alma humana com o Anjo Solar. O Espírito, uma chispa perene do Fogo Criador da Divindade, tem permanecido serenamente imutável através dos tempos, nas indescritíveis zonas do Plano Monádico, sua Morada Celestial, vivendo o estado puro do Nirvana, que é essência da própria Divindade. De acordo com a Lei do Carma à qual o próprio Logos se sujeita, limitou-se desde o princípio dos tempos a enviar uma chispa da Sua Vida aos mundos inferiores, atravessando os estratos de essência elemental e revestindo-se de formas extremamente sutis e qualificadas de éter, até chegar naqueles níveis onde o éter chegou ao seu mais alto grau de condensação, ou seja, no Reino mineral, onde o Espírito – como dizia Mme. Blavatsky – alcançou o grau máximo de condensação ou materialização. Ali naquele Reino, inicia-se a lenta, difícil, dolorosa ascensão em busca da Pátria Celestial, ou Nirvana Monádico, do paraíso Perdido a que Milton se referiu. Bem, os senhores se perguntarão o porquê desse processo de condensação ou solidificação das Energias do Espírito e por que a Mônada, que é perfeita em essência, tem que descer aos níveis inferiores do Sistema Solar, tendo alcançado um bem merecido Nirvana, produto de esforços universais anteriores e de situações cármicas transcendidas.

Poderíamos analisar o processo sob o ponto de vista da Lei de Redenção da Substância e também do Carma que vincula a Vida do Logos Solar a todas e cada uma das partículas de Vida que preenchem o Universo. Sendo o Carma do Logos Seu próprio Universo e uma emanação direta das Suas Qualidades de Vida nos níveis distintos de expressão Solar, é óbvio supor que "o descenso do Espírito à Matéria" e a posterior "ascensão da Matéria ao Espírito" obedecem ao rigor dessas Leis Redentoras de Substância material de que o Universo físico de manifestação é composto, sendo o objetivo das mesmas converter em Luz e radiação cada uma das partículas daquela substância material, vivificada pelas qualidades criativas do Logos, das quais as Mônadas Espirituais, em seus Raios e níveis de expressão distintos, se apropriaram um dia para fins redentores. Desse modo, o Carma Universal, no misterioso Centro Criativo do Logos, vai sendo extinto.

Contudo, o processo de ascensão das chispas da Vida Logóica, infundidas nas Mônadas Espirituais e convertidas em "almas em evolução", é vastíssimo, abrangendo cômputos de tempo realmente surpreendentes. Sendo o objetivo supremo do Logos a redenção do Universo onde "extingue Seu Carma pessoal", dito isso com a maior reverência, mobiliza todas as forças e energias de que dispõe em Seu formidável Esquema de Evolução para "acelerar esse processo redentor". Aqui, exatamente nessa ideia, encontra-se a chave da "Vinda dos Anjos Solares", um Mistério que só pode ser descoberto seguindo-se, com todo o seu rigor e máxima profundidade, o princípio de analogia hermética. Assim, quando me referi anteriormente ao clamor invocativo que se elevou um dia da Alma-grupo animal, exigindo uma Alma humana e a consequente resposta do Logos Solar, citei de modo muito direto esse Mistério de Redenção e de Ascensão. A aceleração desse processo teve nos Anjos Solares, os Prometeus do Cosmos, os seus maiores intérpretes e responsáveis agentes de vinculação.

Segundo nos é dito ocultamente, os Anjos Solares constituem as Pétalas do Sacrifício dentro do Coração da Divindade e, como é de lei em Suas Vidas, sacrificam-se era após era, ciclo após ciclo, ajudando o fatigado peregrino monádico no lento e doloroso caminho da Redenção. Ainda que se movimentando dentro de fronteiras ou círculos intransponíveis, impostos pelo Senhor do Universo, delimitando perfeitamente o Alfa e o Ômega de Seu Destino transcendente, os Anjos Solares são inteiramente livres, por Sua condição de Adeptos, para aceitar ou recusar o Sacrifício que os afasta do Nirvana. No entanto, sacrificam-se e o fazem com "feliz complacência", como pode ser lido em alguns tratados profundamente místicos do passado, porque a essência de Suas Vidas é Fraternidade e, dentro do nosso Universo de Segundo Raio, não existe fraternidade sem uma etapa preliminar de sacrifício. Dessa Fraternidade, que cada Logos Planetário interpreta e revela de acordo com Seu tipo de Raio e grau de evolução cósmica, partem as linhas fundamentais de relação e ambiente social dos Deuses. E é induzido por esse Espírito de Fraternidade que o nosso grande Irmão, o Senhor Buda, ano após ano, desce à Terra durante o Festival de Wesak, para ajudar a Humanidade a despertar para a vida espiritual e lhe trazer um raio daquela Luz onipotente que emana da Fraternidade e dirige o processo infinito da expansão cósmica.

O modo como os Anjos Solares realizam essa missão de Amor e Sacrifício depende da Lei universal dos Ciclos e da participação ativa dos Grandes Seres Cósmicos, unidos misteriosamente com a evolução do nosso Sistema Solar por laços cármicos que escapam à penetração e entendimento dos mais profundos pensadores da Raça. Essa ideia, portanto, não deve ser matéria de especulação mental para nós. Trata-se de um Mistério Iniciático da mais elevada transcendência.

Pergunta: Os Anjos Solares pertencem ao nosso Universo ou são Entidades Espirituais de outros Universos e outras galáxias?

Resposta: Os Anjos Solares a que nos referimos pertencem ao nosso Sistema Solar. Segundo nos é dito ocultamente o Seu Céu ou Nirvana encontra-se em certas zonas do Chacra Cardíaco da Divindade, fazendo parte da substância que emana de Suas pétalas de Amor e de Sacrifício. Aí está um Mistério naturalmente indecifrável para nós. Mas, se nos ativermos à analogia, devemos admitir a existência de Anjos Solares, Dhiânis do Fogo ou Filhos da Mente, em todos os outros Universos de Segundo Raio e Sistemas Cósmicos com a missão definida de "redimir a substância material sujeita ao Carma" e infundir alma individual em todas as unidades de consciência que tenham chegado a determinado ponto de integração espiritual.

Pergunta: O que o senhor entende por "Redenção", psicologicamente falando?

Resposta: A Redenção, um termo eminentemente místico, mas de motivações psicológicas incalculáveis, sempre indica "infiltração de Luz na consciência", seja qual for o nível onde evolua ou se manifeste. Podemos, inclusive, nos referir aos Reinos inferiores ao humano de acordo com esse sentido de Redenção. Hoje, referimo-nos objetivamente aos Anjos Solares, simbolicamente representados na lenda de Prometeu como o que incutiu Luz no ser humano, aquela Luz arrebatada dos deuses do Olimpo e que é a essência de suas próprias vidas e o princípio de redenção da alma humana, que, por sua vez, nessa infinita corrente de redenção, arrasta todos os elementos substanciais que constituem a matéria dos seus veículos expressivos. Mas podemos nos referir também, e aí precisamente está o princípio da analogia, aos Prometeus humildes e desconhecidos, de quem os tratados esotéricos talvez não tenham falado ainda, que se sacrificam por evoluções infinitamente inferiores à humana, acelerando com seu sacrifício o processo de sua evolução ou redenção. Essas ideias devem ser examinadas de modo muito crítico e profundo, considerando-se que "redenção" ou aporte de Luz é uma Lei universal a que devem sujeitar-se todos os Logos Criadores. Assim, nenhum elemento constituinte da Natureza, seja qual for sua evolução espiritual, pode furtar-se à mesma. Devemos nos dar conta também de que todos os seres e todas as coisas criadas têm sua própria reserva de Luz, que provê as necessidades redentoras que correspondem à sua evolução natural, e que essa Luz pode ser intensificada ao extremo de produzir o fenômeno de "redenção" ou, empregando um termo científico, de radioatividade. Como nos é dito ocultamente, inclusive as sombras contêm Luz, mesmo que imperceptíveis aos limitados sentidos físicos, e a redenção dessa Luz será, em seu devido tempo, uma transcendente conquista da Ciência humana. Redimir a Luz contida nas sombras constitui o sentido criador de qualquer Logos, considerando-se de modo muito esotérico que o que chamamos Carma e forma a substância natural que qualifica a Vida Psicológica de qualquer Divindade Criadora, pode ser considerado uma espécie de "sombra", cuja Luz ou qualidade deve ser liberada ou redimida.

Pergunta: Os Anjos Solares representam a quintessência da evolução humana?

Resposta: Os Anjos Solares são perfeitos em sua essência e expressão, ao menos sob o nosso ponto de vista humano. Suas evoluções vêm de muito longe, especificamente de um Universo anterior ao atual, tal como podemos ler em certos trechos de A Doutrina Secreta, de Mme. Blavatsky. Portanto, estão muito acima de qualquer ideia humana sobre a perfeição. Mas podemos, sim, afirmar que Eles nos estendem constantemente Suas Mãos amigas, para que possamos alcançar níveis cada vez mais elevados da nossa espiral evolutiva. Creio que essa é a ideia principal e a que tem um significado realmente mais prático para nós.

Pergunta: Segundo o que o senhor diz, existe uma participação consciente na evolução dos mundos, e estes são solidários sob o ponto de vista da Redenção. Então, pergunto-lhe: qual a sua opinião desta ideia tão difundida atualmente, dos extraterrestres e suas visitas à Terra?

Resposta: Depois de certas experiências de caráter espiritual, minha opinião particular é que esses contatos sempre existiram. Os extraterrestres que chamo Prometeus do Cosmos, ou seja, os Anjos Solares, pertencem a dimensões superiores às que se supõe sejam as zonas de procedência dos extraterrestres que visitam o nosso mundo. Nossa Ciência atual não tem como medir essas dimensões, já que se deslocam utilizando o veículo da consciência e não algum aparato de transporte espacial. Para certos tipos de consciência, particularmente as que vêm do Plano Causal do nosso planeta, praticamente não existe o espaço nem o tempo. Sendo assim, o senhor pediu a minha opinião e vou lhe dar com toda lealdade e sinceridade. Creio que muitas das ideias mantidas sobre os "extraterrestres" são de caráter muito infantil e, seguidamente, cheias das ilusões com que os seres humanos costumam atribuir ao que está praticamente fora do seu alcance ou de sua percepção natural e objetiva. Hoje em dia, a Ciência da Ufologia, que cuida de explicar o fato das "visitas dos extraterrestres", encara e examina o assunto de maneira muito superficial e se limita a estudar contatos meramente físicos, sem se aprofundar no aspecto psicológico ou espiritual. Creio que os estudiosos dessa Ciência deveriam iniciar suas investigações baseando-se nas leis esotéricas ou ocultas da vida e reconhecer, a partir de um melhor princípio, que existe uma Fraternidade Cósmica, à qual nunca se faz referência, assim como um Princípio de Redenção que torna os mundos realmente solidários. Por que, ao invés de especular sobre seres hipotéticos vindos do espaço exterior, não se preocupam em estudar a grandeza espiritual da indescritível Hierarquia Oculta que dirige os destinos do nosso mundo? Evitar-se-ia, assim, o perigo das ilusões astrais – mais frequentes do que realmente se pensa – e que são tão comuns à nossa humanidade, que distorcem as mais sublimes realidades, fundindo-as ou desprestigiando-as nas nebulosidades da ignorância ou da fantasia. Lembre que, na nossa palestra de hoje, lhes falei de duas visitas de "extraterrestres", muito concretas e definidas, por Entidades Espirituais da mais elevada transcendência, como são, por exemplo, a de Sanat Kumara, o Senhor do Mundo, procedente da Cadeia Evolutiva de Vênus, e a dos Anjos Solares, provenientes do Coração Místico do Sol... Como vê, não nego em absoluto as visitas de extraterrestres, mas trato de dignificar essa ideia até onde me seja possível, acrescentando um caráter profundamente esotérico e espiritual às contribuições científicas.

Pergunta: Analisando o símbolo de Prometeu que o senhor colocou como exemplo de Redenção e Sacrifício, recordo ter dito que Júpiter ou os deuses do Olimpo o castigaram, fazendo com que permanecesse acorrentado a uma rocha, onde os abutres devoravam as suas entranhas. Essa imagem tem alguma relação com a atividade simbólica de Prometeu, como alma humana?

Resposta: Tem, sim, e muito profunda, se considerarmos que a mais dura das lutas e a atividade mais sacrificada da alma humana se relaciona com os níveis inferiores do Plano Astral, o "Kurukshetra", cuja união magnética com o corpo físico se acha na região do baço, tecnicamente em suas entranhas, e do plexo solar. O trabalho da alma humana, assistida por Prometeu, o Anjo Solar, é elevar as energias desses centros inferiores para a região dos centros etéricos do coração e da garganta, para, assim, redimir todo o conteúdo emocional do plexo solar e para liberar também as energias prânicas contidas no centro sacro, na região do baço. Todas as mitologias e todos os símbolos têm em suas imagens reflexos da verdade augusta, se soubermos interpretá-los.

Início