Navegação

OS MISTÉRIOS DE SHAMBALLA


CAPÍTULO XV

O PROPÓSITO SÉTUPLO DE SHAMBALLA

O Senhor do Mundo tem Sete Propósitos ou Desígnios a desenvolver durante o curso do presente Manvantara Planetário. Esses Propósitos fazem parte de um único Desígnio proveniente do Grande Senhor do Sistema Solar, que se expressa através de uma infinita corrente de atividade que esotericamente chamamos SEGUNDO RAIO e que carrega essencialmente AMOR em cada uma de suas Dobras Divinas. Ao Introduzir-se na vida de qualquer Logos Planetário do sistema solar, essa qualidade de Amor que poderíamos definir como a Causa Suprema do Universo divide-se em Sete Expressões ou sub-raios desse Raio principal de Amor que, como é afirmado misticamente, surge do Coração da Divindade Criadora do Universo. Cada uma dessas Sete Expressões que os Logos Planetários dos esquemas planetários do sistema solar devem desenvolver são os Arquétipos ou Modelos que constituem o impulso da evolução desses esquemas. Vejamos agora, de acordo com essas ideias, as SETE Qualidades Essenciais ou Propósitos de Vida que, de acordo com o Grande Desígnio Solar, o Logos do esquema terrestre deve desenvolver através de SANAT KUMARA, o Senhor do Mundo:

1. o Propósito da UNIDADE MANIFESTADA;
2. o Propósito da REVELAÇÃO;
3. o Propósito da ATIVIDADE CRIADORA;
4. o Propósito da BELEZA E DA HARMONIA;
5. o Propósito da MANIFESTAÇÃO CÍCLICA;
6. o Propósito do RECONHECIMENTO DIVINO;
7. o Propósito da MAGIA ORGANIZADA.

Consideremos cada um desses SETE Propósitos mais detalhadamente:

1. O PROPÓSITO DA UNIDADE MANIFESTADA

Esse Propósito refere-se à Vontade Sintética do Logos Planetário de concluir, através do Senhor do Mundo, os Planos projetados pela Mente do Logos do sistema solar. Projeta-se por meio de duas amplas vertentes de poder espiritual: A Vontade de Ser e o Propósito de Realizar, sua conjunção implicando o desenvolvimento do programa místico de evolução planetária sintetizado nas fórmulas sagradas: "FAÇA-SE A LUZ" e "SEJA FEITA SENHOR, A TUA VONTADE", que, do ângulo das leis de Vibração ou do Som, formam as Sete PALAVRAS sacramentais por cujo conjuro mágico criam-se:

a. os Sete Planos do Universo;
b. as Sete Esferas de SHAMBALLA;
c. os Sete Reinos da Natureza;
d. as Sete Espécies principais dentro de cada reino;
e. as Sete Raças-Raiz humanas;
f. as Sete Sub-raças dentro de cada Raça-Raiz.

A primeira grande manifestação do Desígnio Solar quanto ao planeta Terra sucedeu quando o Logos Planetário do esquema terrestre decidiu encarnar fisicamente. Em razão de desígnio tão elevado e transcendente e seguindo "impulsos solares" - como pode ser lido em muitos livros sagrados da antiguidade - vieram da Cadeia Venusiana de nosso esquema planetário aquelas indescritíveis Entidades que ocultamente Chamamos "Os Senhores da Chama" para por em execução os desejos do Logos Planetário da Terra. O primeiro passo dado nesse sentido foi a criação do Centro Místico de SHAMBALLA no ponto geográfico do planeta, reconhecido como A CASA DO PAI, na Ilha Branca do Mar de Gobi, quando as águas do mar ainda cobriam o fundo do que hoje é o árido e obscuro deserto de Gobi. Anteriormente, em previsão da chegada dos Senhores da Chama e de Seus augustos acompanhantes, certos misteriosos Devas procedentes da aura etérica de Vênus haviam depositado nas ocultas profundidades geológicas da Ilha Branca um TALISMÃ carregado de desconhecida energia elétrica, que deveria constituir a ancoragem magnética para as energias dos Senhores da Chama e posteriormente para as do próprio Logos Planetário do esquema, seguindo o Propósito indescritível de manifestação cíclica nas áreas mais densas do planeta.

O segundo passo foi a Instauração da Grande Fraternidade de SHAMBALLA ou Hierarquia Espiritual da Terra, formada em seu início pelos Senhores da Chama e por outras elevadas Entidades Extraplanetárias que ofereceram sua colaboração espiritual nesse grande projeto criador. Essa Fraternidade de Luz constituiu o centro de recepção das energias do Logos Planetário do esquema terrestre e criou o que tecnicamente poderíamos denominar o "cordão umbilical" que deveria unir, desde aquele momento, o assim constituído centro de SHAMBALLA com o grande desígnio de manifestação do Logos Terrestre. A criação da Grande Fraternidade Espiritual foi o preâmbulo necessário para que o Senhor Planetário pudesse encarnar fisicamente na Entidade Mística de SANAT KUMARA, o que foi chamado ocultamente O GRANDE SACRIFÍCIO, em virtude das indescritíveis limitações espirituais que para ELE trazia o fato de converter-se no veículo físico do Logos Planetário ou sua encarnação física nos níveis etéricos da Terra. Posteriormente, a tarefa espiritual dos Senhores da Chama foi secundada por alguns dos Filhos dos Homens mais evoluídos, em sua maioria procedentes da Cadeia Lunar do nosso esquema terrestre. Assim, temos que o propósito de Unidade procedente do iluminado Centro Planetário exteriorizou-se através das energias solares vindas do esquema de Vênus, das energias planetárias transmitidas pelo Logos do esquema terrestre e pelas energias humanas provenientes da Terceira Cadeia do esquema terrestre, sem esquecer a extraordinária pressão das energias procedentes de Centros Cósmicos às quais nosso Logos Planetário podia responder.

A Grande Fraternidade de SHAMBALLA foi estabelecida em torno do Senhor do Mundo, isto é, de SANAT KUMARA, a representação física do Logos Planetário, e de Seus três elevados Discípulos, os grandes Kumaras. Como estudamos em capítulos anteriores, estes assumiram a posição de VEÍCULOS SAGRADOS deste Mistério inefável da ENCARNAÇÃO através dos três primeiros reinos da Natureza, mineral, vegetal e animal, que eram a representação (até onde nossa limitada consciência é capaz de compreender isso) dos corpos físico denso, astral e mental de SANAT KUMARA. Na realidade, naqueles transcendentais momentos planetários da Terra, os três grandes KUMARAS foram a representação mística dos três planos inferiores da Natureza, dos três reinos sub-humanos e dos três veículos de manifestação da consciência de SANAT KUMARA nesses três mundos. Para salvaguardar o equilíbrio cósmico, como poderíamos defini-lo em termos esotéricos, três elevadas Entidades Cósmicas, ainda que procedentes do sistema solar, "também descenderam de Seus Elevados Lugares" e converteram-se em expressões da TRÍADE ESPIRITUAL de SANAT KUMARA, ou seja, em personificações diretas da Mônada Espiritual do Logos Planetário do esquema terrestre. De modo que a Instauração da Grande Fraternidade de SHAMBALLA contou, desde o primeiro momento, com uma representação perfeita em relação com o esquema planetário dentro da manifestação solar. Vejamos:

1. os Três Grandes Senhores Extraplanetários a Quem a tradição esotérica denomina BUDAS EXOTÉRICOS, encarnando os veículos Átmico, Búdico e Causal do Logos Planetário, ou seja, sua Mônada Espiritual;

2. SANAT KUMARA, a encarnação física do Logos Planetário ou Alma em Encarnação no Centro Místico da Grande Fraternidade de SHAMBALLA;

3. os três KUMARAS, Discípulos do Senhor do Mundo, constituindo os veículos inferiores de SANAT KUMARA através dos três primeiros reinos da Natureza.

Cumpridos todos esses requisitos necessários, o Corpo Místico da Grande Fraternidade de SHAMBALLA com sede magnética na Ilha Branca do Mar de Gobi, começou a funcionar como um Organismo perfeitamente integrado e a desenvolver todas aquelas funções para cujo cumprimento e exteriorização havia sido criado.

O terceiro passo ou o cumprimento da terceira fase do Grande Propósito Criador da Unidade Manifestada no planeta Terra foi empreendido quando sucedeu aquele misterioso acontecimento espiritual que definimos esotericamente como "processo de INDIVIDUALIZAÇÃO do homem-animal". Mediante uma incompreensível invocação formulada pelo Logos Planetário do esquema, "os Anjos solares vieram do Coração do Sol", como pode ser lido no Livro dos Iniciados. Essas elevadas Entidades, às quais já nos referimos em páginas anteriores, aparecem no livro A Doutrina Secreta de Madame Blavatsky sob a denominação de DHYÂN-CHOHANS e, em um sentido mais familiar e compreensivo para nós, de FILHOS DA MENTE. São consideradas espiritualmente perfeitas quando observadas pela nossa limitada visão humana, pois alcançaram todas as Iniciações possíveis em um Universo anterior, havendo consumado, tal como tem nos sido ensinado ocultamente, todo o Fogo de BRAHMA... A introdução dos Anjos Solares na aura magnética da Terra, trazendo "presa em Suas asas imortais a Luz da Mente para os homens da Terra" (continuamos citando frases do Livro dos Iniciados), constituiu o aglutinante causal que o processo místico de encarnação do Logos Planetário requeria e determinou a criação do Quarto Reino da Natureza, o Reino Humano, o Centro Místico da Humanidade.

Os três EVENTOS CÓSMICOS que acabamos de relatar, ou seja, a Chegada dos Senhores da Chama na Terra, a Instauração da Grande Fraternidade de SHAMBALLA e a Vinda dos Anjos Solares, determinaram a criação dos Três Grandes Centros Planetários ocultamente conhecidos como SHAMBALLA, a HIERARQUIA ESPIRITUAL ou GRANDE FRATERNIDADE BRANCA e a HUMANIDADE, sendo o Propósito da Unidade Manifestada expressada pelo Logos Planetário através de SANAT KUMARA, a unificação consciente desses Três Centros. Na expansão cíclica desse processo triplo desenvolve-se a firme intenção do Logos Solar de ser consciente em e através de todos os esquemas planetários de seu sistema abrangente. É evidente, portanto, que o propósito da Unidade é a mais elevada das virtudes a desenvolver em cada um dos Homens Celestiais que regem esses esquemas. No esquema da Terra, e muito particularmente na expressão física do planeta, o processo é completado devido à exteriorização de certas correntes de energia cósmica de Primeiro Raio procedentes da constelação Ursa Maior que são transmitidas através do planeta VULCANO. O Senhor do Mundo as distribui criadoramente por todo o "círculo-não-se-passa" da Terra, utilizando os Ashrams do Chohan de Primeiro Raio em nosso planeta, o Mestre MORYA, como centro de distribuição.

2. O PROPÓSITO DA REVELAÇÃO

A "NECESSIDADE" do Logos Planetário do esquema terrestre de tornar participantes de Sua Vida Esplendente todas as unidades autoconscientes que vivem, movem-se e têm o ser dentro do "círculo-não-se-passa" do planeta origina o Propósito da Revelação. O ser humano vive e alimenta-se da substância de Deus, mas raramente, e somente em fases de grande elevação espiritual, é consciente dessa verdade, assim como de todos os métodos ou sistemas a empregar para que o Logos Planetário, através dos múltiplos Agentes de SHAMBALLA, lhe indique as linhas precisas dessa aproximação ou reconhecimento místico que dará lugar à Revelação.

No que se refere ao ser humano, trata-se de um processo muito lento e cuidadosamente elaborado de adaptação e integração espiritual de seus veículos de expressão, a mente, o corpo emocional e o veículo etérico, com aquilo que, em linguagem mística, chama-se "os Dons do Espírito Santo", em qualquer época da evolução humana nos três mundos. Esse processo de adaptação à Lei do Espírito Santo e integração do triplo veículo aos ditames dessa Lei pressupõe, dentro do coração humano, o desenvolvimento do propósito superior da existência que, visto ocultamente, é da mesma substância com que a Divindade expressa Seus Desígnios Planetários. Em sua essência, é o processo místico da evolução universal aplicado à humanidade, já que é a partir do Quarto Reino, o Reino Humano, que a vida de Deus faz-se consciente na vida da Natureza. Assim, a evolução humana vem balizada por um incessante processo de revelação, uma aproximação constante e permanente da consciência do homem com a consciência de Deus. Desse modo, a REVELAÇÃO não constitui uma meta fixa imposta por Deus ao ser humano em virtude das Leis da Evolução, mas sim um movimento infinito de renovação e mudança que produz a abertura de uma série impressionante de estados de consciência que tornam o homem consciente de parcelas cada vez mais amplas e inclusivas da Sabedoria de Deus... Esse incessante movimento de renovação que suscita revelações cada vez mais profundas e elevadas causa uma "Introdução de luz" não só no composto molecular da consciência mas também em todas e cada uma das células componentes do veículo físico, produzindo o fenômeno elétrico tecnicamente descrito como de redenção da substância. Não pode haver um movimento ascensional de revelação sem que desse movimento participe todo composto molecular dos três corpos que constituem a expressão da "consciência" humana como a conhecemos atualmente. À medida que o movimento ascensional da consciência prossegue e os veículos vão sendo "redimidos", a Revelação penetra mais profundamente na consciência, passando a integrar zonas de frequência espiritual mais elevadas, se podemos assim dizer, acessíveis somente aos verdadeiros discípulos mundiais, àqueles que estão se preparando verdadeiramente para a Iniciação.

O propósito da Revelação, tal como surge de SHAMBALLA é iluminar a consciência humana e fazê-la consciente dessas zonas cada vez mais profundas e inclusivas do Amor de Deus. A luz provém inicialmente do conhecimento dos fatos, das coisas e dos acontecimentos que acompanham o lento desenvolvimento das faculdades humanas de percepção... Ao longo dessas etapas e à medida que a consciência vai se aprofundando dentro de si mesma, surgem a discriminação e o discernimento, mas é a partir da etapa em que a consciência verdadeiramente se ilumina que o ser humano, completamente desarmado de suas qualidades emocionais e de seus poderes mentais, completamente "exausto" de si mesmo, penetra na intimidade do Ser Causal ou Anjo Solar, onde tudo é LUZ, AFETO e COMPREENSÃO. Em colóquio permanente com esse Ser Superior, vão sendo conquistados os "Dons do Espírito Santo". A esse íntimo e transcendente colóquio ou compenetração mística da vida pessoal com a vida causal denomina-se INICIAÇÃO. Trata-se da continuidade do processo de Revelação, sem culminância possível dentro dos imensos VAZIOS do Espaço Cósmico.

A Iniciação sempre marca um determinado grau de Iluminação. Segundo nos é dito ocultamente, a Luz é uma constante cósmica que jamais será totalmente conquistada. Por isso que, quando falamos esotericamente de Luz, de Iluminação ou de Iniciação, referimo-nos sempre a um movimento constante e ininterrupto de expansão cíclica e não a uma simples meta de chegada, adotando com isso o ponto de vista dos grandes Observadores Cósmicos.

No que se refere ao nosso sistema solar, a Iluminação é uma expansão de energias do Segundo Raio de Amor-Sabedoria. As energias solares provenientes desse Centro de Amor, trazendo as energias puras da Iluminação que redimem e liberam, procedem da mesma estrela SIRIUS e incidem sobre o Centro de SHAMBALLA através do planeta JÚPITER. Portanto, afetam o Departamento Hierárquico do BODHISATTVA, o Instrutor do Mundo, e todos os Ashrams de Segundo Raio dirigidos pelo Chohan do mesmo em nosso planeta, o Mestre KUT HUMI.

3. o PROPÓSITO DA ATIVIDADE CRIADORA

Poderíamos defini-la como o Propósito da Organização Mental do Logos Planetário, do nosso sistema terrestre a respeito da totalidade de Sua obra criadora. Portanto, relaciona-se com a manifestação de tudo que existe dentro da órbita planetária que é, em essência, o resultado da dualidade Espírito-Matéria em todos os planos da Natureza, em todos os reinos, em todas as raças e em todas as espécies vivas. O Propósito da Atividade Criadora em nosso planeta virtualmente repousa no esforço desenvolvido pelos Senhores da Chama em:

a. os três primeiros planos do esquema terrestre, isto é, nas três esferas de SHAMBALLA ciclicamente manifestadas através dos componentes físicos, astrais e mentais;

b. os três primeiros reinos da Natureza, mineral, vegetal e animal, e os três veículos de manifestação do ser humano, físico, emocional e mental.

Estes são os fim e objetivos previstos:

a. coordenar a atividade dos ditos planos ou esferas;

b. unificar os três reinos inferiores;

c. integrar os três veículos expressivos da entidade humana.

Os três grandes KUMARAS impulsores dessas atividades estão simbolizados no misticismo cristão pelas figuras simbólicas dos três Reis Magos: GASPAR, MELCHIOR e BALTAZAR oferecem ouro, incenso e mirra ao Menino, sagrados dons dos elementos substanciais da forma que condicionam todo tipo de manifestação espiritual. E isso realiza-se tanto para o que nasce em uma Gruta de Belém como em um sistema solar ou em um esquema planetário.

O primeiro e mais elevado dos Senhores da Chama, SANAT KUMARA, trabalha principalmente com o Quarto Reino, o Reino Humano.

O simbolismo cristão, se estudado ocultamente, demonstra em sua incompreensível beleza um conteúdo muito profundo de verdades essenciais. Por exemplo, a analogia simbólica dos três Reis Magos nos descreve perfeitamente as atividades desenvolvidas pelo Propósito da Organização Mental do nosso mundo através de:

a. os três Arcanjos, criadores e diretores dos três primeiros Planos do sistema solar e, por extensão, das três primeiras Esferas de SHAMBALLA:

YAMA ou KSHITI, Criador do Plano Físico;
VARUNA, Criador do Plano Astral;
AGNI, Criador do Plano Mental;

b. os três Anjos diretores dos três primeiros reinos da Natureza, mineral, vegetal e animal;

c. os três Anjos lunares ou subalternos dos Senhores Pitris, encarnados nos três Elementais Construtores, sob diretrizes solares, dos três veículos expressivos do ser humano, físico, emocional e mental:

d. em uma perspectiva mais elevada, ainda que sempre sob o ângulo da analogia, temos a simbologia dos Reis Magos nos três grandes Budas de Atividade que trabalham nos níveis mais sutis do esquema, mostrados na luz infinita do Monte Tabor através da trindade oculta, MOISÉS, CRISTO e ELIAS, constituintes do Drama místico da TRANSFIGURAÇÃO. Em um nível inferior, o Mistério se reproduz nos três discípulos de Cristo adormecidos ao pé do Monte Iniciático, na representação do triplo veículo humano plenamente integrado e subjugado.

Como pode-se observar, trata-se de uma série de simbologias ou de alegorias místicas que podem ajudar o investigador esotérico a introduzir-se no descobrimento de altas verdades espirituais ao alcance do homem.

O Propósito da Atividade Criadora do Logos Planetário quanto ao Centro Místico de SHAMBALLA e ao vasto sistema de organização e comunicação entre planos, reinos, raças, espécies e seres humanos realiza-se através das energias que fluem da Constelação das PLÊIADES, utilizando como centro de projeção na Terra o planeta SATURNO, Senhor da força de Terceiro Raio no sistema solar, e essa elevada Entidade espiritual denominada nos tratados esotéricos como MAHACHOHAN ou Senhor da Civilização servindo de veículo de distribuição dessas energias através de todos os Ashrams de terceiro Raio, sendo repartidas pelo mundo através do CHOHAN desse Raio, o Mestre ocultamente definido como O VENEZIANO.

4. O PROPÓSITO DA BELEZA E HARMONIA PLANETÁRIA

É aquele Propósito mediante o qual o Senhor do esquema terrestre, por meio de SANAT KUMARA, o Senhor de SHAMBALLA está tratando de eliminar do mundo o princípio da dor, cujo karma todos os reinos arrastam desde o princípio das eras. Trata-se de uma atividade maravilhosa e transcendente que surge do centro infinito do Coração do Logos do sistema solar e constitui para cada esquema o que poderíamos chamar de "princípio vital", ou aquela energia que produz o movimento de sístoles e diástoles nos Corações dos Logos Planetários dos distintos esquemas, e, com o tempo, o princípio de expansão cíclica que origina a liberação espiritual de todas as vidas ligadas karmicamente à dor em todas as fronteiras impostas pelo "círculo-não-se-passa" de qualquer esquema.

A essas energias místicas, cuja qualidade essencial é absolutamente desconhecida pelos homens da Terra independentemente de seu grau de evolução, denomina-se ocultamente de Quarto Raio, sendo elas as produtoras da Harmonia e Beleza nos confins de toda criação. Sua origem mística é o Centro do Universo, o Quarto Subplano do Quarto Plano, ou Plano Búdico, e, logicamente sempre de acordo com a simbologia dos números, esse Quarto Raio coincide plenamente com as atividades a serem desenvolvidas pelo Quarto Reino da Natureza, ou seja, pelo Reino Humano, devido à posição que ocupa dentro da manifestação setenária do esquema terrestre, que, sendo o quarto dentro do sistema solar, também ocupa uma posição de alta representatividade. O Quarto Reino, uma vez que tenha conquistado a glória das mais elevadas realizações, tem essencialmente a missão de produzir Beleza e Harmonia nos demais reinos da Natureza, empregando as energias que os reinos superiores do esquema lhe transmitem. Atualmente, e em virtude de sua evolução escassa e incompleta, a humanidade só é capaz de transmitir problemas e dificuldades aos reinos sub-humanos. Desse modo, denomina-se ocultamente o Quarto Raio de Harmonia e Beleza atuando do centro da humanidade como o da Harmonia através do Conflito, sendo o augusto Propósito do Senhor de SHAMBALLA ir reduzindo progressivamente através da humanidade o karma de dor acumulado nas entranhas da vida planetária e acentuar a pressão do princípio de Harmonia sobre o do Conflito no mundo.

Em razão de certas misteriosas Leis que regem o Processo da Evolução Solar, o reino vegetal é o que expressa mais corretamente o principio de Beleza e Harmonia no esquema planetário. Isso é motivado por certos vínculos cósmicos estabelecidos entre o poderoso Anjo Regente desse reino, o elevado Arcanjo Senhor VARUNA. Senhor do Plano Astral e o Arcanjo INDRA, Senhor do Quarto Plano, o Búdico. Daí decorre a Harmonia, Paz e Beleza que o reino vegetal respira, o mais evoluído dentro dos cânones arquetípicos impostos pela deidade à vida planetária...

No que diz respeito à humanidade e considerando-a o verdadeiro centro de evolução do planeta, haveria que se dizer que o propósito de Harmonia e Beleza que ela tem a missão de revelar reside atualmente na sua enorme capacidade de sofrimento e na compreensão espiritual que surgirá como consequência de seu incessante confrontamento com o karma de dor que produziu em épocas planetárias muito remotas. Progressivamente, em virtude de seu esforço em resistir à dor e por haver elevado sua consciência a certos níveis de intuição búdica, o Quarto Raio de Harmonia e Beleza, vencendo todas as dificuldades impostas pelos conflitos humanos, se imporá por direito e por justiça e a humanidade, então, conhecerá uma era impressionante de indescritível bem-estar em que a arte, as ciências e a educação chegarão a elevadas regiões, ainda impossíveis de serem imaginadas pelos seres humanos.

Essas energias do Quarto Raio de Harmonia, cuja invocação constitui um dos mais Sagrados Propósitos do Senhor de SHAMBALLA, procedem da Constelação de Libra e vêm do sistema cósmico canalizadas pelo planeta MERCÚRIO, sendo distribuídas no nosso planeta pelos Ashrams da Grande Fraternidade a cargo do Chohan do Quarto Raio em nosso mundo, o Mestre SERAPIS.

A Arte, a Beleza e a Harmonia implícitas no desenvolvimento do Quarto Raio formam as principais linhas de acesso para a resolução dos graves problemas e agudas crises existentes no seio da humanidade, fontes de todo o conflito planetário com seu resultado inevitável de fome, guerras e enfermidades. À medida que os seres humanos vão aprendendo as leis do pensamento e através delas comecem a relacionar inteligentemente as causas e os efeitos produzidos pelas inevitáveis leis duais da evolução, o Princípio de Harmonia que subjaz nos recônditos místicos do coração humano será devidamente desenvolvido e uma harmoniosa etapa psicológica de Integridade Espiritual e de Desempenho humano será alcançada.

5. O PROPÓSITO DA MANIFESTAÇÃO CÍCLICA

O propósito inerente a esse Plano de Perfeição Solar no planeta surgiu como consequência do desenvolvimento da mente concreta no ser humano. Concerne aos detalhes da evolução do esquema planetário em seu todo e ao esquema escalonado de conhecimentos que permitirão ao homem dar-se conta do lugar exato que ocupa na escala de valores da Natureza e das atividades que deve desenvolver para que exista uma coordenação perfeita entre as ideias, os conhecimentos que surgem delas e os atos consequentes. Portanto, é relativo ao controle da natureza do desejo, que é a maior barreira imposta ao ser humano para o desenvolvimento de suas qualidades espirituais.

O espírito Investigador e as faculdades de discriminação e de discernimento fazem parte do Propósito da Manifestação Cíclica do Logos Planetário e das vias que permitem alcançar o conhecimento das origens místicas das atividades que se realizam em todos e cada um dos âmbitos da vida da Natureza, à medida que a Alma Universal, da qual participa toda a criação, por humilde que seja, vai se desenvolvendo lentamente e produzindo frutos.

O Propósito da Manifestação Cíclica abarca o extenso campo do que chamamos misticamente "as Vestes de Deus" que recobrem cada uma das almas em manifestação do veículo de substância material que corresponde a seu estado evolutivo ou fase de desenvolvimento espiritual. O estudo de cada uma dessas expressões na vida da Natureza constitui a essência da investigação científica, e seja qual for a área em que esteja circunscrita, o resultado será sempre o mesmo: concretizar atividades e efetuar relações inteligentes entre a substância material e a essência espiritual, para isso utilizando as faculdades descritas anteriormente de discriminação e discernimento.

O Propósito do Logos Planetário nessa atividade cíclica de organização circunscreve-se, como é natural, na área de atividades mentais nos três mundos do esforço humano, as quais exigem o desenvolvimento da mente concreta e intelectual e as capacidades de percepção dos seres humanos, a fim de poder interpenetrar adequadamente a natureza das formas e as misteriosas linhas de comunicação que existem entre todas elas. Essa atividade mental concreta desenvolve no ser humano o primeiro trecho da ponte de "arco-íris" do Antakarana e estabelece um sistema de relações entre a mente concreta e a mente superior ou abstrata. Trata-se de uma atividade criadora que se apoia em três pontos principais: a Observação, a Análise Discriminativa e o Discernimento, que, se bem analisados, constituem as bases substanciais da atividade meditativa dos seres humanos.

Poder-se-ia definir o Propósito de Manifestação Cíclica que surge do Logos Planetário como "sistema de comunicação" entre as diversas Esferas de SHAMBALLA e, no que se refere à humanidade, como reino de transição ou de união entre os demais reinos superiores e inferiores, sua manifestação cíclica realiza-se através das Sete Raças-Raiz e as sub-raças correspondentes. É assim que a lei universal dos ciclos vai se desenvolvendo ao longo de todas essas linhas setenárias de comunicação.

O Propósito da Manifestação Cíclica é uma exaltação do Quinto Raio do Conhecimento Concreto, que vem da Constelação de TOURO, "o Olho Místico da Visão Perfeita" e suas energias, que se projetam sobre a Terra através do planeta VÊNUS, incidem sobre o Ashram Místico do Chohan do Quinto Raio no planeta, o Mestre HILARION, sendo distribuídas pelo mundo através de seus Iniciados e colaboradores.

6. O PROPÓSITO DO RECONHECIMENTO DIVINO

É aquele Propósito do Senhor de SHAMBALLA latente no coração silente de toda criatura humana de reconhecer a Vontade de Deus em todas e cada uma das coisas criadas, adorando primeiro o símbolo que encarna essa Vontade e depois reconhecendo a Verdade Essencial ou o Nobre Propósito que subjaz atrás do véu de todo tipo de forma.

Poderíamos dizer que o Propósito do Divino Reconhecimento é a linha de luz que atravessa todas as capas do desejo humano e os converte em impulsos superiores de aspiração espiritual. Logicamente suas atividades desenvolvem-se no Sexto Plano do sistema, ou seja, na Esfera Astral do esquema planetário, sendo o desejo em sua essência o instinto de vida que guia todas as consciências evolutivas, desde a do insignificante inseto à do mais esplêndido Arcanjo. Essa força extraordinária gerada pelo desejo de vida forma a base substancial daquilo que ocultamente entendemos por "Hierarquia Espiritual" e que, através de símbolos de expressão cada vez mais perfeitos, coordena os intermináveis Ciclos da Evolução Planetária.

No que se refere à humanidade, o Propósito do Reconhecimento Divino abrange Três Grandes Ciclos:

a. o Ciclo do Desejo de Vida, como força motriz da evolução, que é comum em todos os seres vivos seja qual for o seu grau de desenvolvimento;

b. o Ciclo da Emoção ou da Sensibilidade Humana, que é uma forma inteligente do desejo de vida;

c. o Ciclo do Sentimento Criador, que expressa a relação entre a emoção humana e o amor divino, expressada no contato entre um e outro, sempre dependendo da evolução alcançada nos Níveis Búdicos.

Portanto, o Propósito de Reconhecimento Divino que surge das entranhas místicas de SHAMBALLA deverá se apoiar fundamentalmente na atividade de transmutação que se realiza no coração humano para converter o desejo ou o instinto de vida em aspiração espiritual, relegando os símbolos de forma impostos a qualquer tipo de vida a funções cada vez mais secundárias.

A adoração de símbolos, que ainda na atualidade constitui o fundamento doutrinário da maioria das religiões organizadas do mundo, indica claramente a dificuldade de adaptação de muitos seres humanos em todos os continentes no que se refere a "adorar a Deus em Espírito e em Verdade." Uma das atividades humanas para o ciclo imediato, que virá profundamente marcado por grandes transformações sociais, será a de acentuar a pressão da verdade sobre o símbolo que a encarna e relegar os símbolos, seja qual for sua procedência, ao umbral da consciência. Essa atividade espiritual empreendida por todos os discípulos espirituais e secundada por muitos aspirantes do mundo trará como consequência uma atitude de consciência totalmente nova quanto às tradicionais apresentações da Verdade. Consequentemente, virão à luz da compreensão espiritual de muitos seres humanos os novos símbolos, cada vez mais perfeitos, que, por sua própria sutileza e perfeição, constituirão os Alicerces Espirituais das religiões do futuro.

O Propósito de Reconhecimento Divino operando através de símbolos de formas cada vez mais perfeitas ou arquetípicas constitui uma corrente de vida de Sexto Raio que procede da Constelação de PEIXES, sendo MARTE, dentro do sistema solar, o planeta que as concentra, sobre a Terra, utilizando, para isso, todos os Ashrams de Sexto Raio de Devoção e Idealismo Criador, dirigidos pelo Mestre JESUS, Chohan do Sexto Raio, diretamente inspirado pelo BODHISATTVA, o Instrutor do Mundo.

7. O PROPÓSITO DA MAGIA ORGANIZADA

Segundo nos é dito esotericamente, esse é o Propósito Básico da Manifestação Planetária que permite ao Espírito Logoico manifestar-se através de símbolos de forma durante o extenso trajeto da evolução no interior do "círculo-não-se-passa" do esquema terrestre. É denominado ocultamente "magia da criação", já que a infusão do Espírito de Vida dentro da forma e a redenção da forma por meio da atividade superior do Espírito de Vida é tecnicamente Magia, operando igualmente tanto na expressão de um inseto ou de um simples elétron como na liberação espiritual do mais Glorioso Adepto através da Magia da Iniciação Planetária.

Assim, todo Propósito Criador propenso a converter a substância material em essência espiritual faz parte do processo mágico deste insigne Propósito de Vida que, é dito ocultamente, constitui a Porta Final atrás da qual fecha-se o Ciclo de Expressão Física do Logos Planetário. Atrás dessa sagrada Porta está o completo Arquétipo de Perfeição que o Logos Planetário, através de SANAT KUMARA, tem a missão de realizar através dessa seguinte fase de vida no esquema terrestre e em nosso planeta físico de natureza densa.

A realização dos Arquétipos, a que já prestamos a atenção devida em páginas anteriores, move o imenso mecanismo da evolução solar, planetária e humana. Essa realização tem absoluta relação com uma pulsação cada vez mais perfeita da nota mística que cada símbolo de forma tem a iniludível missão de fazer ressoar dentro do "círculo-não-se-passa" de sua evolução particular. O criador interno ou produtor da magia do som eleva um tom vibratório muito particular, que vai crescendo em intensidade à medida que vão transcorrendo os ciclos inexoráveis da evolução, exigindo respostas cada vez mais adequadas e sintônicas da parte dos elementos substanciais - chame-os dévicos - que constituem a esfera expressiva do símbolo ou da forma que o representa; essa é a lei do cumprimento mágico. E, quando o impulso criador que dá origem a essa atividade mágica é realizada de forma consciente e deliberada, poderíamos dizer que técnica e psicologicamente está se cumprindo o Propósito da Magia Organizada, assim como surge do Desígnio Inapelável do Logos Planetário.

A Magia do Senhor do Mundo, a intenção criadora que a Grande Fraternidade de SHAMBALLA realiza, abrange a imensa área do esquema terrestre, considerando que as esferas que o constituem estão devidamente interpenetradas e unificadas. Para esse fim, são utilizadas as poderosíssimas energias de Sétimo Raio provenientes da Constelação de AQUARIO que, através do planeta URANO, incidem nos Ashrams do Chohan do Sétimo Raio no planeta, o Mestre Conde de Saint Germain, conhecido também em nossos estudos esotéricos sob o nome de Príncipe RACOKZI. A redenção dessas energias, sua transformação em força planetária e seu emprego inteligente para poder ultimar o Propósito Criador constituem a mais poderosa expressão da magia Organizada a que podem alcançar intelectualmente, usando como sempre a analogia, os verdadeiros investigadores esotéricos.

A adaptação correta aos Ciclos Periódicos Universais e o estabelecimento dos Ritmos Planetários que se produzem como consequência inevitável dos Ciclos exigem da Grande Fraternidade uma série de atividades inteiramente desconhecidas para a maioria dos discípulos mundiais, tais como meditações ocultas dos membros da Grande Fraternidade e as transcendentes liturgias e rituais mágicos realizados no Ashram Principal do Conde de Saint Germain, assim como em outros vários departamentos dentro do vastíssimo Reino de SHAMBALLA com o objetivo de "invocar força cósmica" para a Terra e extrair dos Insondáveis Vazios do Espaço Cósmico os Modelos ou Arquétipos Essenciais que serão reproduzidos ao longo dos tempos pelos Grandes Construtores Planetários.

A beleza dos Arquétipos captados do Cosmo pelo poder invocativo dos Grandes Magos Planetários ou incorporados, seguindo linhas de luz misteriosas, mas muito claramente definidas, nas formas ou símbolos expressivos dos reinos, das raças e da totalidade das espécies, constitui o nervo vivo da Magia Organizada e, quando esotericamente nos falam da "Música das Esferas" trata-se de representar simbolicamente a NOTA ou o TOM característico emitido pelo Logos Planetário, para ser reconhecido como Entidade Criadora nas áreas infinitas do Ambiente Social dos Deuses.

A NOTA-CHAVE da Terra, sua poderosa Invocação Cósmica, forma o principal elemento mágico de criação de situações planetárias, pois, como sabemos ocultamente e é confirmado pelos livros sagrados de todas as religiões, "...Tudo foi criado pelo poder da PALAVRA." Assim é o Principio Criador, ou Magia Organizada, que trouxe à existência a Cadeia Interminável dos Mundos.

Início