Navegação

OS MISTÉRIOS DE SHAMBALLA


CAPÍTULO XII

A INICIAÇÃO ESPIRITUAL DO HOMEM

A expansão de consciência no reino humano, tecnicamente descrita como "Iniciação Espiritual", é o maior dos Mistérios de Shamballa e leva, como pode ser lido no Livro dos Iniciados, " ...A Chancela do próprio Deus...". É a culminação de um vasto plano planetário no qual há de ser evidenciada a verdade contida nos textos bíblicos: "o Homem é feito à imagem e semelhança do Criador." Tudo o que vamos estudando acerca do processo iniciático estará, portanto, imerso na intenção do Logos Planetário de ser consciente através dos seres humanos, da glória infinita de Sua própria criação na vida da Natureza, pois por suas características peculiares dentro deste esquema planetário sétuplo, o Quarto Reino Humano ocupa o centro místico da evolução, estando situado entre os Três Reinos Superiores, o divino ou solar, o espiritual ou planetário e o super-humano, e os três inferiores, o animal, o vegetal e o mineral.

Mas antes de começar o estudo da atividade iniciática que se realiza no Centro de Shamballa devemos considerar os métodos preliminares, ou preparatórios, a que aqueles Filhos dos Homens que aspiram ardentemente converterem-se em Filhos de Deus devem sujeitar-se. Resumiremos brevemente o processo preliminar que precede a Iniciação Espiritual dos Filhos dos Homens nas três seguintes etapas:

a. de OBSERVAÇÃO na ESCOLA DE IGNORÂNCIA ou DE APRENDIZAGEM, qualificando a etapa do Aspirante Espiritual;

b. de ACEITAÇÃO na ESCOLA DE CONHECIMENTO, que qualifica a etapa do Discípulo;

c. de VINCULAÇÃO na ESCOLA DE SABEDORIA, que determina a etapa do Iniciado.

Na etapa inicial, definida ocultamente como de preparação mística, o aspirante espiritual está sujeito à atenta observação e vigilância de algum discípulo qualificado pertencente a determinado Ashram da Hierarquia Espiritual do planeta, com a missão de informar periodicamente o Mestre Guia e Mentor Espiritual do mesmo dos progressos espirituais observados na vida do aspirante.

Se o aspirante demonstra vontade, persistência e desejo de servir, então é aceito em um Ashram, aquele que lhe corresponde karmicamente em razão de seu Raio. Lá, em contato com o Mestre que constitui um poderoso Centro de Poder Espiritual, aprende certos aspectos definidos da vida interna ou espiritual que, uma vez convenientemente assimilados e convertidos em experiência pessoal, lhe permitirão atingir as duas iniciações preliminares, chamadas "menores", que o introduzirão em certos mistérios de gênero relativo, mas que constituirão as Portas de entrada para a Escola da Sabedoria onde, como diz a tradição hermética, "agitam-se alegremente" os Mistérios Maiores.

Antes de tudo, vamos examinar essas duas iniciações menores. São a antessala, se podemos dizer assim, das Iniciações maiores, esotericamente descritas como hierárquicas. Costumam dar-se em grupo e no interior daquelas misteriosas estâncias a que nos referimos anteriormente, quando comentamos o conteúdo histórico e espiritual da Sétima Esfera de Shamballa.

No entanto, pode acontecer que, por razões especiais que só o Mestre conhece, o discípulo receba essas duas iniciações de forma individual.

A estância iniciática a que nos referimos encontra-se profusamente iluminada pela luz etérica que corresponde àquele determinado nível. No seu centro, há uma espécie de altar de finíssimo cristal de rocha que decompõe a luz etérica em irisações policromáticas que lhe prestam um mágico e indizível encanto. No momento da iniciação, acham-se presentes três Adeptos da Hierarquia, sendo um da categoria espiritual equivalente à do CHOHAN e que ocupa o centro do altar empunhando um Cetro de Poder de metal brilhante e desconhecido que emite áureos resplendores e tem, em sua extremidade superior, um grande rubi lavrado em ponta de lança. Os outros dois Adeptos situam-se um a cada lado do discípulo a ser iniciado, se trata-se de uma iniciação de caráter individual, ou em ambos os extremos do grupo, se a iniciação tem caráter grupal. Nesse caso, o grupo adota a forma de um semicírculo ao redor do altar, de modo que, no centro, fica o Mestre Hierofante e, a cada lado do grupo, ficam os dois Mestres que atuam como Padrinhos dos discípulos que vão receber a iniciação.

A cerimônia que é realizada é muito parecida, já que a analogia rege ocultamente todo o processo iniciático, com as que acontecem nas Iniciações Maiores ou Hierárquicas. A única diferença sensível entre elas é a intensidade e qualidade ígnea da energia que vem do Cetro de Poder. Em todo o tipo de Iniciação, Maior ou menor, a regra esotérica baseia-se na fórmula mística "...Cada qual receberá segundo a sua medida."

No momento estelar ou culminância dessas Iniciações, o Hierofante eleva o Seu Cetro para o Alto e pronuncia a fórmula mágica ou mantrâmica: "SENHOR FAÇO ISTO EM TEU NOME?" Então, abrem-se os éteres ambientais e, como prova de aquiescência, aparece acima do Hierofante, fúlgida e reluzente, a estrela de cinco pontas de uma intensa e brilhante cor azul índigo do BODHISATTVA, o Instrutor do Mundo, Mestre de Mestres, Anjos e Homens, Aquele que é o Representante do SENHOR DO MUNDO, o INICIADOR ÚNICO do planeta. São essas duas iniciações menores e as duas próximas Iniciações de caráter Maior ou Hierárquicas que constituem as Portas de Entrada na corrente de Vida espiritual da Grande Fraternidade Branca da Terra.

Numerosos discípulos dos Ashrams dos Mestres, especialmente convidados para essas cerimônias, costumam assistir a essas iniciações menores, como também um grupo específico de Devas superiores do mesmo Raio do candidato ou candidatos, alguns Iniciados da Hierarquia Espiritual que aportam Seu concurso e colaboração àquela cerimônia hierárquica de "preparação para os Mistérios Maiores" e os três Mestres anteriormente descritos. Em todos os casos, o poder de Shamballa acha-se onipresente em todas e em cada uma das fases desse ritual mágico, pairando como mística essência de fogo dentro do recinto iniciático.

Uma vez recebidas essas duas iniciações menores ou preliminares, o discípulo poderá penetrar nos interiores do Ashram, naquelas profundíssimas e ignoradas zonas espirituais que ocultamente definimos como "O Coração do Mestre" e a partir dali começar a percorrer a terceira e última etapa de preparação mística que o converterá em um perfeito Iniciado e em um verdadeiro Filho de Deus.

A terceira etapa, definida tecnicamente como de "Vinculação na Escola de Sabedoria", revela claramente as possibilidades do discípulo de penetrar mais profundamente no Corpo de Mistérios do Logos Planetário através do Coração de seu Mestre, Que assumirá, durante toda essa etapa, a responsabilidade direta do discípulo, preparando-o individualmente no seio do Ashram para que possa dar os passos necessários que o levarão ante o Portal das Iniciações Maiores, que se abre apenas ante os verdadeiros Discípulos espirituais, experimentados no fogo da prova e fiéis intérpretes no mundo daquele notável propósito redentor "que os Mestres conhecem e servem".

O Mestre instruirá esse discípulo ou o grupo de discípulos "dentro de Seu Coração" de modo muito direto e particular, pois os últimos passos do discípulo em seu percurso na difícil Senda que conduz ante o Portal das grandes Iniciações costumam ser os mais espinhosos e resvaladiços. No progresso dos mesmos, o discípulo descerá às grutas místicas onde a história do planeta está escrita e de lá extrairá a grande experiência do tempo, percorrendo, com a ajuda da percepção clarividente e da psicometria circunstancialmente desenvolvidas, todo o seu passado kármico. Então, com ajuda de sua firme decisão e intensa aspiração, "apaga" os estigmas do mal que pôde produzir através dos tempos e de seus múltiplos ciclos de encarnações, sem sentir-se tentado nem magneticamente atraído pelos incidentes kármicos que os produziram, nem pelos Egos que fizeram parte de seu ambiente familiar ou social naquelas épocas mais ou menos longínquas.

Essa descida místico às grutas históricas do planeta está muito bem descrito nas palavras do Evangelho: "Jesus desceu aos Infernos e depois subiu aos Céus", e tem por objetivo fortalecer a vontade do discípulo e dotá-lo da couraça do desapaixonamento, e do desapego às obras do tempo, a fim de que, convenientemente temperado e pleno de virtude espiritual, possa penetrar na corrente de vida iniciática que leva ao eterno.

A PRIMEIRA INICIAÇÃO HIERÁRQUICA

Quando o discípulo tiver recebido as duas iniciações menores e responder sintonicamente e a todo o momento à vibração do Ashram a que pertence, a qual repercute em um correto e adequado cumprimento de seus deveres kármicos sociais no mundo, é proposto, então, por seu Mestre para a primeira Iniciação Hierárquica. Essa proposta é feita formalmente ao BODHISATTVA, ou Instrutor espiritual do Mundo, que decidirá se aquele discípulo está convenientemente preparado para recebê-la. Em caso afirmativo, e sempre costuma sê-lo, já que os Mestres conhecem as almas dos homens perfeitamente, convoca-se um conclave hierárquico a que assistirão diversos e qualificados Membros da Grande Fraternidade Branca, no qual a proposta do Mestre a respeito do candidato será submetida à votação, analisando-se suas virtudes e qualidades ashrâmicas e suas aptidões para o serviço do Plano, dizendo-se, então, por UNANIMIDADE que aquele discípulo encontra-se convenientemente preparado para a Iniciação. Trata-se de trâmites aparentemente desnecessários, considerando que os Mestres possuem visão espiritual suficiente para não se equivocarem na eleição dos candidatos. Contudo, esses conclaves, além de significar o que deve ser entendido no mundo por uma verdadeira "democracia", têm como objetivo atrair a atenção do SENHOR DO MUNDO sobre o candidato, pois, como esotericamente é sabido, a visão de SANAT KUMARA atravessa todas as barreiras impostas pelo tempo e pelo espaço dentro do "Círculo-não-se-passa" planetário e vive no âmago do coração de todo ser vivente. Portanto, Seu assentimento à proposta formulada pelo Mestre para o candidato à Iniciação sempre confirmará a confiança que Ele depositou em Seu discípulo e o profundo conhecimento que tem do coração humano.

Então, elegem-se dois Mestres para que atuem como Padrinhos do candidato e o conduzam ante o Hierofante iniciador. Logicamente, um desses é seu próprio Mestre; o outro pode ser qualquer outro Mestre da Grande Fraternidade, mas vinculado ao candidato por certos laços de afinidade vibratória devido ao Raio ou por razões kármicas. Ambos os mestres constituirão a polaridade elétrica positivo-negativa, da força ígnea que brotará do Cetro de Poder no momento da Iniciação ser conferida. A energia vinda do CETRO passará primeiro pelos corpos sutis do Hierofante e será depois transmitida a um dos Mestre, que a qualificará com Sua vida para, em seguida, passá-la ao outro Mestre, que, após realizar idêntica operação mágica, a fará passar aos centros etéricos do discípulo com sua tensão elétrica inicial convenientemente reduzida, para que efetue as transmutações necessárias nos mesmos. A energia, que reduzida e transmutada "segundo a capacidade ou medida do discípulo" vem condicionada por sua evolução e pelo grau de desenvolvimento de seus centros etéricos ou chakras, passará para o coração do candidato, realizando a verdadeira obra iniciática, a abertura de uma das pétalas do Amor que preencherá sua vida de um novo e indescritível sentimento de compaixão para com a humanidade, sem o que é impossível que qualquer discípulo possa ser um verdadeiro servidor e um instrumento eficiente da Grande Fraternidade no mundo dos homens.

A grande diferença existente entre a voltagem incalculável (se podemos usar um termo tão científico) da energia cósmica transmitida no momento da Iniciação e a reduzida tensão da energia humana contida no coração do candidato e compensada pelo aporte de energia espiritual da Grande Fraternidade transmitido pelos Mestres que o apadrinham, que quando se convertem em "Senhores da Polaridade Mística", como são definidos em termos hierárquicos, reduzem a enorme tensão da energia cósmica e a adaptam ao nível de resistência do candidato. Como se pode observar, estamos usando termos muito científicos para tornar compreensíveis essas ideias relativas à Iniciação, um Mistério que poderá ser assimilado pelos aspirantes espirituais empregando-se, como sempre, a analogia.

Esse princípio de polaridade utilizado durante o processo da Iniciação também é chamado hierarquicamente "Lei dos Intermediários Celestes" e atua em qualquer zona do espaço cósmico, fazendo parte do grande Mistério da Iniciação. É assim que VISHNU (o FILHO), o Segundo Aspecto da Divindade, situado entre SHIVA (o PAI), o Primeiro Aspecto do Deus criador, e BRAHMA (a MÃE ou o ESPÍRITO SANTO), o terceiro aspecto da Deidade, possibilita eternamente o inefável Drama da Criação cósmica, solar ou planetária. Idêntica missão intermediária é confiada ao Anjo Solar, o Eu superior dos seres humanos, situado a meio caminho entre a Mônada Espiritual e a Personalidade nos três mundos. No momento da Iniciação, esse Mistério inefável realiza-se, tão místico e ao mesmo tempo tão científico e absolutamente dinâmico, em que o Hierofante constitui simbolicamente a Mônada do candidato, e os dois Mestres que o apadrinham constituem a polaridade elétrica positivo-negativa, que é a característica específica do Anjo Solar, que é negativo quanto à Mônada Espiritual do candidato à Iniciação e positivo quanto à sua personalidade, tornando-se, assim, no grande intermediário que facilita a introdução de vida cósmica no coração humano.

A Iniciação, seja qual for a sua importância do ponto de vista da hierarquia espiritual, é um processo de CONTINUIDADE RÍTMICA que, uma vez posto em marcha, jamais poderá ser suspenso ou paralisado. Em terminologia oculta, esse processo é chamado "entrada na corrente", a qual sendo a Vida do próprio Deus, eleva o homem dos níveis inferiores e mais densos até as culminâncias da Complacência Cósmica.

Escolhidos os Padrinhos que apresentarão o candidato ao Iniciador e o ajudarão durante o processo de recepção de energia elétrico-cósmica, finalmente é marcada a data mais oportuna para a Iniciação, sendo o BODHISATTVA quem se encarregará disso, esquadrinhando os Céus e escolhendo a ocasião em que os astros e as condições psíquicas sejam mais favoráveis ao candidato, de acordo com seu tipo de Raio e experiência kármica. No entanto uma das datas preferencialmente escolhidas, devido à alta concentração de força cósmica, é a da lua cheia do signo de Touro, definida esotericamente como FESTIVAL DE WESAK, durante o qual e graças à intercessão do Senhor BUDA, são canalizadas para a Terra determinadas energias espirituais de alta transcendência cósmica. O FESTIVAL DE WESAK é um Mistério Iniciático de amplas repercussões planetárias em que BUDA derrama a Benção do Logos Solar e do Logos Planetário sobre a Terra. A Grande Fraternidade Branca considera BUDA um grande Intermediário Cósmico e o chama, com razão, "UM MENSAGEIRO DOS DEUSES" da mesma forma que ao Logos do planeta Mercúrio.

Voltando ao assunto da Primeira Iniciação, deve ser salientado que o que nela se pretende é preparar a alma do Candidato para que estabeleça uma linha definida de união entre sua consciência física e astral, cujas atividades deverá controlar inteligentemente. A mente do iniciado também aumentará muito seu poder, alargando consideravelmente a ponte de luz ou Antakarana que progressivamente unirá a mente inferior, concreta ou intelectual, com a mente superior ou abstrata. A expansão de consciência na alma do iniciado será notória depois da Iniciação e a luz dos Lugares Elevados brilhará muito mais intensamente em seu coração, iluminando perfeitamente a sua existência kármica e tornando-o cada vez mais apto para o serviço criador da Loja.

Independente do grau de Iniciação conferida e, portanto, da inevitável hierarquia espiritual dos integrantes do processo iniciático, as Entidades que intervêm no seu desenvolvimento, em escala hierárquica, são as seguintes:

1. o HIEROFANTE INICIADOR que pode ser um MESTRE qualificado nas duas iniciações menores ou preliminares, o BODHISATTVA nas duas primeiras Iniciações Hierárquicas e o SENHOR DO MUNDO, SANAT KUMARA, nas Iniciações seguintes. Contudo, entenda-se que SANAT KUMARA é o INICIADOR ÚNICO no planeta e que, seja qual for a Iniciação, a Estrela de SUA AQUIESCÊNCIA brilhará sobre o Hierofante Iniciador para que essa Iniciação seja absolutamente válida de acordo com o Plano Hierárquico da Terra;

2. os dois ADEPTOS que apadrinham o candidato, de categoria e hierarquia espiritual que dependerão da qualidade ou grau da própria Iniciação e da evolução e desenvolvimento místico do candidato;

3. o Candidato, que tanto pode ser o discípulo consagrado que aspira à Primeira Iniciação ou o mais prestigioso e relevante ADEPTO da Grande Loja Branca que defronta as mais elevadas Iniciações do Sistema;

4. os Membros constituintes da Hierarquia Espiritual, ou Grande Fraternidade Planetária, que, com Sua presença, contribuirão para a eficiência e magnificência da Cerimônia Iniciática;

5. um numeroso grupo de Entidades Dévicas estarão presentes do início ao fim da Cerimônia Iniciática, constituindo os fatores mágicos que qualificarão, com sua presença ígnea e radiante, o ambiente do Recinto Iniciático. Este também varia conforme o grau específico da Iniciação e sua localização em uma ou outra das Esferas de SHAMBALLA logicamente dependerá da importância dessa Iniciação.

Nessa primeira Iniciação Hierárquica, serão revelados ao candidato certos conhecimentos ocultos sobre chaves de som e sistemas de invocação de força espiritual que lhe serão muito úteis ao longo de seu futuro desenvolvimento espiritual nas atividades práticas da vida de sua personalidade kármica, pois aumentarão consideravelmente suas capacidades de relacionamento e serviço criador no campo social, familiar e individual. Certas chaves de som, denominadas "PALAVRAS DE PASSE", lhe permitirão introduzir-se conscientemente em grupos esotéricos internos, onde poderá aprender técnicas de deslocamento astral e recuperar os "poderes atlantes", que havia deixado "de lado" no Umbral do Santuário do ASHRAM para poder desenvolver mais, rápida e eficientemente seus poderes mentais de discernimento e discriminação. Usando sempre aquela "PALAVRA DE PASSE", o iniciado poderá entrar também em certas estâncias da Sétima Esfera de SHAMBALLA, onde estão registrados os fatos históricos do Logos Planetário particularmente vinculados à época LEMURIANA e extrair consideráveis e positivos resultados espirituais daquele grande passado kármico do Senhor do nosso planeta. Consequentemente, adquirirá uma grande experiência nos conhecimentos esotéricos que, logicamente, não se encontram escritos nos livros e que o iniciado precisa "extraí-los dos anais akásicos" ou Memória cósmica do Logos do esquema terrestre, o que desenvolverá enormemente a sua intuição e lhe permitirá subir conscientemente a um determinado nível da Esfera Búdica Planetária e começar a trabalhar mais com ideias abstratas do que com pensamentos concretos ou intelectuais. Então, pela primeira vez em sua vida de discípulo, saberá, por experiência individual e não por conhecimento mental, o profundo significado do termo "SERENA EXPECTATIVA" que havia escutado tão frequentemente dos lábios do Mestre no Ashram e que contém a chave do Silêncio Criador, a expressão mais direta da experiência búdica na mente humana.

A aprendizagem desse Silêncio Criador, precursor de todos os estados de consciência superiores possíveis, começa realmente com a primeira Iniciação Hierárquica, e o discípulo aprende em suas profundezas mágicas o significado oculto do VERBO ou da Palavra Santa pela qual o Anjo Solar lhe comunica Seus sábios ensinamentos. Começa, então, a comportar-se como o que é, um verdadeiro Iniciado, desenvolvendo em sua vida social e seus atos individuais essa experiência mística de contato com o Verbo pela qual, em todos os momentos e sabendo o valor mágico das palavras, NÃO DIZ TUDO O QUE SABE, MAS SABE TUDO O QUE DIZ.

Se utilizarmos a analogia que surge da compreensão da experiência dessa primeira Iniciação Hierárquica, veremos que, em cada uma das Iniciações sucessivas, existe um desenvolvimento específico dentro do chakra cardíaco, onde são registrados os êxitos dos Trabalhos de Hércules, o Iniciado perfeito, que permitem ascender a um, a vários ou a todos os subplanos da Esfera Búdica de SHAMBALLA. Vejamos esta analogia:

INICIAÇÃO ESFERA BÚDICA
Primeira Relacionada com - Primeiro Subplano
Segunda Relacionada com - Segundo Subplano
Terceira Relacionada com - Terceiro Subplano
Quarta Relacionada com - Quarto Subplano (Coração místico do Logos planetário)
Quinta Relacionada com - Quinto Subplano
Sexta Relacionada com - Sexto Subplano
Sétima Relacionada com - Sétimo Subplano (e com a totalidade da Esfera Búdica)

Contudo, deve-se ter presente que quando o Iniciado recebe a Terceira Iniciação e é consciente do terceiro subplano da Esfera Búdica, o que comprova que controlou perfeitamente seus três veículos inferiores, mental, astral e físico, começa a desenvolver a sua consciência no primeiro subplano (sempre iniciando a contagem de baixo para cima) da Esfera Átmica. A intercomunicação das energias mentais do Iniciado com os sucessivos níveis do Plano Búdico pode, muitas vezes, não se adaptar integralmente à analogia ou regra anteriormente descrita, mas sempre cada Iniciação repercute inteiramente no coração do Iniciado, fazendo vibrar sintonicamente as correspondentes pétalas de Conhecimento, Amor e Sacrifício que qualificam e integram o centro cardíaco, desenvolvendo dentro de sua consciência a intuição espiritual e progressivamente tornando-o senhor de seu veículo búdico, como uma cálida promessa dos Bens imortais da Mônada Espiritual.

A SEGUNDA INICIAÇÃO HIERÁRQUICA

Essa Iniciação determina o predomínio da alma do discípulo Iniciado sobre o seu corpo astral ou das emoções. É uma continuidade do esforço realizado na etapa anterior, em que ele disciplinou em alto grau seu corpo físico, imprimindo-lhe um ritmo novo e mais elevado e sensibilizando-o ou tornando-o receptivo às correntes superiores de energia de vida. Assim, obteve um certo domínio sobre as correntes de energia etérica provenientes da aura planetária e aprendeu a respirar de acordo com determinados ritmos, gradualmente passando do "ritmo lunar", empregado pela maior parte da humanidade, para o "ritmo solar", em que o prana inalado é muito mais puro e poderosamente energizado. De forma misteriosa, essa circunstância provocou dentro do seu corpo físico uma grande catarse, uma alquimia transcendente que determinou que uma considerável quantidade de células físicas se tornassem "radioativas", preparando a alma do discípulo Iniciado para o contato consciente com o veículo astral e criando nos centros ou chakras daquele corpo as condições requeridas que progressivamente levam à Segunda Iniciação Hierárquica.

Essa Iniciação caracteriza-se por uma intensificação das energias astrais pela imposição do CETRO Iniciático. Ao mesmo tempo, essas energias impulsionam a mente do Iniciado às regiões totalmente abrangentes do entendimento superior de onde se pode obter o controle sobre a mente concreta e o veículo astral. Desse modo o Iniciado passa de Kama-manas, a mente condicionada pelo desejo, ao Manas superior, o nível abstrato da mente, atravessando, assim, aquelas abrasadoras regiões do plano astral descritas esotericamente como KURUKSHETRA, que haviam constituído seu principal campo de batalha até esse momento. Consequentemente, liberou as energias contidas no plexo solar, o receptor das energias astrais, e as elevou simultaneamente ao centro do coração e da garganta, construindo um triângulo de energias circulantes ígneo-elétricas que o irão capacitando a manter o equilíbrio interno, ou serena expectativa, que é o precursor das mais elevadas realizações.

Essa Segunda Iniciação denomina-se misticamente "o Batismo d'Água", sendo totalmente relacionada com o elemento aquoso da natureza solar, ou "a Água da Vida" a que Cristo referia-se tão frequentemente. A evaporação lenta da água, como pode ser lido no Livro dos Iniciados leva o Iniciado do Jordão (onde João batiza com Água) à região do Fogo onde os poderosos AGNIS transfiguram a Vida do Iniciado e o convertem em "Senhor dos Três Mundos". É exatamente nessa Região do Fogo que é ministrada a Terceira Iniciação, tecnicamente descrita como a da TRANSFIGURAÇÃO.

Na Segunda Iniciação, assim como na Primeira, o Hierofante é o BODHISATTVA ou Instrutor do Mundo, a cerimônia iniciática atendo-se em todos os momentos ao mesmo processo geral descrito na Primeira Iniciação, variando apenas a magnitude espiritual das Entidades Planetárias humanas e angélicas que a assistem e participam da integridade espiritual do Mistério que será ministrado. Também aumentam consideravelmente a cada nova Iniciação o valor do conhecimento oculto transmitido e a enorme responsabilidade dos segredos revelados. Os mantras e as "PALAVRAS DE PASSE" têm também um poder mais inclusivo, já que, nessa Segunda Iniciação, serão os veículos de comunicação e controle sobre certas hostes dévicas de grande poder espiritual chamadas, em linguagem oculta, "A Água da Vida". São os Agentes místicos do Arcanjo Senhor VARUNA, o Regente da Esfera Astral do esquema, cujo poder é imenso nesta fase atual da evolução humana já que oitenta e cinco por cento da humanidade é definidamente astral e realiza sua evolução psicológica principalmente nessa Esfera.

Ao ser aplicado o CETRO de Poder no momento máximo da Iniciação, quando o Fogo, simbolicamente falando, fez evaporar uma grande quantidade de água de seu veículo astral, o Iniciado aprende de modo resplandecente que a medida do entendimento superior é inversamente proporcional à intensidade de vida astral e que só a purificação do desejo, seja de que índole for, pode redimi-lo definitivamente da luta no KURUKSHETRA e elevá-lo às regiões áureas da razão pura e da intuição espiritual.

Nessa Segunda Iniciação, como em todas as outras, é confiada ao Iniciado a "PALAVRA DE PASSE" com que poderá chegar conscientemente ao passado remoto da Raça... Na segunda curva do Grande Caminho, como às vezes a Segunda Iniciação é descrita, a palavra de passe confiada permite penetrar nos recônditos segredos históricos da Raça ATLANTE e, graças a isso, o Iniciado pode descobrir o papel que desempenhou como ser humano no desenrolar dos grandes acontecimentos históricos que aconteceram naquelas remotas épocas planetárias. Este conhecimento o dotará de um profundo sentimento de responsabilidade frente ao seu próprio karma atual, propiciando a ruptura das grandes barreiras astrais que o impedem de apropriar-se do íntimo e eterno segredo da mente, permitindo, então, que penetre em zonas de silêncio criador mais amplas e profundas que certamente lhe mostrarão a Senda de Redenção progressiva que conduz à Terceira Iniciação.

Quanto à "PALAVRA DE PASSE" que o BODHISATTVA confia ao Iniciado nos momentos culminantes do processo Iniciático e que lhe permitirá ler o passado histórico da Raça nos anais akásicos, poderíamos dizer que é a chave do processo de RECAPITULAÇÃO causal, muito semelhante, ainda que sob outro aspecto, ao que sucede quando é produzido o fenômeno da morte física. A partir dele, a alma ou consciência nos três mundos fará uma tripla RECAPITULAÇÃO, física, astral e mental, de todos os acontecimentos históricos vividos durante o processo de encarnação física. Essa tripla recapitulação é a base kármica para os futuros acontecimentos para a alma humana, pois o passado, o presente e o futuro são indivisíveis e fazem parte do equipamento psicológico de qualquer Entidade, seja cósmica, planetária ou humana. Além disso, do ponto de vista esotérico, deve-se ter em conta também que o Iniciado é considerado como "o que morre na vida da Matéria para renascer na vida do Espírito", sendo cada nova Iniciação uma morte no sentido psicológico, com seu inevitável processo de RECAPITULAÇÃO. Disso deriva a alegoria da ave FÊNIX, que constantemente renasce de suas próprias cinzas. No coração do Iniciado, o passado morre constantemente, simbolicamente falando, para poder observar profundamente o presente que contém a chave do futuro, e, com ela, a visão perfeita dos passos que tem que dar para poder completar a obra da Grande Fraternidade da qual converteu-se em um Agente juramentado. Assim, as redes quiméricas do tempo asseguram para o Iniciado a glória das esplêndidas realizações do futuro. Desse modo, poderíamos considerar que, para os Iniciados que vão morrendo na vida da matéria, o processo de Recapitulação, que se inicia com a pronúncia correta da PALAVRA DE PASSE, tem a seguinte analogia:

a. na Primeira Iniciação, o Iniciado recapitula o passado LEMURIANO;
b. na Segunda Iniciação, o Iniciado recapitula o passado ATLANTE;
c. na Terceira Iniciação, o Iniciado recapitula o passado ARIANO.

A Palavra de Passe é dirigida a uma Hoste específica de Devas que são ativos em todas as Esferas de SHAMBALLA, a quem a tradição esotérica dá o nome de "Anjos da Memória". Em cada nível da vida da Natureza, são os Agentes do Senhor do KARMA, ocultamente definido como MEMÓRIA CÓSMICA ou SENHOR DOS REGISTROS AKÁSICOS.

A TERCEIRA INICIAÇÃO HIERÁRQUICA

Chamada ocultamente "a TRANSFIGURAÇÃO" ou "o BATISMO DE FOGO" sendo ambas as definições a afirmação de um Mistério que se realiza na vida do Iniciado e que deriva dos seguintes acontecimentos:

1. da perfeita integração dos seus veículos expressivos nos três mundos, mental, astral e físico. Essa integração é representada nos Evangelhos cristãos por Cristo no cume do Monte Tabor e os três discípulos dormindo a Seus pés. A Transfiguração de Cristo em Moisés e Elias "no cume do Monte e resplandecente de Luz" é a representação simbólica da TRÍADE ESPIRITUAL. Os três discípulos "dormindo a Seus pés" são também a representação simbólica dos três corpos temporais do Iniciado, físico, astral e mental, que finalmente foram vencidos e subjugados;

2. do contato consciente e permanentemente estabelecido com o EU superior. A afirmação de Paulo de Tarso "...Cristo em ti, esperança de Glória" constitui uma experiência prática na Vida do Iniciado e não um simples conhecimento intelectual;

3. da percepção consciente, em certos níveis da terceira Esfera de SHAMBALLA, dos Arquétipos mentais que corresponde realizar no mundo e em cujo desenvolvimento e manifestação o Iniciado pode colaborar eficazmente;

4. do contato estabelecido, conscientemente regulado pelo Mestre, com certas poderosas Entidades Dévicas da Hierarquia dos AGNISVATTAS, ou SENHORES DO FOGO, cuja radiação ígnea foi preparando progressivamente seus veículos sutis para poder resistir adequadamente e sem perigo às terríveis e dinâmicas energias do FOGO ELÉTRICO que se desprendem da aura do SENHOR DO MUNDO e do DIAMANTE FLAMÍFERO no momento de lhe ser conferida a Terceira Iniciação;

5. da visão que o Iniciado obtém sobre o passado ARIANO, lido à luz dos anais akásicos e da interpretação adequada daqueles acontecimentos históricos em que interferiu karmicamente. A Recapitulação desse processo histórico, cuja extensão panorâmica lhe foi aberta pela Palavra de Poder que lhe tinha sido confiada, abrange o imenso período de seu começo remoto até a quinta sub-raça Ária atual. Essa Recapitulação, feita com completa impessoalidade, dota o discípulo Iniciado de uma experiência suprema de assimilação de fatos que está além de todo o inútil sentimento humano de arrependimento, atrás do qual sempre se escuda a alma do timorato;

6. da inteira submissão de seus pontos de vista particulares e opiniões pessoais às decisões de seu grupo espiritual, o Ashram do Mestre, havendo aprendido pela experiência tirada de seu silêncio místico que toda opinião, ideia e pensamento pessoal devem sempre ser submetidos à supervisão direta da Alma ou EU Superior. A partir desse ponto, o aforismo esotérico "SERENA EXPECTATIVA" começa a reger praticamente a vida do Iniciado, sobre quem é dito, nessa etapa, que "pensa mais com o coração que com a mente" e sente mais com a mente que com o coração". Evidentemente, esse é um dos grandes Mistérios Ocultos nessa Terceira Iniciação da Transfiguração;

7. do acréscimo de desenvolvimento da intuição espiritual que vem como resultado da atitude serenamente expectante, o que dotará o Iniciado de uma capacidade especial de visão do futuro, com suas imensas possibilidades de serviço criador para a Raça;

8. do desenvolvimento de certas faculdades psíquicas superiores: telepatia, clarividência, clariaudiência, psicometria, assim como o poder de mover-se conscientemente, por meio de seus veículos astral e mental convenientemente treinados, para qualquer lugar do planeta onde seus serviços possam ser requeridos em nome do Mestre para o bem da humanidade e pelos interesses da Grande Fraternidade.

Logicamente partimos do principio esotérico de que "antes de receber a Iniciação", independente de seu grau e categoria, o Discípulo já deve ser internamente um Iniciado, sendo a cerimônia iniciática apenas o reconhecimento da veracidade desse acontecimento oculto pelo SENHOR DO MUNDO e Iniciador único do planeta. A aplicação do CETRO de Poder com sua imensa carga de força cósmica é a mais clara confirmação. Os juramentos exigidos e os segredos revelados já vivem plenamente no coração do Iniciado. A indescritível força do CETRO faz com que surjam objetivamente em sua vida. Essa afirmação, aparentemente tão simples, encobre um grande Mistério.

Outra oportunidade oferecida pela Terceira Iniciação é a de poder penetrar conscientemente, com a Palavra de Passe correspondente, em certos níveis da Terceira Esfera de SHAMBALLA onde se tem acesso a determinados arquivos secretos da Grande Loja Planetária que contém conhecimentos ocultos acerca do futuro da Raça Ária, que, assimilados à luz da intuição superior, mostrarão ao Iniciado o trabalho e função que deverá desenvolver no vir-a-ser das duas próximas sub-raças. Tudo é visto com a ajuda dos Anjos da Memória, Agentes daquele Grande Senhor do Karma a Quem a Grande Fraternidade considera como uma expressão da Memória Cósmica na Terra. Essa Memória, que transcende o tempo, abrange simultaneamente em suas profundezas imensas e misteriosas não só o segredo do passado e do presente, mas também o permanente e vívido segredo do futuro.

A QUARTA INICIAÇÃO HIERÁRQUICA

Depois de o Iniciado ter subido o Monte Tabor da consciência e de se ter "transfigurado" ante Seus discípulos, que são os símbolos de Seus três veículos de expressão temporal, mental, astral e física, sente em Seu coração uma enorme atração que o aproxima do karma humano. Tem ainda que retornar ao mundo dos homens para destruir, por meio do amor, compaixão e sacrifício, os últimos desejos que ainda lhe prendem aos três mundos. Não são desejos humanos, mas sentimentos divinos, os desejos mais elevados que a alma humana pode alcançar. Mas, do ponto de vista oculto, inclusive o desejo de Deus pode constituir uma limitação ou uma barreira que o afasta do próprio Deus, já que ainda denota uma sutilíssima separatividade nascida e desenvolvida, em que pese a sua grandeza, dentro da esfera de polaridade que rege a vida nos três mundos. Tudo, absolutamente tudo que existe no plano da tripla relatividade fundamenta-se no desejo e no espírito de separatividade, inclusive os afetos mais sinceros e aparentemente mais nobres e desinteressados e os pensamentos mais elaborados e excelentes. É por esse motivo que o futuro ARHAT retornará ao mundo para extinguir definitivamente em Si todo germe de separatividade. Porém, volta agora com novas armas: a percepção clara e a razão intuitiva, que fazem parte inseparável do sentimento búdico de unidade. Devido a Seus esforços anteriores, o Iniciado pôde penetrar em certos níveis elevados da Esfera Búdica de SHAMBALLA e de lá extrair as sementes vivas da Resolução final, que foram substituindo os maiores e mais sublimes afetos humanos em Seu coração. Analisadas além de seu sentido histórico, as palavras de Cristo a respeito disso são conclusivas. Cristo diz à Virgem, que está ao pé da Cruz onde Ele agoniza: "Mulher, eis aí teu filho." E a João, Seu discípulo mais amado, diz: "João, eis aí tua mãe." Com isso renuncia ao mais amado em Seu coração, àqueles que, simbolicamente falando, mais haviam atraído Seu coração à Terra: o Amor pela Mãe, símbolo do Espírito Santo, Senhor de todas as coisas, e o Amor de João, símbolo da humanidade e de todas as criaturas humanas, os últimos e definitivos laços que poderiam debilitar Sua inquebrantável fidelidade
à Grande Loja Branca e a Seu PAI NOS CÉUS, o SENHOR DE SHAMBALLA.

Nessa Quarta Iniciação, o discípulo tem que reproduzir inteiramente, em consciência iluminada, o drama místico da CRUCIFICAÇÃO, o do Filho na Terra em busca de Seu PAI nos CÉUS. Por isso, essa Quarta Iniciação chama-se, com justiça, "a Grande Renúncia" pois, em cada uma de suas vias largas e dolorosas, o Iniciado deve deixar um de Seus múltiplos "eus", vencidos e redimidos. Deve enfrentar aquele estado de consciência indescritível, sem interpretação possível, que é definido em termos hierárquicos como "SOLIDÃO ABSOLUTA". Nesse momento de Sua vida no plano físico chegará a sentir-se tão imensamente só (pois inclusive seus entes mais queridos lhe abandonarão) que o Céu lhe parecerá de bronze, porque nem mesmo de lá poderá esperar paz, consolo ou ajuda... É nesses momentos infinitos e indescritíveis de desconhecida SOLIDÃO que vem do mais profundo de Sua alma o grito dilacerador: "PAI, AFASTA DE MIM ESTE CÁILICE DE AMARGURA." É o grito invocativo imensamente poderoso que surge do GETSÊMANI de Sua alma atormentada, pressentindo talvez as provas iniciáticas seguintes quando, já crucificado na Cruz do Karma e suspenso entre o Céu e a Terra, reviverá misticamente em Seu coração todo o bem e o mal realizado ao longo de Suas múltiplas existências, para, então, efetuar o saldo kármico definitivo com um equilíbrio perfeito de valores psicológicos dentro desse inconcebível Drama Místico. Penetra, então, no indescritível centro do Bem e do Mal, sendo precisamente nesses momentos de intenso drama que tem que se confrontar com a angustiante e incompreensível solidão de ARHAT. Na realidade, todo o processo realiza-se dentro de Seu coração, que rememora naqueles momentos o Acontecimento Místico da GRANDE RENÚNCIA projetado do quarto nível da Quarta Esfera Búdica, o Centro Espiritual do esquema terrestre. Nesses supremos instantes "atemporais", todas as vidas do planeta estão pendentes em Sua Decisão final. Deve renunciar para sempre a tudo o que possui e ama nos três mundos. O SENHOR DE SHAMBALLA, em pé diante Dele e constituindo o vértice superior de todas as Suas Decisões, empunha o DIAMANTE FLAMÍFERO. Os três BUDAS DE ATIVIDADE relacionados com a obra que é realizada nos três grandes Centros Planetários, SHAMBALLA, a HIERARQUIA e a HUMANIDADE, e os três BUDAS ESOTÉRICOS que unem as decisões planetárias com o grande Desígnio Solar, também se encontram presentes nesse extraordinário acontecimento cósmico da Grande Renúncia e, pela primeira vez dentro dos processos iniciáticos que acontecem na Terra, é claramente desenhada no coração do Iniciado a CRUZ DOS SENHORES DO KARMA...


Depois desses intensos e dolorosos momentos de SOLIDÃO indescritível, quando o Iniciado RENUNCIA ao Céu e à Terra, essa decisão final repercute em todos os âmbitos planetários e, como é dito em linguagem esotérica, "os Deuses, os Anjos e os homens reconhecem o valor do Sacrifício", consequentemente reproduzindo-se no coração do Iniciado a Grande Resposta Cósmica. O Céu e a Terra deixam de lutar, harmonizam o Bem e o Mal e os SENHORES DO KARMA retiram para sempre daquele augusto Santuário de Vida, que é agora o Coração do ARHAT, a imensa CRUZ que teve que suportar desde o princípio dos tempos, desde que iniciou Sua vida como ser humano. Agora que tudo está decidido, que a pesada carga dos valores humanos do passado deixou de gravitar, o Iniciado encontra-se SÓ, imensamente SÓ consigo mesmo. É nesse momento solene, além de tudo que possa conceber a mais elevada compreensão humana, que o SENHOR DO MUNDO, o Hierofante Iniciador, aplica o CETRO de Poder Planetário carregado de Fogo Cósmico no centro cardíaco do Iniciado. Então sucede algo extraordinário. A energia da Mônada Espiritual contendo o Fogo de FOHAT desce do centro coronário para o centro cardíaco. Ao mesmo tempo, e como uma resposta inevitável da vida material, sobe ritmicamente do centro da base da coluna vertebral para o centro cardíaco o Fogo da Matéria, KUNDALINI, banhando igneamente os centros etéricos inferiores em que passa... Quando ambos os Fogos, o que desce da cúspide da cabeça e o que sobe das regiões inferiores, coincidem no coração do Iniciado, produz-se uma explosão de luz que o inunda inteiramente. Libera-se o Fogo Solar e, em sua expansão inconcebível, destrói o corpo causal, o inefável Corpo de Luz que era a Morada do Anjo Solar e que, desde tempos remotos, havia constituído o vínculo de união suprema entre a Mônada Espiritual e a alma humana nos três mundos. O Iniciado alcançou agora "a verdadeira estatura de Cristo", a do próprio Anjo Solar. Graças a essa transcendente alquimia dos Fogos e como resultado de o Iniciado ter se situado na mesma altura do Anjo Solar, ESTE pode liberar-se do pacto supremo ou VOTO INQUEBRANTÁVEL formulado ao Senhor do Universo, de "permanecer com o Filho do Homem até a sua completa liberação da pesada carga dos três mundos" (Livro dos Iniciados). Em virtude desse pacto, cujo mistério só é revelado ao Iniciado na Terceira Iniciação, o Anjo Solar descendeu do Nirvana, tomou forma humana e dotou a vida do homem animal da Terra de luz e de autoconsciência. Mas agora tudo já está resolvido... ELE cumpriu Sua promessa e pôde retomar ao Nirvana, à Sua pátria celestial, tendo realizado Sua missão e cumprido Sua promessa cósmica.

Esse é o inefável Mistério da Quarta Iniciação, do ponto de vista dos Adeptos, a mais importante de todas as Iniciações que possam ser recebidas na Terra. O retorno do Anjo Solar à Sua imaculada Fonte de procedência e a destruição do corpo causal do Iniciado tingem essa transcendente experiência mística de todos os atrativos de caráter cósmico, planetário e humano que nossa mente seja capaz de captar ou conceber.

Os seguintes fatores concorrem no desenvolvimento da cerimônia Iniciática da Quarta Iniciação, consequentes de seu valor psicológico, esotérico e místico:

a. as energias provenientes do quarto subplano da Esfera Búdica de SHAMBALLA, ao qual o centro cardíaco do Iniciado está intimamente vinculado no momento de lhe ser aplicado o DIAMANTE FLAMÍFERO do SENHOR DO MUNDO;

b. os SENHORES DA CHAMA, isto é, os Quatro Kumaras responsáveis pela evolução planetária, SANAT KUMARA e Seus três excelsos Discípulos, os BUDAS DE ATIVIDADE;

c. nos níveis mais ocultos, atua outro agrupamento quádruplo, constituído pelo Logos Planetário do esquema terrestre, o Aspecto Monádico de SANAT KUMARA e os três BUDAS ESOTÉRICOS que unem o planeta com o ambiente cósmico. A SENDA ÓCTUPLA de Buda é relacionada, de acordo com a analogia, com essas oito insignes e transcendentes Entidades Cósmicas;

d. os Quatro SENHORES DO KARMA, que, no momento da GRANDE RENÚNCIA retiram definitivamente do Coração do Iniciado "os estigmas do Karma" simbolizando as quatro pétalas do centro MULADHARA que constituem os quatro braços da Cruz kármica;

e. representantes dévicos de imenso poder dinâmico, procedentes da esfera átmica de SHAMBALLA, que, secundados por vários grupos de Devas da Esfera Búdica, cooperam na dispersão dos elementos substanciais liberados quando o corpo causal do Iniciado é destruído;

f. um grupo especial constituído, segundo nos é dito ocultamente, por trinta e dois Iniciados representando a lei do Quarto Reino que, constituindo uma figura geométrica muito particular de energia, colaboram eficazmente no desenvolvimento da cerimônia iniciática;

g. o centro cardíaco do Iniciado sobre o qual incidirá a tremenda potência do Fogo de SHAMBALLA invocando o elemento cósmico que reunirá, naquele supremo e infinito Santuário solar, o Fogo de FOHAT do Espírito, do PAI, e o Fogo de KUNDALINI da Matéria, da MÃE. O FILHO, o Iniciado, " ...Seu coração aberto dos quatro lados", como pode ser lido no Livro dos Iniciados, se dessangra em favor da humanidade e todos os reinos da Terra beneficiam-se desse augusto SACRIFÍCIO. O Iniciado, convertido virtualmente em um ARHAT, pronuncia as TRÊS PALAVRAS SAGRADAS, ou Mantras de Poder, que o isolarão para sempre de Seu quaternário inferior: "TUDO ESTÁ CONSUMADO";

h. um processo cósmico, relacionado com a constelação de LIBRA, o Plano Búdico Cósmico, também acontece no momento culminante da Quarta Iniciação, porém está imensamente acima da capacidade de compreensão do ser humano.

A QUINTA INICIAÇÃO HIERÁRQUICA
Tornar-se Um Adepto

Essa é a Iniciação com que a etapa evolutiva do ser humano se finaliza. Desde o momento da Individualização, em que as unidades seletivas procedentes do mundo animal converteram-se em seres humanos, milhões de anos são transcorridos e foi percorrido um doloroso trajeto, cheio de dificuldades. O Karma gravitou constantemente sobre a entidade humana, exigindo-lhe esforços ininterruptos de adaptação ao meio e uma enorme sequencia de sacrifícios e reajustes, para que a essência espiritual expressada no Anjo Solar ou Eu Superior e o aspecto material manifestado através dos três corpos expressivos nos três mundos, constituídos por uma mente incipiente, um corpo astral em processo de estruturação e um forte e gigantesco corpo físico, pudessem se harmonizar através de contínuos e sucessivos processos de encarnação ou de integração.

Veio depois de um período em que a essência espiritual começou a governar o aspecto material e o ser humano entrou naquelas etapas evolutivas, definidas esotericamente como Senda do Discipulado. Essas etapas foram vencidas em ciclos sucessivos e a alma, chegando em certo ponto na etapa do Discipulado, entrou naquela nova fase que, em linguagem oculta, chamamos "corrente iniciática" e começou a percorrer a Senda de Luz da qual praticamente já não se retorna. Depois, em inefável sequencia, vieram aquelas expansões de consciência que chamamos Iniciações, com a penetração consciente em certas zonas de mistério, nas quais a entidade humana ia colhendo o fruto da experiência nos três mundos.

Na Primeira dessas Iniciações, a alma do discípulo fez-se dona e senhora do corpo físico, governou seus impulsos e exigências e redimiu progressivamente a substância de seu corpo que estava vinculada ao reino mineral. Iniciou praticamente dentro de suas estruturas densas um processo mágico de "radioatividade" e aquelas incríveis vidas dévicas que animavam as células de seu corpo começaram a brilhar e emitir radiações ao redor de si. A esse processo de redenção efetuado pelo Iniciado ao operar conscientemente sobre a substância dévica que forma o seu corpo físico, chama-se tecnicamente "radiação magnética".

Na Segunda Iniciação, fez-se senhor de seu corpo astral e, consequentemente, liberou as unidades dévicas que constituíam sua estrutura molecular de sua fonte de procedência mística, o reino vegetal. Todas essas vidas dévicas liberadas foram banhadas na "água da vida" dos níveis superiores da Esfera Astral e, então, refletiram o sentimento vivo de devoção à obra divina e a sensibilidade ao bem, que são as energias predominantes nesses níveis. Em sua totalidade, isso representou um processo místico de redenção espiritual que revelou a sensibilidade espiritual da Alma superior do Iniciado e Seu infinito amor ao Plano de evolução planetária.

Na Terceira Iniciação, o Iniciado integrou perfeitamente seus três corpos inferiores, físico, astral e mental, e adquiriu controle e domínio sobre entidades dévicas dos reinos mineral, vegetal e animal. O símbolo cristão dos TRÊS REIS MAGOS, Gaspar, Melquior e Baltazar, oferecendo Suas dádivas ao MENINO DE DEUS (símbolo eterno da alma humana) na Gruta de Belém, é muito ilustrativo, pois revela esotericamente a obra do Iniciado realizada na terceira etapa iniciática. Essa analogia será vista ainda mais claramente se associar-se a ideia dos três Reis Magos com os três discípulos de Cristo adormecidos ao pé do Monte Tabor, sobre o qual o Iniciado recebe a Terceira Iniciação, ou a da Transfiguração, a que já nos referimos adequadamente em páginas anteriores.

Esse é o modo como o Iniciado, em virtude da Obra Tripla, adquire controle sobre unidades dévicas das três esferas de SHAMBALLA, física, astral e mental, sobre seus três corpos inferiores e sobre os três reinos sub-humanos, mineral, vegetal e animal. A integração do triplo CÁLICE propicia a expressão do VERBO. O Iniciado, então, irradia magnetismo causal.

Na Quarta Iniciação, o Iniciado eleva seu CÁLICE Purificado, ou Tripla Oferenda, ao Plano Búdico, a Esfera da Perfeita Unidade Espiritual, e recebe, por sua vez, a recompensa pela Tripla Oferenda, o sentimento indescritível de COMPAIXÃO para com todo ser vivo e a INTUIÇÃO Espiritual. O Iniciado converte-se em um TAUMATURGO da Lei da Boa Vontade. Através de sua radiação espiritual apenas, pode curar todos os males do mundo e efetuar a redenção final dos "últimos despojos de seus eus vencidos." A Seus pés, estende-se a vastidão do vale transposto e o enorme e fatigante caminho percorrido. Sente-se livre do tempo. O espaço de Sua consciência dilata-se a extremos inconcebíveis. Nada o liga à Terra, nada o impele ao Céu. Sente-se Só, infinitamente Só, enfrentando o VAZIO surpreendente, suspenso entre o Céu e a Terra. E é agora, nesses momentos de imensa e indescritível SOLIDÃO em que é perdida toda ilusão de vida e esperança, que a Vida e o Propósito de Deus o atraem definitivamente, sem resistência alguma de sua parte, para o Seio Criador... Um novo ARHAT nasceu.

A Quinta Iniciação caracteriza-se pela RESSURREIÇÃO. Quando acreditava que tudo estava absolutamente perdido, quando o Céu e a Terra desapareceram do campo de visão do Iniciado, quando "tudo tinha sido consumado", é quando é produzido o grande Milagre da Ressurreição. Então, Céu e Terra, Espírito e Matéria. Espaço e Tempo, aparecem ante Sua visão assombrada como fazendo parte de um só e único PROPÓSITO. Não se trata de um belo conceito esotericamente conhecido nem de uma verdade misticamente alinhavada, mas de uma VIVÊNCIA na qual o Iniciado participa integralmente da Glória de Deus, representada na figura central de SANAT KUMARA, o SENHOR DE SHAMBALLA.

Em frente ao Iniciador único e assistido pelos três grandes Senhores planetários, o MANU, o BODHISATTVA e o MAHACHOHAN, pelos seis BUDAS, três esotéricos e três exotéricos representando misticamente todos os reinos da Terra e o SENHOR BUDA, Aquele que em Sua última encarnação física no planeta ocupou o corpo do príncipe SIDARTA GAUTAMA, atuando como representante do reino humano, o ARHAT recebe a Iniciação que o converte em um Adepto da Lei da Boa Vontade, em um Mestre de Compaixão e Sabedoria. O Iniciado já não é um homem, converteu-se em um DEUS. Ressurgiu da Carne e do Espírito, ressuscitou. Para ELE, começa agora um Caminho novo e mais esplêndido. Faz parte de um novo Destino. É um perfeito expoente dos Desígnios de Deus, do Logos Planetário do esquema terrestre, que tudo governa e inclui na majestade de Seu Selo Abrangente. Converteu-se em um fiel e consciente servidor do SENHOR DE SHAMBALLA que o glorifica, introduzindo-o nos Mistérios Místicos e Sagrados de Seu Reino...

Início