O Poder da Visualização

O segredo de todo verdadeiro trabalho de meditação em seus estágios iniciais é o poder de visualizar. Esta é a primeira etapa a ser dominada. Os discípulos devem colocar ênfase sobre este processo; nele encontra-se, eventualmente, a capacidade de usar os poderes criativos da imaginação, mais a energia mental, como uma medida para promover os fins da Hierarquia e para a realização do Plano Divino. Todos os novos processos em técnicas de meditação (para os quais é responsabilidade da Nova Era) devem e vão incluir a visualização como um passo preliminar pelas seguintes razões:

1. A visualização é o passo inicial para a demonstração da lei oculta que "a energia segue o pensamento." Isto, naturalmente, todos os interessados em estudo ocultista reconhece teoricamente. Uma das tarefas que confrontam os discípulos é alcançar o conhecimento factual disto. A visualização pictórica (que é uma característica definitiva do trabalho em muitas escolas esotéricas) é simplesmente um exercício para desenvolver o poder de visualizar. No trabalho dos discípulos que estão sendo treinados para a iniciação, este aspecto externo de visualização deve dar lugar a um processo interior, que é o primeiro passo para dirigir a energia. A visualização de imagens se destina a concentrar o aspirante na cabeça em um ponto intermediário entre o corpo pituitário e a glândula pineal. Nessa área, ele projeta imagens e pinta cenas e, assim, adquire a facilidade para ver - no conjunto e em detalhe - o que ele deseja e para o qual ele pretende trabalhar. A visualização do que poderia ser chamado de "processo dirigido" ocorre de maneira mais focalizada na área diretamente ao redor da glândula pineal. A glândula pineal, em seguida, torna-se o centro de um campo magnético que é ativado, em primeiro lugar, pelo poder da visualização. Nesse ponto, a energia é acumulada pelo discípulo e, em seguida, dirigida com intenção a um dos centros. Este pensamento focado produz efeitos inevitáveis no corpo etérico e, portanto, dois aspectos da imaginação criativa são ativados.

2. O poder de visualizar é o aspecto de construção de formas da imaginação criativa. Este processo se divide em três partes, que correspondem de certa forma ao processo criativo seguido pela própria Divindade:

a. A acumulação de energia qualificada nos limites de um círculo-não-se-passa.

b. A concentração desta energia, sob o poder da intenção, em um ponto próximo da glândula pineal. A energia está assim concentrada e não difusa.

c. O direcionamento desta energia focada por meio de um processo pictórico (não por um ato da vontade neste momento) em qualquer direção desejada, isto é, a certos centros em determinada ordem.

Este processo de direcionamento da energia pode se tornar um hábito espiritual, se o discípulo começar a fazê-lo lenta e gradualmente. No início, o processo de visualização pode parecer difícil e inútil, mas, se perseverar, descobrirá, eventualmente, que se torna fácil e eficaz. Esta é uma das maneiras mais importantes em que um Mestre trabalha; é essencial, portanto, começar a dominar a técnica. As etapas são as seguintes:

a. Um processo de acumulação de energia.

b. Um processo de concentração (da energia).

c. Um processo de distribuição ou direcionamento.

O discípulo aprende a fazer isso dentro de si mesmo e mais tarde a dirigir a energia (de algum tipo escolhido e particular, de acordo com a demanda da ocasião) para o que está fora de si mesmo. Isto constitui, por exemplo, uma das principais técnicas de cura do futuro. Também é utilizado pelo Mestre a despertar em Seu discípulo certos estados de consciência.

3. O poder de visualizar corretamente é um modo definitivo de averiguar a verdade ou a falsidade. Esta é uma afirmação difícil de compreender. A visualização é, literalmente, a construção de uma ponte entre o plano emocional ou astral e o nível mental e é, portanto, o que corresponde na personalidade a construção do antahkarana. O plano astral, o segundo aspecto da personalidade, é a correspondência com o aspecto de construção de forma da Trindade, o segundo aspecto. A imaginação criativa "imagina uma forma" através da capacidade de visualizar e a energia da mente dá vida e direcionamento a esta forma. Concretiza um propósito. Assim, um relacionamento ou linha de energia é construído entre a mente e o veículo astral e torna-se uma linha tríplice de energia quando a alma do discípulo está utilizando este processo criativo de forma planejada e definitivamente construtiva.

Este processo de visualização e o uso da imaginação formam os dois primeiros passos na atividade de construção de pensamentos-forma. É com estas formas autocriadas - incorporando ideias espirituais e propósito divino - que os Mestres trabalham e o propósito hierárquico toma forma. Portanto, é essencial começar a trabalhar com deliberação e lentamente desta maneira e a utilizar as informações acima construtiva e criativamente. A necessidade dos tempos está cada vez maior e é necessário o máximo de trabalho e propósito.

Início