Ideias, Ideais, Ideologias

O antigo vidente indiano, Patânjali, ensinou que a fonte de toda inspiração humana provém do que ele denominou “nuvem de precipitação das coisas conhecíveis”. É uma bela imagem que nos ajuda a visualizar mentalmente a fonte interna de toda sabedoria. Podemos obter algo filtrado desta nuvem de precipitação mediante um processo de enfoque mental e de alinhamento com o centro espiritual interior de cada um de nós. Os visionários e os pensadores progressistas ao longo do tempo foram sempre capazes de extrair algo deste centro e de “traduzi-lo" a formas que adequadamente "albergavam" ou continham as energias no plano físico. Tais esforços geralmente arrastam uma esteira de alterações – mas as necessárias mudanças evolutivas são produzidas graças a eles.

Nos textos de Alice Bailey é dito que a tarefa dos servidores mundiais é “modificar, qualificar e adaptar” as ideias divinas para satisfazer as exigências dos tempos. Atrair novas ideias não é tarefa de todos os trabalhadores: a alguns é deixada a tarefa, não menos surpreendente e necessária, de revitalizar as ideias já existentes convertendo-as nas formas adequadas para satisfazer as demandas sempre cambiantes dos tempos. As ideias, na medida que são resolvidas dentro dos confins de tempo e espaço, se convertem nos ideais fundamentais que governam uma era dada qualquer. A natureza dos ideais é, portanto, temporal – mudando e fundindo-se nos moldes das correntes sempre cambiantes de qualquer particular período mundial. Mas a essência fundamental ou a verdade central, presente em todas as ideias, pode ser retida, enquanto a forma externa evolui para satisfazer a luz interior na sua constante expansão. Com a aceleração da evolução planetária e a evidente mudança em todas as frentes nas últimas décadas, todos os trabalhadores mundiais necessitam revisar constantemente seus métodos e fórmulas de trabalho e, consequentemente, adaptar as formas externas. Enquanto em algum momento de nossa história planetária uma forma específica pode ter se mostrado adequada durante muitos anos ou talvez séculos, na atualidade parece haver necessidade de realizar um processo constante de revisão e mudança, na medida que transitamos para uma nova era e uma consequente civilização nova.

O divino fluxo circulatório

O Plano divino deve ser resolvido por intermédio da humanidade. Este é um dos pontos-chave da revelação que está despertando gradativamente na consciência humana. A humanidade está avançando e manifestando sua divindade e ocupando seu lugar, ativamente, no fluxo divino de energia – não criando um curto-circuito nesse fluxo, como no passado. Mas sabemos que, na medida que intentamos “modificar, qualificar e adaptar” as ideias divinas captadas pelos pensadores intuitivos, podemos nos deparar com situações perigosas. Os trabalhadores do mundo, talvez com a melhor das intenções, distorcem com muita frequência a intenção original da visão, manchando-a com suas limitações pessoais e suas predileções, devido à incapacidade de penetrar na plenitude da natureza sintética da totalidade, tal como a mente do pensador capta o original. As ideias se transformam em ideais – em formas, teorias e sistemas de crenças – e são então captadas e tomadas por aqueles indivíduos que respondem à sua nota específica e, talvez, diluídas. Os ensinamentos do Cristo se converteram nos ensinamentos da Igreja Católica, dos reformistas Protestantes e dos atuais movimentos evangélicos. Ao mesmo tempo, estando subjacente nestes “ideais” externos e nas ideologias resultantes, permanece a essência original, a “ideia” que é sempre inspiradora e que muda a vida de muitos que vêm atrás da parafernália externa. A inspiração original de Beethoven, quando tocado por músicos adestrados, com instrumentos corretos, transmite uma réplica do seu propósito original no plano físico tão exatamente quanto possível. O mesmo tema, tocado séculos depois por um artista “pop” contemporâneo, é modificado e levado à atenção das massas, retendo todavia o fragmento da inspiração, tal como se encontrava na mente do criador. Quem pode dizer que isto não é um serviço e uma fonte de alegria para muitos?

Observamos, hoje, no campo da política um evidente período de agitação, e enquanto certas ideologias, claramente, não parecem mais viáveis, outras estão prenhes de problemas em muitos níveis. Nenhum sistema político é perfeito; todos têm seus defeitos, todos têm alguma falha; na atualidade não existe nenhum sistema de governo que manifeste a verdadeira visão sobre as quais foi fundado. Neste momento, quando parece que o comunismo é considerado fracassado, os ideais contidos nos seus manifestos, se verdadeiramente compreendidos, têm muito a contribuir para trazer uma medida de justiça econômica e de paridade a um mundo decididamente desequilibrado. Os modelos democráticos sofrem atualmente o peso do abuso de liberdade com a consequente cobiça e materialismo. Os regimes totalitários do mundo infringem os princípios fundamentais, aos quais aderem todos os homens e mulheres de boa vontade, os princípios da liberdade e da dignidade da alma humana. Os líderes dos regimes e grupos totalitários procuram impor a sua vontade individual e pessoal aos demais. Lamentavelmente, não são capazes de manejar adequadamente o poderoso fluxo de energia da vontade divina, com resultados desastrosos que podem afetar grandes grupos de pessoas.

Qualquer ideologia – seja política, religiosa, social, econômica ou própria do local de trabalho e do lar – que procura impor seus padrões e crenças com escassa ou nenhuma consideração quanto às diferenças individuais e culturais, conduz inevitavelmente à opressão e à subsequente revolta. Tais abusos constituem afrontas ao espírito humano e às liberdades essenciais que podem e devem reger a entrante era de Aquário. Como já se mencionou anteriormente, todas as ideologias possuem essencialmente imperfeições e seus seguidores necessitam limpar a casa de maneira que as ideologias possam se converter em reflexos mais adequados de suas verdades interiores essenciais. O grande princípio da liberdade se manifesta em criatividade e crescimento para todos os níveis e é um reflexo da verdadeira consciência Aquariana.

Início