A Consciência de Amor
Palestra proferida por Laurence Newey, de Lucis Trust, na reunião aberta ao público, nomeada: Perspectivas Esotéricas na Ciência da Consciência - Londres em Maio de 2003.

Quando se aborda um tópico tão significativo como o da consciência, somente é possível tratá-lo resumidamente, e, como o alvo principal dos escritos de Alice Bailey é ajudar as pessoas a expressar o amor no mundo, é sobre esta atraente expressão magnética da consciência que vamos nos concentrar nesta tarde. Para começar, devemos examinar primeiro como a consciência geralmente se evolve em manifestação, e então focaremos mais especificamente na “pequena voz silenciosa” da consciência, e o despertar do Amor.

Consciência de Amor
Consciência > Amor > Radiação

Radiação é transmutação em processo de realização... a transição de um estado de ser a outro, por intermédio da ação do fogo.

A relação entre amor e consciência é o mais importante foco dos ensinamentos de Alice Bailey, e, em particular, a crescente radiação de amor por aqueles que estão começando a transcender o estrito estágio da consciência humana. Radiação é, num ponto específico na evolução, uma indicação que a essência da vida numa forma particular está começando a responder ao estímulo magnético de um centro de energia maior e mais inclusivo. A vida tem evoluído ao ponto que ela já não pode mais ser contida em seus muros confinantes e está começando a escapar. Exemplos disto são vistos na radioatividade de certos minerais e no perfume e beleza de algumas das mais evoluídas espécies do reino vegetal.

No mundo animal, menos evidente e no entanto radiativo, está na devoção e na atividade inteligente dos animais domesticados. Ao responderem ao impulso magnético da vida humana, suas poderosas emanações podem evocar muita emoção e afeto de nossa parte. No reino humano a radiação encontra sua expressão no amor e no serviço - essa demonstração espontânea de um coração amoroso e de uma mente inteligente que caracteriza aqueles cuja intuição está despertando para o chamado do quinto reino da natureza - o reino das almas. Aqui, o eu pessoal se expande para abarcar todas as outras vidas como parte de sua própria identidade; por outro lado, todos os seres são considerados como parte da Vida Una em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; a consciência grupal, preferivelmente à consciência individual, é agora o traço destacado.

Em poucas palavras, radiação é "transmutação em processo de realização... a transição de um estado de ser a outro, por intermédio da ação do fogo". Esta é a via de desenvolvimento da consciência, construindo formas, superando-as e então construindo novamente, e, em certas circunstâncias críticas, passando de um reino a outro. Um pouco mais tarde, para entender isto mais completamente, consideraremos também a evolução da consciência em termos de fogo. A Humanidade, como um reino da natureza, é atualmente abrasada com o fogo da dor e do sofrimento, mas, experimenta uma constante transmutação à medida que um crescente número de pessoas passam por ela, ou se dirigem ao estado radiante. Por toda parte no mundo neste momento vemos o despertar do amor e incontáveis vidas dedicadas às causas benevolentes. O rápido crescimento do número de organizações não governamentais, e a vacilante mas forte tendência para a síntese simbolizada pelas Nações Unidas e blocos socioeconômicos, tais como a Comunidade Europeia, são outros sinais. Seguramente nos encontramos num momento estimulante quando a humanidade começa a se reorientar em direção a um reino mais alto da natureza e os precursores se preparam para passar pelas iniciações do fogo, que torna a transferência possível. Isto trará tremendas repercussões para toda a humanidade e nos lançará na assim chamada "Nova Era" de paz e progresso espiritual que se torna cada vez mais amplamente antecipada.

Assim, em termos de evolução da consciência, tudo avança intencionalmente para uma maior inclusividade e para a expressão da VIDA UNA - o movimento ordenado é uma característica fundamental do ser manifestado. Um aspecto da Consciência Absoluta precipitou-se no universo, fragmentou-se e tornou-se nebuloso, silencioso e inerte pela vibração grosseira do seu entorno. Essas miríades de distintas partículas da VIDA UNA encontram-se em diferentes estágios do despertar e estão travando a longa batalha de retorno à Origem levando com elas a essência de suas experiências.

A natureza da Consciência Absoluta fora da manifestação e a gênese do universo estão excelentemente expostas na Doutrina Secreta, mas, para os propósitos desta palestra, nos limitaremos na consciência no universo, ou, mais especificamente, dentro do nosso sistema solar; entretanto algumas palavras de Helena Blavatsky fornecem um excelente cenário. Ela descreve o impulso que induziu o universo a existir como "a VIDA UNA, eterna, invisível - mas Onipresente; sem princípio nem fim - mas periódica em suas manifestações regulares (em cujos intervalos reina o profundo mistério do Não-Ser)... Seu atributo único e absoluto... é chamado, esotericamente, o Grande Sopro, que é o movimento perpétuo do Universo, no sentido de Espaço sem limites e sempre presente. O que é imóvel não pode ser Divino. Mas, de fato e na realidade, nada existe absolutamente imóvel na Alma Universal." Doutrina Secreta Vol. I pág. 2.

Três tipos de movimento

Movimento é, então, a característica proeminente da manifestação e há três tipos principais, cada um relacionado com um aspecto da divina trindade que subjaz na essência de muitas das grandes religiões mundiais e filosofias.

consc11

No Cristianismo temos, como se sabe, O Pai, O Filho e O Espírito Santo; no Hinduísmo: Shiva, Vishnu e Brahma; os Hebreus têm: Kether, Chokmah e Binah; e os Egípcios: Osiris, Horus e Isis, e assim por diante. Os ensinamentos esotéricos se referem a esta trindade em termos de suas características principais: Vontade, Amor-Sabedoria e Inteligência Ativa. Cada uma das três Divindades ou Logos que compreende a divina trindade tem todos os três aspectos, mas demonstra um mais dinamicamente que os demais e assim é reconhecido conforme esse próprio aspecto dominante.

Referindo-nos ao Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico, de Alice Bailey, começamos com o terceiro aspecto da trindade, a Inteligência Ativa. Esta energia se expressa através do movimento de rotação, devido ao fogo latente na própria matéria. O movimento rotatório é visível em todos os aspectos ao nosso redor - átomos, planetas, sistemas solares e todas as galáxias giram em seus eixos e dentro do perímetro orbital dessas esferas interconectadas num todo e que são encontradas em variedade e diferenciação. A atividade aumenta pela revolução da matéria, tornando a substância mais flexível e adaptável.

O segundo Logos da divina trindade, Amor-Sabedoria, está se empenhando em fundir-se com a inteligência ativa do terceiro aspecto, e Ele acrescenta ao movimento rotatório de todos os átomos o Seu próprio modelo de movimento cíclico e espiralado. Pela circulação ao longo de uma órbita ao redor de um ponto focal central numa sempre ascendente espiral, dois resultados são produzidos:

Primeiramente, a aglomeração de átomos como formas.

E segundo, por intermédio dessas formas, o crescimento do necessário contato e o desenvolvimento da consciência através da gradual rarefação e refinação das formas, à medida que o Espírito de Amor ou a Chama Divina se movimenta de forma espiralada, contínua e progressivamente, em direção da origem da qual veio.

Tendo considerado o segundo e o terceiro aspectos da divina trindade, chegamos finalmente ao primeiro aspecto da trindade, que é a Vontade. O modo de ação da Vontade, talvez de maneira não surpreendente, é literalmente um impulso pra frente através do espaço. Esta progressão para frente é a vontade por trás do processo evolucionário que impulsiona o espírito para a frente até ele emergir da matéria com as qualidades e faculdades acumuladas da experiência que tenha passado. Também aumenta a vibração da própria matéria. A atividade do primeiro Logos é a síntese dos espíritos que estão ganhando consciência através da manifestação. Sua função é mantê-los em manifestação pelo período desejado e então os abstraírem e uni-los novamente com sua fonte espiritual. Ele sintetiza espírito com espírito.

A Progressão do Bem

Assim, através desses três aspectos de movimento ordenado, vemos uma constante progressão da consciência. Porque não há nada em existência plenamente estático, tudo está constantemente mudando, passando por mutação, adaptando-se e crescendo por intermédio da experiência de se comunicar com tudo o mais. A manifestação é uma intricada e sempre dilatada progressão de relações - cada contato produzindo uma expansão de consciência, não somente para as unidades envolvidas, mas para todo o conjunto. É, ao mesmo tempo, uma expansão de amor e inclusividade, uma capacidade de abarcar conscientemente mais do que o todo - um crescente poder de unir coisas umas às outras num vasto âmbito de relacionamentos entrelaçados até que a síntese subjacente da criação se expresse como uma unidade consciente.

Este é o verdadeiro significado de Amor, a capacidade de associar aspectos superiores da criação ao mesmo tempo com harmonia e beleza. No decorrer das épocas, os conceitos de Beleza e de Amor foram deslumbrados e distorcidos e os significados tornaram-se pouco claros para a mente. Entretanto a etimologia pode esclarecer o assunto para nós e revelar a sua verdadeira natureza. A palavra beleza pode ser lastreada no passado até uma forma diminutiva no Latim Antigo associada à palavra "bonus" que significa "bom", e assim para que algo seja verdadeiramente belo, ele também tem de ser "bom" no sentido espiritual. Por sua vez, a palavra "Good" (Bom), como se sabe, estando igualmente associada à palavra "God" (Deus), remonta às raízes da pré-história germânica; e a palavra "gath" que significa "bring together" (articular, ajuntar, acumular, criar encontros, existir simultaneamente) tem origem no inglês "gather" e "together". Pitágoras chamou o Criador, a origem de tudo, o "Bom", e este é um título adequado porque por intermédio do esquema da evolução Deus está acumulando tudo de volta a Si Mesmo e assim "bringing together" - articulando, ajuntando, acumulando, promovendo encontros, existindo simultaneamente. O Processo evolucionário poderia, portanto, ser definido simples mas perfeitamente como a progressão do bem.

Desta perspectiva, o universo é feito de sucessivas gradações do bem, com matéria no mais baixo da escala, espírito no mais alto, e a beleza como o estágio de desenvolvimento da harmonia entre eles - a área de ressonância frequentemente mencionada como a alma. Então, a alma de qualquer coisa é, por definição, bela: é a própria beleza, o ponto de tensão entre unidade e diversidade, a interligação entre o manifestado e o não manifestado, entre espírito e matéria. À medida que o inferior no esquema evolucionário aproxima-se do que é superior, a ressonância, e, por conseguinte, a beleza, aumenta constantemente até este princípio mediador desaparecer tendo servido seu propósito de ligação, e os dois níveis fundem-se num só. Num nível fundamental a beleza ocorre quando a consciência que habita no íntimo da forma integra as partes que compõem uma ressonância unificada. Esta harmonia de movimento cria um vórtice através do qual a beleza entra no processo como um fluxo de luz, levando a vida que é superior à inferior, e elevando-a de volta em sua direção.

Três tipos de fogo

Assim, amor e beleza são as qualidades radiantes do movimento ordenado, rítmico, ganhando poder e intensidade à medida que o padrão vibratório da consciência se eleva de um nível de expressão para outro. Como notamos no princípio, esta transmutação ocorre pela ação do fogo. Para entender isto melhor, os três tipos de movimento associados com a divina trindade devem ser agora considerados em termos de fogo.

consc21

Voltando mais uma vez ao Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico, e novamente, começando com o terceiro Logos de Inteligência Ativa, recordamos que Sua característica proeminente é movimento rotatório e isto é devido ao fato de que Ele é o fogo da matéria. Este fogo ou calor latente induz o átomo a girar e através do subsequente impulso a repelir outros átomos. Isto é a base da diversidade, da separação e da individualidade. A ação do terceiro Logos é conhecida como Fogo por Fricção.

O segundo Logos de Amor-Sabedoria é caracterizado pelo Fogo Solar; este é o espiralado fogo da mente divina, o aspecto construtor de formas. Através da ação de Amor-Sabedoria, este Logos anula a repulsiva tendência dos grupos de átomos e magneticamente os organiza em formas, mas nos concentraremos nisto logo depois.

O primeiro Logos de Vontade é o Fogo Elétrico, o fogo puro do Espírito. Este fogo impele a evolução progressivamente para a consumação da chama da glória. Ele é responsável pelo rumo da evolução, apesar de que ainda esteja fora da compreensão humana, e na verdade, além do conhecimento das mais elevadas inteligências dentro do sistema solar. A natureza do fogo elétrico do espírito é belamente resumida no enunciado de Cristo ao iniciado Nicodemos, o que faz apelar à mente abstrata, se não, ao nosso pensamento racional. "O vento (...Espírito) sopra onde quer, e tu podes ouvir o som dele, mas não podes dizer de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito."

Duas idéias aparecem aqui - a procedência e a direção do som, e aquilo que é o resultado do som. É a evolução e o efeito da orientação da energia ou atividade do Espírito.

E assim temos o fogo elétrico, o fogo solar e o fogo por fricção. Ao enfocarmos agora a nossa atenção no segundo aspecto de Amor-Sabedoria, veremos que "o fogo da matéria e o fogo elétrico do Espírito combinados, produzem, no tempo e espaço, esse fogo que nós chamamos solar. Ele é a qualidade da chama, ou chama essencial, produzida por esta fusão". Fogo solar, em outras palavras, é Consciência.

Crise, Tensão, Emergência

Depois de considerarmos a evolução em termos de fogo, talvez não seja tão surpreendente que dor e sofrimento sejam características comuns da vida. Como o fogo por fricção rege a nossa experiência no mundo, quanto mais desejarmos existir nele, tanto mais experimentaremos a ardente intensidade do prazer e da dor que o contato provoca. Prazer e dor são aqueles dois grandes polos opostos entre os quais nós oscilamos perpetuamente, isto é, até que aprendamos como nos comportar entre eles ao longo do caminho da fria e brilhante luz do fogo solar. Este é o nobre caminho do meio do Buda, e talvez agora possamos ver de um ângulo novo a irrefutável lógica de Suas quatro nobres verdades, baseadas na premissa que o desejo para a existência fenomênica é inseparável do sofrimento e da dor.

Em termos das ciências esotéricas, podemos dizer que o ser humano, como qualquer outra unidade de vida, é um vórtice de força, um ponto da vida divina vibrando na matéria num específico tom e frequência. O desejo pela sensação induz a consciência a se estender do centro para a periferia do vórtice e formar sua identidade ao redor dos sentidos externos onde os fogos da fricção da vida são experimentados. Através do giro de sucessivas encarnações, estes fogos por fricção estimulam, sensibilizam e purificam o princípio interno ativador da vida.

No começo, somente os mais grosseiros dos impactos são registrados no aspecto encarnado da alma, mas no decorrer de incontáveis encarnações, a consciência desperta para vibrações e sensações mais refinadas, renunciando ao seu desejo por aquilo que é grosseiro. A ascensão na escada da evolução é feita deste jeito, a consciência interagindo com o ambiente - experimentando e assimilando, alcançando um estado de saciedade e depois desapegando-se na busca de algo mais novo e mais elevado, constantemente mudando de identidade, de um padrão de vibração a outro. Desta maneira é desenvolvida a faculdade da mente e a escada da espiral da consciência é firmemente escalada - uma escada que se estende desde as profundezas da matéria às alturas do espírito.

Olhando isto um pouco mais profundamente, como que recebendo estímulo das apropriadas fontes mental, emocional e física, todas as unidades de consciência em desenvolvimento estão submetidas a um constante bombardeio de potências mais sutis. Tais fontes abrangem influências astrológicas e forças dos reinos angélico e dos devas; a Hierarquia Espiritual - essas vidas liberadas e iluminadas que guiam a humanidade para frente alinhadas com a Vontade e Propósito do Senhor do Mundo, e até o Logos do sistema solar. Ao somarmos a isto o controle das influências de nossas próprias almas, percebemos que vivemos numa enorme matriz de forças.

O resultado é um contínuo crescimento e despertar da consciência interna. Este crescimento pode ser descrito como um padrão ordenado de Crise, Tensão, Emergência.

CRISE >
Fluxo de Energia
TENSÃO >
Foco e Acumulação
EMERGÊNCIA
Expressão Criativa

As crises potencializam o processo evolutivo e são oportunidades compulsórias de crescimento
Força Potencial produz Precipitação

Crise, quando há um fluxo especial de energia de alguma fonte à qual somos capazes de responder. Tensão, quando a energia se acumula dentro de nós; e emergência quando as forças necessitam se libertar por intermédio da expressão criativa de alguma espécie. Em Os Raios e as Iniciações, Alice Bailey diz que "pontos de crise e os subsequentes pontos de tensão... (habilitam) as formas de vida... a emergir em áreas maiores de consciência. Cada reino na natureza pode ser considerado como um ponto de tensão dentro da esfera do Ser do logos Planetário, e cada um - no tempo e espaço - está em processo de geração destes pontos de crise que produzirão um potente (e frequentemente repentino) progresso no Caminho da Evolução. A Humanidade está hoje, na sua atual situação, num ponto de crise planetária, gerando tão grande ponto de tensão que será brevemente capaz de avançar na revelação da cultura e civilização da nova era. A observação para o aspirante individual segue o mesmo paralelo".

As crises potencializam o processo evolutivo e, portanto, podemos dizer, estamos compulsoriamente na ocasião adequada para crescimento, tanto individualmente como para a humanidade como um todo. À medida que pontos de crises se precipitam, o potencial que eles liberam em nossa consciência nos é apresentado com uma série de escolhas e orientação. Se pudermos nos alinhar com o avanço do bem, essas ondas de energia nos capacitarão a compreender que todo o universo está do nosso lado, nos chamando e nos elevando para maiores alturas por meio do movimento em espiral do fogo solar. Sem este alinhamento, as energias não são usadas construtivamente, e as pressões se acumularão dentro de nós estimulando a natureza inferior, causando perturbações ou "acontecimentos" sobre os quais aparentemente não temos controle. Por conseguinte, elas reforçam nossas experiências nos fogos da fricção da matéria, causando dor e sofrimento e lições duramente aprendidas. O processo de crise, tensão e emergência pode ser resumido na frase Força Potencial produz Precipitação.

A Consciência de Amor

E assim chegamos ao que chamamos de natureza superior, e à força potencial da alma que precipita na personalidade por intermédio da "ainda pequena voz" da consciência. No livro Do Intelecto à Intuição, Alice Bailey explica que:

"O verdadeiro Mestre, que solicita a nossa atenção e subsequente obediência, é o Mestre no Coração, a Alma, o Cristo interno. Este Mestre primeiramente faz sentir Sua presença pela "ainda pequena voz" da consciência, incitando-nos a uma vida mais elevada e menos egoísta e nos advertindo sempre que nos afastamos do estreito caminho da retidão. Mais tarde, vem a ser conhecido como a Voz do Silêncio, aquela palavra vinda do 'Verbo Encarnado', que somos nós mesmos. Cada um de nós é um Verbo feito carne. Mais tarde ainda, chamamo-la intuição despertada. Aquele que estuda a meditação aprende a distinguir com exatidão entre estas três expressões. Este requisito, portanto, impõe obediência implícita que o aspirante presta prontamente ao mais alto impulso que possa registrar em todos os momentos, custe o que custar. Quando esta obediência é efetiva, suscita da parte da alma um derramamento de luz e de conhecimento."

consc3

A palavra "consciência" vem da mesma raiz 'consciência', conforme a palavra latina "conscire" - "con", que significa 'com', 'junto' 'em companhia', e "scire". que significa 'saber', 'conhecimento'. O Dicionário Bloomsbury de Origens das Palavras a interpreta como "conhecer algo por si mesmo". Ao substantivo derivado "conscientia" acrescentou-se a distinção entre certo e errado. Talvez, apesar de forma mais simples, possamos separar a palavra em seus dois componentes, "com" e "ciência"; desta maneira, atuar de acordo com a consciência de alguém é agir com ciência. Portanto, consciência é a cônscia apreciação do conhecimento interno ou VERDADE. Isto é o registro do fogo solar, e atuar com ciência é entrar nesse fogo e seguir o caminho da verdade à medida que ela, em forma de espiral, avança continuamente em frente na progressão do bem.

Consciência é um fluxo energético de amor que nos alinha firmemente com a alma, nos preenchendo com um irresistível impulso para ativamente contatá-la, atender o seu apelo para onde quer que ela possa conduzir. Ela conduz, na realidade, ao centro da cruz do discipulado onde nós nos encontramos num estado de tensão dinâmica à medida que a energia da alma flui para baixo no braço vertical da cruz e para fora ao longo do braço horizontal de serviço. Estamos nos tornando um canal para as atividades sistêmicas de amor-sabedoria; a consciência de amor é sentida fluindo através de nós, entrando em contato com a consciência de tudo, ajustando o seu ritmo e induzindo um temporário estado de harmonia com o todo. A liberdade é também sentida, porque ao mantermos desapegados no centro da cruz nos habilitamos a lançar a visão para além dos problemas da personalidade e, literalmente, entrar em contato com as energias daquilo que será. Por conseguinte sabemos que, não obstante o sofrimento do mundo, um futuro glorioso aguarda a humanidade e é nosso privilégio participar da sua materialização na terra. E quando percebemos isto fora de qualquer dúvida, não podemos deixar de sentirmos livres e alegres.

A alegria é um barômetro simples e confiável da vida invocativa. Ela brota da tensão espiritual que é criada na zona de contato entre a invocação e a evocação, dando e recebendo - crise e emergência; e viver alegremente é viver invocativamente no centro da cruz. A alegria é uma indicação que estamos nos tornando tão identificados com a alma da humanidade que a consciência planetária está fluindo através de nós, induzindo um estado de tensão no ambiente e ajustando a vibração dele a se harmonizar com o plano interno, o plano espiritual.

O Corpo da Alma

No centro da cruz o ser humano é iniciado nos estados de harmonia das energias superiores, de paz e serenidade, condições que têm aparência passiva e estática não correspondendo ao seu extraordinário grau de vibração; é um paradoxo oculto que à medida que a frequência espiritual aumenta, a aparência frequentemente torna-se mais equilibrada e tranquila. As energias da alma que derramam no indivíduo, derramam por intermédio dos centros de força subsistentes no corpo físico, aumentando sua vibração até que eles se tornem caminhos de entrada para as dimensões internas.

Embora a maioria de nós seja familiar à noção dos sete centros maiores ou chakras no corpo etérico, que são vórtices de forças parecidos com a flor de lótus, bem menos conhecido é o fato que a vestidura da alma no seu próprio plano também parece um grande lótus de fogo vivo. No início de nossas encarnações, este corpo da alma é pouco mais que um ovoide incolor. Mas, à medida que a consciência desperta nos mundos inferiores, nossas experiências e práticas na vida são traduzidas em beleza e colorido no corpo da alma. À medida que superamos o desejo pelas coisas terrenas, este processo se acelera anunciando nosso controle sobre a matéria. Todo pensamento bom e boa ação é uma demonstração deste controle e redenção, combinando fogo solar com fogo por fricção. Enfim, esta combinação de fogos é tão ardente que ela torna o corpo da alma radioativo. Este processo é graficamente descrito nos ensinamentos de Alice Bailey na seguinte passagem, que resume nossa discussão até aqui:

"Antes da liberação final, mas depois que a maior parte do processo de purificação e alinhamento estiver completa, os veículos do iniciado apresentam uma maravilhosa aparência, devido às correntes de energia da (alma)... que podem alcançá-los. O lótus (solar) abre-se, e o "fogo" central é revelado. Cada pétala e cada fileira de pétalas vibram com vida e cor, e em intenso movimento, girando com grande rapidez, a corrente de energia circula por todas as partes do lótus...Os... centros (nos corpos mental, astral e etérico)... são radiantes rodas de fogo, cada grupo distinguido pela cor específica, girando com tal rapidez que o olho mal pode segui-lo. Os corpos são formados de substância do mais alto grau, portanto, cada átomo individual é capaz de intensa vibração e brilhar com a luz do seu próprio fogo central.

Nesta fase, o corpo etérico é especialmente notado como um transmissor do mais puro tipo de prana, merecendo o nome que às vezes é dado a ele de "o corpo do Sol". Ele é a envoltura que contém os fogos do sistema microcósmico; nele estão centrados não somente os fogos prânicos, mas os sete centros que são os transmissores de todas as energias superiores (da Alma) e dos dois corpos materiais superiores (os veículos mental e astral)... ...os três centros que são de natureza estritamente física - as glândulas pineal, o corpo pituitário e o baço - tornam-se luminosos e radiantes, e todos os fogos do corpo são tão estimulados que os átomos que formam o envoltório físico parecem irradiar...As forças que fluem através do homem cujos átomos, centros, envolturas e o corpo (da alma) formam uma unidade coerente em plena e radiante atividade, e são de tal poder e pureza que produzem definido efeito sobre a natureza daqueles que entram em contato. Elas curam, estimulam e intensificam a vibração de seus semelhantes.

consc411

Consciência > Amor > Radiação
Radiação é transmutação em processo de realização... a transição de um estado de ser a outro, por intermédio da ação do fogo.

Confiantemente, podemos agora compreender mais facilmente a radiação como transmutação em processo de realização... a transição de um estado de ser a outro, por intermédio da ação do fogo. Vemos isto acontecer por degraus ao longo de todo o esquema da evolução, refletindo o grande processo do fogo elétrico do espírito em contato com o fogo por fricção da matéria e produzindo o caminho espiralado da consciência, a relação entre os dois.

Os Sete Raios

Não podemos, realmente, concluir a nossa discussão sobre a perspectiva de Alice Bailey sobre a consciência sem tocar em mais um ponto vital. Em nossas reflexões nesta tarde, nos baseamos muito na função da divina trindade e uma indagação que surge naturalmente é: por quê uma trindade - por quê o três é fundamental? Sem entrar em profundo debate metafísico, pode se dizer que quando aquele que é Um ou uma unidade absoluta se divide e se torna uma dualidade, imediatamente um terceiro fator entra em atividade, que é a relação entre os dois. O três é, por conseguinte, o número divino que emerge imediatamente da dualidade. Temos então o eterno triângulo do eu, o não-eu e a relação entre eles em qualquer plano da existência, ou o que nós geralmente chamamos espírito, matéria e alma. Mas devemos considerar também outro número divino que se origina do três, que é o sete. Todas as triplicidades podem ser agrupadas de sete maneiras, de acordo com proporção das suas influências recíprocas, donde vemos a importância do número sete e notamos a sua prevalência em exemplos tais como as sete principais notas na escala musical, e as sete cores no espectro cromático. E em termos da própria filosofia esotérica, a divina Trindade produz naturalmente o seu próprio setenário conhecido como os Sete Raios de Vida.

Os Sete Raios
Sete diferentes proporções de poder produzidas pela trindade

consc51

Raio Descrição
1 Vontade
2 Amor-Sabedoria
3 Inteligência Ativa
4 Harmonia, Beleza, Arte
5 Conhecimento Concreto, Ciência
6 Devoção, Idealismo
7 Ordem Cerimonial, Magia

Cada unidade de consciência percebe a si mesma como pertencendo a um dos sete raios e é uma expressão, grande ou pequena de suas qualidades gerais. Os três primeiros raios mantém os mesmos nomes e características da divina Trindade que temos estudado, ou seja: Vontade, Amor-Sabedoria e Inteligência Ativa. São conhecidos como raios de Aspecto, sendo expressões da natureza ou qualidade da divina Trindade. Os outros quatro raios são chamados raios de Atributo porque eles têm suas raízes no terceiro aspecto da Trindade, Inteligência Ativa. Sendo modos diferentes de atividade inteligente, estes atributos encontram suas sínteses no terceiro raio. São conhecidos como: O Quarto Raio de Harmonia, Beleza e Arte. O Quinto Raio de Conhecimento Concreto ou Ciência. O Sexto Raio de Devoção ou Idealismo. O Sétimo Raio de Ordem Cerimonial ou Magia. Talvez a natureza destes raios de atributo não seja imediatamente compreensível como são os raios de aspecto, mas eles podem dar a idéia de modos de atividade inteligente - a maneira na qual a vida se adapta e organiza força, substância e matéria.

Cada consciência é colorida pelos sete raios, mas responde à qualidade de um deles mais que a dos outros. No caso do ser humano, o raio básico é o raio da alma, mas temos também o raio da personalidade assim como os raios que condicionam os corpos mental, emocional e físico. Esta inter-relação cria um vasto campo de oportunidades e a rica diversidade da consciência e expressão humanas que vemos no mundo. Um estudo dos raios é um estudo da psicologia esotérica, e o desenvolvimento individual pode ser medido pela extensão que os raios condicionantes entram em harmonia entre si sob o controle do raio da alma. Na psicologia do futuro, esta maneira de focalizar o desenvolvimento se tornará progressivamente significativa e as relações interiores da personalidade e sua interação com ambiente serão melhor entendidas no contexto do Segundo Raio de Amor-Sabedoria.

Este Segundo Raio de Amor-Sabedoria governa nosso sistema solar e todas as vidas dentro da esfera de influência do sistema estão aprendendo a se ajustar à sua penetrante vibração. Isto é demonstrado na doutrina do amor de Deus que permeia todos os ensinamentos religiosos unindo suas aparentes diversidades. E embora este Segundo Raio governe nosso sistema solar, todos os sete raios se originam fora deste sistema, mas entram nele através do coração do Sol e todos são, portanto, emanações de amor-sabedoria no que nos diz respeito. Cada um de nós que põe os pés no caminho consciente da evolução está ajudando a intensificar uma destas sete expressões de amor, tornando-se um transmissor da energia divina - "um ponto de fogo de sacrifício enfocado dentro da ardente vontade de Deus". A consciência do iniciado mantém-se imperturbável neste fluxo, ajudando a redenção planetária como "um ponto irradiador de crise e um gerador da tensão necessária". Vemos aí que nossas ideias sobre amor devem evoluir muito além do desejo e sentimento pessoais se quisermos entendê-lo sob qualquer circunstância.

O desejo é a distorção do amor e produz aquelas forças da miragem que atualmente mantém a humanidade encantada e aprisionada. A miragem é uma sedutora deturpação de alguma coisa que é real e espiritual. Da mesma forma que as estrelas parecem cintilar e mudar de cor quando sua luz passa pela atmosfera terrestre, assim também há uma alterada e distorcida aparência da verdade e da beleza quando sua luz passa pelos véus do desejo e da emoção. A distorcida aparência externa da miragem produzida brilha com uma luz falsa, produzindo o ouro falso que fascina os sentidos. Entrar nesse espaço é tornar-se perdido num gigantesco salão de espelhos em que tudo é um reflexo distorcido de outra coisa. Entretanto, mesmo nessa confusa situação, a alma, com sua redentora força de consciência, indica-nos que estamos agindo em desarmonia com a realidade. Cada vez que ouvimos e obedecemos a sua chamada, mesmo se apenas esporadicamente, avançamos na ascensão da espiral da consciência até que uma elevada perspectiva altere adequadamente o nosso sentido de relações. Finalmente isto leva a um completo preenchimento pela própria consciência de amor à medida que nos despertamos e nos unificamos com a grande corrente evolutiva.

E quando, a este quadro geral, nós adicionamos o fator som, temos a grande força criativa que conduz este ordenado movimento para frente no universo induzindo pressões, tensões e fricções na envoltura do espaço e dando origem a todos os outros fenômenos. Cada unidade de consciência forja um veículo sonoro nos fogos da existência para participar na grande sinfonia nos céus. No livro Miragem, Um Problema Mundial, lemos que cada ser humano está "aperfeiçoando um instrumento pelo qual a música da alma, e mais tarde, a qualidade musical da Hierarquia (o reino das vidas super-humanas) podem ser ouvidas. ...o som permeia todas as formas; o próprio planeta tem sua nota ou som; cada minúsculo átomo também tem o seu som; cada forma pode ser evocada pela música, e cada ser humano tem seu acorde peculiar, e todos contribuem para a grande sinfonia que a Hierarquia e a Humanidade estão tocando, e tocando agora. Cada grupo espiritual tem seu próprio tom, ...e os grupos que estão em processo de colaborar com a Hierarquia fazem música sem parar. Este ritmo de som e esta miríade de acordes e notas misturam-se com a música da própria Hierarquia, que é uma sinfonia constantemente enriquecedora; com o passar dos séculos, todos estes sons unificam-se lentamente, sendo resolvidos uns nos outros até que um dia, a sinfonia planetária que Sanat Kumara (o Senhor do Mundo) está compondo seja terminada, e nossa Terra fará então uma notável contribuição ao grande acorde do sistema solar - e isto é uma parte, intrínseca e real, da música das esferas. Então, como a Bíblia diz, os Filhos de Deus, os Logos planetários, cantarão juntos. Isto... será o resultado da ...relação correta entre todas as partes..."

O amor é a energia que assegura esta relação correta. Através do poder de seu imperioso silêncio, ele orquestra a espiralada relação musical entre os pólos do espírito e matéria, relativamente a cada unidade separada de consciência que se encontra entre eles como instrumento para a sinfonia do todo. À medida que cada um de nós desperta para a consciência de amor tomamos nosso lugar nesta força condutora e a grande Lei do Amor que rege a criação de Deus assume plena orientação sobre nossas vidas. À medida que vivemos em harmonia com esta lei, assumimos grande responsabilidade para estender a sua regra aos níveis mais baixos de manifestação e nos tornarmos cocriadores com Deus na construção do "novo céu e da nova terra".

Consciência de Amor é viver de acordo com um conhecimento intuitivo das Leis superiores do Sistema Solar.

A lei do serviço é, portanto, a nota chave da vida espiritual - a "irradiação espontânea de um coração amoroso e mente inteligente" derrama o amor de Deus em tudo. A consciência superior está despertando e já não é somente a voz da prudência que nos alerta sobre uma má ação. É algo muito maior, que estende a nossa consciência para envolver o todo e nos capacita a agir em harmonia com a nossa própria alma, assim como com a alma de tudo. Como este sistema solar está baseado no amor, tudo que está contido nele é amor por graus diversos, e quanto mais consciente alguém ou algo é, mais amor ele está expressando. Assim, através da alegria do serviço e o coração radiante, estamos ajudando a expandir a consciência do todo por intermédio da energia do amor. Não obstante, isto não é um amor vago e místico. Pois como vimos, o termo "consciência" pode ser interpretado como "com ciência", e viver a própria vida com consciência de amor é viver de acordo com"um conhecimento intuitivo das leis superiores do sistema solar". É trabalhar como um ocultista e utilizar com eficácia esses poderes por intermédio do amor que podem ajudar a humanidade a dar o próximo passo para o seu futuro glorioso. Da nossa participação no evento de hoje, teremos construído uma forma-pensamento de beleza e poder para facilitar e fortalecer este processo - com o qual cada um de nós pode sintonizar de vez em quando, ajudando a meditar sobre a vida. Muito obrigado.

Início