Alinhamento - Humano e Solar
Foster Bailey

O crescimento espiritual da humanidade já atingiu a fase em que o conhecimento esotérico, sonegado no passado, agora está sendo amplamente divulgado. Desenvolvimentos enormes permanecem no futuro, como a construção do Antahkarana, o alinhamento de Shamballa, Hierarquia e a Humanidade, e como a humanidade desenvolve a natural potência da Grande Invocação.

Uma das necessidades mais fundamentais como base para qualquer formação esotérica eficaz é o ensino da constituição do homem. Houve muito ensinamento sobre o corpo etérico, o corpo astral e o corpo mental, em termos dos próprios corpos. Até muito recentemente não havia grande quantidade de ensino eficaz sobre a alma, nem sobre as qualidades da alma, as forças da alma, as energias da alma, nem a utilização da alma pelo homem individualmente vivendo no plano físico. Depois veio uma segunda fase em que começamos a reconhecer o homem real como a alma, e tentamos saber mais sobre ela e fazer algumas aplicações práticas.

Até agora, no treinamento esotérico, exceto no seu topo e sob grande sigilo, temas como o conhecimento sobre os sete raios eram considerados demasiado perigosos para serem abertamente ensinados e o uso da palavra sagrada era tão poderoso e tão perigoso que realmente nunca devia ser pronunciada, exceto sob as mais cuidadosas e pré-arranjadas circunstâncias. Agora, no fim dos tempos, tudo é gritado de cima dos telhados, o único limite é a capacidade de entender.

O pretenso esoterista do passado era provido com certos ensinamentos espirituais que lhe foi dito ter vindo dos Mestres através de um canal determinado e que não poderiam ser questionados sob quaisquer circunstâncias. Se ele estava se preparando para progredir no Caminho deveria obedecer o que veio através deste canal particular. A ideia de que um homem era uma alma livre e que era possível fazer progressos no Caminho no campo esotérico como uma alma livre, era muito perigosa para ser divulgada. Qualquer ensinamento que chegasse ao esoterista fora da autoridade estabelecida e reconhecida era rapidamente rotulado como subversivo e inspirado por magos negros. Estamos agora no início de um novo ciclo de uma era de estabelecimento na consciência humana das informações necessárias e compreensão mais profunda dos princípios mais fundamentais em comparação ao que tivemos antes. Parece um pouco estranho que o ensino da nova era e os mais profundos novos impulsos espirituais que agora estão fluindo para a consciência humana deve encontrar a sua entrada principal no mundo ocidental. Pode-se pensar que a nova luz deveria resplandecer no Oriente. Mas, antes de tudo no Oriente deve ocorrer o alívio da miséria em massa. Nós do Ocidente estamos empanturrados de egoísmo e de materialismo, e do que chamamos de praticidade. Tendemos a ser dogmáticos e autoritários de uma maneira curiosa para com um povo que, instintivamente, e basicamente, ama a liberdade.

O Oriente é místico. O Ocidente, depois de ter estabelecido uma base de capacidade intelectual em massa, tem a possibilidade de adicionar à qualidade mística uma utilização dinâmica das energias espirituais, o que é uma prerrogativa do ocultista. A era do misticismo como o caminho para o desenvolvimento espiritual não está fechado para milhões de pessoas, mas para outros milhões tornou-se agora uma maneira um tanto inadequada.

Um fator fundamental

Portanto, cabe a nós procurar considerar a situação atual, para avaliar as tendências emergentes, e tentar de forma inteligente separar o mais valioso do menos valioso. Neste processo, pode-se selecionar qualquer aspecto particular de uma área desenvolvida de expansão de consciência que pessoalmente for escolhida. Mas há um aspecto que é de importância fundamental e um pré-requisito necessário para todos os outros. Este fator é o método do alinhamento - inteligente, bem-sucedido, de relacionamento controlado; pois isso é essencialmente o que é alinhamento.

A suprema realização dos tempos modernos no mundo esotérico é o novo ensinamento sobre a alma, e o ensinamento do controle pela alma do homem individual vivendo no plano físico. Temos, portanto, uma situação inteiramente nova em escolas de treinamento esotérico.

Agora o treinamento esotérico exige tudo novo e capacidades assustadoramente perigosas para o chamado líder espiritual. Ele tem que se livrar do que é velho e autoritário, Pisciano, afirmações dogmáticas sobre o que é verdadeiro e o que não é. Deve abster-se de dizer ao aspirante que vem a ele para aconselhamento e treinamento o que ele deveria fazer com a sua vida pessoal e privada. Isto aparenta inadequado e às vezes decepcionante para o aspirante, e se parece com incapacidade por parte do líder. É, de fato, uma fase intermediária incômoda necessária para ser atravessada.

Na nova era um aspirante sincero ao discipulado deve ser capaz de associar-se a um grupo de companheiros estudantes focados através de alguma sede de coordenação, sem perceber que dentro de alguns anos, ou ele se retira por desgosto ou torna-se em ferrenho trabalhador neste sistema de treinamento especial de liderança peculiar ou grupo. Por isso, cada vez mais o ensino dado não é autoritário, mas sugestivo e deve ser racional e aceitável para aqueles que procuram colocá-lo à prova. Cada vez mais os que entram em uma escola esotérica para o discipulado são constantemente lembrados de que estão por conta própria, e dependem de sua própria habilidade.

O estudante esotérico moderno e inteligente pode compreender rapidamente os fundamentos preliminares da constituição do homem com relação aos seus próprios veículos, etérico, emocional e mental. Ele então começa a procurar por um fator mais elevado, mais espiritual. Temos, portanto, os sistemas de meditação projetados especificamente para ajudar o aspirante a colocar a sua personalidade sob o controle de sua própria alma, ao invés de sob o controle de uma nova doutrina ou uma nova ideologia. O primeiro passo é conseguir o autocontrole dos três veículos - físico, emocional e mental - tanto na meditação quanto na vida diária. Como é a regra antiga, isto é feito usando o superior para controlar o inferior.

O maior fator na personalidade é a mente, e começamos a usá-la para controlar a natureza emocional e o homem físico etérico, colocando-os em uma condição onde estejam sincronizados e equilibrados. Quando isto é alcançado a mente é então redirecionada para o objetivo espiritual e usada como instrumento da alma. Esta técnica é conhecida desde há muito, mas não foi suficientemente praticada até a última geração, quando ganhou progressos consideráveis.

Quando a personalidade está sincronizada e harmonizada para que possa agir como uma unidade, então a potência espiritual do homem real pode começar a assumir o controle eficaz da vida. Antes disso, o treinamento no caminho probatório é ainda uma questão de purificar os veículos e compreendê-los, aprender a dominar e controlar os desejos e as emoções e transcender os conceitos mentais e populares herdados que escravizam a todos nós. Eventualmente, um certo grau de controle da vida pela alma é alcançado. Este é um primeiro passo essencial. Sem ele somos presa da fantasia, da ilusão, do glamour e de idealismos intensificados de pouco valor prático. Ao nosso redor vemos pessoas passando por experiências malsucedidas que caracterizam este estágio de evolução.

Um passo no caminho

Além desta fase encontra-se uma enorme área de desenvolvimento futuro. O homem é tríplice: espírito, alma e corpo. Nós chamamos este homem tríplice mônada, ego e personalidade. A realização do controle da alma não é, portanto, o resultado final: é apenas um passo no caminho. Chega um momento em que estamos equipados para tentar ir além da fase do alinhamento alma-personalidade, mas isso só é possível depois que há um certo grau de funcionamento como uma personalidade permeada pela alma no plano físico. Isso é realmente muito difícil de conseguir, e muitos desejam esquecer isso enquanto apressam-se para outros objetivos, mais glamourosos.

Nos últimos tempos tivemos novos ensinamentos, com considerável exatidão, sobre o alinhamento entre a mônada, o ego e a personalidade; entre o homem espiritual e a sua alma e sua vida no plano físico. Para conseguir este alinhamento, é evidente que tem de haver um certo grau de indiscutível controle da alma. Assim como no início alcançamos uma certa relação rítmica e estabilizada entre os veículos mental, emocional e físico, passamos, então, a construir uma estabilizada e rítmica relação entre o verdadeiro homem espiritual, a mônada, e a alma, que é a expressão dessa vida monádica no reino humano e nossa presente manifestação espiritual no plano físico. Tal tentativa é um tremendo passo à frente. Trata-se de um significado profundo. Ele exige a aplicação de fatores apenas parcialmente desenvolvidos. Por exemplo, requer um grau de altruísmo que a personalidade, como uma personalidade, abomina. Requer a construção de um estado de consciência que é muito superior a qualquer coisa ainda tentada. É necessário a utilização de células do cérebro até agora completamente inativas.

Esta nova técnica de trabalhar como ocultistas em meditação na construção desse relacionamento e "link" magnético - ao qual damos o nome de "antahkarana" - é possível a milhares hoje, em comparação com um ou dois aqui e ali, antigamente. É nesta etapa que é o começo da verdadeira formação esotérica. Tudo até agora tem sido preliminar e uma preparação, mas, na realidade, não é de maneira nenhuma esotérica.

A família humana neste planeta é conduzida adiante pela Hierarquia e por Cristo, agora ajudado pelos experientes membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Só podem ir tão rápido na medida da resposta na humanidade; do contrário, seríamos despojados da nossa primogenitura espiritual de autodeterminação, que é uma das principais características de todo o esquema de ter uma família humana neste planeta. No mundo, entre as pessoas de tendência espiritual e os esoteristas, temos um pequeno grupo de pessoas que são os verdadeiros pioneiros. Tais pessoas podem receber os impulsos e visões da nova era, e podem possibilitar a entrada na consciência humana do que é necessário para o próximo grande ciclo de progresso humano. Essas pessoas são um grupo muito importante. São as mais ousadas. São as únicas altruístas. Sem elas, a Hierarquia seria, no presente estágio da evolução humana, forçada a um método muito mais lento de elevar a consciência humana.

É o campo esotérico no mundo que pode, e finalmente irá, fornecer o maior número daqueles melhor qualificados para esta tarefa árdua. Nós os chamamos de discípulos mundiais. Reconhecemos que há muitos discípulos mundiais que não são esoteristas. São pessoas que são influenciadas por e viver os impulsos de suas próprias almas, e que fazem coisas que ajudam o Plano para a humanidade sem o conhecimento dos ensinamentos esotéricos e sem treinamento esotérico especial. Na maioria dos casos, mesmo que sejam influentes, poderíamos conhecer suas vidas privadas, descobriríamos que eles têm o seu próprio método individual de autodescoberta de disciplina da personalidade e alinhamento que seguem. Há mais de tais pessoas do que há de discípulos esotéricos no mundo, pois no campo esotérico ainda estamos muito lentos.

Os Mestres de Sabedoria

Todo esse processo de alinhamento é um reflexo na consciência humana do mesmo processo acontecendo em níveis mais elevados. O ensino dos últimos anos tem representado para nós em algum detalhe e com clareza fascinante o fato de que os Mestres de Sabedoria estão eles próprios em evolução, e que a sua função em relação à humanidade - aqueles dentre eles que escolhem para a função - é apenas uma parte do processo que eles estão passando, como membros da Hierarquia, em direção a uma evolução mais elevada.

Assim como um homem que não pode se relacionar com sucesso sua consciência racional às ondulações emocionais e distúrbios violentos, sendo uma ameaça para si mesmo e aqueles ao seu redor, assim a humanidade como um todo tem estado nessa condição. Por longos ciclos a Hierarquia tem sido compelida a lidar com uma humanidade profundamente enlevada, carente de autocontrole praticamente o tempo todo, fazendo todos os tipos de graves, e às vezes horríveis, erros; escravizada pelo preconceito e controlada pela ignorância. Apesar disto, integrados nesta humanidade tem havido milhares de santos através dos tempos, e incontáveis números de homens e mulheres de boa vontade que têm vivido por uma luz mais pura e melhor. A imagem não é de todo sombria - na verdade, longe disso.

Mas não tem havido alinhamento adequado da humanidade como um todo para algo transcendente. Temos a humanidade, representando o terceiro aspecto, comprometida na luta desesperada para o desenvolvimento da mente. Apenas começamos a usar a mente humana para fins espirituais. Temos a Hierarquia, o expoente do segundo aspecto neste planeta, do amor de Deus, da unificação, da recuperação, harmonizando o poder que finalmente deve dominar todos os assuntos humanos neste planeta. E temos um fator praticamente desconhecido do primeiro aspecto da divindade: a vontade ou o propósito de Deus. Não sabíamos nada sobre o propósito divino ou sobre a vontade espiritual. Ouvimos falar de Shamballa, mas até há poucos anos não tivemos nenhum ensinamento sobre o que era sensato e esclarecedor.

Foi um fato novo e surpreendente para muitos esoteristas que o propósito fundamental de todas as escolas esotéricas era desenvolver a vontade espiritual. Agora o treinamento esotérico real começa a se introduzir na potência da vontade espiritual. É cedo ainda, mas já começou. Este é o processo de construção do antahkarana que, eventualmente, será construído sob a influência de nosso verdadeiro eu espiritual, a Mônada.

Em tempos recentes um novo alinhamento tem sido alcançado em escala planetária, um alinhamento de profundo significado e importância para todo o futuro da família humana. É o alinhamento entre o primeiro, o segundo e o terceiro aspectos da divindade no planeta, um alinhamento entre Shamballa, Hierarquia e a Humanidade. Nunca antes houve tal oportunidade na longa história de esforço espiritual por parte dos Mestres de Sabedoria para os filhos dos homens. Este novo alinhamento está avançando em ritmo acelerado.

Até então, a própria Hierarquia só podia receber vigor Shambálico através de certos canais muito especializados, e só muito parcialmente. Agora, aos poucos, toda a Hierarquia está respondendo à força Shambálica de uma maneira totalmente nova, e esta potência revigorada está sendo canalizada através da Hierarquia na consciência humana e na família humana. Ela está começando a ser respondida pelos membros espiritualmente mais avançados da família humana. Está gradualmente dando forma a um significado para nós. Entendemos um pouco sobre esta nova oportunidade e esta nova situação, e percebemos um pouco da novidade dos problemas que enfrenta o Cristo como chefe da Hierarquia, e as potencialidades extremas que ele tem agora com êxito para exercer e aplicar à humanidade.

Para atender a essa nova situação, tem havido reorganização na Hierarquia. Ashrams especiais têm sido criados e novas relações especiais estabelecidas entre alguns dos Mestres. A Hierarquia em si está em expansão de consciência, crescendo em potência e contendo novos tipos de energias espirituais que não continha antes. Nos velhos tempos nós idealizamos tanto a perfeição dos Mestres que isso soaria como blasfêmia. Hoje sabemos que é apenas coerente e senso comum, e de fato inevitável.

Um Grande Mantra

Quando chegou o momento em 1945, quando as influências de Aquário eram potentes o suficiente e a evolução da humanidade tornou-se segura, foi nos dado um grande mantra. Nós o chamamos de "A Grande Invocação". Temos o que é na realidade uma paráfrase dele Inglês, que nos foi dado por um dos Mestres.

A Grande Invocação como usada pelo Cristo é muito mais mântrica, e muito mais mágica em vigor, e muito mais potente do que a Grande Invocação que usamos, mas é essencialmente e basicamente a mesma Grande Invocação. O que temos é um reflexo da realidade superior. É uma verdadeira e surpreendentemente perfeita reflexão, e está livre da submissão do glamour humano no qual estamos todos imersos. Esta Grande Invocação, portanto, é o mais potente instrumento agora em nossa posse para uso a colocar-nos ao lado das forças da luz e ajudando, individualmente e através da utilização grupal, a auxiliar no rápido progresso planetário que logo assinalará consumação para o Senhor do Mundo, Sanat Kumara.

Assim como a oportunidade chega para o indivíduo quando o alinhamento de sua personalidade torna possível para a alma assumir o controle adequado, e a vida podendo ser vivida como uma personalidade permeada pela alma, assim é também na evolução planetária. O que está por vir para a humanidade quando este alinhamento planetário for alcançado e a alma da humanidade puder controlar a humanidade como um todo, ainda está muito além da nossa compreensão.

Em um período relativamente curto, devido ao aumento do conhecimento mundial e da intercomunicação, este grande mantra de alinhamento tem penetrado até os cantos mais distantes do mundo, e tem sido traduzido, expresso e usado pelos povos em todos os lugares em quase uma centena de línguas. Muitos a usam debilmente, muitos de forma intermitente e muitos com pouca compreensão de seus mais profundos e verdadeiros significados. Mas, é usada, e somos informados e sabemos que já teve um tremendo efeito. O uso desta invocação pela própria humanidade contrabalança, suplementa e torna mais eficaz o uso do mesmo grande mantra pelo Cristo e pela Hierarquia. Sem a participação e cooperação humana, o processo de fato seria lento.

Quando a Grande Invocação foi liberada para uso pelo gênero humano, a humanidade começou pela primeira vez na história a invocar diretamente as potências de Shamballa. Foi, portanto, pela primeira vez, uma invocação simultânea de todos os três aspectos da divindade como uma unidade. Este mantra é, portanto, a maior atividade de alinhamento que já tivemos, por isso é indicado para ser "o supremo meio de fortalecer o relacionamento e o fluxo de energia entre Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade".

Este processo de alinhamento na vida planetária é, em si, uma vez mais, um reflexo de algo maior e muito mais importante. A recente expansão de consciência em termos de relacionamentos solares e potências do Senhor do Mundo não poderia ocorrer até que um certo domínio do processo de sua própria vida neste planeta tivesse sido demonstrada. Assim como estamos conseguindo novos e mais profundos alinhamentos espirituais, e assim como a Hierarquia está alcançando novos e mais profundos alinhamentos espirituais, assim o próprio Senhor do Mundo tem entrado em uma nova fase do caminho de relacionamentos solares e expansões de consciência que é a sua herança divina conseguir. Esta é uma parte de um processo de alinhamento acontecendo no próprio sistema solar. Sob a lei de analogia - que é uma lei fundamental de aprendizado - o sistema solar inteiro está atingindo um novo alinhamento, e, portanto, se preparando para participar do processo ainda maior do qual nosso sistema solar é uma parte. Tem sido afirmado que sistemas solares e todos os seus planetas e satélites têm uma função em um esquema muito maior, que é algo como um átomo individual.

Portanto, o alinhamento, tal como o conhecemos em nossa consciência pessoal, é um pálido reflexo de um método básico e fundamental do progresso espiritual de acordo com o plano divino cósmico. Aplica-se a si mesmo no reino humano e na Hierarquia. Aplica-se a si mesmo nesse centro que chamamos de Shamballa. E isso aplica-se na vida do próprio Sanat Kumara. Tem uma aplicação também na manifestação no universo do Logos Solar. Essas coisas estão muito além de nós e tudo o que podemos fazer é pensar um pouco sobre elas. É proveitoso ponderar sobre elas para ajudar-nos a construir em nosso equipamento a substância que incrementará cada vez mais a responder às verdades espirituais. Mas todos nós - deveríamos decidir - podemos usar a Grande Invocação. Para fazer isso não temos que assinar nada, participar de qualquer organização, ou fazer quaisquer compromissos, exceto para as nossas próprias almas.

Pode-se arriscar dizer que de todos os métodos de alinhamento espiritual agora em nossa posse, a Grande Invocação é o mais potente de todos eles.

(The Beacon - Vol. LVIII n. 9)

Início