Navegação

Página Inicial

BOA VONTADE - TRIÂNGULOS


Tempo de Expectativa

O momento atual constitui um ponto culminante de mudanças. A humanidade atravessa um período de transição de extrema dificuldade, no qual as velhas formas se extinguem e as novas surgem para a vida, com toda a dor, ruptura e caos resultantes. Em tais momentos de necessidade e com o propósito de inaugurar uma nova era, surge um Instrutor, um Salvador do Mundo, um Iluminador, um Avatar, um Intermediário e Transmissor, um Cristo. Hoje não será diferente. Espera-se alguém, e antecipa-se a sua vinda. Toda vez que os tempos são propícios, quando a invocação da humanidade está suficientemente enfocada e a fé dos conhecedores é suficientemente aguda, Ele sempre retorna, e os tempos atuais não haverão de ser exceção a esta antiga regra, ou lei universal.

Durante séculos, o reaparecimento de um Instrutor tem sido antecipado pelos fiéis de ambos os hemisférios – não só por cristãos, mas também por aqueles que buscam o Maitreya, o Bodisatva, o Messias e o Imam Mahdi. Entretanto, não deveríamos esperar necessariamente o surgimento deste Instrutor sob o padrão de uma figura religiosa tradicional. Ele, ou Ela, virá para toda a humanidade, não somente para um grupo ou religião em particular. Poderá emergir da fé cristã, budista, hindu, ou, em absoluto, de nenhuma fé estabelecida. Somente uma coisa é segura: não virá como restaurador de nenhuma das antigas religiões, incluindo a Cristandade, mas virá restabelecer a fé humana no amor de Deus, na realidade da vivência de nossa divindade inata, e numa mais estreita, subjetiva e inquebrantável relação entre os habitantes de todo o globo.

Sugeriu-se que o Instrutor virá quando a paz for restaurada em certa medida, quando o princípio do compartilhamento estiver em vias de controlar os assuntos econômicos, e quando os grupos políticos e religiosos tiverem começado o processo de depuração. A vinda dependerá também do chamado de todos os que participam de um propósito comum, com esperança e expectativa.

Devemos esperar quem, numa total identificação com a humanidade e sua luta, compreenda nosso tempo de uma forma muito mais completa que o mais sagaz comentarista internacional, e cujo conhecimento do coração humano seja mais integral que o do psicólogo mais esclarecido. Aqueles que conduziram a humanidade para mais luz sempre foram do seu tempo, e conseqüentemente podemos esperar que a revelação que trará o próximo Instrutor Mundial, fale ao nosso tempo. Adicionalmente, todas as facilidades do mundo das comunicações e contatos estarão à Sua disposição. Assim, “todo olho verá e todo ouvido ouvirá”.

Somos hoje testemunhas do florescimento do espírito humano. A própria humanidade está ajudando a preparar o caminho para Aquele que Vem mediante a inserção de mudanças dentro de todos os aspectos da existência humana. O desenvolvimento do reconhecimento espiritual é hoje a grande necessidade na atual preparação para seu reaparecimento. Ninguém sabe de que nação surgirá o Instrutor: poderá ser inglês, turco, russo, hindu, ou de qualquer outra nacionalidade.

Com o objetivo de dar impulso a este trabalho preparatório, foi divulgada em 1945 uma grande e antiga prece, chamada a Grande Invocação. Trata-se de uma prece mundial de extraordinária potência, e é dito que seu emprego diário constitui o meio disponível mais potente para uso da humanidade na preparação do caminho de Sua vinda. Podemos cooperar com o trabalho preparatório para a vinda do Instrutor mediante a difusão destas idéias e o uso diário e distribuição da Grande Invocação.

Aquele que Vem

Cristo é a Luz do mundo, o Amor e a Anunciação do Propósito divino. É a fonte de toda luz e de toda energia que se expande através do mundo na consciência humana neste período do atual ciclo. O Cristo histórico e o Cristo no coração do homem são acontecimentos planetários.

No centro de toda vida sobre este planeta encontra-se o Cristo, a relação entre vida e forma, espírito e matéria, a consciência mais íntima de toda criação em vias de revelação. É a posição ocupada por Cristo na evolução da vida no nosso planeta que faz o ponto focal de toda experiência e o meio para todo desenvolvimento espiritual, pois “nenhum homem chega ao Pai sem passar por Mim”. Pertence a toda a humanidade, independentemente de nação, raça, religião ou contexto social. É a mesma “Grande Identidade” reconhecida por homens de diferentes ideologias, sob diferentes nomes.

O Cristo é Deus-feito-homem, o humano-divino, a fusão do caminho vertical do alinhamento com o caminho horizontal do serviço. Representa a totalidade da experiência humana fundida com a força de vida interna, o que confere coerência, inteligência e razão de ser à vida na terra.

O Cristo é uma Identidade, uma Presença, um Princípio. Reúne num só desdobramento do próprio fluxo de energia a fonte cósmica, a manifestação planetária e a manifestação humana. É poder em vias de manifestação, é amor e sabedoria, luz e compreensão.

É o construtor do novo mundo: a nova era, a força condutora no coração e na mente do homem, construindo as novas formas da nova civilização que se aproxima. É a força magnética e atrativa que “eleva” e “redime” a densidade do materialismo. Acende a chispa do divino em cada ser humano. É o amor ardente de Deus para o homem que vai ao sacrifício e à renúncia.

O Cristo é o arquétipo do verdadeiro “Aquário”: é cooperador, inclusivo, inteligente, ativo. Sua motivação é o amor à humanidade, sua nota-chave é o serviço.

É o Caminho, a Verdade, e a Vida para a espécie humana. É o farol nas trevas, a essência da verdade e da realidade divinas, a garantia última do cumprimento espiritual pois, “como Ele é, também nós podemos ser neste mundo”.

A GRANDE INVOCAÇÃO

Do ponto de Luz na Mente de Deus
Flua luz às mentes dos homens.
Que a Luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus
Flua amor aos corações dos homens.
Que o Cristo volte à Terra.

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens –
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz.
E que ele vede a porta onde mora o mal.

Que a Luz o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

Início