Navegação

O Ar Que Respiramos
Boa Vontade Mundial


AS FUMAÇAS DO MATERIALISMO

Por causa da natureza fluindo livremente na atmosfera, nós não costumamos pensar em poluição do ar como um problema caseiro. Contudo, ele está presente em ambos os países desenvolvidos e em desenvolvimento, embora de maneiras diferentes. A fumaça representa um risco para muitos dos países em desenvolvimento - a fumaça de iluminação e fogões caseiros. Como o acesso seguro à energia elétrica em muitos países continua a ser um problema (Agência Internacional de Energia estima que 1,3 bilhão de pessoas não têm acesso), a iluminação é muitas vezes através de lâmpadas de querosene, e o preparo de alimentos é feito em fogões que usam uma variedade de combustíveis, incluindo carvão mineral, querosene, madeira e carvão vegetal. Assim como um problema significativo de saúde, estes métodos de aquecimento e iluminação impõem uma grande pressão econômica sobre as famílias - uma estimativa sugere que famílias rurais gastam pelo menos 20% de sua renda em combustíveis para cozinhar.

A boa notícia é que a engenhosidade humana e espírito de comunidade estão focados em resolver esses problemas. No campo da iluminação, muitos já terão ouvido falar da inspiração simples que levou o mecânico brasileiro Alfredo Moser a fazer furos em seu telhado, e fixar frascos de plástico com resina de poliéster, contendo nada mais do que água e um pouco de água sanitária. O resultado? Iluminação solar gratuita durante o dia. A ideia já foi aprovada em mais de uma dúzia de outros países, e as estimativas sugerem que vai iluminar um milhão de casas este ano. E para resolver o problema da iluminação durante a noite, uma série de grupos e indivíduos está encontrando maneiras inovadoras para compartilhar o desenvolvimento de tecnologia de lâmpadas solares. No Quênia, SunnyMoney, uma subsidiária da SolarAid, uma entidade do Reino Unido, está fazendo um bom progresso. As lâmpadas foram inicialmente distribuídas através das escolas da região, onde os diretores foram persuadidos a apresentá-las como uma forma de ajudar os alunos com a lição de casa. Agora, as lâmpadas são vendidas comercialmente. Porque SunnyMoney é apoiado por uma instituição beneficente, pode dar ao luxo de fazer uma pequena perda em cada venda, com o objetivo de ampliar o acesso através da abertura de novos mercados. Em toda a África subsaariana, o resultado é quase um milhão de lâmpadas vendidas. E no Quênia, a lojista Sally Kayoni observa que desde que ela começou a tê-las em estoque, as pessoas já não pedem querosene. Em Uganda, Simon Lule também estava à procura de alternativas para o querosene que seus avós usavam para iluminar sua casa. Depois de investigar a possibilidade de importar lâmpadas solares da China, ele decidiu fazer uma. Usando o YouTube, ele adquiriu com sucesso a perícia eletrônica suficiente para fazer a sua lâmpada, e passou a buscar o apoio de “crowdfunding” (*) para aumentar a produção através do site Indiegogo.

Cozinhar apresenta diferentes desafios, pois requer grande quantidade de energia (tornando a energia solar menos prática), e diferentes países têm diferentes disponibilidades de combustíveis necessários para os fogões. Em uma tentativa de resolver estas e outras questões, a Fundação das Nações Unidas lançou uma grande iniciativa, a Aliança Global para Fogões Não Poluentes. Sua meta é de 100 milhões de lares adotando fogões não poluentes e eficientes até 2020. A Aliança observa o dano que as soluções atuais de cozinha fazem à saúde e ao meio ambiente. Devido à natureza complexa do problema, uma gama de soluções é necessária, incluindo a definição de padrões internacionais para permitir a fácil comparação de fogões alternativos, a educação das mulheres nos benefícios e o uso desses fogões não tradicionais, e encontrar maneiras de lidar com as dificuldades logísticas de conseguir itens frágeis e pesados em comunidades rurais isoladas. Potential Energy, uma ONG que colabora com o Departamento de Energia dos EUA, é uma das organizações parceiras da Aliança, e já distribuiu mais de 32 mil fogões no Sudão, com planos para trabalhar na Etiópia. Estes exemplos mostram como antigos problemas da humanidade estão agora sendo elevados à atmosfera iluminada da cooperação inteligente, onde as ideias e inovações práticas podem circular mais livremente para o benefício de todos.

 

Nos países desenvolvidos, aquecimento e iluminação não são geralmente causa de poluentes dentro de casa (embora as centrais que os produzem possam poluir a atmosfera), mas se os sistemas de ventilação são mal concebidos ou defeituosos, então a saúde e conforto podem ser afetados, levando a uma gama de sintomas muitas vezes rotulada como síndrome do edifício doente. Outras possíveis fontes de poluentes interiores são desgaseificação de alguns materiais de construção, compostos orgânicos voláteis, ozônio a partir de alguns tipos de equipamentos de escritório, moldes, e até mesmo o gás radônio que ocorre naturalmente. A principal maneira de combater esses poluentes é encontrar formas de aumentar a taxa de troca de ar fresco com o exterior. Embora isso possa ser feito através do mecanismo de ar condicionado, há um movimento crescente para encontrar maneiras de ar condicionado através de técnicas inspiradas na natureza. Além da energia economizada, existe também o fato de que os sistemas de ar condicionado mecânicos reduzem a concentração de íons carregados negativamente. Enquanto a investigação sobre o efeito dos íons sobre a saúde humana ainda esteja em sua infância, alguns estudos têm demonstrado que os pacientes expostos a íons carregados negativamente experimentam um sentimento de alegria e reduzem a pressão arterial. Por outro lado, aqueles expostos a íons carregados positivamente desenvolvem sentimentos de fadiga, tontura e dor de cabeça, aumento da pressão arterial e desconforto geral. Alguns ventos podem transportar grandes concentrações de íons positivos - o Föhn na Suíça, o Santa Ana nos Estados Unidos, o Sirocco no Norte da África, o Chinook das Montanhas Rochosas e o Sharav no Oriente Médio. Tais ventos, com base em relatos, têm sido associados a uma variedade de doenças, de enxaquecas a psicoses. Podemos imaginar que, como os mistérios da eletricidade no ar são revelados ao longo do tempo, os benefícios para a saúde serão enormes e haverá uma grande revitalização da raça humana.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas por ano são expostas à poluição do ar. A poluição atmosférica urbana está ligada a até 1 milhão de mortes prematuras e 1 milhão de mortes pré-natais a cada ano. A rápida urbanização, tem resultado no aumento da poluição do ar nas grandes cidades, especialmente em países em desenvolvimento.

De acordo com um relatório preliminar da ONU sobre o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, os países mais ricos do mundo estão cada vez mais terceirizando a sua poluição de carbono para a China e outras economias emergentes. A terceirização das emissões vem na forma de dispositivos eletrônicos, como smartphones, roupas baratas e outros bens fabricados na China e outras economias emergentes, mas consumidos nos EUA e na Europa. Na verdade, imagens de fumaça densa nas cidades chinesas e indianas estão se tornando mais e mais comuns. Tão ruim se torna a situação, que uma empresa britânica de projetos e arquitetura revelou recentemente propostas de “domos-bolha” - áreas públicas fechadas por uma cúpula de plástico especial onde as pessoas pudessem ir para respirar ar filtrado. Junto com o aumento na produção, o aumento da queima de carvão e as emissões de automóveis são as principais fontes de poluição na China e outros países asiáticos. As condições tendem a se agravar durante os meses de inverno, quando uma combinação de padrões climáticos estagnados misturados com o aumento da queima de carvão em muitas cidades asiáticas pode criar poluição e ar contaminado que podem durar semanas. Enquanto a maioria dos países desenvolvidos adotam medidas para reduzir essas fontes de poluição transportadas pelo ar, isso ainda está por ser adotado em muitos países em desenvolvimento, embora o governo chinês tenha prometido fortalecer padrões de poluição e destinar recursos financeiros suficientes para atacar o problema.

A Organização Mundial da Saúde trabalha incansavelmente para informar aos governos e ao público em geral sobre os perigos da poluição do ar, e uma de suas campanhas de maior sucesso foi um tema relacionado com a poluição direta do ar que respiramos através do ato de fumar, o que veremos em mais detalhe no artigo seguinte.

_______________________

(*) Crowdfunding é a coleção de finanças de apoiadores, a "multidão", para financiar uma iniciativa e geralmente ocorre em plataformas da Internet. A iniciativa poderia ser uma campanha sem fins lucrativos (por exemplo, para arrecadar fundos para uma escola ou organização de serviço social), uma campanha política (para apoiar um candidato ou partido político), uma campanha de caridade (por exemplo, fundos de emergência para uma pessoa doente ou para financiar uma crítica operação), uma campanha comercial (por exemplo, para criar e vender um novo produto) ou uma campanha de financiamento para uma empresa startup. (Uma empresa startup ou startup é uma empresa, uma parceria ou organização temporária projetada para procurar um repetível e escalável modelo de negócio.)

Modelos de crowdfunding envolve uma variedade de participantes. Inclui as pessoas ou organizações que se propõem criar ideias e/ou projetos a serem financiados, e da multidão de pessoas que apoiam as propostas. Crowdfunding é então apoiada por uma organização (a "plataforma"), que reúne o iniciador do projeto e da multidão. (Fonte: Wikipedia - NT)

Início