Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Treinamento da Mente

Antes de falar do treinamento da mente, vamos repetir o que já foi dito, na primeira parte de nossas palestras, sobre os seus quatro compartimentos imaginários: o supra-consciente, o psíquico, o subconsciente ou astral e o consciente ou físico. O supra-consciente corresponde ao plano espiritual da mente; o psíquico - ao plano mental superior; o subconsciente - ao mental inferior e astral, e o consciente - ao físico. A mente consciente é aquela que se ocupa com o que pertence ao plano físico. É ela que expressa os pensamentos em palavras. A mente subconsciente possui a capacidade de transmitir à mente consciente tudo o que vem da mente psíquica e supra-consciente. É a ponte entre estes compartimentos mentais, e nela existem reflexos, provindos tanto de cima como de baixo.

A mente supra-consciente, através da mente psíquica, e a própria psíquica enviam à mente subconsciente mensagens que no ser humano surgem, às vezes, como instinto ou intuição. Se a mente consciente não interferir nessa transmissão, tudo correrá bem. Caso contrário, na ponte subconsciente formar-se-ão condições contraditórias que afetarão o estado consciente.

Quando uma pessoa se acha sob hipnose, a mente consciente está adormecida, não podendo interferir. A mente subconsciente, estando ativa, pode refletir então a mente psíquica e supra-consciente e trazer à superfície o conhecimento adquirido durante as vidas passadas. Talvez minha explicação seja um pouco diferente da de outros instrutores, quando afirmo que a mente adormecida pertence ao plano da mente física ou consciente. É ela que não admite senão o visível, o palpável e o sujeito à classificação.

Através de seu desejo de desenvolvimento psíquico, vocês tocam o subconsciente; no entanto, quando começam a meditar, e antes de que a mente subconsciente seja capaz de lhes transmitir uma mensagem, o seu consciente começa a interferir. Ele sugere, talvez, que não há nada de real naquilo que lhes foi dito da existência de planos ou seres superiores, perturbando, assim, a mente subconsciente, até que esta se torne completamente turva, não podendo nada refletir. Não recebendo coisa alguma, acabam por sentir-se esgotados, deprimidos e sem fé.

Se começam, porém, o trabalho pela preparação da mente consciente, fazendo-lhe compreender e admitir que possuem quatro compartimentos mentais e que cada um deles se acha sob a direção de um instrutor diferente, então estará pronta para receber mensagens de qualquer um deles. Ela não mais perturbará a mente subconsciente, permitindo a esta transmitir as mensagens dos planos superiores.

O tempo da mediunidade inconsciente está passando. A época atual é regida pelos signos do Ar e os Senhores que governam o destino deste planeta utilizarão o que pode ser chamado de mediunidade mental. Durante os últimos cinqüenta anos, o psiquismo se desenvolveu muito e já desempenhou seu papel - conduziu o homem a um estado mais alto de consciência, elevando-o dos raios inferiores aos superiores de Netuno. Agora, isto é, nos próximos cinqüentas anos, estes raios, unidos ao signo de Aquário, e sob a regência de Urano, trarão às mentes humanas um grande influxo de sabedoria espiritual. Virá este derramamento espiritual há muito tempo profetizado para a Era de Aquário. Precisam, porém, preparar-se para poderem ser utilizados, precisam preparar "os aposentos superiores" de sua casa, isto é, de si mesmos, para que estejam prontos para receber seus inspiradores. Ninguém pode fazê-lo por vocês, só vocês mesmos. Isso se refere particularmente a todos os que aspiram a servir a humanidade. Tornando-se receptivos no plano mental, poderão receber o ensinamento diretamente de seus próprios instrutores ou Mestres. Antes, porém, que isso seja possível e para ter certeza de que o ensinamento recebido não é o fruto de sua própria imaginação, devem estudar no plano físico. O estudo no plano físico os ajudará imensamente.

Muitos dentre vocês dizem, freqüentemente, que não vêem a finalidade deste ou daquele estudo, que lhes parece inútil. Essa é a voz da mente consciente, ignorante das condições supra-físicas. Desenhando um pentagrama, escrevendo com muita dificuldade as letras hebraicas, ou contando laboriosamente os centímetros para fazer um círculo ou um quadrado, pela simples concentração de seus pensamentos sobre essa linha de estudos, estão se desenvolvendo nessa direção, no plano psíquico e supra-consciente. Estão treinando sua mente psíquica e supra-consciente a acostumar-se à vibração da Terra. Concentrando-se sobre esses símbolos, aparentemente inúteis, facilitam as condições para que dentro de sua mente se faça a separação tão necessária. Aprendem a estar ocupados nos planos superiores, enquanto a sua mente consciente afasta-se dos assuntos diários ou mundanos. É um processo de concentração. Tendo aprendido a suspender assim a mente consciente, tornar-se-ão mais receptivos nos planos superiores e para que, no futuro, possam compreender o ensinamento transmitido de cima, devem estudar no plano físico e adquirir conhecimentos. Assim, quando virem pela primeira vez os. símbolos refletidos na luz etérica, saberão que o pentagrama, por exemplo, representa bem mais do que uma simples estrela de cinco pontas. Compreenderão que um ser do plano mental lhes envia uma mensagem e, conhecendo o simbolismo da forma e da cor, pela figura geométrica e pela cor usada na mensagem, determinarão o tipo de entidade que procura contato com vocês. Saberão se tal entidade pertence ao mundo elemental, se é um espírito desencarnado, o Regente de um Raio, ou um dos Senhores Planetários.

O homem que por muito tempo precisava viver do trabalho de suas mãos ou dos negócios, adquiriu um grande controle da mente consciente; no entanto, ficou limitado pela convicção de que só existe o que pode ser medido e tocado. Desenvolvendo seu cérebro ainda mais, dando a sua mente uma orientação elevada, torna-la-á mais clara e capaz de perceber e apreciar os valores invisíveis. O homem da Nova Era poderá entrar em contato com os planos superiores, lá receber iluminações e manifestá-las no plano terrestre. É assim que a época vindoura tornar-se-á um tempo das grandes invenções, das grandes inspirações. O homem aprenderá a elevar-se conscientemente às esferas, onde poderá encontrar os que governam a humanidade. Ser-lhe-á permitido penetrar no mundo etéreo e ver, ouvir e tocar, sem necessidade de ectoplasma, indispensável nas materializações de hoje. Logo que o homem alcançar um estado quadridimensional, sua estrutura celular, os átomos que o compõem, começarão a mudar. A totalidade do corpo adquirirá uma vibração mais rápida, o que, por sua vez, lhe facilitará o contato com os planos espirituais. Como agora vêem um filme no cinema, no futuro, sentados em seu santuário ou quarto, poderão ver demonstradas as leis que governam a evolução ou assisti r às aulas referentes aos mundos espirituais, projetadas diante de vocês, na luz etérica, por seu instrutor. A minha voz será então, transmitida diretamente a cada um de vocês, sem necessidade de passar por intermédio de outra pessoa. Tornar-se-ão clarividentes e clariaudientes mentais - o alvo que procuram atingir todos os ocultistas.

A pessoa através da qual lhes ensino, perfeitamente capaz de transmitir conscientemente minhas palavras, me informa que esse método não é ainda bem compreendido e aceito por todos e que alguns têm mais confiança na mediunidade comum ou estado de transe. É preciso compreender que o ensinamento dos planos superiores pode ser transmitido, como hoje transmite-se uma mensagem pelo telefone ou pelo rádio e que cada um de vocês é um aparelho receptor potencial. Se alcançarem essa receptividade mental, nada lhes será velado. Antes, porém, que ela lhes seja concedida, devem provar que a merecem. Ela nunca será dada a alguém que deseja o seu próprio engrandecimento, ou que queira impressionar os seus semelhantes. Podem ter certeza de que os que procuram parecer grandes diante da humanidade, os que andam pelo mundo atraindo o olhar humano, nunca conheceram os mundos angélicos. Um ser que desceu dos reinos angélicos não procura brilhar ou se pavonear diante dos outros, mas, pelo contrário, esforça-se para permanecer desconhecido, sempre trabalhando, a fim de elevar e estimular a todos que encontra. A verdadeira glória não é do mundo, mas sim do espírito, e um homem que uma vez experimentou a Iluminação terá sempre a sede da Luz. Desde o começo dos tempos, todos os Cristos renunciavam aos valores do mundo e ensinavam aos Seus discípulos a simplicidade e a humildade. Os que ajudam verdadeiramente a humanidade trabalham em silêncio e abnegação, e estes receberão a força Crística. E a força Crística é como um ímã poderoso - atrai todos os que possuem em si a Chispa Divina. Pode acontecer que a um destes servidores seja dada a ordem de ir ensinar as massas. Então, um grande poder de fazer milagres lhe é outorgado para impressionar o povo. Mas um tal chamado é raro. É só o Poder Divino que pode glorificar alguém. Ninguém tem o direito de glorificar a si mesmo.

De novo poderá surgir em suas mentes a questão do que devem fazer com suas posses materiais. Já lhes tinha dito que, se Deus os colocou nas circunstâncias e no seu ambiente atual, é aí mesmo que podem servi-Lo melhor. Se trabalham com sinceridade e desinteresse, treinando a mente e procurando entrar em contato com os planos superiores, então receberão a força e a sabedoria e serão conduzidos aonde lhes seja possível ajudar as almas sedentas. Poderão também curar e ensinar, enviando sua mente a lugares distantes.

A mente é o maior dom do Pai-Mãe Deus para a humanidade. A mente humana, no entanto, permaneceu adormecida durante muitas gerações. Só agora está acordando. Os médicos começam a aprofundar o estudo da psicologia, e vocês, procurando a sabedoria, estão despertando no plano mental. Os que vieram do espiritismo, começaram por vibrar no plano subconsciente. Estudando, vibram em direção à mente psíquica e, da mente psíquica, de acordo com o seu progresso, em direção à mente supra-consciente. Para afinar-se melhor e receber um ensinamento superior, devem trabalhar, e aqui voltamos de novo à necessidade do estudo das ciências chamadas "inúteis": a Astrologia, os números, as ciências do som e da cor. Devem aprender a linguagem de cada plano, se querem comunicar-se com seus habitantes. Nunca pensem, portanto, que algo do que aprenderam destas ciências tenha sido tempo perdido. Esforcem-se, pelo contrário, no sentido de instruir-se ao máximo, e quando estiverem adquirido conhecimento de tudo quanto os livros possam lhes ensinar, então, em meditação, poderão pedir mais instruções. E se se esforçarem sinceramente, nada lhes será recusado. Porém, se desejam o desenvolvimento para promover sua pessoa, então serão como uma criança brincando com o fogo, e as mesmas forças que chamaram tornar-se-ão suas destruidoras.

Perguntas e Respostas

P. Estes quatro planos constituem a totalidade do ser mental?

R. Não. Existe ainda a mente que reside no coração de Deus. Assim como em seu coração há uma imagem de si mesmos, perfeitos, assim sua imagem divina reside no coração do Espírito Criador. Existe, também, a mente que pertence a uma parte perfeita em vocês, que é unida com a Divindade. Falei-lhes só dos planos da mente que lhes são mais acessíveis.

P. Na transmissão do pensamento, tal como recebemos aqui, através de outra pessoa, é útil que essa pessoa possua um certo tipo de conhecimento?

R. Certamente. Esta senhora começou seu serviço pelo trabalho psíquico. A fim de prepará-la para a recepção no plano mental, foi colocada em condições, onde não havia facilidade para estudos universitários, mas sim de como desenvolver o cérebro e o corpo para tornar-se o melhor receptor possível. No entanto, era necessário que continuasse certo trabalho psíquico, a fim de despertar o interesse para o plano mental nas pessoas atraídas pelo psíquico. Tivemos a cooperação leal da entidade que vocês conhecem como "Whitehawk" (Falcão Branco), que preparou a mente desta pessoa num plano, e nós a preparamos em outro. Por muitos anos, como médium de Whitehawk, ela continuou a transmitir nosso ensinamento, até que seus átomos ficassem tão rarefeitos e afinados à nossa freqüência vibratória que podíamos assumir o controle. Desde então começamos a ensiná-la no estado consciente. Agora, sua mente está receptiva a nossos pensamentos e conhecedora do simbolismo, capaz de transmitir tudo o que lhe ensinamos. Talvez pensam que ela estava mais capacitada do que vocês. A verdade é que foi mais perseverante em seu esforço e obediência e, ainda, de acordo com o que sabemos, nunca houve nela orgulho pessoal ou vontade de se engrandecer. Fiel e obediente às nossas diretrizes, passou por todos os testes e provas necessários, antes de receber o dom da transmissão consciente do ensinamento, isto é, o dom da mediunidade mental. Algumas pessoas têm mais confiança no ensinamento dado durante o transe. Então, sabendo disso, de bom coração, ela ainda submete sua personalidade, mas para nós isso é totalmente desnecessário, porque podemos ensinar através dela enquanto está consciente. Do mesmo modo, se treinam suas mentes, poderemos ensinar através de vocês.

P. A primeira vez, quando vi essa senhora fazer o serviço de comunhão, notei que estava cambaleando, quase a cair. Por que?

R. Quando a comunhão é dada por um dos meus sacerdotes, a minha força o encobre a tal ponto que ele sente muito desconforto. Talvez compreendam melhor se disser que a minha aura, misturando-se com a dele, causa-lhe uma sensação de desmaio.

P. Os Mestres usam, às vezes, a linguagem comum para falar aos seus chelas, ou fazem só por símbolos?

R. No plano mental só os símbolos são usados. A mente subconsciente os traduz em palavras, para que a mente consciente possa compreender.

P. Qual é a mente ativa na adivinhação?

R. Toda adivinhação pertence ao plano psíquico. A mente superior, tendo o conhecimento, transmite-o à mente psíquica. Esta, através de um simbolismo, tal como interpretação astrológica, baralho de Tarot ou outro, passa-o à mente consciente.

P. Parece-me que as faculdades psíquicas não deveriam ser rejeitadas. Que diz o senhor?

R. Certamente que não. Rejeitar as faculdades psíquicas é rejeitar um meio de aproximação. Muitos ocultistas caíram no erro de denegrir a mediunidade. Com isso provaram que não são ocultistas plenamente desenvolvidos e que carecem de equilíbrio. Um ocultista plenamente desenvolvido sabe funcionar nos planos subconsciente, psíquico e supra-consciente. Sabe também que, além destes planos, há ainda outros, aos quais deve aspirar. Compreende que cada novo plano de consciência conquistado é um ponto de repouso antes da nova subida. Nada deve ser excluído para que a manifestação seja perfeita. Alguns caíram no erro contrário, dando uma importância exagerada a um só plano. Existem pessoas que afirmam que todo o conhecimento está contido no subconsciente. Não posso saber, porém, como puderam chegar à conclusão de que o conhecimento está limitado só a uma parte do cérebro e não se acha na outra.

P. Deveríamos considerar o raciocínio como um impedimento para o conhecimento espiritual?

R. Não. A faculdade analítica é uma grande ajuda, com exceção, todavia, de certos casos onde fomenta dúvidas.

P. Tenho em mente pessoas que aplicam o raciocínio a tudo e não aceitam nada que não possam provar por esse meio como, por exemplo, a reencarnação.

R. Com respeito à reencarnação, há almas velhas e novas. Existem as que estão visitando a Terra pela primeira vez. Estas têm dificuldade em aceitar a reencarnação, porque, não tendo lembrança da Terra, a vida aqui não lhes faz vibrar nota alguma. Quanto à mente raciocinativa, certamente pode ser um obstáculo, impedindo qualquer transmissão dos planos superiores. Ouvir claramente uma voz dando uma diretriz e dizer que isso foi imaginação e que não há razão alguma para poder ouvir a voz de um Mestre, impossibilita o trabalho da entidade que procurou lhes ajudar. No nosso mundo não ficamos facilmente desanimados. Muitas vezes aproximamo-nos de uma pessoa por causa de uma afinidade espiritual, por haver estudado juntos ou por tê-la conhecido no passado, mas se ela fecha os ouvidos à nossa voz e diz que é uma ilusão, então ficamos tristes, pois sabemos que nada podemos fazer por ela, até que sua mente acorde à memória do passado ou até que o sofrimento a sensibilize.

P. As mensagens que chegam até a mente consciente são sempre transmitidas pelos guias do plano psíquico ou podem ser enviadas diretamente do plano mental?

R. Isso depende do caso. Se treinarem o desenvolvimento psíquico, os guias deste plano transmitem a mensagem. Se se esforçarem para evoluir mental e espiritualmente, então pode ser que o próprio Mestre do plano espiritual os procure.

P. Aconteceu, várias vezes, que durante a meditação surgiu uma idéia, para mim completamente nova, e na palestra seguinte o senhor falou sobre isso.

R. Pelo estudo da literatura espiritual e pelo esforço de desenvolver suas possibilidades, tornaram-se receptivos. Sendo assim, os guias dessa comunidade podem tocar sua aura.

P. Alguém pode receber uma Iniciação nos planos etéreos, sem estar consciente disso?

R. Isto é característico das pessoas netunianas. Quem, tendo recebido a Iniciação, poderia estar consciente disso? Encontrei pessoas que pretendem ter recebido a Iniciação só no invisível. No entanto, não vi a marca do Iniciado nas suas testas. Não as achei tão pouco mais tolerantes, melhores ou mais caridosas do que as não-iniciadas. Pelo contrário, havia nelas muita vaidade pessoal, uma auto-valorização devida a essa "iniciação" no invisível. Cada verdadeira Iniciação é uma experiência profunda, uma transformação interna que acarreta conseqüências externas. Quando não há nenhuma manifestação externa e não há melhoria geral do caráter, então podem estar certos de que a pessoa, se é de boa fé, foi iludida por um espírito malicioso ou por um elemental. Sei que alguns dentre vocês não gostarão de ouvir isso, mas venho aqui para esclarecê-los e devo dizer a Verdade.

P. Netuno é o planeta do amor universal?

R. Netuno é o planeta da ilusão. Ele pode trazer a ilusão do amor.

P. Ele não é ligado com a fraternidade humana universal?

R. É muito ligado com os ideais da fraternidade universal, mas podem ver o progresso da fraternidade humana durante a época netuniana. Isso pode lhes servir de resposta.

P. Cada planeta, porém, tem seu lado inferior e superior. Qual é o lado superior de Netuno?

R. O lado positivo de Netuno é o de criar beleza. Neste sentido, ele tem pontos comuns com Vênus. A fotografia e os filmes, que são uma imitação da verdade, vêm sob a influência netuniana. Não se pode dizer, todavia, que todos eles são bons ou belos. O lado positivo de Netuno é o de trazer ao plano físico a beleza dos mundos superiores, o poder de criar no mundo da matéria uma perfeita imagem da realidade espiritual. Não há outra influência igual à netuniana para fazer imaginar a beleza, o amor, a amizade perfeitos; e não há outra que, de repente, faça abandonar tudo isso e destruir os ideais que criou. A força netuniana precisa ser estabilizada. É necessário, também, que o netuniano não se limite a sonhar com os seus belos ideais, mas que persevere em manifestá-los no mundo, mesmo que este não os aprecie. O netuniano, porém, se o mundo não aprecia seus ideais, logo se retrai, voltando a sonhar. Ele se afasta. Por isso, geralmente pouco se sabe sobre os netunianos. Não gostam de trazer à superfície suas ilusões. Escondem-nas. São como as pérolas no fundo do mar.

P. O senhor poderia dar-nos um exercício para uma maior delimitação dos planos mentais?

R. Sim. Posso dar-lhes um exercício simples, que não pode fazer mal a ninguém, e que podem fazer em qualquer hora, quando sossegados. Procurem uma folhinha onde estão indicadas as fases da lua. Comecem com a lua nova. Sentem-se numa poltrona, as mãos nos braços da mesma e a espinha e a cabeça retas, pois todos os fluidos devem correr livremente. Para que a cabeça não se incline, podem pôr em cima desta qualquer objeto, como por exemplo, um livro que não seja pesado, para não lhes dar desconforto. Inspirem pela narina esquerda, contando lentamente até três, retenham o ar contando também três, e exalem-no por três tempos ainda. Repitam o mesmo exercício por três vezes, inspirando sempre com a narina esquerda, pois o lado esquerdo do corpo é regido pela Lua. Então, imaginem o fino crescente da Lua refletido na água de uma lagoa calma. Façam este exercício durante as quatro fases da Lua, todos os dias, mesmo que seja só por alguns minutos. Dia após dia, imaginem a Lua crescer e deverão vê-la refletida pela mente psíquica, do tamanho em que está na realidade, mesmo que a noite esteja coberta de nuvens, não podendo observá-la. Prestem atenção se na sua imagem não está se introduzindo alguma forma, seja humana, seja de um pássaro, de um peixe ou de um outro animal. Na medida em que a sua percepção no plano da mente psíquica aumentar, perceberão seus habitantes e verão aparecer novas formas. Logo que sua atenção começa a se afastar dessa imagem, interrompam o exercício por esse dia. Isso será o seu primeiro exercício de concentração no plano da mente psíquica. A Lua pertence ao plano psíquico, portanto, estarão sob a sua influência e isso lhes trará resultados positivos.

P. Se o nosso horóscopo indica um perigo referente às coisas psíquicas, devemos tomar isso em conta?

R. Se o seu horóscopo indica esse perigo, então de modo nenhum devem procurar o desenvolvimento psíquico sem uma direção competente. Sob a direção de um instrutor estarão protegidos por sua aura. Isso se refere, de um modo geral, a qualquer desenvolvimento psíquico. Quanto ao seu exercício, ele não é para o desenvolvimento psíquico, mas para se acostumarem ao plano da mente psíquica. Certas coisas que lhes ensino podem lhes parecer difíceis para compreender no momento. São como pequenos pedaços de um mosaico que, juntados, formam uma estrutura muito bela e clara. Quanto mais treinarem sua mente e compreensão, ajustando um a outro estes pedaços de mosaico, mais facilmente o ensinamento superior poderá lhes ser transmitido.

Início