Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Desenvolvimento Psíquico

Logo que o homem aprende que tem em si poderes latentes, sua primeira reação é a de desenvolvê-los, às vezes para entrar em contato com um ser desencarnado, às vezes apenas para impressionar os outros. Geralmente ele é guiado por motivos egoístas.

Depois de muitos passos em falso, de decepções e dúvidas, entra num período de desânimo e depressão. Deste sofrimento nasce um estado de consciência mais elevado, nasce uma aspiração. O homem começa a desejar o desenvolvimento para o bem de outros e para servir a Deus.

Ultrapassar interesses pessoais é o primeiro passo no caminho espiritual. O passo seguinte é o desejo de servir e ajudar os outros e, logo que o ser humano procura desenvolver suas possibilidades para colaborar com o Plano Divino sobre a Terra, sua voz é ouvida em todos os mundos espirituais. Essa vibração se propaga até alcançar os Guardiões Planetários que, felizes por mais um de Seus filhos querer ajudá-Los, enviam-lhe um Instrutor. Este poderá ser alguém do plano astral, somente um pouco mais evoluído do que o próprio homem, mas ansioso por servir aos outros. Assim, este espírito torna-se o instrutor, o guia e o guardião do homem encarnado.

À medida que os dois prosseguem, caminhando lado a lado, o homem se conscientiza desta companhia, e um amor impessoal, que nada tem de paixão, nasce dentro de si. Assim ele dá mais um passo: concebe um amor impessoal.

Durante o sono, o instrutor leva o corpo sutil do homem às Salas de Estudo. Lá, aprende que é composto de vários corpos, como se fossem várias caixas, uma dentro da outra, apesar de na realidade ser uma só. A externa pode ser comparada a uma caixa de prata, a seguinte a uma de belo bordado de seda, até a última, de ouro fino, contendo a jóia do espírito.

De acordo com a capacidade do homem de deixar o corpo físico ou esquecer sua personalidade, ele se acostuma aos diversos planos e entra em contato com seus guias e instrutores superiores. Quanto mais suas aspirações e pensamentos forem elevados, mais puros serão os espíritos que atrairá. Se ele purificou sua vida e mente, se persevera em seu desejo de servir e ajudar a evolução, então todos os planos espirituais ser-lhe-ão abertos, e encontrará os Grandes Seres aperfeiçoados. Os Irmãos de Sabedoria, encarnados na Terra, treinar-lhe-ão a fim de que se torne intuitivo e telepaticamente receptivo a Seus pensamentos e ainda, no plano superior de consciência, capaz de receber as transmissões dos Grandes Seres do mundo espiritual. Com o tempo, se libertará completamente do seu pequeno "eu" e passará a ser um cálice para a transmissão da força espiritual.

Por outro lado, temos um ser humano que, não possuindo aspirações e pensamentos elevados, não poderá ultrapassar as camadas superiores do plano astral. Um tal homem fica plenamente satisfeito com o mundo astral e seu guia neste mundo. Está convencido de que atingiu o máximo da elevação espiritual e que é guiado por um Grande Espírito de Luz, quando, na realidade, atraiu apenas um ser semelhante a si. Ambos não procuram nada além do plano astral.

Por causa destas suas possibilidades, gostaria que, ao procurarem o progresso, fossem sempre "divinamente insatisfeitos". Por mais altas que sejam as suas realizações, mais altas ainda deveriam ser, pois, além do seu mundo e de suas mais elevadas esferas espirituais, existem outros mundos, ainda superiores, afins consigo. Têm o direito de com eles entrar em contato e de lá atrair Seres que lhes darão sabedoria. Quão maior seria, então, o seu poder de servir! Aprendam, especialmente, a rejeitar tudo quanto agrada ao seu amor próprio, que apela à sua vaidade; aprendam a ser seu próprio juiz severo.

Na época presente, há muito descontentamento em seu mundo, muita competição para adquirir posses e privilégios mundanos. Essa é a humanidade não desenvolvida que anseia por subir a escada social e aproveitar, a qualquer custo, a vida terrena. Um ser evoluído sabe que o maior dos homens deve ser servidor de todos. Assim, uma grande alma, tocando os planos superiores da consciência, hoje em dia, é freqüentemente encontrada como humilde servidor.

Lembrar-lhes-ei ainda que, quanto mais conhecimento tiverem, menos importância darão ao seu saber. Compreenderão também melhor que, para ensinar os outros, devem ter certeza daquilo que ensinam. Se não podem dizer: "sei, porque vi e ouvi", então não têm direito de ensinar. Só quando o que sabem foi obtido pela própria experiência, é que podem ensinar.

Tocando a quarta dimensão, tocam forças que constituem a si próprios e o seu mundo. Tocam, também as evoluções paralelas à sua, o mundo graduado, desde o gnomo até o Grande Espírito da Terra, desde o silfo aos Grandes Anjos do Ar, desde a salamandra aos Grande Anjos do Sol, desde a ondina aos Grandes Espíritos dos Rios e dos Mares. Os habitantes deste mundo possuem muita sabedoria e podem ensinar-lhes os segredos da Natureza. Podem ensinar-lhes a acalmar as tempestades, a pôr ao redor do seu corpo uma camada protetora contra o fogo, a achar as fontes de água e os minerais. Entretanto, esses mesmos seres podem lhes criar grandes dificuldades, pois, só ajudam aqueles que têm intenções puras e que são servidores de seu grande Criador, que é também O seu.

Se querem ser um Iniciado e conhecer os mundos, onde, enquanto encarnados na matéria, não pode agir facilmente, deverão desenvolver sua visão, sua audição, seu olfato e seu tato internos. Vocês, Chispa Divina, possuidores dos poderes divinos latentes, devem aprender a ser independentes do seu veículo físico e a enfrentar, com coragem e confiança, tudo o que encontrarem no mundo da quarta dimensão, pois a existência de espíritos não evoluídos não é uma invenção de mentes histéricas.

Há muitos, muitos planos no mundo. Cada plano é povoado por um tipo diferente de criaturas. Mesmo durante as sessões espíritas podem observar a influência das diversas vibrações. Se o médium é puro, o grupo harmonizado, e se todos os presentes procuram o mais elevado, os resultados serão invariavelmente bons. Com o mesmo médium, porém, num grupo heterogêneo, os resultados serão diferentes e, junto às manifestações esperadas, aparecerão outras, indesejáveis. Portanto, mesmo nas sessões espíritas, devem ter cuidado e prestar atenção ao ambiente, lembrando que o médium é um canal que pode ser usado por vários tipos de força.

Se o espiritismo tem que crescer e se expandir, é essencial que sua corrente de força seja purificada. Devem convencer os seus médiuns da grande importância da pureza de vida para o cumprimento de sua missão, visto constituírem um foco de atração para vários tipos de entidades, o que pode torná-los um canal para forças maléficas. Esforcem-se, vocês também, em purificar suas mentes e viver em harmonia consigo mesmo e seus próximos. Assim estarão purificando, não apenas os átomos de seu ambiente, como também os das futuras gerações.

Não há religião mais velha do que a que hoje se chama de Espiritismo. A comunicação com o mundo espiritual, a comunhão com os ancestrais ou com um ser amado, é costume tão velho como o próprio mundo, pois, quando o primeiro ser humano que conheceu o amor perdeu a criatura amada, os guardiões angélicos ensinaram-no como achá-la num plano superior da consciência. Cada religião de seu mundo foi fundada através da comunicação espiritual.

Hoje, uma nova Manifestação Divina está se aproximando do seu mundo. A vocês, espiritualistas, é dada a oportunidade de preparar a Nova Igreja, para que, quando vier o Cristo da Era de Aquário, encontre tudo pronto, e vocês, esperando por Ele. Precisam compreender a sua responsabilidade.

Não tem importância se, procurando o seu progresso, escolherem o caminho da meditação, da concentração ou do ocultismo. A prática da meditação lhes dará a consciência de outros mundos; a da concentração a percepção desses mundos, e o caminho do ocultismo lhes permitirá conhecer esses mundo e tornarem-se ativos neles, assim como a compreensão do como e do porquê dos mesmos. Todavia, o caminho do Ocultismo é o mais difícil, e para ele poucas almas estão maduras. Para segui-lo, o homem deve consagrar muitas horas solitárias ao estudo; aprender tudo a respeito do espírito; aprender a linguagem de todos os planos de consciência; aprender a discernir os verdadeiros espíritos de Luz dos que estão disfarçados. Deve ter uma mente ampla e sentir amor por todos os seres. Deve estar preparado para ficar solitário, para ser incompreendido, zombado e escarnecido. Em compensação, descobrirá e conhecerá seus verdadeiros companheiros - os que seguem a mesma senda. O ocultista não se queixa de seu destino, pois sabe que recebe o que merece. Compreende que cada obstáculo superado é uma vitória sobre si mesmo, e que cada prestação de serviço torna-o mais livre.

Perguntas e Respostas

P. O caminho do ocultismo parece ser o mais seguro?

R. O caminho do ocultismo, se o homem é bastante forte para segui-lo e preparado para enfrentar tudo o que aí encontrar, é, sem dúvida, o mais seguro, pois nele o homem trabalha e progride com sabedoria. Logo no começo aprende a distinguir entre um Anjo de Luz e um espírito disfarçado. Não se atemoriza quando um espírito maldoso toma o aspecto de um réptil horrível, mas lhe ordena, em Nome de Deus, que volte à sua forma verdadeira. O caminho do ocultismo, porém, não atrai a todos, e muitos aspirantes não estão maduros para segui-lo.

P. Penso que, um dia, teremos todos que segui-lo.

R. Posteriormente, sim. Por enquanto, o homem atual, embora fazendo um deus de seu intelecto, não gosta de pesquisar profundamente por si mesmo ou esforçar-se por descobrir a sabedoria do passado. Ele se acomoda com crenças que herdou de seus pais, não procurando nelas um sentido mais profundo. Está geralmente tão preocupado em ganhar dinheiro, que prefere que a sua religião lhe seja servida pronta, em latas, como sua comida. Esse é o grande erro da época presente. São por demais apressados, estão sempre correndo. Se me fosse permitido, mostrar-lhes-ia como tudo a que dão tanto valor, sacrificando às vezes até suas vidas, está ao seu redor, ao alcance de suas mãos, mas não o percebem, pois esqueceram o Reino de Deus. Construíram falsos valores e os adoram como ídolos. Sacrificam todas suas forças para serem socialmente melhor situados do que seu vizinho. No entanto, nós, no mundo espiritual, vemos sua Luz e sabemos que, mesmo sendo uma pessoa das mais importantes no seu país, não são dignos de estar na companhia de uma mulher que vive num porão, costurando camisas.

P. O caminho do ocultismo inclui o estudo e a prática dos dois outros caminhos: o da meditação e o da concentração?

R. O caminho do ocultismo inclui o estudo e a prática de todas as religiões. Ele afirma a Trindade Divina. Durante o tempo em que o estudante faz parte do grupo externo, lhe é ensinado a acalmar a
mente pela meditação e a construir mentalmente pela concentração. Tendo passado por esses dois graus, aprende o ritual cerimonial. À medida em que estuda as várias religiões, descobre que pode achá-las todas em sua própria Bíblia. Há um livro que vi recentemente e que se chama "Os Grandes Iniciados" (de Edouard Shuré, NT). Alguns de vocês talvez o tenham lido, mas provavelmente não o estudaram. Estuda-lo seria um bom começo. Acharão nesse livro - na história de Rama - Moisés conduzindo seu povo a outras terras e fazendo jorrar água de uma rocha. Na Bíblia, se lembram, o bastão de Moisés se transformou numa serpente, que devorou as serpentes dos magos. Isto significa que, tendo despertado a Kundalini, Moisés tinha o poder de se fazer obedecer e de destruir as forças inferiores da humanidade. Lendo "Os Grandes Iniciados", verão como Rama ou Ram corresponde à Era de Áries. Comparando todas essas coisas, uma grande luz se faz nas mentes. Não argumentarão mais, afirmando que isso ou aquilo está errado, pois começarão a reconhecer em tudo o aspecto Pai-Mãe-Filho. Na história do Krishna encontrarão o mesmo que na de Jesus, até o episódio de Marta e Maria. Verão como Krishna diz que deve morrer antes que o homem acredite em Sua mensagem. Assim, através de todas as religiões acharão o mesmo fio, e isso dar-lhes-á uma compreensão mais ampla. Pensando na vida dos Cristos do passado, sua mente se expande e, com isto, os chacras começam a se abrir e a girar. Muitos dentre vocês ficaram surpreendidos durante as minhas palestras sobre os Mestres, pois lhes era difícil admitir que Eles continuassem vivendo. Na Terra existem ainda escritos sobre os Cristos que acabaram Sua missão há dois, quatro, cinco e seis mil anos antes de Jesus. Estes Seres desapareceram? Não. Simplesmente retiram-se para o Himalaia e de lá, continuam a guiar e a ensinar o mundo.

P. Quero declarar que possuo o livro de que o senhor falou e ficaria feliz por emprestá-lo a quem quisesse.

R. Muito bem. Encontrando-se aqui, semana após semana, deve formar uma irmandade, repartindo entre si a sabedoria e praticando atos fraternais. Assim, poderão aproveitar esse oferecimento, lembrando-se, porém que, ao tomar emprestado, criam um laço e devem retribuí-lo. Lembrem sempre a prática de "dar" - em pensamentos, em amor, em amizade. Não esperem só receber. Sejam felizes em poder dar. Nunca digam que fizeram isso ou aquilo e não encontraram gratidão. São vocês mesmos gratos a Deus por tudo que receberam? Receberam tudo, esquecendo-O, mas se a menor contrariedade aparece em sua vida, lamentam em voz alta.

P. O senhor disse que aquele que não puder dizer "eu sei" não deveria ensinar. Não nos é possível ainda fazermos essa afirmação, mas temos fé e acreditamos. Se outras pessoas nos fizerem perguntas, será errado tentar explicar-lhes o que aprendemos?

R. Pelo contrário: aplaudiria esse esforço. Se outros se aproximam de vocês perguntando, é porque reconhecem em você a Luz. Seria errado não repartir com eles o seu conhecimento. Devem dar-lhes livremente, sem pensar nas palavras que usarão, confiando no Espírito do Pai para iluminá-los. Entretanto, não devem ir além disso. Não devem fazer como aqueles que consideram que sua missão na vida é a de convencer a todos a pensarem como eles próprios. Procurem sempre o caminho do meio, oferecendo-se em serviço e ficarão surpreendidos pelo número de pessoas que atrairão. Quando a Força Divina começa a emanar de alguém, isso é rapidamente sentido por seus semelhantes e as oportunidades de repartir aparecem.

P. Visto a nossa pouca sabedoria, penso que seria mais indicado ensinarmos com o nosso exemplo de vida reta em vez de teoria.

R. O melhor para cada um é se oferecer em serviço e, talvez, encontrarão os menos adiantados do que vocês. Durante uma visita, pode acontecer que a conversa se encaminhe para as coisas mais elevadas e, então, começarão a semear. Seu amigo volta para receber mais e, em conseqüência disto, falará com outros, contando o que aprendeu, e um pequeno grupo estará formado. Se vocês não são suficientemente desenvolvidos psiquicamente, podem formar grupos de estudos. Às vezes é preferível que o plano mental seja desenvolvido antes da percepção psíquica. As duas coisas são necessárias. Procurando repartir com outros, seu próprio interesse fica estimulado e, servindo a outros, servirão a si mesmos. Perseverando no trabalho com sinceridade, atrairão um instrutor ou alguém mais adiantado do que vocês. Se tornarem suas mentes receptivas, logo serão utilizados.

P. Voltando ao aforismo: "Quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece", entendo que cada um de nós existe em corpos sutis nos planos sutis, e os espíritos superiores nos conhecem tais como somos na realidade. Quando é percebido que temos alcançado um determinado grau de desenvolvimento, então aparece o Mestre. É assim?

R. Sim. Nosso mundo é real e conhecemos vocês tais como são na realidade. O estado evolutivo da alma indica se alguém está pronto para um determinado ensinamento, e este é dado quando a pessoa é capaz de compreendê-lo.

P. Nas palestras sobre o Mestre, o senhor disse que o Senhor Maitréia receberá em Si a Força Crística. Não compreendo claramente como a pessoa e a força podem formar uma unidade.

R. Uso a palavra "força" porque é quase impossível transmitir à compreensão, usando o sentido de personalidade. No entanto, devem ter em mente o aspecto trino de Deus. Um dia receberam, a fim de que pudessem mais claramente conceber a Trindade Divina, uma imagem que representava a Mente Divina como um olho. Dentro do olho havia um coração simbolizando o aspecto Materno e, do coração, emanava um raio, simbolizando o Filho. Atrás destes símbolos existem formas radiantes de indescritível beleza: Nosso Pai-Mãe-Irmão Deus. Tento transmitir-lhes a compreensão destas Manifestações pelas mais simples palavras e imagens. Procuro exprimi-las de modo que possam compreender o que for possível, usando para isso imagens terrestres. Seria um erro, porém, que as limitassem a essas imagens. Para dar-lhes a idéia do Filho Único, posso usar a imagem humana, mas, como transmitir-lhes a Luz, a Radiação? Posso falar só de Força, de Aura, receando criar em suas mentes uma interpretação errada. Assim, a Grande Força Radiante de Deus-Filho será para o Senhor Maitréia como um Raio Divino que iluminará o átomo permanente em Seu coração e Ele se tornará Cristo, portador da Força Crística. Quando o Senhor Maitréia estiver pronto, um outro planeta será descoberto. Ouvindo isso, aprontem-se. O Senhor Maitréia, tendo preparado e perfeitamente purificado Seu veículo, entrará num sono profundo e, quando acordar, a nova Força estará com Ele. O Diadema de Luz resplandecerá acima de Sua cabeça e todos os homens reconhece-Lo-ão como um Cristo. Está fora do meu alcance saber como o fará Deus. Sei apenas que isso É. Não compreendo o "como" da Mente Divina. Lamento não poder formar uma imagem mais acessível às suas mentes.

P. Para mim, o senhor tornou o assunto muito mais claro.

R. Quando os Cristos do passado apareciam, a história era sempre a mesma: o templo, a Virgem que esperava um filho e tornava-se Mãe, sem que ninguém soubesse do Pai. Sabia-se que era uma Criança Divina, e a criança chegava à idade adulta antes de tornar-se Cristo. Então todos sentiam neste Ser a Força Divina, mas a ninguém era possível dizer como ou quando essa Força tomou posse Dele. Geralmente depois de um sono profundo. Compreendo suas limitações, porque tenho as minhas também.

Início