Treinamento Espiritual e Identidade Grupal

Há muito simbolismo relacionado com os observatórios que se destacam acima das nuvens no Monte Palomar, olhando para o espaço profundo; da mesma forma, com os ótimos radiotelescópios do mundo que se juntam para "ouvir" as fracas emissões de objetos estelares distantes. No âmago deste estudo dos céus está a velha questão: "Quem sou eu?" Enquanto a humanidade inteligente busca o universo físico para respostas ao enigma da existência, o investigador espiritual interioriza a busca, explorando a câmara do espaço interior para capturar a luz da intuição e responder a mesma pergunta eterna.

O desenvolvimento da intuição é um dos principais objetivos do treinamento do discipulado, e um método de seu desenvolvimento é através do estudo dos símbolos. Cada forma que nos rodeia é um símbolo através do qual uma ideia viva está se expressando. À medida que o mundo é estudado a partir desta perspectiva, a luz que subjaz em qualquer símbolo particular é eventualmente descoberta e isso revela a qualidade da vida que criou o símbolo. Neste novo mundo de qualidades luminosas, o discípulo aprende a viver e a trabalhar intuitivamente - estabelecendo relações essenciais com as vidas informativas de todas as formas.

A entrada para este mundo de luz é acelerada pela prática da meditação grupal do discipulado. Juntos, o vínculo dos buscadores sobe para o topo da montanha proverbial, acima das nuvens das formas de pensamento que obscurecem a visão espiritual, "veem" e "ouvem" como um todo. Aqui, com decisão, dedica-se a detectar a luz do Plano Divino e a revelação de um mundo interior de arquétipos para o qual todas as formas do mundo exterior progridem. A luz da verdade, da beleza e da harmonia percebida é concentrada pela mente grupal atuando como um espelho coletivo e refletida na consciência humana para estimular o crescimento de acordo com o mundo arquetípico.

Este é o trabalho para o qual um grupo de discípulos aspira - entrar em contato com a luz da intuição e "nessa luz ver a luz". É o princípio criativo subjacente ao trabalho grupal e aludido pelo Cristo nas palavras: "Se o teu olho for límpido, todo o teu corpo será luminoso". O olho límpido refere-se a essa aspiração focada e esforço concentrado que gradualmente leva o centro ajna à atividade e funcionamento - a ferramenta que cada discípulo deve aprender a utilizar conscientemente.

Manter o olho 'puro' não é uma tarefa fácil num mundo de distrações cada vez maiores, mas confere mais poder para servir em um grupo capaz de se concentrar e se destacar em uma condição de "unidade isolada". Liberar-se dos apegos da forma é ser livre para identificação com o aspecto vida, e somente então o verdadeiro significado da unidade pode ser realizado.

"Levanta tua cabeça, ó Lanu; vês apenas uma ou incontáveis luzes acima de ti, brilhando no escuro céu da meia-noite?" "Eu percebo uma Chama, O Gurudeva; vejo incontáveis faíscas sem destaque brilhando nela." (Doutrina Secreta I. 145. H.P. Blavatsky)

Início