O Trabalho Mágico da Alma em Tempo de Mudança
Christine Morgan (*)

Boa tarde a todos. É um grande prazer estar com vocês.

Hoje vamos compartilhar uma visão positiva para a humanidade e o papel do discípulo em ajudar a realizá-la.

À primeira vista, considerando os desafios que a humanidade enfrenta, pode ser difícil ver o trabalho mágico da alma trabalhando no mundo. Estamos familiarizados com estes desafios, como tem sido amplamente demonstrado nos dramáticos acontecimentos do nosso tempo. Em um nível, as suas causas são simples: uma trindade profana do materialismo, a ganância e o nacionalismo. No entanto, muitos fatores agora se combinam para tornar significativo este "tempo de mudança". Uma mudança importante está sendo produzida na consciência humana. Na medida em que a luz espiritual entra na consciência, revelando a interligação de todas as coisas, ela também destaca os obstáculos que bloqueiam a sua expressão. A ciência verifica que "vivemos, nos movemos e existimos" em um mar de energias que nos influenciam inconscientemente, portanto o trabalho que os meditadores esotéricos têm pela frente é utilizá-las conscientemente para ajudar a manifestação do Plano divino. Lucis Trust e a Escola Arcana, juntamente com Triângulos e Boa Vontade Mundial, estão comprometidos com esta finalidade. Por meio da prática da meditação criadora, você pode entrar em contato com o reino da alma e com as ideias sobre as quais surgirá um novo mundo.

O trabalho mágico da alma relaciona-se com as corretas relações. A primeira regra da magia branca estabelece que o "Anjo Solar se recolhe, não dissipa a sua força, mas em profunda meditação, comunica-se com seu reflexo". Isto evidencia que a alma, o Eu superior, está mais interessado no Plano e Propósito divino do que nas atividades pessoais de seu reflexo encarnado - a personalidade. É somente quando a pessoa requer a presença da alma em sua consciência que a alma é atraída para esta ferramenta útil no plano físico. Por meio desta atração e contato, a alma e a personalidade podem começar o trabalho mágico.

A magia branca tem a ver com a construção de formas-pensamento que seguem a intenção da alma. A adequada preparação e treinada meditação, permitem a capacidade de pensar "os pensamentos que a alma cria". Assim, um aspecto do Plano é realizado. É importante saber que é o aspecto consciência que diz respeito aos trabalhos espirituais atualmente, e não a forma em si. Se o foco de qualquer meditação é sobre o ideal grupal, ou o bem maior, então isso direciona corretamente a energia e as formas relacionadas se ajustam naturalmente. O chamado tem sido emitido para todos aqueles que estão preparados para trilhar o caminho espiritual e comprometerem-se com este esforço do discipulado. A necessidade agora é ajudar a humanidade a se preparar para uma mudança na consciência - uma grande mudança como a crise da individualização eons atrás, quando o homem animal foi imbuído pela primeira vez com a centelha da mente.

O Tibetano, nos livros de Alice Bailey, pergunta "O que é um discípulo?" e responde "É alguém que procura aprender um novo ritmo, entrar num novo campo de experiência e seguir os passos daquela humanidade avançada que o precedeu no caminho, conduzindo das trevas para a luz, do irreal para o real. Ele provou as alegrias da vida no mundo da ilusão e aprendeu sua incapacidade em satisfazê-lo ou sustentá-lo. Agora ele está num estado de transição entre o novo e o velho estado do ser. Ele está vibrando entre a condição da conscientização da alma e da conscientização da forma. Ele está vendo duplo." Não é difícil ver aqui o paralelismo na humanidade que está rapidamente se tornando desiludida com os valores materiais, com a corrupção e a falta de liderança; movendo entre uma visão mais ampla mais expansiva em si mesma, e depois retrocedendo para o conhecido e familiar.

O trabalho mágico da alma produz uma mudança dinâmica e constante na consciência pessoal e egoísta levando ao alinhamento com a consciência grupal. Esta mudança envolve a aparente perda de poder pessoal, de modo que, inicialmente, a perda não é bem-vinda e a personalidade luta contra a cessão do controle. Vemos paralelismo deste processo no crescimento dos grupos separadores na humanidade que lutam contra a tendência para um pensamento mais inclusivo em termos da totalidade, e, em vez disto, favorecem o benefício de poucos. Esta luta está ocorrendo em toda a humanidade com as suas frequentes tendências egoístas e separadoras, que são equilibradas por um espírito cada vez mais emergente de boa vontade e de desejo de paz, justiça e corretas relações humanas. Parte dessa luta é devido ao final de uma era astrológica, a Era de Peixes, com seu enfoque devocional, idealista e individualista, e o início da era de Aquário. A humanidade está sendo submetida a um novo tipo de energia, a do 7º Raio de ordem cerimonial - a palavra 'raio' é um termo esotérico para uma qualidade da energia. Este 7º Raio também é chamado o raio da magia e é conhecido por seu impacto efetivo nos planos físico e etérico. Esta energia entrante com suas qualidades de ordem, ritmo e organização, é de grande ajuda para aqueles que meditam em sua busca pela sensibilidade à impressão da alma. Trabalhar sob a sua influência prepara a consciência humana para a bem-vinda manifestação do reino das almas na Terra.

Os desafios que enfrentamos e as oportunidades que elas apresentam são amplificadas por esta mudança nas energias predominantes, com a do 6º raio de Peixes diminuindo à medida que a do 7º raio de Aquário aumenta. Embora as energias do 6º raio de idealismo e devoção estão agora cristalizadas levando ao dogmatismo e ao fanatismo com suas tendências autoritárias, isso indica que já existe uma preparação para as novas influências do 7º raio que impulsionarão uma maior unidade e o princípio do compartilhamento que caracterizam a consciência grupal de Aquário. Mas isso apresenta seus próprios desafios e exige uma adaptação significativa. Há uma necessidade de deixar para trás os padrões estabelecidos de Peixes, enquanto, ao mesmo tempo, devemos evitar a super-regulação e a cega padronização que são sinais dos aspectos inferiores das energias de Aquário.

É interessante que as energias que entram e saem da manifestação, também são encontradas nos raios da alma e da personalidade da Espanha. No passado, sua alma de idealismo do 6º raio e sua personalidade de 7º raio, levaram a execução de seus ideais durante a inquisição. À medida que o individualismo, gradualmente no futuro, der lugar à consciência grupal, estas energias estarão destinadas a proporcionar um grande enriquecimento para a Espanha como nação e membro da comunidade mundial. O país tem, penso eu, um belíssimo lema: "disperso as nuvens". Isto aponta para o trabalho de iluminação da alma, e a purificação dos reinos enevoados da miragem emocional e a ilusão mental que continuam aprisionando a humanidade, fechando a porta para a glória da alma.

Falei do idealismo no coração da Espanha e este tema está reconhecido também de forma mais ampla no livro Os Raios e as Iniciações, de Alice Bailey, da seguinte forma: "A ampla reação aos ideais (em que pesem todos os esforços das forças reacionárias e más), e o turbulento tumulto atingindo todos os níveis da consciência humana, mais a inspiração do desastre e sofrimento, estão arrombando áreas até então seladas nas mentes dos homens fazendo a iluminação penetrar, varrendo as suas velhas condições... Essas expansões na vontade compreensiva humana, nos próximos cento e cinquenta anos, alterarão completamente a maneira humana de pensar... tudo é planejado e ordenado; as energias e forças certas estarão disponíveis, porque a Hierarquia trabalha sempre sob a Lei dos Ciclos e da Compensação Cíclica. Os Mestres sabem exatamente aquilo que precisa ser feito pela escolha do tempo adequado e pelo que tem sido chamado de “a crise da extensão espacial”. Eles chamam a isso - qualidade intercambiável do tempo e do espaço... que já começa a ser tenuemente percebido." (pág. 237-8)

Desde que o acima foi escrito há setenta anos, a crise da extensão espacial tem crescido em escala. Os muitos conceitos e ideais que agora estão sendo expressos pelo grupo de Servidores do Mundo são uma vibração de tal forma que estão ajudando a tornar mais finos os véus planetários que dividem os reinos internos e externos do ser. A sensação de aceleração do tempo é um desses efeitos que é muito evidente hoje. Outra causa disto está na pronúncia da Grande Invocação, que tem o efeito de expandir a consciência de quem a usa com compreensão do seu significado mais profundo como um serviço da alma. Sem esta intenção e compreensão, ao contrário, as energias invocadas estimulam o aumento da atividade externa. Este é o efeito subjetivo que o trabalho com a Grande Invocação tem também sobre a consciência do público em geral. Temos um ritmo acelerado da vida moderna - as agitadas e desordenadas vidas experimentadas por muitos na atualidade. Mas também vemos a expansão da consciência pública. Na medida em que a consciência e o espaço se expandem surge uma crise, indicando que o Cristo ou a consciência da alma está emergindo na humanidade. Apesar de toda a dor e sofrimento no mundo, esta espiritualidade emergente é um motivo de otimismo e esperança.

Precisamos reimaginar o mundo para trabalhar com as novas energias que estão vertendo na consciência humana no início desta Era de Aquário. Os ensinamentos espirituais continuam a ser de grande importância, mas também é verdade que muitas pessoas não penetram no coração do seu ensinamento espiritual - onde está a 'verdadeira verdade'. Somente quando descobrirmos a vida simples e expressarmos essa essência na vida e nos relacionamentos, seu verdadeiro propósito será cumprido. Como disse o Dalai Lama: "Cada vez estou mais convencido de que chegou o momento de encontrar uma maneira de pensar sobre a espiritualidade e a ética além de todas as religiões juntas". Vindo de um líder religioso, esta é uma declaração surpreendente e demonstra como o nosso pensamento está mudando de maneira espetacular. A verdade hoje está sendo desafiada em todos os lugares por pessoas que pensam - a verdade da religião, da filosofia e da ciência, realmente a verdade em si está sendo desafiada.

A "verdadeira verdade" é um tema candente atualmente. Com o crescimento da mídia social, estamos vendo um novo fenômeno perturbador de notícias e críticas falsas, distorção dos fatos e desprezo pela investigação e opiniões dos especialistas. Este fenômeno pode muito bem estar relacionado com outros aspectos da sociedade atual, como a rejeição da autoridade como mencionado anteriormente e da marginalização e exclusão de certos setores da população. A dualidade e a polarização na sociedade de hoje, foram previstas pelo sociólogo espanhol Manuel Castells. Ele viu o efeito da globalização e crescimento de apenas parte da sociedade. Isso resulta em uma subpopulação que está socialmente excluída dos benefícios da sociedade global. A opinião de Castells foi que esta polarização seria irreparável, tão grave que os afetados seriam deixados muito atrás para entender a necessidade de mudança e não saberiam como mudar. A compaixão se perderia neste processo.

Certamente podemos ver sinais deste processo na ascensão do populismo e no giro dos negócios contra a integração. Uma indicação da separatividade humana é refletida, e até certo ponto pode ser medida, na opinião pública. É uma força a ser reconhecida e está amplificada pelo rápido tiroteio da mídia social e alternativa. Está baseada atualmente na reação emocional, e exigirá uma grande mudança na sociedade para que a sua base se converta em razão. As soluções exigem compaixão de coração, boa vontade e reeducação da mente. A globalização está contaminada por uma economia de crescimento material que leva à desigualdade. No entanto, para a nossa tranquilidade, o Tibetano, escrevendo nos livros de Alice Bailey, comentou que o "coração da humanidade é são". Há muitas razões para acreditar que este continua a ser o caso, dado a resposta de muitas pessoas de boa vontade para com aqueles que estão em necessidade dentro e fora de suas fronteiras.

Esta época tem visto muito uso indevido dos meios de comunicação com circulação deliberada de falsidades que tem sido descrito como a era da "Pós-Verdade" ou "Pós-Factualidade". Considerando também o aumento dos meios alternativos, que têm a capacidade de ignorar o olhar inteligente de observadores e jornalistas capacitados, liberados para prosseguirem a sua agenda, que efeito indica este desprezo e esta resposta imediata aos acontecimentos? E que significa o trabalho mágico da alma que é baseado em uma mente treinada, desprendida e livre do impulso emocional?

A perturbação no mundo do pensamento neste momento é um desafio para a meditação. Os meditadores precisam mais do que nunca manter um alinhamento interno com o centro da verdade, a alma e o seu reino. A verdade é relativa. Alice Bailey equiparou o discipulado com a verdade, sendo que cada verdade revelada leva a outra verdade e compreensão mais ampla. Ela observou que no oriente a palavra que significa discípulo é chela, que significa "aquele que serve". Ressaltou que "o chela deve sempre encarar a verdade - a verdade sobre si mesmo, a verdade sobre outras pessoas, a verdade sobre os processos da natureza e a verdade sobre o trabalho da Hierarquia". Estes temas sobre a verdade e a falsidade estão na ordem do dia e, se não forem desafiados, perpetuarão e tornarão mais profundo o mar da decepção e da distorção em que nos encontramos, vendo as coisas deformadas e distorcidas como através um nevoeiro impenetrável.

Hoje, o discípulo deve se esforçar para tornar-se um centro de verdade, interpretar a vida novamente e permitir que a sua vida interior flua para fora espontaneamente. Todos os servidores da raça são necessários para abordar o chamado da alma; é a este grupo que a hierarquia se volta para testar o que é possível para a humanidade. O grupo de todos os discípulos e servidores do mundo proporciona um catalisador para a mudança e, estando mais perto de terra, ajuda a compreensão dos assuntos humanos. Todos os campos da atividade humana proporcionam oportunidades para o serviço. Portanto, é bom lembrar todo o bom trabalho realizado pelas incontáveis ONGs e as Nações Unidas com os seus objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, que definem conscientemente metas para melhorar os padrões de vida da humanidade e que trabalham em estreita colaboração com os pobres. Este trabalho da ONU é uma meditação planetária sobre o estado da humanidade, e inclui trazer à luz tudo o que é inaceitável e que precisa ser mudado para o bem de todos.

As decisões que tomamos durante este período de transição, definem o rumo para o futuro - são inclusivas e baseadas na alma, ou separadoras e mesquinhas? É trágico que o efeito do inevitável processo de globalização tenha precipitado o nosso atual período de incerteza política, onde são favorecidos poucos sobre muitos, perigosamente aumentando o fosso entre ricos e pobres. Seja o que for o que pensamos da globalização, pois nossas crises são agora verdadeiramente globais, devemos enfrentá-las juntos. Nós temos o dom do livre arbítrio para promover o Plano Divino ou frustrá-lo.

Aquário nos traz dois fatores positivos no longo prazo em sua busca por uma era de serviço e esforço grupal. Traz o planeta Urano de 7º raio com seus poderes, muitas vezes inesperados e transformadores. Ele tem sido descrito como um planeta que atravessa todas as paredes e defesas: a inércia, o conforto, a rigidez, etc., de todas as coisas manifestadas. Ao mover-se através de cada véu, traz a luz do reino superior para revelar a verdade seguinte. Estamos talvez descobrindo que não há nada exceto uma Vida renovada, eternamente fluida e criativa? Isto desafia o nosso apego às formas do planeta e à familiaridade da vida. A ordem e os padrões rítmicos da vida trazem à baila a cadência da consciência espiritual para um progresso evolutivo constante. Não é estático nem é parte da ordem material das coisas que pertencem a um universo mecânico. Sua espontaneidade inata é "o impulso para melhores condições" para todos, levando-nos para além das paredes do pensamento tradicional.

Estamos experimentando, atualmente, a ação explosiva e repentina de Urano, à medida que novas linhas de pensamento e formas de trabalhar entram em jogo, e é fácil ver por que este planeta é por vezes descrito como implacável com aqueles que não podem se desligar do que está caduco. No entanto, Urano em Aquário está combinado com o benéfico Júpiter, e este portador de alegria é sempre um sinal da presença da alma. Há muita beleza, esplendor e significado à espera de serem descobertos e um envolvimento criativo com ele. Nesta aventura nos mundos subjetivos são pioneiros os grupos esotéricos e espirituais que se esforçam para melhorar o trabalho dos servidores do mundo. A essência deste trabalho é simplesmente cultivar o estado de alegria, quando se está livre das formas inferiores, e finalmente intuir diretamente o padrão divino contido no trabalho mágico da alma.

Na medida em que os véus planetários começam a se dissolver entre os planos físico e astral, torna-se possível para quem tem mente espiritual, pressentir o Cristo que está chegando e a Hierarquia Espiritual em seu trabalho nos bastidores dos assuntos do mundo. O mundo está repleto de teorias da conspiração, filmes futuristas e círculos nas plantações. Algo misterioso é vagamente pressentido no outro lado do véu e, por sua natureza, é claro, é muitas vezes interpretado negativamente e de forma sensacionalista.

Hoje os grupos espirituais e esotéricos, têm que pensar cuidadosamente sobre toda a ideia do reaparecimento do Cristo e realizá-lo na consciência humana para preparar o caminho para a Sua vinda. Os grupos esotéricos formam o centro do coração da humanidade e, portanto, são muito receptivos à energia do Cristo que está fluindo neste momento. Os discípulos estão agora, pela primeira vez, aprendendo a se tornar cocriadores com o centro planetário de amor, o reino das almas. É este o "fogo do amor" alquímico - e nada mais - que "queimará todas as barreiras na natureza humana, todos os muros de separação entre indivíduos, entre grupos e entre as nações." A iniciação no reino das almas está sendo ajudada pela entrada no signo de Aquário, que governa este reino. Ilustra o servidor do mundo que surge para dirigir de forma inteligente os fluxos de energia viva, as água da vida que são derramadas através dos éteres planetários. Diz respeito à água que simboliza a vida emocional de muitas pessoas - mutável, inquieta e muitas vezes destrutiva. O trabalho é elevar a consciência a níveis mentais, para que também possam "andar sobre a água das emoções" - para entrar em contato com a alma.

(*) Alocução feita na Conferência de Madri (Madrid) - Espanha - em fevereiro de 2017

Início