É Hora de Repensar o Tempo
Boa Vontade Mundial

A ideia de viajar no tempo - para o passado ou para o futuro - há muito intriga os cientistas e escritores de ficção científica. Não satisfeita com o mundo que foi criado, a imaginação humana pode inventar todos os tipos de cenários que nos levem de volta ao passado na esperança de compreender ou corrigir o futuro, ou propelindo-nos para o futuro, para que possamos ver como as decisões que fazemos hoje podem ter consequências boas ou terríveis.

No filme “Planeta dos Macacos”, por exemplo, a tripulação de uma nave espacial foi acidentalmente impelida à frente no tempo e depois de fazer um pouso de emergência em um planeta, descobriu que estava na Terra. Mas, para seu horror, no final do filme, ela descobriu que a raça humana aparentemente tinha sido dizimada por uma guerra nuclear mundial, deixando apenas uma espécie de macacos inteligentes para continuar a evoluir. A mensagem era que nossas decisões e ações têm por vezes consequências inimagináveis {veja mais sobre este assunto}.

Muitos autores têm escrito sobre o tema do tempo. H.G.Wells escreveu “A Máquina do Tempo”; George Orwell projetou um futuro sombrio em “1984”; e Mark Twain escreveu um clássico anterior, “Um Ianque na Corte do Rei Arthur”. Centenas de filmes e shows de televisão mostram ainda entreter o público em torno do tema da viagem no tempo.

A comunidade científica também está intrigada com o conceito de tempo e espaço. Muitas teorias foram apresentadas para tentar explicar como poderia ser realmente possível viajar no tempo. Mas ainda não há nenhuma evidência empírica ou experimental mostrando que viagem no tempo seja possível. Stephen Hawking, o cientista britânico, sugeriu certa vez que a ausência de turistas do futuro torna um forte argumento contra a existência de viagem no tempo; e como nenhuma máquina do tempo foi construída ainda, então o turista do futuro não pode avançar no tempo.

Esperamos que as futuras gerações de cientistas estejam menos enredados numa abordagem estritamente material do que estão hoje. Enquanto os seres humanos, e os cientistas em particular, estiverem presos ao material tridimensional do mundo eles vão continuar a lutar com suas teorias e fórmulas matemáticas no seu desafio de compreender e explicar a verdadeira natureza do universo. E para a profundidade da compreensão é preciso olhar para além das três dimensões.

A sabedoria eterna oferece uma visão alternativa. Outra palavra para tempo pode ser evolução. Todas as espécies no planeta - mineral, vegetal, animal e humano - estão em constante evolução e transformação. A consciência em todos os níveis, em todos os reinos, está lentamente se desdobrando, impressionando o nosso cérebro humano com a consciência de que o tempo é linear, abrangendo bilhões de anos. Mas, evolução é uma Lei universal. Como esta lei espiritual afeta o mundo da matéria, movendo em grandes ciclos de inspiração e expiração, e não em minutos, dias, anos, etc; ciclo após ciclo ela estimula a consciência interior de cada reino para despertar e revelar a alma interna que trabalha através de todas as formas.

A sabedoria eterna proporciona muita compreensão ao fator tempo. Alice Bailey disse: "Deve ser lembrado, porém, que - salvo em encarnação física densa e, portanto, condicionado pelo cérebro e suas limitações especiais - o homem espiritual não é consciente do tempo, uma vez que Ele é separado do corpo físico. O tempo é o registro sequencial pelo cérebro dos estados de consciência e de contatos com os fenômenos progressivos. Não há nenhuma coisa como o tempo nos planos internos, como a humanidade entende. São apenas ciclos de atividade ou de não-atividade."

Isso sugere, então, que nós não compreendemos realmente o tempo até adquirirmos a capacidade de transcendê-lo totalmente, para vê-lo a partir da perspectiva da alma nos planos internos da Vida. Lá, passado, presente e futuro são ajustados numa só realidade, como parte do grande plano de Deus para ser realizado na terra. Pensar em termos de quarta e quinta dimensões, onde o tempo como nós o conhecemos não existe, é difícil imaginar. Mas esse tipo de pensamento reflexivo está por trás da antiga verdade: "Tudo o que é, está sempre presente". Tudo o que é está na mente de Deus, esperando pelo ciclo preciso de se manifestar.

Talvez os cientistas e escritores não devessem ser tão preocupados com a elaboração de uma máquina para nos levar para frente ou para trás no tempo - como uma nave espacial sendo propelida à velocidade da luz. Não seria mais simples apenas sentar-se calmamente numa cadeira e usar a mente para transcender este mundo de tempo tridimensional através de uma técnica de meditação. Nosso corpo físico com a sua mente inferior, analítica, não pode ir (mesmo numa nave espacial) para este reino atemporal, porque pertence ao mundo da matéria. A consciência da mente superior, abstrata, no entanto, não tem essa limitação; ela pode existir em ambos os mundos. A mente superior pode vibrar com a velocidade da luz, porque é luz. A mente da alma não precisa trabalhar através de um cérebro. Mas, quando isso acontece, enquanto na encarnação física, ele tenta imaginar todo tipo de esquema de-volta-para-o-futuro para fugir da agonia das suas limitações impostas. Este ponto de irritação com o mundo material é bom, porque indica uma inquietação que acabará, eventualmente, por permitir que a mente encontre o caminho para cruzar a ponte na direção da liberdade do mundo interior, onde o tempo é nada. Uma vez que alguém tenha atravessado essa ponte e visto a ilusão do tempo, ele pode querer repensar toda a teoria do próprio tempo. Ele também pode querer repensar a teoria do Big Bang e seu conceito de criação do universo. Mas isso é outra história.

Início