A Reorganização da Estrutura do Pensamento Mundial
Triângulos

O desafio mais difícil que a humanidade enfrenta hoje é a maneira correta de canalizar a energia volátil da mente para novas maneiras de pensar que reflitam as refinadas qualidades amorosas da alma: o amor altruísta, a partilha, a boa vontade, a cooperação. À medida que a mente humana desperta - como está acontecendo agora em todo o mundo - torna-se mais sensível aos valores espirituais, valores que condicionam e transformam a maneira como uma pessoa pensa. O pensamento humano está agora se voltando para fora. Essa mudança para fora está lentamente construindo as bases para a consciência grupal - a estrutura consciente da alma. Como a consciência grupal se torna mais universal inevitavelmente exigirá uma mudança na estrutura do pensamento mundial.

É importante distinguir a diferença entre a estrutura exterior do pensamento e o propósito interior da estrutura. Estrutura de pensamento pode ser comparada com a estrutura de um edifício. Uma casa é construída com a finalidade de convivência familiar, com uma sala de estar, quartos, uma cozinha e um banheiro. Estrutura de fábrica tem uma finalidade diferente, assim como uma sala de concerto, um teatro ou cinema. Mas estas estruturas externas podem sofrer alterações e serem redesenhadas para um propósito diferente: uma fábrica antiga pode ser transformada em um espaço de múltiplas unidades de condomínio; o mesmo para um antigo edifício de escritório. O design exterior da estrutura pode permanecer praticamente o mesmo, mas por dentro ela é reorganizada de modo a refletir uma finalidade diferente.

De um modo semelhante, as estruturas antigas do pensamento também podem ser reorganizadas para refletir uma nova forma de pensar. Por exemplo, nos últimos 250 anos, o ideal da democracia tornou-se firmemente ancorado no pensamento mundial; é uma estrutura projetada com o fim específico para a liberdade individual - um verdadeiro impulso divino motivador. Nos últimos dois séculos um público cada vez mais qualificado tem dado uma voz forte na forma como deseja ser governado. No entanto, na medida em que este ideal de liberdade é filtrado através de uma consciência fortemente individualizada tem sido formado e moldado para favorecer e refletir fortes desejos individuais. Isso era inevitável porque, como a mente desperta em seus estágios iniciais, ela tende a produzir as expressões mais negativas, como egocentrismo, egoísmo, separatividade (separação, distanciamento) e ganância. Mas como a mente cresce em sensibilidade para os valores mais elevados da alma, são refletidas boas qualidades como partilha, cooperação e amor desinteressado para o todo maior. E o que é agora significativo, estas qualidades da alma estão rapidamente transformando em propósito interior o ideal exterior da democracia. A força magnética desses valores essenciais tem causado a formação da Organização das Nações Unidas, a demanda por direitos humanos, os direitos da criança, o fim da escravatura e uma longa lista de reformas políticas e econômicas às quais tem aderido a maioria das nações do mundo. O impulso divino de liberdade que leva seres humanos à frente em consciência - como pode ser visto hoje em desenvolvimento no Oriente Médio - agora é filtrado através de uma mente muito mais desperta e universal. É esta força, este novo senso de propósito que está reorganizando as velhas estruturas do pensamento mundial. Governo autocrático, egocêntrico, está dando lugar à voz do povo.

Deve-se mencionar aqui que o trabalho de serviço Triângulos está desempenhando um papel único nesta transformação das estruturas do pensamento. Um dos propósitos significativos do trabalho de Triângulos é ajudar a transformar a atual rede etérica de quadrados - símbolo da vida da personalidade individual - em um padrão de triângulos - símbolo da tríplice energia da alma. Isto é necessário para ocorrer a fusão do reino humano com o Reino das Almas ou Reino de Deus. Este é o objetivo futuro do plano divino de Deus e, portanto, o objetivo deste grande serviço ao trabalho da Hierarquia espiritual hoje. É nossa maneira grupal de ajudar a reorganizar as estruturas internas de pensamento.

Início