O Despertar da Fênix - o renascimento da civilização
Boa Vontade Mundial

A vontade para o bem dos conhecedores do mundo é a semente magnética do futuro.

Costuma-se dizer que atualmente vivemos em uma época de intensa transição. Os costumes familiares e instituições das sociedades em todas as partes do mundo estão sendo desafiadas de várias maneiras. Poderíamos até dizer que a civilização mundial está sofrendo uma transformação.

Victor Hugo observou que não há nada mais poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou. A dificuldade da humanidade neste momento é que ela é confrontada com uma torrente cada vez maior de novas ideias cuja hora está chegando. Este é o resultado direto do crescimento da potência mental da humanidade. Mais e mais pessoas estão se tornando mentalmente focadas e capazes de trabalhar com ideias, em parte como resultado do crescimento da educação de massa (em si, a realização de uma grande ideia filantrópica) e de certa forma devido à progressiva evolução da consciência. A própria civilização é o resultado, a expressão material exterior, de ideias. Conforme as ideias mudam, eventualmente produzem as muitas formas e instituições, as tecnologias e as formas características de arte que compõem a civilização.

Por que as ideias mudam? Uma ideia, como tudo, tem um ciclo de vida. Primeiro, ela atrai magneticamente um corpo de pensadores, reunindo cooperação e elaborando o seu caminho de saída para expressão ativa. Dependendo da vitalidade da ideia, ela mantém essa forma de expressão em conjunto por um tempo mais longo ou mais curto. Finalmente, a força de sua forma é liberada levando à sua desintegração. Quinhentos anos atrás a Monarquia estava no centro do palco na organização política da maioria das sociedades. Agora, os recentes eventos do sexagésimo aniversário de reinado da Rainha Britânica mostraram que, nos poucos lugares que esteve presente, a ideia da Monarquia é realizada em termos cerimonial e simbólico.

Em vários de seus escritos, Alice Bailey destaca a importância de um grupo-chave nesse processo de surgimento de ideias. O Novo Grupo de Servidores do Mundo é composto por todos aqueles que estão na vanguarda da transformação do pensamento da humanidade, através de sua pronta capacidade de contatar e trazer à manifestação as Ideias do Plano Divino. Este processo requer não só aqueles poucos que podem sentir as novas ideias recebidas, mas também aqueles que podem atuar como parteiras, apresentando as novas ideias para um maior número da população, permitindo ampla aceitação. E, finalmente, há aqueles que são hábeis na implementação das ideias como programas de ação. Assim, a mais ampla diversidade possível de mentes é necessária para trazer ideias dos níveis elevados de abstração para o ponto em que podem ser incorporadas em instituições duradouras e práticas. E para uma instituição ou prática perdurar, cuidados devem ser tomados em cada ponto de introdução da ideia na forma.

Este processo pelo qual a civilização periodicamente se refaz pode ser profundamente perturbador para aqueles que convivem com ele. Isto é especialmente verdade agora, na medida em que o processo se acelera. Além disso, as pessoas agora vivem mais e podem esperar ver muitas mudanças em sua vida, mais do que as gerações anteriores. Assim, como as muitas mudanças se acumulam, elas podem até vir a sentir que a civilização em que nasceram está morrendo e sendo substituída por algo bastante estranho. Alice Bailey comentou sobre isso quando observou que, "Civilizações que agonizam estão presentes em sua forma final enquanto novas civilizações estão emergindo; ciclos vêm e vão e neste ir e vir se superpõem". (1)

Se a humanidade aprender a viver e trabalhar de forma construtiva neste período de rápida mudança civilizacional, poderá ajudar a ver este momento como a expressão gradual de uma elevada visão do futuro - uma visão que não deve muito rapidamente emergir à existência, mas deve ser cuidadosa e minuciosamente trabalhada para que todos possam sentir que podem fazer uma contribuição positiva. Este paciente desdobramento é característica da persistente vontade para o bem que está profundamente preocupada com correto senso de oportunidade na evolução da consciência. Até boas ideias podem ser natimortos se são forçadas a estar diante do público que está pronto para vê-las assim. A Liga das Nações estava à frente de seu tempo: no entanto, forneceu um protótipo sobre o qual as Nações Unidas poderiam ser construídas. O efeito purificador da austeridade, discutido em outro texto {outro texto}, e os profundos problemas estruturais na União Europeia, revelados pela atual crise econômica, podem levar a uma profunda reconsideração do sentido e da finalidade da própria União Europeia. Foi ela sempre ocupada com a segurança do maior benefício material para os seus cidadãos, ou há uma dimensão mais profunda da história, cultura e valores que precisa ser aproveitada? Há alguma lição profunda que as lutas da União Europeia se destinam a transmitir? (2) Embora esta reconsideração possa ser um processo doloroso, o fato de que a mente humana esteja, portanto, sendo levada mais para o mundo dos significados, que é onde as ideias residem, é em si uma consequência positiva. O que distingue o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo é que o motivo para contatar e trabalhar as ideias é sempre o bem do todo, então as ideias contatadas sempre contêm em si a semente da síntese. É também significativo que os membros do NGSM estão predispostos a trabalhar de forma construtiva na formação grupal, pois é dito que as mais novas verdades só podem ser apreendidas pelo esforço grupal.

Um dos símbolos mais antigos do mundo é a Fênix, o grande pássaro que é periodicamente consumido pelo fogo e, em seguida, renasce. Na Sabedoria Eterna, o fogo é frequentemente utilizado para simbolizar a mente. Como sabemos, o fogo pode ser tanto benéfico como destrutivo. Cabe a todas as pessoas de boa vontade aprender a trabalhar construtivamente com a mente, tomando o nosso lugar em algum dos vários grupos que compõem o Novo Grupo de Servidores do Mundo, procurando contatar a elevada visão de um mundo futuro, onde o bem do todo preenche todos os órgãos da sociedade. Então, a Fênix da civilização pode renascer com segurança, e alçar as maiores alturas.

_________

1. Um Tratado sobre os Sete Raios Vol.V, p.309
2. Alice Bailey, em 1935, observou que "a Europa é o campo para a educação do mundo nas ideias de uma verdadeira unidade mundial". (Discipulado na Nova Era Vol. 1, p.161)

Início